Início Site Página 457

Samba-enredo se destaca e Porto da Pedra faz ensaio de rua marcado pela alegria

A Unidos do Porto da Pedra voltou às ruas, na noite do último sábado, para realizar o seu segundo ensaio a céu aberto da temporada para 2024. O treino, que teve início às 21h e durou pouco mais de uma hora, foi novamente realizado na Doutor Feliciano Sodré e Doutor Nilo Peçanha, ambas vias do Centro de São Gonçalo, no trecho compreendido entre a Salvatori e a General Antônio Rodrigues. Apesar da concorrência com o clássico entre Flamengo e Fluminense, que terminou um pouco antes de ser dada a largada, houve forte adesão por parte da comunidade, sejam eles componentes ou torcedores que só foram assistir de perto sua escola do coração. No decorrer da passagem da agremiação, o samba-enredo acabou sendo o grande destaque e influenciado positivamente outros quesitos, como a evolução e a harmonia. Além disso, a bateria e o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira também chamaram atenção, despontando como outros grandes trunfos do Tigre no retorno ao Grupo Especial. No ano que vem, por estar voltando à elite da folia carioca, a vermelha e branca terá a missão de abrir os desfiles no domingo de Carnaval, dia 11 de fevereiro. Na ocasião, a Porto da Pedra levará para o Sambódromo da Marquês de Sapucaí o enredo “O Lunário Perpétuo: A Profética do Saber Popular”, de autoria do enredista Diego Araújo e do carnavalesco Mauro Quintaes. O tema tem como proposta celebrar o saber popular, além de narrar a história do almanaque escrito na Espanha e que veio parar no Brasil depois de 200 anos, se tornando o livro mais lido pelo povo nordestino.

pp rua1111 8
Fotos: Diogo Sampaio/CARNAVALESCO

“Ensaio técnico na rua é para procurar os erros. Só assim vamos poder corrigir as falhas, até porque a gente tem tempo para isso. Mas assim, de um modo geral, o ensaio foi muito bom. A escola cantou bastante, tem uns pontinhos para corrigir, mas o saldo é positivo. Evoluímos bem, viemos bem compactados, organizados, e isso é o que importa para gente. No entanto, como eu sempre falo, temos que estar procurando detectar os deslizes, encontrar os erros, para consertar eles o quanto antes. Toda terça-feira temos uma reunião com o departamento, na qual fazemos um relatório do ensaio. A ideia é que a galera venha e conte: ‘aconteceu isso’ e ‘aconteceu aquilo’. Tudo para que a gente possa, já na quinta-feira, mandar um recado para comunidade. Nosso objetivo sempre é chegar no dia do desfile sem problema, sem erro nenhum, afinal é isso que importa”, pontuou Amauri de Oliveira, diretor geral de Harmonia da Porto da Pedra, em entrevista concedida para a reportagem do site CARNAVALESCO.

Mestre-sala e Porta-bandeira

Um dos pontos altos deste segundo ensaio de rua da Unidos do Porto da Pedra foi o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira da escola, formado por Rodrigo França e Denadir Garcia. A dupla, que está em seu primeiro ano dançando juntos, mostrou entrosamento, além de bastante sincronia. Com um ritmo intenso, eles fizeram na apresentação uma mescla do bailado tradicional com alguns passos marcados, tendo direito ainda a vários momentos de cortejo, seja em forma de gestos ou da troca de olhares. Já em relação ao figurino, os dois apostaram na simplicidade. Ele usou uma calça branca acompanhada de uma camisa da escola; enquanto ela foi com um conjunto vermelho, com uma saia longa que dava um belo efeito ao girar.

pp rua1111 3

“Costumo dizer que o ensaio de rua é uma prévia do ensaio técnico na Sapucaí. Eu gosto muito e para mim é algo bastante produtivo. A gente está em busca do melhor, então sempre vai ter alguma coisa para tirar, para colocar, uma mão, um braço, um pé. E é bom ensaiar com essa comunidade cantando o samba, pois isso empolga muito mais, dá mais vigor para gente dançar. A minha parceria com o Rodrigo está fluindo muito bem, graças a Deus, e tenho certeza que o resultado vai ser maravilhoso no desfile oficial. Eu sou uma pessoa muito sistemática e até que ele está tendo bastante paciência comigo (risos). Mas só tenho elogios para o Rodrigo, que é um fofo, um amigo já de muito tempo. Sou uma pessoa grata, muito feliz, que eu sempre danço com mestre-sala que é meu amigo. Isso ajuda as coisas fluírem da melhor maneira possível e torna tudo bem mais tranquilo”, ponderou Denadir.

“Como a Denadir falou, o ensaio de rua é sempre um preparo para o nosso ensaio técnico. Então, a gente sempre vai estar tirando algo, colocando algo. Porém, sempre que viermos para o ensaio de rua pretendemos colocar tudo para fora, até para conseguir ter uma noção melhor de como vamos nos sair na Marquês de Sapucaí. Essa é a nossa energia, é um pouco além da nossa coreografia e tenho certeza absoluta que vai ser sucesso. E quanto a ter a Denadir como parceira, é algo maravilhoso, é uma amiga de muitos anos. Sempre tive certeza que, se um dia eu estivesse dançando com ela, nossa dupla daria certo. Graças a Deus está se confirmado, a Denadir tem uma energia incrível, é uma porta-bandeira muito experiente, então estou aprendendo bastante coisa, e o resultado na Avenida vai ser excelente”, completou Rodrigo.

Samba-enredo

O grande destaque deste segundo ensaio de rua do Tigre de São Gonçalo. O samba-enredo de autoria de Guga Martins, Passos Júnior, Gustavo Clarão, Lucas Macedo, Leandro Gaúcho, Clairton Fonseca, Richard Valença, Gigi da Estiva, Abílio Jr., Marquinho Paloma, Cristiano Teles e Ailson Picanço teve um ótimo rendimento, sendo crucial para as boas performances de outros quesitos como a harmonia e a evolução. Desde a escolha como hino oficial da escola no mês de agosto, a obra apresentou evolução e este treino evidenciou como ela casou perfeitamente na voz do intérprete Wantuir. Aliás, o cantor demonstrou já estar totalmente entrosado com os demais integrantes do carro de som e conduziu com excelência o microfone principal, sem deixar que o desempenho do samba caísse ao decorrer de pouco mais de uma hora de percurso. Além dele, a bateria “Ritmo Feroz” foi responsável por dar um toque especial à composição, ajudando com que ela contagiasse os presentes no local. Os ritmistas comandados por mestre Pablo souberam explorar bem a melodia da canção, através de seus desenhos e convenções, fazendo ainda algumas pequenas referências aos ritmos nordestinos, em alusão ao enredo, o que deu um tempero a mais.

pp rua1111 7

Evolução

A vermelha e branca de São Gonçalo teve uma evolução marcada pela leveza e pelo alto astral neste segundo ensaio de rua. Embalado pelo samba “para cima”, os componentes desfilaram em sua maioria soltos, brincando, pulando e cantando. O ritmo adotado foi cadenciado de uma maneira geral, com paradas em momentos pontuais, como por exemplo na entrada e saída da bateria do recuo. Ao longo de mais de uma hora de treino, a escola não apresentou falhas graves, não ocorrendo a abertura de buracos, espaçamentos significativos ou embolamento entre alas. Vale citar ainda a utilização de acessórios e outros tipos de ornamentações por algumas alas, que deram um charme a mais para passagem da Porto da Pedra. Entre os adereços usados pelos desfilantes estavam pom poms, balões e até chapéus de cangaceiros. Porém, o maior destaque nesse sentido ficou para o uso de lanternas que eram acesas, por quase todas as alas, no momento em que o verso “Quem acendeu as lamparinas desse céu?” era cantado, dando um bonito efeito no conjunto.

pp rua1111 6

“A compactação tem que existir. Não podemos ter clarões, nem qualquer coisa do tipo. O espaço entre alas tem que ser bem mínimo. Mas deixar a ala leve é o que a gente sempre pede. Fazemos a marcação da parte da frente e da parte de trás, porém no miolo deixamos bem a vontade para vir evoluindo bem descontraído mesmo. Não tem esse negócio de fileira, nem de marcação que deixa componente engessado. Agora, a compactação não abrimos mão, a gente está com o rádio o tempo todo, sempre se comunicando, justamente para poder saber se a escola está com uma velocidade maior, se está no ponto certinho, porque eu venho puxando então eu acabo perdendo essa referência. Essa galera que vem durante o desenrolar do desfile, como volante, eles vem me dando esse feedback para poder saber se eu estou no andamento bom ou se eu tenho que acelerar ou tem que diminuir um pouco”, ressaltou Amauri de Oliveira durante conversa com a reportagem do site CARNAVALESCO.

pp rua1111 10

Harmonia

Junto com a evolução, a harmonia foi o quesito mais beneficiado pelo bom samba da Unidos do Porto da Pedra. A obra alegre, com uma letra relativamente simples, propiciou um cantar leve por parte dos componentes da agremiação. O refrão principal, com os versos “Quarto minguante, a moringa quase seca/Maré virou, virou luar!/Tem alambique pra beber na quarta-feira/Okê, caboclo! Tempo bom vem pra ficar!/Quarto minguante, a moringa quase seca/Maré virou, virou luar!/Tem alambique pra beber na quarta-feira/Faltava o tigre pro Lunário completar!”, foi berrado pelos desfilantes, sendo o trecho de maior rendimento. Além dele, outras duas partes, “Quem acendeu as lamparinas desse céu?/Quem acendeu as lamparinas desse céu?/No Brasil, os retirantes são os astros de cordel” e “Só porque eu escolhi, navegar por esse mar!/A viola perguntou para o santo do lugar/Responda, meu sinhô! Será que é amor?/Meu povo vai passar!”, também foram bastante entoadas no treino da noite desse sábado. No entanto, apesar dessa performance geral bastante positiva, a sensação é de que ainda pode mais. Trechos como “O sertão profetizou, cada flor do Cariri/A ciência desse povo, eu não guardo só pra mim” e “Tanta gente esperou por esse dia/O pincel, a cantoria, nunca foi ponto final!/E lá do auto como a vida é um repente/O estandarte vai na frente/Muito mais que carnaval!” tiveram um desempenho abaixo em comparação a outros, tendo uma queda mais acentuada no canto quando chegava eles. Outro ponto que merece atenção são os componentes que não acompanharam esse entoar mais aguerrido da maioria da escola, presentes em alas como a que vinha atrás das baianas e a que antecedia os passistas.

pp rua1111 1

Bateria

A “Ritmo Feroz” foi um dos grandes destaques deste segundo ensaio de rua da Unidos do Porto da Pedra. Ao todo, 190 ritmistas, dos 250 que irão para o desfile oficial, participaram do treino. Com um andamento agradável, que permitiu um bom rendimento do samba e uma evolução leve, os liderados por mestre Pablo deram um verdadeiro show e agitaram não só os componentes, mas também o público que se aglomerou nas calçadas das ruas Dr. Feliciano Sodré e Dr. Nilo Peçanha para assistir a passagem da escola. Após a conclusão, o comandante da bateria conversou com a reportagem do site CARNAVALESCO e fez um balanço do trabalho realizado na noite desse sábado, além de assegurar que pretende levar para o Sambódromo da Marquês de Sapucaí exatamente o que está sendo executado nos ensaios.

pp rua1111 5

“É aquele negócio, um passo de cada vez. Em cada ensaio, a gente precisa dar um passinho a mais. O importante é não dar ré. E a galera compareceu, a comunidade veio prestigiar a escola, estou muito feliz com o resultado, com o desempenho da bateria, com o canto da escola, e vai dar bom, se Deus quiser. E garanto que tudo que estamos fazendo nos ensaios de rua vamos levar para a Avenida. É sempre bom ensaiar para valer, seja na quadra, na rua, no ensaio técnico de janeiro ou nos treinos no setor 11. Toda apresentação é importante para a gente, que é um ensaio a mais até chegar a perfeição. Hoje fizemos duas bossas e uma caída de segunda, que é um arranjo da primeira para a segunda parte do samba. E vamos levar essa quantidade mesmo para o desfile oficial, mais uma virada diferente na cabeça do samba, que é a famosa virada atrasada, que só eu faço. Não podemos ter surpresas em matéria de ritmo, então quem quiser saber o que a gente vai fazer um pouco na Marquês de Sapucaí é só vir prestigiar a gente nos ensaios. Posso assegurar que todos vão ser bem-vindos, vão ser recebidos de braços abertos”, afirmou mestre Pablo.

pp rua1111 11

Outros destaques

O prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson, esteve presente neste segundo ensaio de rua e fez questão de fazer um breve discurso, antes de ser dada a largada. Na fala, o mandatário enalteceu a importância da Porto da Pedra, ressaltando que a agremiação não representa apenas um bairro, mas sim toda uma cidade. Por conta disso, ele aproveitou para anunciar que, por uma iniciativa da Prefeitura em parceria com a escola, serão realizados treinos em diversas localidades do município. A primeira delas será a Praça dos Bandeirantes, no bairro de Amendoeira, no próximo dia 25. Em entrevista concedida para a reportagem do site CARNAVALESCO, o chefe do Executivo falou sobre este projeto de levar a vermelha e branca para diferentes regiões, além de comentar a aprovação da Câmara de Vereadores da subvenção no valor de R$ 1,5 milhão para o Carnaval de 2024.

pp rua1111 2

“O nosso município é muito grande e se faz necessário levar a agremiação para a área de cima do Alcântara para que todos tomem conhecimento que a escola pertence à cidade. Infelizmente, no passado, botaram o nome de Porto da Pedra, mas ela não representa só esse bairro. Estamos estudando os lugares que vão receber esses ensaios, primeiro vai ser na Praça dos Bandeirantes, mas a ideia é percorrer diversas regiões. E quanto à subvenção, a Porto da Pedra é uma das maiores, se não for a maior manifestação cultural de São Gonçalo. Nós temos que tentar ajudar de todas as formas, afinal ela também emprega muita gente. Queremos que a Porto da Pedra represente a cidade de São Gonçalo da melhor forma possível lá no Rio de Janeiro e logicamente, como é passado através da televisão, para o mundo inteiro. É isso que a gente quer”, declarou Capitão Nelson.

O vice-presidente da agremiação, Fabrício Montibelo, também comentou essa iniciativa de percorrer diferentes lugares de São Gonçalo com os ensaios de rua. O dirigente da escola relatou, em conversa com o site CARNAVALESCO, que os primeiros detalhes desse projeto foram definidos na última semana em um encontro com representantes da Prefeitura. Além disso, ele fez uma avaliação dos primeiros treinos da temporada visando o desfile do ano que vem.

pp rua1111 9

“A ideia dessa parceria com a Prefeitura é justamente essa, de levar a escola para os mais diversos bairros dentro de São Gonçalo. Estamos estudando ainda, fizeram uma reunião essa última semana e a Praça dos Bandeirantes foi o primeiro lugar que a gente conseguiu. Em breve, se Deus quiser, terá outros lugares. Até porque a Porto da Pedra é São Gonçalo e vice-versa. Nossos ensaios de rua até aqui estão sendo bons, acima do que a gente esperava, e a cada sábado que vem agora a tendência é melhorar. A comunidade pegou o samba de forma fácil e o que nos resta é treinar bastante até o grande dia do desfile”, relatou Fabrício Montibelo.

pp rua1111 4

Outro ponto válido de menção positiva neste segundo ensaio de rua da Porto da Pedra foi a abertura mais tradicional. Por conta da ausência dos integrantes da comissão de frente, a agremiação optou por colocar membros da velha-guarda no lugar. Os senhores e as senhoras do Tigre de São Gonçalo vieram dando as boas-vindas para o público, todos com muita elegância e simpatia. Essa entrada tinha sequência com o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, que por sua vez eram seguidos pela ala das baianas. Um começo digno de elogio, exaltando segmentos que são alguns dos principais alicerces de qualquer escola de samba.

Beija-Flor e Vila Isabel se encontram em Nilópolis para brincarem carnaval e cantarem forte seus sambas

De volta com o projeto “Encontro de Quilombos”, a Beija-Flor abriu na noite do último sábado a temporada de ensaios de rua, recebendo a Vila Isabel. O encontro entre as duas azuis e brancas aconteceu na tradicional “pista de treinos de Nilópolis”, a Avenida Mirandela, na Baixada Fluminense. O povo de Noel fez uma apresentação leve e contagiou o público. A Deusa da Passarela, anfitriã do evento, fez seu primeiro ensaio de rua com a presença da comunidade em peso. E o encontro estava formado: uma escola com seu samba consagrado para reedição e outra dando os primeiros passos para convencer de que fez a melhor escolha para cantar em 2024.

beija vila ensaio 6
Fotos: Allan Duffes/CARNAVALESCO

A Vila Isabel fez festa. Saíram 15 ônibus da quadra e cerca de 650 pessoas estiveram em Nilópolis para inaugurar mais um “Encontro de Quilombos”. Teve a seriedade de um ensaio, mas em contingente bem menor que acontece na casa deles. Os componentes puderam mais brincar do que se preocupar com os quesitos. “A Vila Isabel está imensamente honrada pelo convite. Esse projeto do ‘Encontro de Quilombos’ só engrandece o samba e une as escolas. Ficamos todos muito satisfeitos de estarmos aqui hoje com a Beija-Flor. Carnaval é alegria e emoção. Foi isso que a Vila mostrou aqui hoje”, citou Wanderson Sodré, da comissão de harmonia da Vila.

Dudu Azevedo, diretor de carnaval da Beija-Flor, comentou a presença da Vila. Para ele, o encontro promovido em Nilópolis é oportunidade para a população ver as escolas que eles não têm muito contato ao longo do ano.

beija vila ensaio 13

“Não tinha outra escola para abrir que não fosse a Vila Isabel. O povo de Noel rasgou isso aqui cantando o samba deles e a gente via a alegria de cada componente brincando o samba. A gente tem que agradecer a Vila por ter saído lá da 28 de setembro e vindo aqui fazer uma excelente apresentação. O povo de Nilópolis, que não consegue ir até a Vila Isabel, teve a oportunidade ver a escola de lá aqui, na cidade deles, Nilópolis é um polo cultural e estamos aqui, dia 11 de novembro, trazendo cultura para Nilópolis”, afirmou Dudu.

Mas, para a Beija-Flor era o início de um trabalho que vai terminar no domingo de carnaval. Para o primeiro ensaio, se percebeu uma escola solta, dos componentes à direção, que não usaram rádio para comunicarem entre si. Ainda assim, a escola foi organizada e o ensaio fluiu como de costume. É como se Deusa da Passarela estivesse sempre pronta para ganhar 10 em evolução e harmonia. O canto rendeu e o samba já está decorado e ecoando pelas alas.

beija vila ensaio 17

“Esse primeiro dia foi para soltar a escola. Marcamos todas as paradas nos módulos, conseguimos colocar a bateria no box. Mas, tudo feito para deixar a escola solta e vimos um carnaval na Mirandela. A gente conseguiu alcançar o que vem acontecendo na quadra. Um samba para o povo, para a alegria de carnaval, com as pessoas brincando”, avaliou o diretor de carnaval da Beija-Flor Dudu Azevedo.

beija vila ensaio 14

E, entre uma escola visitante em festa e outra ensaiando para valer, mais um encontro se forma toda vez que a Mirandela recebe um ensaio: o das crianças com o mundo dos sonhos do carnaval. Por percepção, é no ensaio da Beija-Flor onde estão presentes as crianças em maior número, em relação aos pequenos em outros ensaios. A quantidade deles, coloca em contraponto passado e presente de uma escola desfilando, e futuro na calçada, agitando uma bandeira praticamente do tamanho do corpo.

A Vila canta que a criança é esperança é Oxalá, sabendo que, em uma escola de samba, elas são sementes do ritmo do tambor e dos rituais que perpetuam a instituição. Que feliz ver olhinhos brilhando ao bailar de Claudinho e Selminha, que fazem questão de levar a bandeira para os menores beijarem. É mais que um gesto praticado pelos guardiões do quesito Mestre-sala e Porta-bandeira. É puro ensinamento da tradição e respeito ao pavilhão. São esses também os valores que a Vila Isabel canta como a função do homem em evoluir.

beija vila ensaio 1

Entre cores vibrantes e tons de azuis diferentes das duas escolas, é no bailado do passista, do casal e dos braços do mestre de bateria, que a criança pode sonhar mais alto de estar ali um dia. É vendo Marcinho, Cris, Claudinho e Selminha entrando com garra em um módulo de jurados, que uma criança pode encontrar de vez a sua alma de sambista. E foi bem assim que as crianças viram e poderão sonhar de fazer um dia.

beija vila ensaio 20

Mestre-sala e Porta-bandeira

O casal da Vila é cativante. Na dança, Marcinho e Cris Caldas conseguem exalar simpatia e contagiam o público com um bailado que só melhora com o tempo. Os dois se apresentaram de forma suave. A Cris gira com uma precisão admirável, enquanto Marcinho é pura elegância e seus movimentos dão um acabamento poético na dança. Quando entraram para apresentação no módulo, Cris colocou a mão na cintura. Marcinho apontou para ela, levantou a perna esquerda, apoiando o peito do pé na parte de trás do joelho direito e lá foi a porta-bandeira emendar uma sequência de 15 giros, enquanto o mestre-sala a conduzia com a maior classe do mundo, como se estivesse desenhando o chão para ela rodopiar quase que infinitamente. Conquistaram de vez os nilopolitanos. Eles ainda aproveitaram para sentir de novo o gostinho da distância da pista do Sambódromo, que é a mesma projetada onde a Beija-Flor ensaia.

beija vila ensaio 4

“Aqui foi bem gostoso. A energia do povo de Nilópolis foi bem contagiante. A pista aqui é um pouquinho maior que na 28 de setembro, mas é bom para começar os preparativos para o desfile. O que contou, foi a vibração que o público passou para a gente o tempo todo”, festejou a porta-bandeira Cris Caldas. Ela ainda aproveitou para trazer informações do desfile, dizendo que terá uma surpresa, mas que não vai trocar de roupa.

Para Marcinho Siqueira, receber carinho de um público novo, é combustível para o trabalho do casal. “Foi ótimo sentir a energia de uma galera que não nos conhece muito e não acompanha o nosso trabalho de perto. Foi gostoso ver a galera aplaudindo e vários adjetivos positivos. Para a gente, é sempre muito bom receber esse carinho”, garantiu o mestre-sala.

beija vila ensaio 5

Após a bela passagem do casal da Vila, na hora do ensaio da Beija-Flor o casal, lenda do carnaval e de Nilópolis, Claudinho e Selminha Sorriso se apresentou com o primor e a perfeição de sempre. Na apresentação de módulo de jurados, eles entraram no refrão do meio do samba. Selminha fez uma sequência de 14 giros, parou para pegar um ar e emplacou mais 12. Enquanto Claudinho a cortejava, como um malabarista que pode fazer o que quer com as suas sofisticadas pernas. Os dois provam todo dia que são a realeza do quesito.

Samba-enredo

O consagrado Gbalá segue tranquilo na voz do povo do Noel. A ausência do cantor oficial, Tinga, não baixou o canto da escola, ainda que com ele tudo fica mais vibrante. A equipe do carro de som conduziu bem a canção e fez uma ótima passagem por Nilópolis.

beija vila ensaio 18

Motivo de tensão nas redes sociais após a escolha, o samba da Deusa da Passarela finalmente ganhou a rua. Para uma medição mais precisa sobre seu andamento e capacidade de sustentar um desfile, será preciso aguardar a voz do Neguinho ao ar livre. A equipe do carro de som, responsável por conduzir a canção no ensaio de sábado, deixou boa impressão sobre a possibilidade de crescimento da obra, mas é preciso que a voz do “Homem” entre para inflar de vez a comunidade.

O diretor Dudu Azevedo comentou sobre os questionamentos que o samba vem sofrendo nas redes sociais: “Samba é gosto, é uma arte. Algumas pessoas não terão a mesma visão que nós, que estávamos dentro da quadra conseguimos enxergar. Hoje, nós temos excelentes compositores, fazendo grandes sambas e, o que ganha, é o ue fez a obra que a escola se propôs a desfilar. E a Beija-Flor se propôs a desfilar com esse samba. Uma escolha da comunidade e dos seguimentos, porque era de encontro com o conjunto plástico do João Vitor, com o modo que a harmonia vai trabalhar, com o que o mestre Rodney vai organizar na bateria, com todo mundo brincando. Nós escolhemos o samba que vai do gosto dos nossos líderes”. E foi assim que Dudu Azevedo praticamente colocou uma pedra no assunto escolha de samba.

beija vila ensaio 3

Harmonia

Se hoje a Vila poderia se dar ao luxo de ser uma diversão, os componentes brincaram da forma mais séria possível, liderados por Tinguinha, no carro de som. Havia uniformidade no canto da escola do início ao fim, sem momentos de explosão e queda do samba. Claro que o refrão principal é onde todo mundo pula mais, mas a comunidade dos Macacos segurou bem o andamento do samba.

A comunidade da Beija-Flor canta como poucas. O trabalho de harmonia é fantástico. A gana por cantar e berrar o samba é tanta, que a letra da obra foi distribuída para o público poder cantar com a escola e somar vozes ao coro dos componentes. Antes do ensaio começar, Dudu Azevedo já tinha pegado o microfone para alertar que, em Nilópolis não se canta, mas se grita o samba. E assim foi feito pela grande maioria das alas.

Evolução

Em contingente menor, fica tranquilo para direção da escola gerenciar a evolução da apresentação da Vila. Os componentes brincaram durante todo o tempo na pista de treino festivo, o que foi praticamente um respiro ao treino raiz que eles fazem no Boulevard 28 de Setembro, toda quarta-feira.

E a escola de Nilópolis evolui praticamente sozinha nos ensaios e tudo dá muito certo, tamanha aplicação tanto das equipes das alas, quanto dos componentes. Neste primeiro ensaio, já se viu uma escola pulsante, compacta e sem clarões entre as alas. Era tudo muito organizado, até algumas alas levaram elementos de mãos, como chapéus de frevo e porta-estandartes com versos do samba.

beija vila ensaio 7

Bateria

A bateria da Vila é um show à parte e a ausência do mestre Macaco Branco não alterou em nada o ótimo swing, que foi capaz de levantar o público de Nilópolis desde o esquenta. Os ritmistas apresentaram bossas e paradinhas que ajudaram a motivar ainda mais os componentes.

E de bossas, a Soberana está muito bem. Mestre Rodney está pronto para buscar mais um 40 e, desta vez, com um enredo diferente dos que vinha dando ritmo nos últimos anos. A promessa é que seja um desfile alegre e a bateria da Beija-Flor seja convite para o público da Sapucaí brincar carnaval com a escola e com a história de Rás Gonguila.

beija vila ensaio 11

“A gente vai usar a melodia do samba para brincar carnaval e aproveitar a questão cultural de Maceió. Pode esperar muita vontade e empenho da nossa bateria. Esse enredo é diferente do que vínhamos fazendo, é um samba para cima e nós vamos mostrar a alegria que a cidade de Maceió tem”, explicou mestre Rodney.

beija vila ensaio 8

Neste primeiro contato com o seu time na rua e os novos arranjos, ele avaliou bem o início de trabalho e aproveitou para reforçar que a escolha do samba foi aclamação coletiva da escola.

“O samba é um looping impressionante. Não fizemos o samba cair e o fomos muito felizes nos arranjos. Estou muito satisfeito com o resultado do primeiro ensaio e com a resposta do público que brincou carnaval com a gente. Para mim, o primeiro ensaio foi maravilhoso”.

beija vila ensaio 2

A Vila Isabel voltará para seus ensaios de quarta-feira. A Beija-Flor, agora, espera encontrar a Grande Rio, no dia 25 de novembro, em Nilópolis.

Arranco homenageia com afeto doutora Nise da Silveira

Aos poucos, o Arranco vai liberando as imagens das fantasias que representarão o enredo “Nise – Reimaginação da Loucura” no Carnaval 2024. A proposta da escola é exaltar a importância de Nise da Silveira e abordar o seu legado para a saúde mental brasileira. Após a saída de Antônio Gonzaga, o Arranco resolveu novamente apostar em um estreante para o posto de carnavalesco e contratou Nícolas Gonçalves. O carnavalesco Nícolas Gonçalves apresentou a fantasia da ala 5 “Vazio das telas manicomiais”.

arranco fantasia
Foto: Kelly Malheiros/Divulgação

“Ao caminhar pelo Museu do Inconsciente, Nise associa os processos de reconstrução da psique às etapas de produção de uma pintura artística. Ao investigar atividades terapêuticas que proporcionam a liberdade e a criatividade, a doutora constatou o potencial da arte em ser uma via de expressão para as imagens e a abertura de uma fonte de existências. Nise trabalhou para que a imagem da antiga e agressiva camisa de força tivesse suas fivelas abertas para se transformar em uma tela em branco. As tramas da tela, um espaço da realidade, se tornam um suporte para a transposição das tramas tecidas pela mente, um espaço do imaginário. O branco, representante de uma excessiva neutralização e padronização das pessoas, como um modo de apagar suas subjetividades, é ressignificado como janela para o vislumbre de outras mitologias”, explicou o carnavalesco Nícolas Gonçalves.

No ano que vem, o Arranco será a terceira agremiação a desfilar na Avenida no sábado de Carnaval, dia 10 de fevereiro, pela Série Ouro.

Superliga e Secretaria de Cultura comemoram sucesso da Oficina de Elaboração de Projetos

Na última quinta-feira, aconteceu no auditório da Biblioteca Parque a Oficina de Elaboração de Projetos, organizada pela Superliga Carnavalesca do Brasil e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, com apoio da FICCCERJ e ministrada pelo SEBRAE/RJ. A ação, que é pioneira no carnaval carioca, teve como prioridade auxiliar os gestores e representantes das agremiações a aumentar a assertividade nos editais. O presidente da Superliga, Pedro Silva, fez um balanço do evento e fez uma análise dos resultados que a oficina oferecerá as escolas:

oficina
Foto: Guilherme Maia Reis/SECEC-RJ

“Estamos muito felizes. Nossa parceria com a Secretaria de Cultura abre uma janela de oportunidades para as escolas de samba da Superliga, principalmente no que diz respeito à capacitação e otimização na área administrativa. A Oficina de Elaboração de Projetos para o Carnaval, ministrada pelo SEBRAE/RJ, elevará o nível de conhecimento dos gestores, ampliando a chance de aprovação nos editais abertos e nos que estão por vir. Acredito que, juntos, demos início a um novo movimento, que visa o crescimento, reconhecimento e visibilidade das as escolas que desfilam na Passarela do Povo.”

A Secretária de Cultura e Economia Criativa do Estado, Danielle Barros, comentou sobre a parceria com a Superliga e comentou sobre a importância da capacitação e profissionalização das escolas de samba:

“O carnaval do Estado do Rio de Janeiro é uma referência para todos. E a qualificação faz parte deste processo de aperfeiçoamento da nossa grande festa. A união com a Superliga reforça a importância que o Estado do Rio de Janeiro dá para o nosso patrimônio e todos os segmentos do Carnaval. Este processo de aprimoramento do fazer cultural, através de editais e políticas públicas de fomento, é fundamental para a profissionalização do segmento.”

Com os editais abertos e outros que estão por vir, novas parcerias e oficinas estão em pauta pelas entidades, num objetivo mútuo de profissionalização da gestão do carnaval e fomento à cultura Carioca.

Samba da Unidos de Padre Miguel para o Carnaval 2024 sacode a Vintém na espera de um milagroso acesso ao Grupo Especial

A Unidos de Padre Miguel realizou na noite da última sexta-feira seu segundo ensaio de rua, na Vila Vintém, em preparação para o Carnaval 2024. Com enredo sobre os causos envolvendo Padre Cícero, os componentes vivem a expectativa de, finalmente, chegar o dia de desfilar no Grupo Especial. No treino, se viu uma comunidade feliz e já pronta para cantar forte o samba e explodir no refrão, seguramente um dos mais empolgantes do ano.

ensaio upm 10 11 8

O ensaio aconteceu dentro da Vila Vintém e calor humano não faltou. A rua estreita e a quantidade de gente para assistir à apresentação da vermelha e branca ajudaram a criar o clima de festa e animar a sexta da comunidade. O pouco espaço ajudou no canto da escola, que ficou mais comprimido entre os componentes e deu mais volume ao samba. Assim será feito até a segunda semana de janeiro, quando os ensaios serão mais técnicos e mudarão para a Guilherme da Silveira.

Nisto, Boi Vermelho quer um milagre. Depois de muitas vezes bater na trave e o acesso ao Grupo Especial parecer possível só por benção, esse ano será apelado para “Padim Ciço”. Vai que ele ajeita uma interferência divina e resolve o problema da escola, já que a diretoria garante que não medirá esforços para vencer. Enquanto o Cícero do céu (o Romão santo popular) colhe as preces da Vintém, o Cícero daqui (o Costa diretor de carnaval) analisa cada ensaio para não desandar a procissão na Sapucaí.

“Começamos a ensaiar há três dias e confesso que me surpreendi com a quantidade de gente. Mas, a Unidos de Padre Miguel é isso. Aqui, dentro da Vintém, a gente trabalha muito mais o canto da escola, que é também o nosso forte. Tecnicamente não dá pra se tirar nada e isso só vai acontecer quando a gente for para a Guilherme da Silveira. Avaliando aqui, foi uma escola cantante e vibrante. Espero que, até o dia do desfile, continue dessa forma”, analisou Cícero Costa.

ensaio upm 10 11 5

A comunidade está alegre como sempre, mas há um sentimento de que esse ano é mais possível que os anteriores. A posição de desfile é ótima e longe das outras que são consideradas francas favoritas. Sobre essa questão, Cícero Costa brincou que ele prefere a disputa, que as favoritas desfilem próximas para saber quem, de fato foi melhor e mereceu o título. A diretora de carnaval Lara Mara, está confiante e contou que a comunidade abraçou o samba.

“Estou muito feliz. Nosso trabalho está bem encaminhado e sendo como a gente espera. Esses dois primeiros ensaios estão bem cheios, que é sinal da Vintém estar gostando e isso dá mais gás para fazermos nosso desfile. A Unidos está leve. Estamos em um caminho bom”, falou Lara com sorriso no rosto.

ensaio upm 10 11 4

No segundo ensaio de rua, o povo da Vintém já deu mostras de que alguns quesitos podem estar garantidos. O excelente canto do samba e o ritmo contagiante da bateria mostraram indícios de que uns três quesitos estão bem encaminhados à nota máxima. O casal de mestre-sala e porta-bandeira já é quase certo ganhar a nossa máxima, e a apresentação neste ensaio só reforçou esta esperança. Tendo boa impressão da escola já no segundo treino, resta saber se agora vai.

Para Lara Mara, vai porque ela coloca fé em Padre Cícero e acredita que, com ele, tem que fazer funcionar. Cícero também aposta na força de seu xará celeste e na garra da comunidade.

“A gente está trabalhando e está com gana. A comunidade está com fé e vontade. Uma escola de samba quando está com o seu povo querendo, 99% está encaminhado”, afirmou o diretor de carnaval.

O mestre Dinho disse que em 2024, vai. Segundo ele, porque não tem mais pra onde ir depois de tantos vices. Vinicius, o mestre-sala, também falou que agora vai, na esperança de que o Redentor da Zona Oeste ajude ele e sua escola. E por isso, Bruno Ribas nem dorme direito, aguardando a possibilidade de cantar o acesso ao Grupo Especial.

Enredo cativa a fé da comunidade e engaja, de novo

A UPM, que já mexeu com as crenças de sua torcida com enredos sobre orixás, agora apela para o santo popular do Nordeste brasileiro. E, novamente, a escola se apresenta leve com um tema próximo do cotidiano de sua gente, que verá histórias de milagres e muitos contos envolvendo a figura de Padre Cícero.

“É um enredo que fala de fé, esperança, religiosidade. Isso é muito importante para a comunidade. Quem não tem a sua fé? Acredito que nossos enredo e samba são os diferenciais”, explicou Cícero Costa.

ensaio upm 10 11 2

Para a fé da UPM mover montanhas na Sapucaí, a diretoria da escola afirma que trabalha na preparação de surpresas para o ano que vem e resolver causos internos que geraram perdas de pontos para a escola, nos últimos desfiles.

“Sentamos com nossos seguimentos, vimos onde perdemos pontos e vamos acertar para 2024. O primeiro passo é reconhecer os nossos erros para tentar melhorar. Estamos preparados e teremos algumas surpresas em nosso desfile”, contou Lara Mara.

ensaio upm 10 11 1

Quesitos prontos para a peregrinação ao Grupo Especial

A Unidos de Padre Miguel está há tanto tempo batendo na trave, que na preparação para o batismo no Grupo Especial, vai sair já com a primeira comunhão e o crisma. Para finalmente o dia chegar, os quesitos precisam se alinhar para não deixar décimos pela pista. O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Vinicius Anteunes e Jéssica Ferreira, já estão ensaiando para garantir – mais uma vez – que a apresentação deles não comprometa a escola.

“A fórmula é uma só: dedicação e ensaio. Graças ao nosso trabalho, às pessoas do carnaval, a imprensa e a escola terem uma boa visão nossa, é possível uma boa nota. Mas, é muito ensaio, muito trabalho. A gente para, assiste vídeos, ensaia sozinho e, assim, a gente acredita que chega no ponto de desfilar sem comprometer a escola”, revelou o mestre-sala, acrescentando que o casal se cobra mais a cada ano. Já se vão 11 carnavais juntos.

ensaio upm 10 11 6

Jéssica falou da importância desses primeiros ensaios nas ruas estreitas da Vintém. Ela gosta de se sentir mais próxima da comunidade e isso ajuda bastante na confiança no trabalho.

“A gente fica mais próximo da nossa comunidade, que pode ver o trabalho que está sendo feito. Para o nosso projeto, os primeiros ensaios na rua são importantes porque a gente pega as bossas da bateria, sente o samba e consegue agregar elementos à nossa dança e para a montagem da coreografia”, contou a porta-bandeira.

Enquanto o casal ensaia forte, mestre Dinho vai em busca do ritmo perfeito para o acesso da UPM. No desfile de 2024, serão 270 ritmistas que já estão ensaiando as bossas que serão apresentadas aos jurados, que no último carnaval, consagraram a bateria com mais um 40.

ensaio upm 10 11 7

“Pode esperar muito ritmo para o nosso desfile. Um samba alegre pede um ritmo bonito. A gente não precisa contaminar o samba, para que ele fique melhor, porém samba é para ser sambado, tocado e ouvido. A gente estava ensaiando na quadra. Agora, na rua, dá pra sentir se o trabalho está legal e fluindo harmonia, canto e bateria”, falou o mestre, que contou já estar ensaiando as bossas na rua.

E pode-se esperar um samba alegre. Pelo visto, a fórmula da alegria desceu em Padre Miguel. O samba da Unidos conduz o componente ao canto para cima o tempo todo. Animação não faltou no ensaio desta sexta. Bruno Ribas, cantor que completará 21 anos de carreira no Carnaval 2024, já tem a receita para levantar a Sapucaí no sábado da Série Ouro.

ensaio upm 10 11 3

“A receita é a fé e alegria. A gente vai fazer um carnaval lindo, independente de perder ou ganhar. Estamos preparando um carnaval magnífico para todo o povo. Vamos com muito afinco e fazendo um trabalho de muita dedicação”, falou o empolgado intérprete.

ensaio upm 10 11 9

O povo da Vintém seguirá a sua romaria em busca do grande dia. No sambódromo, será apresentado o enredo “O Redentor do Sertão”, desenvolvido pelos carnavalescos Edson Pereira e Lucas Milato. O Boi Vermelho será a quinta escola a desfilar no sábado de carnaval, 10 de fevereiro. E a prece é, como já cantou uma certa verde e rosa, Padim Padre Ciço, faça chover alegria.

Com Sabrina Sato, Gaviões destaca segmentos em ensaio de quadra para o Carnaval 2024

Por Gustavo Lima e Will Ferreira

A rainha de bateria é uma figura que ganhou cada vez mais espaço em uma escola de samba com o passar do tempo. Desde quando surgiram e se popularizaram, na década de 1980, elas tornaram-se verdadeiros símbolos de cada agremiação na avenida. Mas, por inúmeros motivos, algumas que estão em tal posto não conseguem se apresentar com tanta frequência à comunidade. Até por isso, a presença de Sabrina Sato no ensaio de quadra dos Gaviões da Fiel, na última sexta-feira, foi destacada pela agremiação. Mais do que isso: ela foi peça importante para o desenvolvimento da dinâmica na quadra da escola, localizada no Bom Retiro, Centro de São Paulo, para o ensaio do enredo “Vou Te Levar Pro Infinito”.

gavioes quadra24 8

Muito além da artista

Sabrina teve a primeira aparição pouco antes da primeira passada do samba-enredo, sendo anunciada pelo intérprete Ernesto Teixeira, voz dos Gaviões há décadas. Se as levadas iniciais da canção foram à capela, sem instrumento algum performando, a rainha de bateria mostrava-se solícita com os ritmistas e com quem estava na quadra. Com a “Ritimão” a pleno vapor, o que se viu foi uma quadra que respondeu bem ao samba-enredo, muito bem trabalhado pela ala musical.

Tal segmento, por sinal, terá uma grande mudança no julgamento para o Carnaval 2024. Nada que amedronte Ernesto. “Para a gente, a mudança no regulamento com relação ao carro de som não vai mudar nada porque sempre fizemos um trabalho muito profissional nos Gaviões da Fiel. Nos últimos três anos, estamos aprimorando bastante a sincronia da ala musical, ensaios técnicos em estúdio e ensaios na quadra, também. Não vai mudar, vamos continuar com a mesma garra e qualidade. Com certeza vamos trazer uma boa nota”, garantiu.

gavioes quadra24 4

O samba, por sinal, teve uma pequena modificação em comparação à final do concurso para escolha da canção da escola, destacada pelo intérprete. “O grande trunfo desse samba é ele como um todo. Após a escolha, estudamos a música e já fazíamos algumas análises durante as eliminatórias. E, às vezes, fazemos alguns ajustes para melhor. Foi o caso desse samba, que fizemos uma pequena alteração no refrão do meio: encurtamos uma linha e, no último verso, jogamos o tom mais para o alto, para dar mais brilho, no canto do povo e do couro. É um samba bem melodioso, com arranjos maravilhosos produzidos pelo Rafa do Cavaco. Com certeza vai fazer muito sucesso no carnaval de São Paulo”, afirmou.

A bateria da “Torcida Que Samba”, por sinal, merece atenção. Com um “paradão” que durou uma levada do samba inteira, ela conseguiu sustentar bem o samba-enredo. Também chamou atenção a presença de um pandeirista, atabaques e xequerês – dando uma personalização especial para o segmento. Enquanto Sabrina tirava fotos com diversos componentes (que compareceram em razoável número), os ritmistas executavam o papel com maestria.

Falando em maestria…

Dos grandes destaques dos Gaviões desde 2020, o casal de mestre-sala e porta-bandeira, Wagner Lima e Gabriela Mondjian, também chamaram atenção. Com dança impecável e sempre muito expressivos, eles apresentaram uma coreografia mais do que especial. Aproveitando o clima sideral do enredo, em determinado momento, eles caminharam como se estivessem sem efeito algum da gravidade, em câmera lenta. Com giros plasticamente perfeitos e ótima condução e sustentação do pavilhão, Gabriela brilhou; o parceiro, fez o mesmo, com extremo samba no pé para conduzir a companheira.

gavioes quadra24 5

Para chegar em tal nível, a dupla teve uma alta na carga de encontros. “A frequência de ensaios mudou. Aumentou, porque a gente é uma máquina e não consegue parar. Está na mesma pegada do ano passado, mas agora ainda mais porque tem a mudança do regulamento”, destacou Gabriela. “A gente está ensaiando desde julho. Pegamos a base do regulamento e fizemos o nosso checklist. Vendo o que pode e não pode e colocando mais tempero na comida”, relembrou Wagner.

gavioes quadra24 6

Tal qual a parte musical, o regulamento também mudou para os casais de mestre-sala e porta-bandeira. Os novos balizamentos, porém, estão mais do que ensaiados pela dupla. “O regulamento vem com bastante atualização, novas regras, movimentos obrigatórios, mas isso não interferiu em nada no nosso trabalho, porque graças a Deus a gente já fazia, porque nós sempre tentamos manter a tradição da dança desde o início. Para nós não foi tão difícil essa adaptação”, pontuou Gabriela. “A gente queria esse novo regulamento porque somos mais dançantes. Com todo respeito aos outros casais, mas nós somos mais dançantes e a gente defendeu muito essa tradição no regulamento. Não só para os Gaviões da Fiel. Vai ser um marco para os casais de mestre-sala e porta-bandeira”, destacou Wagner.

Chegou a hora de voar

Se o samba dos Gaviões pede para que a escola “voe para o espaço sideral”, a “Torcida Que Samba” destaca que chegou a hora de alçar lugares mais altos na folia paulistana. Quem garante é Marcelo Temporini, um dos diretores de carnaval da agremiação. “A maioria fala que é um trabalho de um ano, mas nós não. Fizemos um trabalho de três anos para chegar nesse carnaval. Os Gaviões são feitos de gestões de três anos. Assumimos nos dois primeiros anos para mirar exatamente nesse carnaval de agora e a expectativa é grande de verdade. Fizemos aquela lição de casa para ver onde a gente estava pecando. Você via os Gaviões em segundo e quando chegava alegoria e fantasia, caía para oitavo, nono. Nós já sabíamos internamente que as dificuldades financeiras e até do trabalho e procuramos acertar esses pontos, estamos trabalhando firmemente nesses quesitos em geral. Temos que melhorar fantasias e alegorias. Não podemos esquecer dos demais, mas no geral é isso”, explicou.

gavioes quadra24 7

E, se é hora de voar, é necessário não ter peso algum. É tal característica que Marcelo acredita que a escola terá em 2024. “Nosso grande trunfo é a leveza, o colorido que muito cobravam, energia positiva. O tema já é abstrato que é para viajar pro infinito”, ratificou.

Quem também prometeu levar torcedores e fãs além foi Gabriela. “A gente está com a fantasia há três meses em mãos. Não posso dar spoiler, mas garanto que a proposta vai ser diferente e a gente literalmente vai levar vocês para o infinito. A gente não teve a prova com a roupa pronta, mas já iniciamos os trabalhos para se adaptar à roupa por ela ser diferente. Não temos a estimativa, mas o responsável é o Bruno Oliveira e ele é maravilhoso”, prometeu a porta-bandeira.

Samba no pé e história? Tem!

No ala a ala, destaque para um grupo de componentes importantíssimo e que, nos Gaviões da Fiel, ganha merecido destaque: o de passistas. Em grande número, elas mostraram muita empolgação e sorrisos ao longo de toda a noite, ajudando a dar ainda mais volume para o ensaio da alvinegra.

gavioes quadra24 3

Se o samba já está ensaiado pelas passistas, ele também traz uma doce memória para os componentes. O nome do enredo é um verso do histórico samba-enredo de 1995 da escola, intitulado “Coisa Boa É Pra Sempre”. E tal recordação também foi destacada por Marcelo. “A comunidade recebeu muito bem a música porque se ligaram com o nosso samba do passado. Foi muito legal. Alguns voltaram a desfilar por lembrar o tema da época. Foi muito positivo”, finalizou.

gavioes quadra24 2

Após 2023 surpreendente, Arranco busca afirmação com jovens cantores e mestre experiente em gravação da Liga RJ

Conseguindo vencer o desafio que é abrir uma noite de desfiles de escola de samba, seja em qual grupo for, o Arranco surpreendeu muita gente no carnaval passado, recebeu elogios, e o mais importante, o décimo segundo lugar foi suficiente para a agremiação da Zona Norte se manter na Série Ouro, e por consequente, na Marquês de Sapucaí. Para 2024, o Arranco vai trazer o enredo “Nise – reimaginação da loucura”” que busca exaltar a importância de Nise da Silveira e abordar o seu legado para a saúde mental brasileira, de uma forma afetuosa e carnavalizada, dando enfoque à sensibilidade da homenageada diante da imensidão dos mundos da loucura. Procurando se estruturar e fortalecer seus segmentos para alcançar voos mais altos, a diretoria fez algumas modificações. Nas vozes oficiais, uma jovem dupla, Pâmela Falcão, que foi promovida a intérprete oficial na reta final de preparação para o carnaval 2023, terá no próximo desfile a companhia de Thiago Acácio.

arranca gravacao24 9

“Estou realizando um sonho, minha estreia na Série Ouro, minha estreia no Arranco do Engenho de Dentro ao lado da Pâmela que é um presente a parte que eu ganhei nessa trajetória. Eu nunca imaginei que iria realizar esse sonho tendo ao lado uma pessoa muito bacana, a gente vai sonhar esse sonho junto, a gente vibra junto. Foi muito emocionante dividir a gravação do álbum com ela, um importante passo e é só ansiedade porque agora está chegando perto do carnaval’, afirma de forma alegre o novo cantor da agremiação.

arranca gravacao24 7

Pâmela Falcão também exalta o talento do colega e lembra que, apesar de ter desfilado em 2023 como intérprete oficial do Arranco ao lado de Diego Nicolau, na gravação para o carnaval passado, a jovem cantora ainda não tinha alcançado esse status.

“O Thiago é um presente, mais uma dupla ‘de milhões ‘, tive a oportunidade de ano passado ser muito bem acolhida, muito bem recebida, no carnaval passado virei cantora oficial, mas a gravação já havia acontecido, no CD eu ainda era corista, era apoio do Diego ( Nicolau), também uma pessoa incrível, então também um momento novo para mim. E com o Thiago, a gente se dá super bem, é muito tranquilo, a gente trabalha de forma muito unida, cada um tendo o seu momento, sem vaidade, é muita parceria, não tem essa coisa de um trabalho a frente do outro. É um trabalho em conjunto, justamente para que o resultado dê super certo. É 50 a 50”, garante Pâmela.

arranca gravacao24 8

Outro que chega para somar ao Arranco é o mestre Gilmar Cunha, que carrega a experiência de 11 anos à frente da Sinfônica do Samba do Império Serrano, além de passagem pela Cubango. Gilmar, em conversa com o site CARNAVALESCO durante as gravações da faixa oficial da Azul e Branca do Engenho de Dentro, projetou uma nova versão de si mesmo para o próximo carnaval.

“É uma nova versão do Gilmar para este samba. É a estrutura de uma bateria nova. A gente começa com amigos, temos uma diretoria de bateria muito eclética, são amigos que já trabalharam comigo, mas apostei também muito na chegada de uma garotada nova até do Império Serrano, e agora estamos neste trabalho de renovação. Agora às quintas-feiras estamos fazendo o ensaio, tínhamos um projeto, acabou o projeto e agora é só ensaio, focando no carnaval. A gente tendo o samba, podemos focar mais ainda no trabalho de andamento. Agora não estou nem muito focado em bossa, agora é andamento, formar nossa característica. O processo está indo bem”, assegura o profissional.

arranca gravacao24 6

Processo de gravações na disputa de samba auxilia trabalho de cantores

Após uma breve disputa de samba-enredo, a diretoria escolheu a obra dos compositores Gegê Fernandes, Negô Vinny, Robson Ramos, Niu Souza, Bello e Dilson Marimba. Durante o período do concurso, tomando como referência alguns processos desenvolvidos em agremiações do Especial, a escola decidiu gravar as obras concorrentes nas vozes dos cantores oficiais do Arranco, iniciativa que, segunda Pâmela, ajudou bastante na evolução do entrosamento da dupla e deixou os profissionais mais preparados e à vontade para colocar a voz na faixa oficial da Liga RJ.

arranca gravacao24 5

“Nas disputas fizemos o casamento das vozes, onde a gente pode acertar, onde a gente pode errar, onde vimos que sobra demais. Eu tenho uma forma de interpretação, ele também. A gente dá uma enxugada aqui, uma enxugada ali para que a gente possa fazer esse complemento um do outro. Acho que vocês podem esperar muita emoção, muitas surpresas, tem uma surpresa para entregar para a comunidade. Estaremos juntos em nossos ensaios às sextas-feiras”, projeta a cantora.

Thiago também pensa da mesma forma e destacou a importância da comunidade vir junto dos segmentos neste processo até o carnaval 2024.

arranca gravacao24 4

“A gente teve um processo antes da gravação que durante as disputas a gente gravou todos os sambas concorrentes da escola. Esse processo foi onde a gente se aproximou, agora a gente já se comunica pelo olhar. O nosso sonho anda junto com os sonhos da comunidade do Arranco do Engenho de Dentro, vamos fazer de tudo e dar o nosso melhor para a gente fazer o melhor desfile possível. A gente quer essa comunidade junto com a gente, e a gente pede que eles venham para a quadra, para o ensaio, venham cantar esse samba lindo, não é delírio não, é realidade”, convoca o intérprete.

Surpresa preparada para a faixa

Quem for ouvir a gravação do Arranco no álbum oficial da Série Ouro vai reparar em um pequena introdução, com letra, melodia e bossas preparadas justamente para esse momento, exaltando a escola da Zona Norte do Rio e a bateria Sensação. O diretor musical da agremiação, o compositor Lequinho foi quem esteve à frente desta tarefa, decidida em um encontro que contou com a diretoria e alguns segmentos. Mestre Gilmar foi um dos grandes entusiastas desta iniciativa.

arranca gravacao24 2

“Pensamos em uma exaltação, criamos um canto específico para a escola já que no carnaval passado usamos sambas antigos. Fizemos para mexer com o ego da comunidade, do componente, preparamos com muito carinho nesta minha volta. Estou muito feliz com o resultado, muito feliz com o samba e é uma nova versão do Gilmar para esse samba. Com as minhas características, claro, mas colocando uma coisa mais emotiva no samba. A obra tem uma melodia muito boa, exploramos muito a melodia. O grande charme será esse canto feito pelo Lequinho (diretor musical), um cara muito talentoso. Criamos uma bossa bacana em cima disso também”, explicou o comandante da bateria “Sensação”.

O diretor musical Lequinho espera que a introdução pensada possa ficar como legado para a escola, sendo utilizada para outras obras ou sendo uma marca deste samba.

arranca gravacao24 1

“Nós fizemos uma reunião e nessa reunião a gente achou que seria bacana se a gente pudesse fazer uma introdução, uma coisa que de repente ficasse marcada para a escola. Não só o samba-enredo, como uma introdução que quando as pessoas escutassem já percebesse que vai cantar aquele samba. Já tinha feito isso em uma gravação de outra escola há alguns anos atrás. É algo que vai ficar para os próximos anos, sempre que a escola quiser utilizar, pensando essa introdução como uma possibilidade ou se for o caso, se a presidente pedir, todo ano a gente faz uma introdução diferente, até para de repente se tornar uma marca da escola, vai ser bacana”, aposta o compositor.

Procura da comunidade para desfilar anima diretoria

“Não é delírio não… é felicidade”, trecho do refrão principal da obra para o carnaval 2024 do Arranco, também pode definir o momento e a relação que a comunidade do Engenho de Dentro está tendo com a escola. Segundo Múcio Travassos, que divide a direção de carnaval com Alex Sandro e Michel Porto, muitos componentes têm entrado em contato buscando participar do desfile.

arranca gravacao24 3

“Para esta gravação, fizemos a nossa reunião interna com os nossos compositores e fizemos com a bateria um ensaio a parte, até para que a gente pudesse ter uma logística mais tranquila e no estúdio do Maurício fica fácil.Estamos em uma pegada muito corrida. Os nossos componentes estão animados, entraram em contato. Estamos tendo bastante procura para desfilar. O nosso enredo é muito bom, traz a nossa garra e enaltece a instituição. Será bom para o carnaval uma escola representando a loucura”, entende o diretor de carnaval.

No ano que vem, o Arranco será a terceira agremiação a desfilar na Avenida no sábado de Carnaval, dia 10 de fevereiro, pela Série Ouro.

Leandro Vieira lança exposição ‘Corpo Popular’ no Rio, no Paço Imperial e em um trem na Central do Brasil

Corpo popular é uma exposição multilinguagem, que debate a construção artística de fantasias de Leandro Vieira nos 10 desfiles que criou para o carnaval carioca, enfatizando quem as faz (os trabalhadores dos barracões) e quem as veste (os componentes das escolas de samba). Com curadoria de Daniela Name, produção executiva da Museo e idealização da Caju, o projeto venceu o edital FOCA da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e recebeu o apoio institucional da Supervia, da Riotur e da Imperatriz Leopoldinense.

evento leandro2
Foto: Divulgação

A mostra, que será cercada por diversas atividades complementares, acontece simultaneamente em dois lugares do Rio de Janeiro: no Paço Imperial e um trem transformado em galeria, parado na plataforma 13 da Central do Brasil, e que abrirá as portas para o público em seis sábados de dezembro e janeiro. No Paço, a inauguração acontece no dia 2 de dezembro, sábado, das 14h às 18h; na Central, na semana seguinte, 9 de dezembro, com conversa com o artista e a curadora, às 11h, e visitação durante todo o dia.

“Conceber visualidade através de uma produção artística que é têxtil, pictórica e resulta num ornamento transformado em vestuário de caráter fantasioso que será performado em desfile, tornou-se não apenas a minha produção artística mais significativa, como também, uma marca que registra meu trânsito visual com os territórios, os anseios e os corpos periféricos que dialogam com a minha experiência suburbana”, diz Leandro. “Assim, a exposição investiga esse processo que é particular, mas também coletivo, ampliando-o para um olhar minucioso que lança luz nas experiências corporais de homens e mulheres no estado pleno de suas performances carnavalescas. Enquanto exibe as minúcias criativas do vestuário fantasioso que produzo como experiência artística, a mostra reflete sobre a participação de outros corpos na elaboração de uma experiência que atinge a plenitude a partir da incorporação ficcional possibilitada pelo traje criado”.

Para a curadoria de Corpo popular, criar módulos distintos no Paço e na Central do Brasil é uma forma de democratizar o acesso ao projeto, além de lembrar a importância histórica e contemporânea do trem para os cortejos. As escolas de samba amadureceram como uma organização social e cultural em comunidades que margeiam a linha férrea. Além disso, os trabalhadores dos barracões, parceiros dos carnavalescos nas execuções de fantasia, são majoritariamente usuários do trem, meio de transporte muito importante para assegurar a circulação de componentes nos dias de folia.

evento leandro

Outro ponto importante do projeto, segundo Daniela Name, é o desejo de mostrar o carnaval como uma espécie de museu em trânsito.

“Corpo popular trata a obra de Leandro Vieira como um vetor para debater a fantasia de carnaval como uma modalidade artística que está em diálogo com uma coletividade de saberes na execução no barracão e também com outras linguagens, como a pintura, a escultura, o desenho e, é claro, a performance de canto e dança dos foliões”, explica a curadora. “A obra de Leandro é importante catalisadora desse debate. Ele sempre esteve atento à importância da fantasia e, apesar de ter apenas 10 desfiles no carnaval carioca, já deu contribuições muito relevantes a essa linguagem. Além da relação com trabalhadores e foliões e com o trem, a mostra procura enfatizar a fantasia como uma reunião de imagens que tanto estão em trânsito no desfile, que tem uma duração no tempo e no espaço, quando são um trânsito no corpo dos componentes. Quando um artista como Leandro desenha uma imagem ou se apropria de outras que lhe são afetivas para criar uma fantasia, transforma o corpo em movimento do folião na galeria de arte onde aquelas imagens podem experimentar, de modo efêmero, o seu apogeu. Um artista do carnaval atento às possibilidades da fantasia pode transformar cada folião em uma galeria de arte viva, que pulsa, se mexe e respira, e que tem sua existência delimitada no tempo do desfile e no espaço da passarela”.

Módulos debatem quem veste e quem faz fantasia

No Paço, a mostra se dedica ao folião, a quem veste a fantasia. São apresentadas duas instalações, uma videoinstalação, fotos, projetos para fantasia em técnicas distintas (aquarela, hidrocor, nanquim e outras), paletas têxteis, fac-símiles, fotografias, uma maquete e a reprodução em grandes dimensões de um croqui inédito para o desfile da Imperatriz Leopoldinense em 2024, batizado de Com a sorte virada pra lua segundo o Testamento da Cigana Esmeralda.

Na Central do Brasil, o Estúdio Sauá, que assina a expografia de Corpo popular em seus dois módulos, bolou uma ocupação capaz de ser montada e desmontada no início e no fim de cada sábado da mostra em cartaz. O vagão-galeria na Plataforma 13 é dedicado aos trabalhadores e artífices dos barracões, parceiros de Leandro na realização dos figurinos que o artista imagina. Serão apresentados depoimentos de costureiras, aderecistas e da assistente do carnavalesco; um “vocabulário visual” de Leandro; uma fotogaleria comentada de seus 10 desfiles no Rio; um segundo croqui inédito para o carnaval 2024; e uma versão em menor escala de Corpo em desfile.

Atividades paralelas

Corpo popular conta ainda com um conjunto de ativações. No Paço, vão acontecer dois debates. No dia 9 de dezembro, às 15h, Leandro Vieira e Daniela Name conversam com a historiadora Raquel Barreto, presente nas curadorias das mostras sobre Heitor dos Prazeres e Carolina Maria de Jesus. No dia 6 de janeiro, às 15h, a equipe do projeto celebra o Dia de Reis com o público recebendo a rainha de bateria da Estação Primeira de Mangueira, Evelyn Bastos, e a costureira da ala das baianas na equipe de Leandro, Sirley Martins, para um debate.

No trem-galeria da Central, Penha Maria Lima, integrante da equipe de barracão de Leandro, oferece duas oficinas de adereços para o público jovem e adulto, nos dias 16 de dezembro e 13 de janeiro, sempre às 15h e com inscrições prévias e gratuitas divulgadas pelas redes sociais do projeto e seus realizadores. Uma terceira oficina de Penha acontece no Centro de Artes Calouste Gulbenkian, no Centro, em data a ser confirmada.

Corpo popular vai gerar um hotsite (www.corpopoular.com.br) com a catalogação virtual do projeto e tem uma rede dedicada no Instagram (@corpopopular).

PAÇO IMPERIAL
Inauguração: dia 2 de dezembro, sábado, das 14h às 18h
Visitação: de 3 de dezembro a 25 de fevereiro, das 12h às 18h, de 3as feiras aos domingos.
Praça XV de novembro, 48 – Centro – Rio de Janeiro – RJ
Entrada gratuita

Trem-galeria na Central do Brasil
Inauguração: dia 9 de dezembro, sábado, às 11h com conversa com artista e curadora
Trem na Plataforma 13 da Central
Visitação: sempre aos sábados
9 e 16 de dezembro de 2023
6, 13, 20 e 27 de janeiro de 2024
Das 9h às 18h
Praça Cristiano Ottoni, s/n Centro – Rio de Janeiro – RJ
Acesso pelas roletas de passageiros da Supervia

Renascença Clube recebe concurso de músicas com poetas do carnaval neste sábado

Após o sucesso da terceira edição que lotou o Renascença Clube, o concurso cultural Roda dos Poetas promoverá a sua quarta edição no sábado, a partir das 15h no Renascença Clube, a casa dos sambistas, recebendo 23 compositores do carnaval carioca em 11 músicas autorais e inéditas. O concurso premiará quatro canções entre as categorias Música Popular, votada pelo público e três votados pelos jurados na categoria Música é Arte, com o objetivo de ressaltar que os compositores das escolas de samba não só compõem samba-enredo, como também músicas em diversos gêneros.

poetas rena
Foto: Daniel Pinheiro/Divulgação

Nesta edição, serão homenageadas mulheres sambistas entre elas, Tia Surica, ícone da Portela, as cantoras Dorina, Dilma e Luz Fogaça e a mulata Thuane Werneck, finalista do concurso para Rainha do Carnaval 2024, representando o Império da Tijuca. A atração musical ficará por conta dos shows da banda Bom à Bessa e convidados.

O concurso foi aberto a todos os poetas interessados em apresentar e divulgar as suas músicas autorais. Os poetas serão recebidos no palco e apresentados como verdadeiros artistas, pois compor é arte, conforme lema da idealizadora do projeto, Valéria Amorim. Assim como nas outras edições, a apresentação ficará a cargo de um grupo de músicos com direção musical de Leonardo Bessa. A Roda dos Poetas preparou uma equipe de jurados de peso. Estarão no júri: Dorina (cantora, intérprete, sambista e radialista), (Freddy Ferreira (compositor, publicitário e colunista de bateria do Site Carnavalesco), Marcelo Faria e Julia Fernandes (jornalistas e CEOs do Grupo Sambrasil de Comunicação), Jane Garrido (conselheira e compositora baluarte da Portela), Max Kindler (apresentador do programa Mistureba), Yago Werneck (profissional de marketing do carnaval) e Ruça (ex presidente da Unidos de Vila Isabel).

Os ingressos poderão ser obtidos na bilheteria do evento por R$ 20,00 a pista e R$ 25,00 a mesa. Quem preferir pode adquirir a mesa com 4 entradas por R$ 80,00. O Renascença Clube fica localizado na rua Barão de São Francisco nº 54 – Andaraí. A classificação é livre.

Serviço
Roda dos Poetas – 4ª Edição
Dia 11 de novembro de 2023
Local: Renascença Clube – Rua Barão de São Francisco nº 54 – Andaraí
Horário das 15h às 21h
Ingressos: Pista – R$ 20 / Mesa – R$ 20 / Mesa com 4 convites – R$ 80,00
Link de Vendas Antecipadas – https://www.sympla.com.br/evento/roda-dos-poetas-4-edicao/2223255

Unidos de Padre Miguel comemora 66 anos com feijoada, show da Mocidade e Quintal do Pagodinho

No dia 12 de novembro, a Unidos de Padre Miguel irá celebra seus 66 anos de fundação com um evento imperdível em sua quadra, a partir das 13h.

festa upm
Foto: Diego Mendes/Divulgação

As atrações preparadas para essa data especial prometem animar o público presente. A abertura do evento fica por conta do Grupo Pura Batucada, conhecido por sua energia contagiante e ritmo envolvente. Em seguida, o Grupo Quintal do Pagodinho com convidados de peso como Gabrielzinho do Irajá, Brasil do Quintal e Alamir Kintal, trazem o melhor do samba carioca. A festa continua com um supershow da coirmã Mocidade Independente de Padre Miguel além da apresentação dos segmentos da Unidos de Padre Miguel, com seus sambas antológicos e o hino que levará para a Sapucaí em 2024, entoados pela voz marcante do intérprete Bruno Ribas e da bateria Guerreiros, de Mestre Dinho.

Os valores são acessíveis e a entrada custa apenas R$ 25,00 com direito a degustar a tradicional feijoada. A classificação do evento é livre. A quadra da UPM fica na Rua Mesquita, 8 em Padre Miguel.

SERVIÇO
FEIJOADA DE ANIVERSÁRIO DA UPM
Atrações: Quintal do Pagodinho, Show da Mocidade e Grupo Pura Batucada
Dia: 12 de novembro
Horário: a partir das 13hEntrada: R$ 25,00 com direito a feijoada.
Classificação Livre.
Endereço: Rua Mesquita, 8, Padre Miguel.