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No último ensaio de rua do ano, Tuiuti mostra grande melhora de seus quesitos mirando o desfile oficial

Quem passou pelo Campo de São Cristóvão na noite desta segunda-feira, percebeu porque o Paraíso do Tuiuti se tornou uma grande escola e se firmou no Grupo Especial. O último ensaio do ano, que começou por volta de 22h30, mostrou que a agremiação pode sonhar com uma vaga no sábado das campeãs. Um número maior de desfilantes se fez presente no treino e a melhoria de seus quesitos, principalmente harmonia e evolução, ficou nítida. A escola teve um volume de canto maior e progrediu na pista já pensando no desfile oficial. Mesmo com o ensaio se encerrando além da meia-noite, todos mostraram muita energia, embalados por mais um grande desempenho do carro de som e da bateria de Mestre Marcão.

Pouco antes do início do ensaio, o presidente Renato Thor fez um breve discurso para sua comunidade: “Em primeiro lugar, quero agradecer a Deus, por nos oportunizar esse momento maravilhoso. Venho aqui hoje agradecer toda minha comunidade por esse empenho e dedicação. O samba está na ponta da língua, está junto com a evolução. É mais um carnaval que só depende da gente. Um feliz Natal para todos vocês e família, um feliz ano novo também. Que seja um ano de muita prosperidade, de muita felicidade para toda família Tuiuti e todos os presentes aqui também. Nesse momento, eu gostaria que todos os componentes da nossa escola, do Quilombo do Samba, se cumprimentassem trocando energia no rufar da nossa bateria. Vamos lá, Tuiuti!”

O Paraíso do Tuiuti levará para o carnaval de 2024 o enredo “Glória ao Almirante Negro!”, de autoria do carnavalesco Jack Vasconcelos, para homenagear João Cândido. A escola será a quinta a se apresentar na segunda-feira de carnaval.

Comissão de Frente

Trazendo um número maior de bailarinos do que nos últimos ensaios, os comandados por Claudia Mota e Edifranc Alves mostraram uma coreografia bastante forte e valente, dando o tom do enredo da escola. Vários trechos do samba são marcados por passos bem característicos. Foi possível ver movimentos simulando o balanço do mar e do navio, além dos grilhões presos aos escravos. O ponto alto da apresentação foi quando uma das integrantes foi erguida por vários outros, posteriormente se jogando de costas e sendo amparada por eles. É uma comissão de frente que promete muito.

Tuiuti20231219 007Mestre-sala e Porta-bandeira

Raphael Rodrigues e Dandara Ventapane, que formam o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira do Tuiuti, fizeram mais uma apresentação apostando no tradicional, com alguns momentos coreográficos, vistos principalmente durante o refrão de meio do samba-enredo. Os movimentos durante o “Lerê, Lerê mais um preto lutando pelo irmão…” são bonitos e impactantes. A dupla se mostrou bem entrosada, aproveitando bastante o espaço de bailado. Raphael e Dandara estavam muito focados e seguros de seus movimentos, trocando olhares a todo instante.

Tuiuti20231219 008Samba-enredo

A obra musical composta por Cláudio Russo, Moacyr Luz, Gustavo Clarão, Júlio Alves, Alessandro Falcão, Pier Ubertini e W Correia, teve um ótimo rendimento, guiada pelo grande desempenho do intérprete principal Pixulé e seu time de cantores. Com sua voz potente e inconfundível, o cantor oficial se mostrou bastante seguro e confortável para brincar com o samba. Os cantores de apoio, entre eles Leonardo Bessa e Hudson Luiz, sustentam muito bem a obra musical durante toda sua execução. A letra da obra retrata com perfeição o momento histórico que a escola pretende trazer na avenida. A melodia traz nuances belíssimas que valorizam o samba.

O cantor Pixulé falou sobre o rendimento do samba em entrevista ao Site CARNAVALESCO: “Nossa harmonia com o canto da escola está cada vez melhor. Eu diria que está 100%. Vou ser até um pouco prepotente no que vou dizer agora. Carro de som, bateria, comunidade. Se o desfile fosse amanhã, o Paraíso do Tuiuti, o Quilombo do Samba estaria pronto!”

Tuiuti20231219 006Harmonia

O Tuiuti mostrou que o discurso de seu presidente estava correto. O samba está na ponta da língua dos componentes. Em comparação com os ensaios anteriores, foi possível notar uma melhora no volume e força do canto. Isso muito se deveu ao aumento no número de desfilantes, mas também ao costume maior de todos com a obra musical e a garra para defendê-la. O ponto alto é o refrão de meio, cantado com bastante força pelos integrantes. A preparação para o refrão principal, “Salve o Almirante Negro/Que faz de um samba-enredo/Imortal!”, também é um outro trecho de canto mais potente.

Em entrevista ao Site CARNAVALESCO, o diretor de harmonia Luis Carlos Amâncio falou sobre o crescimento da harmonia: “Gostei muito do ensaio de hoje. Estamos cada vez melhores. É um trabalho que vamos fazendo a cada semana. O último ensaio já tinha sido muito bom, mas hoje realmente foi excelente. A comunidade toda estava aí cantando. Todo mundo está de parabéns pela entrega. Agora é seguir trabalhando para que no desfile seja perfeito”.

Tuiuti20231219 005Evolução

Outro quesito que teve uma boa melhora, também impulsionado pelo maior contingente. A escola desfilou com tranquilidade, sem abrir buracos entre suas alas, e sem apertar o passo de forma desnecessária. Todos mostraram bastante animação e potência para cantar e brincar. No final do percurso, já na entrada da quadra da escola, os principais segmentos terminavam o ensaio se apresentando para os diretores e presidente, numa grande celebração.

O diretor de carnaval André Gonçalves, em entrevista ao Site CARNAVALESCO, falou sobre o desempenho da escola no último ensaio do ano: “A expectativa era muito grande. Cumprimos hoje uma meta. Como venho falando, estamos lapidando um trabalho. Mas hoje foi tudo muito perfeito para fechar o último ensaio. A comunidade estava bastante mexida. Você percebeu que tinha uma quantidade muito maior de componentes, porque o tempo vai puxando. A partir de janeiro, mesmo no calor, vai estar todo mundo aqui no meio da rua ensaiando com a gente até o final”.

Tuiuti20231219 013Outros destaques

Outro ponto alto do ensaio foi a bateria ‘’Super Som’’, comandada por Mestre Marcão. O desempenho dos ritmistas também foi fundamental para o rendimento do samba-enredo, que não arrastou em nenhum momento. O andamento se mostra perfeito para a obra. As bossas planejadas por Marcão e sua equipe são um show à parte. Muito adequadas e perfeitamente encaixadas no samba.

Acadêmicos do Cubango lança documentário sobre os 64 anos de fundação. Assista

Comemorando o aniversário de 64 anos em grande estilo, o Acadêmicos do Cubango lançou em seu canal oficial no YouTube, um documentário exaltando a sua história no Carnaval de Niterói e no Rio de Janeiro. O vídeo contou com presenças ilustres da Agremiação, como Tia Preta, uma das fundadoras da verde e branca de Niterói; Sr. Lincon, presidente da velha-guarda há mais de duas décadas; Mestre Manobo, o primeiro mestre de bateria da Agremiação; Tia Íris, coordenadora do projeto da Ala das Crianças por muitos anos; entre outros.

O material divulgado traz histórias antigas vividas pelos seus segmentos, desde a época da fundação até os dias atuais. O documentário foi produzido pelo vídeo maker Ewerton Pereira e dirigido pelo assessor de imprensa da Agremiação, Lucas Ribeiro.

Para o presidente de honra da verde e branca, Anderson Pipico, o documentário será algo que ficará marcado para toda história da ‘Mais Querida de Niterói’.

“Ainda estou emocionado com o documentário. São histórias lindas e que entrelaçam esse amor pelo Acadêmicos do Cubango. Uma Escola forte, potente e que vem para brigar pelo título de campeã. Acredito que a comunidade ficará muito emocionada em poder ver sua história sendo contada lindamente”, finalizou Anderson Pipico.

Assista ao documentário:

Rio Carnaval: Milton Cunha destrincha os enredos do Rio Carnaval 2024

RioCarnaval20231219 001O comentarista Milton Cunha convida a imprensa e público interessado na folia, para um encontro especial no dia 21 de dezembro, às 17h30, no auditório da Liesa (Av. Rio Branco, 4, 2º andar – Centro). Na ocasião, será realizada a palestra “Enredos”, onde destrinchará os 12 temas que as escolas de samba do Rio Carnaval levarão para a Marquês de Sapucaí nos desfiles de 2024 do Grupo Especial carioca, com direito a análises aprimoradas com base nos contextos históricos, culturais e de representatividade.

O evento, que também será aberto ao público, terá aproximadamente 2h30 de duração, com direito a uma sessão de perguntas e respostas ao final.

Enredos 2024 – Palestra Milton Cunha
Data: 21 de dezembro
Horário: 17h30
Local: Liesa – Av. Rio Branco, 4 – 2º andar – Centro
Entrada franca

Com o povo cantando na rua, Imperatriz faz o último ensaio do ano, embalada pelo samba e pela bateria

A Imperatriz segue mostrando sua força semana após semana. No final da tarde do último domingo, em mais um ensaio na Rua Euclides Faria, no bairro de Ramos, a escola teve um ótimo desempenho no canto de seus componentes. Nem o forte calor desanimou os desfilantes, que tiveram uma evolução solta e alegre. O samba-enredo, muito criticado no momento de sua escolha, continua tendo um rendimento excelente, muito por conta da atuação do intérprete principal Pitty de Menezes e da bateria de Mestre Lolo.

Pouco antes do início do ensaio, João Drumond, filho da presidente Catia Drumond, fez um discurso para a escola, agradecendo o título deste ano e passando energia para alcançar o sonhado bi-campeonato:

“Muito obrigado pelo ano maravilhoso que vocês proporcionaram à Imperatriz Leopoldinense. Nós conseguimos encerrar um tabu , um hiato de 22 anos sem ganhar um campeonato. Foram vocês que trouxeram esse título para Ramos. Nós temos muito a agradecer e festejar hoje. Mas muito para pedir também, muito para sonhar. Nós teremos muito para realizar no ano que vem. Vamos nos permitir sonhar com um ano melhor ainda em 2024. Serão vocês, segmentos, comunidade, que ralam o ano inteiro por essa escola, que darão fim a mais um hiato. Desde 2008, uma escola não é bi-campeã. Chegou a vez da Imperatriz ser bi-campeã do carnaval. Vamos com tudo!”

No carnaval de 2024, a Imperatriz Leopoldinense irá fechar o domingo de desfiles do Grupo Especial. A escola levará para a Sapucaí o enredo “Com a sorte virada pra lua segundo o testamento da cigana Esmeralda”, do carnavalesco Leandro Vieira.

Comissão de Frente

Novamente abrindo o ensaio, o coreógrafo Marcelo Misailidis trouxe seus bailarinos, compostos por quatro casais de homens e mulheres, totalizando oito componentes. Elas vestiam saias longas estampadas, tops e lenços na cabeça. Os homens vieram com calças brancas e camisas do enredo. A apresentação, criada especialmente para os treinos, foi marcada por passos referentes à cultura cigana e movimentos acrobáticos. Chamava bastante atenção o belo efeito das saias durante o número. Alternando momentos em dupla e momentos em grupo, todos mostraram muita força e sincronia.

Imperatriz20231218 007Mestre-sala e Porta-bandeira

Phelipe Lemos e Rafaela Teodoro, o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira da Imperatriz, seguem exibindo uma dança tradicional cada vez mais apurada e entrosada. Foi bem marcante a força e a velocidade dos movimentos da dupla. Também impressionou o canto dos dois, especialmente de Phelipe, que parecia passar energia tanto para sua dupla, quanto para os componentes da escola. Além disso, a troca de olhares, os sorrisos, e a graciosidade nas interações estiveram presentes durante toda a apresentação. Rafaela usava uma saia branca com panos coloridos pendurados, o que deu um brilho a mais no momento dos giros.

Imperatriz20231218 005Harmonia

O povo da Imperatriz está cantando muito. É interessante perceber que os desfilantes não confundem cantar com gritar de forma exagerada. Todos com o samba na ponta da língua. Não deu para perceber ninguém de boca fechada. Os refrãos da obra são o ponto alto do canto. Especialmente o último “O que é meu é da cigana/O que é dela não é meu/Quando chega fevereiro meu caminho é todo seu”, marcado por palmas da comunidade, e o principal “Vai clarear/Olha o povo cantando na rua/A Imperatriz desfila com a sorte virada pra lua”. Impressionante a força desse momento. O entrosamento com o carro de som e bateria se mostrou excelente, gerando uma unidade perfeita na escola.

Em entrevista ao Site CARNAVALESCO, o diretor de harmonia Thaigo Santos falou sobre o desempenho da escola no canto: “O resultado está ficando ótimo. É um trabalho que a gente faz de ensaio a ensaio. Claro que ainda podemos melhorar, porque queremos estar prontos para o ensaio técnico e no dia do desfile. Mas já percebemos um canto muito forte da comunidade. Agora é seguir trabalhando, massificando esse canto, para a gente fazer bonito lá na frente”.

Imperatriz20231218 001Evolução

Uma escola que se mostrou alegre, solta e vibrante. Não se notou nenhum tipo de buraco entre os componentes. Todas as alas do cortejo leopoldinense com bastante leveza para brincar o carnaval. Mas também com muita energia e garra para defender os quesitos. Uma combinação perfeita para a nova forma de desfilar da escola. Algumas alas levaram adereços de mão, como leques e balões, e fizeram coreografias em determinados trechos do samba-enredo. O efeito deixou a apresentação ainda mais vistosa. As palmas da comunidade durante o último refrão, acompanhadas até por algumas das pessoas que assistiam o treino, mostram que isso pode causar um grande impacto no desfile oficial.

O diretor de carnaval Mauro Amorim destacou a mudança que a agremiação fez no seu estilo de desfile, em entrevista ao Site CARNAVALESCO: “Estamos cada vez melhores. A comunidade vem abraçando essa nova forma de desfilar que a escola propôs há alguns anos. Um desfile mais solto, mais alegre, sem aquelas amarras de antigamente. A gente está em um caminho muito bom. Acredito que vamos conseguir novamente mostrar no desfile a nossa força”.

Imperatriz20231218 009Samba-enredo

Se no momento de sua escolha, o samba gerou desconfiança, isso já não existe mais. É impressionante notar como a junção foi bem feita. Não há qualquer estranhamento com a obra durante o canto. A letra traduz muito bem os aspectos da cultura cigana. A melodia, com variações muito bonitas, deixa o samba muito leve. Seu rendimento é excelente, impulsionado pela atuação marcante do cantor principal Pitty de Menezes, junto ao seu carro de som, composto também por um violino, que dá um toque bem especial.

Em entrevista ao Site CARNAVALESCO, Pitty falou sobre o entrosamento com seu carro de som e comunidade: “Nosso time é maravilhoso. Temos muitos músicos de talento no carro de som. Tudo fica mais fácil com esses caras. E o entrosamento com a comunidade está incrível também. Todos cantando o samba com muita força e com muita alegria, o que deixa a gente muito feliz com o trabalho. Tenho certeza que esse samba vai explodir na Sapucaí. É um samba fácil, até mais tranquilo de cantar que o desse ano, que já foi ótimo. Acredito muito que o público virá junto com a nossa escola no desfile”.

Imperatriz20231218 006Outros destaques

A bateria “Swing da Leopoldina”, sob o comando de Mestre Lolo, teve mais um grande desempenho. O andamento escolhido se mostrou perfeito para a escola cantar o samba e brincar bastante ao mesmo tempo. As bossas são um show à parte. Principalmente, a que simula uma seresta, na primeira parte do samba, com a inclusão do solo de violino. Nos momentos em que a bateria para de tocar, a comunidade deixa ainda mais claro que o sonho do bi-campeonato é muito real.

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Com canto espetacular da comunidade, Salgueiro realiza seu melhor ensaio de rua na temporada

Um excelente desfile. O primeiro treino da temporada na Rua Conde de Bonfim, na Tijuca, na noite deste domingo, resultou no melhor ensaio de rua do Acadêmicos do Salgueiro neste pré-carnaval. Um dos principais sambas do ano e a explosão da comunidade ressaltaram que a Vermelho e Branco é uma das fortes concorrentes na briga pelo título do Grupo Especial. A apresentação foi encerrada sob gritos de “é campeã”.

Agora, com o apoio massivo do salgueirense, a agremiação retornará ao Morro do Salgueiro nesta quarta-feira para mais um ensaio. Em 2024, a Academia do Samba levará para a Marquês de Sapucaí o enredo “Hutukara”, do carnavalesco Edson Pereira, e será a terceira agremiação a desfilar no domingo de carnaval. De acordo com o diretor de carnaval, Wilsinho Alves, a escola estava quase completa. Para ele, o ótimo desempenho do chão salgueirense ressalta o bom momento e o favoritismo da agremiação.

“Isso aqui é loucura, é outra energia. Haviam tijucanos e também vieram pessoas de outras escolas e regiões – tem gente da Imperatriz, Viradouro. Parece que a escola sentiu esse gás a mais e fez, disparadamente, o melhor ensaio da temporada. Cantamos e evoluímos muito. Não gosto de falar em perfeição, mas estamos quase lá. Gostei de tudo: o canto da comunidade, a evolução, o andamento da bateria, o casal, Patrick. Todos fizeram o que foi combinado. Acredito que o Salgueiro está vivendo um momento bom que se for levado até o carnaval, vamos disputar”, comenta Wilsinho.

Comissão de Frente

Com onze componentes, a comissão de frente comandada pelo coreógrafo Patrick Carvalho fez uma apresentação repleta de dramaticidade e sincronia, e foi aplaudida pelo público presente. Se o ensaio foi em grande nível, a comissão não fez diferente.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira

Salgueiro20231218 042Mais uma vez o casal Sidclei Santos e Marcella Alves, considerado um dos melhores mestres-salas e porta-bandeiras do carnaval, mostrou que o longo tempo de parceria contribui cada vez mais para um ótimo desempenho. A ótima conexão e bailado, somados à firmeza e segurança típica da dupla, resultaram em uma apresentação bastante aplaudida por quem acompanhava o cortejo. A comissão de frente abriu o treino salgueirense em alto nível, e o primeiro casal conseguiu deixar o sarrafo ainda mais alto.

Harmonia

Um verdadeiro show. A comunidade jogou junto com o carro de som e a bateria, e o resultado não poderia ser diferente: uma grande Apoteose na Rua Conde de Bonfim. O samba-enredo foi ecoado com muita força pelos componentes e por quem acompanhava o ensaio. Destaque para as alas 5, 7 e 21, que cantaram em alto nível durante todo o trecho de apresentação. De fato, tem tudo para concorrer como o melhor samba do ano. Um dos membros da comissão de harmonia da Vermelho e Branco, Paulinho Evangelista elogiou o canto da comunidade durante os ensaios, mas destaca que ainda há muito trabalho pela frente.

Salgueiro20231218 021“Estamos trabalhando semanalmente o canto e a evolução com as alas da comunidade. Os ensaios estão sendo setorizados e conseguimos um ganho muito grande com isso: a cada ensaio a nossa comunidade está subindo de nível. Eles são importantes para que, quando chegar perto do carnaval, a escola esteja em um patamar elevado e, se Deus quiser, pronta para um grande desfile. Ainda tem coisa para melhorar, é o primeiro ensaio na Conde de Bonfim e ainda têm muitos outros pela frente. É um passo a passo. Queremos chegar no carnaval em um nível bem elevado para fazer um grande desfile”, ressalta o diretor de harmonia.

Evolução

Com um ensaio de aproximadamente 1h10 de duração, o torcedor salgueirense pôde aproveitar cada momento de forma alegre e sem pressa. O local de ensaio contribui para o bom desempenho, mas o trabalho realizado pela diretoria da escola foi destaque para o resultado final. Para Paulinho Evangelista, a diferença entre as ruas Conde de Bonfim e Maxwell contribui para a apresentação dos segmentos.

Salgueiro20231218 020“A pista da Conde de Bonfim é melhor para o ensaio. Ela é mais reta, quase não tem buracos e isso facilita mais na hora do desfile – para a comissão, baianas e o casal. Acredito que o ensaio na Conde de Bonfim é mais produtivo”, conta.

Samba-Enredo

A obra caiu na boca do povo e nas graças do torcedor salgueirense. A comunidade cantou absurdamente forte vários trechos da canção. O hino foi conduzido por Charles Silva, membro da equipe do carro de som comandado por Emerson Dias, que está em viagem. O cantor demonstrou um ótimo desempenho e animou ainda mais o público. Parceiro do intérprete oficial há mais de dez anos, ele diz que a boa relação entre toda a equipe do carro de som e a bateria é um fator que contribui para um resultado positivo.

Salgueiro20231218 025“Somos como uma família. Por mais que tenhamos algumas mudanças com a chegada de dois novos amigos – que possuem uma extrema qualidade e profissionalismo. Eu, Emerson e Alessandro estamos juntos há mais de dez anos. Já sabemos mais ou menos o que o Emerson gosta e como é o clima. Daí é só dar seguimento no trabalho e manter o mesmo nível para tudo dar certo. A relação com a bateria é excelente. Sempre estamos juntos, conversamos e vemos o melhor para todo mundo. Não adianta ser bom para nós ou para eles, tem que ser bom para a escola inteira. É isso que buscamos e, graças a Deus, tem dado certo”, comenta Charles.

Já o diretor de carnaval da agremiação também falou sobre a importância do quesito samba-enredo para um bom desempenho da Academia do Samba no carnaval. “Hoje, o samba é mais da metade do desfile. O samba-enredo voltou a ter protagonismo no resultado do carnaval – da forma que deve ser sempre. Estamos muito bem servidos de samba, que é um dos melhores do ano. Isso vai impulsionar a nossa harmonia e a evolução. Acredito que ele pode ser, sim, um diferencial para o Salgueiro”, contou.

Outros destaques

A Bateria Furiosa não poderia ficar de fora dos destaques. Com 180 ritmistas e um andamento entre 146 e 147 BPM, os mestres Guilherme e Gustavo ressaltaram, na prática, o bom entrosamento entre o segmento e o carro de som. Segundo Guilherme, as duas ruas de ensaio impõem desafios que, para ele, contribuem no preparo para a Passarela do Samba.

Salgueiro20231218 024“Como a Conde de Bonfim é diferente da Maxwell, não ensaiamos nas mesmas condições que é o desfile – o que causa algumas dificuldades. Por um lado isso é bom, porque no dia oficial a facilidade da Sapucaí é muito melhor. Aqui tem curvas e tem horas que a bateria fica muito estreita e a bateria fica muito comprida. Isso atrapalha no andamento e na realização de bossas. Vamos jogando com esses obstáculos, e isso é bom. É um ensaio bom para passar as bossas, fixar na cabeça do ritmista o que iremos fazer na Sapucaí e acertar o andamento. Isso faz parte do trabalho para que no dia a gente consiga chegar em um denominador comum”, analisa o mestre de bateria.

Assim como Charles, mestre Gustavo também enfatizou a boa relação e o trabalho coletivo entre os diversos segmentos da agremiação. Para ele, isso resulta em um ótimo resultado para o carnaval da escola. “A relação é sempre a melhor possível. Nós, o Emerson, Alemão e a galera da harmonia trabalhamos com uma tremenda união. Às vezes até comento com o Guilherme que, graças a Deus, temos um ambiente de trabalho muito assim. Todo mundo se ouve, dá opinião, sai junto para almoçar e trocar uma ideia. É jogado em time, e isso facilita muito o trabalho e faz com que a gente apresente não só o melhor para o Salgueiro, mas , também, nos satisfaz”, completa Gustavo.

Disciplinada, Grande Rio faz último ensaio de rua do ano perfeita na parte técnica e sobrando na garra dos componentes

A Grande Rio deu um até logo aos ensaios na Avenida Brigadeiro Lima e Silva, a agremiação fará uma pausa para o Natal e Ano Novo nas próximas duas semanas. E fechou com chave de ouro este ciclo, tendo muita correção e eficiência em todos os seus quesitos, disciplinada, organizada mas com a garra do componente para evoluir e cantar bastante o samba de 2024. Apenas a comissão de frente não participou deste último teste em 2023. Evandro Malandro e mestre Fafá mostraram o entrosamento de sempre, e o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Daniel Werneck e Taciana Couto foram muito bem mais uma vez, tendo eficiência nos movimentos e mostrando um algo a mais nas coreografias. Agora o desafio para janeiro é manter o foco e não deixar o nível cair, voltar com o astral e a técnica lá em cima para se preparar para o ensaio técnico na Sapucaí que para a Tricolor de Caxias acontece em 28 de janeiro.

O diretor de carnaval Thiago Monteiro, ao fim do ensaio, avaliou junto a reportagem do CARNAVALESCO como foi o rendimento desta finalização de um primeiro ciclo de preparação para o carnaval 2024.

“A minha avaliação é muito positiva. Esse foi o último ensaio de rua do ano e a gente completa esse ciclo de 2023 de forma muito feliz. Acho que a escola está cantando, está atingindo um nível de canto muito bom. Lógico, é cada vez mais dentro desse nosso processo de sempre, sempre exigindo cada vez mais. Hoje, seguramente, é o ensaio que nós tivemos a comunidade mais presente, mais cheio. E isso é normal, agora em janeiro, além de ter uma escola lotada, a gente vai ter o povo de Caxias ainda mais cheio, embora hoje a presença já tenha sido muito boa”, avalia Thiago.

O diretor de carnaval da Grande Rio também revelou que a escola busca usar os ensaios na Avenida Brigadeiro Lima e Silva, no centro de Duque de Caxias, para testar diversas situações que possam acontecer no desfile oficial na Sapucaí.

Grande Rio20231218 013“Hoje nós temos umas questões técnicas que a gente ensaia na Brigadeiro e tem conseguido ensaiar isso. A gente tem feito algumas simulações, e até são coisas internas, as pessoas nem percebem, e simulados algumas coisas para que na hora do desfile se precisar, a gente possa lançar mão de uma coisa ou outra. Treino é treino , jogo é jogo, mas a gente tem que tentar no máximo reproduzir o que pode vir acontecer conosco na hora do jogo. Saio muito satisfeito e feliz, parabéns para a comunidade, parabéns para os segmentos, vamos entrar agora em 2024, que é tão curto esse início de ano, mas botando essa onça para rugir forte”, projeta o profissional.

Em 2024, a tricolor de Caxias levará para a Marquês de Sapucaí o enredo “Nosso destino é ser onça”, dos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora, e será a quarta escola a desfilar no domingo de carnaval.

Mestre-sala e Porta-bandeira

Com o desafio de abrir o desfile já que neste treino não havia comissão de frente, Daniel Werneck e Taciana Couto apresentaram uma coreografia, como característica do casal, mesclando passos mais clássicos do quesito, mas investindo também em movimentos mais coreografados, pontuando bastante o samba. E esses movimentos deram todo um charme e um destaque para a dança, como por exemplo no trecho do samba ” Kiô! Kiô, Kiô, Kiô, Kiera” em que apontavam os braços e os movimentavam como flechas, apontando um para o outro. Vestidos de branco, logo na cabeça do samba, no ” trovejou” , erguiam um braço para o alto e iniciavam movimentos mais intensos. Na segunda vez do refrão do meio, no ” É preta, parda, é pintada feita a mão…” a dupla fazia um movimento muito de muita beleza com os braços e o tronco indo e voltando, na métrica do samba, bem sincronizado, que produziam um belíssimo efeito. Apresentação sem defeitos.

Harmonia

O canto da escola tem sido um destaque e mesmo que muitas vezes o samba seja avaliado ou taxado como uma obra com palavras difíceis, encontros de fonemas que possam dificultar a desenvoltura no canto, a comunidade esteve bem à vontade com a letra e com a melodia da obra, se mostrando bem treinada com as partes que podem dificultar um pouco mais como a entrada da segunda do samba. E importante, o público que acompanhava o ensaio também cantou junto, inclusive as partes consideradas mais “trava-linguas”. Membros da direção de harmonia da escola, que também é formada por Cacá Santos e Andrezinho, Clayton Bola e Jefferson Guimarães falaram sobre o trabalho realizado pela escola para ter êxito no canto da comunidade, com ou sem palavras difíceis.

Grande Rio20231218 022“O nosso trabalho na quadra tem sido muito intenso para que o canto possa chegar forte na rua, o chão da Grande Rio é tão forte que não tem samba que eles falaram que seria um trava língua. E o chão da Grande Rio está provando que não tem trava língua, a comunidade caiu pra dentro, e cada treino está sendo melhor que o anterior”, acredita Clayton.

“Muitas escolas já vieram com sambas até mais difíceis que o nosso. Na verdade, a gente tem mostrado que não existia dificuldade com o samba, era uma questão de treinamento, ensaio exaustivo e o resultado é esse aí que a gente está vendo no ensaio de rua. Tem coisa para melhorar? Sempre tem. Todo o ensaio é diferente porque a gente sempre tenta melhorar uma coisinha ou outra, para a gente tentar chegar no dia 100%”, entende Jefferson.

Evolução

Grande Rio20231218 014A escola terminou o seu desfile pela Avenida Brigadeiro Lima e Silva com cerca de pouco mais de 1h10, fruto de uma evolução bem cadenciada, dando oportunidade do componente brincar bastante o samba, no ritmo também de como o departamento musical tem planejado o samba para escola. Mas também com muita garra, e principalmente nas primeiras alas apostando em alguns movimentos coreográficos, algumas alas em si mais voltadas para esse aspecto no seu desfile predominante, e outras mais restritas a alguns pequenos trechos do samba. Pode-se ver no ensaio muita gente carregando algum apetrecho, desde bolas, bastões iluminados ou bastões enfeitados na temática do Natal. Evolução próximo da perfeição, sem buracos ou alas se embolando.

Samba-enredo

A obra escolhida para 2024 da Grande Rio tem características bastante peculiares e se molda ao que Evandro Malandro e Fafá, responsáveis pelo departamento musical da escola, têm pensado para a agremiação em termos de samba e que tem sido chancelado pela diretoria da Grande Rio. Além disso, a obra se apoia muito no enredo, e apresenta muito da encantaria e do misticismo. O andamento também se molda às características da bateria da Grande Rio, e, como tem sido em outras apresentações, neste treino, o samba valorizou muito o trabalho das cordas e permitiu que a parte harmônica dos instrumentos como violão de sete e cavaquinho casasse inclusive com as bossas de Fafá. No trecho ” Sussuarana no sertão que vem e vai” era possível ouvir clareamento e de forma limpa o grave do violão de sete cordas se relacionando com o ritmo mais puxado para uma batida de baião da bateria. Se o samba com suas características mais melódicas será bem visto pelos jurados, apenas na apuração na quarta-feira de cinzas vai se descobrir, mas o que não se pode negar é o ótimo trabalho musical que a escola, principalmente nas figuras de Fafá e Evandro, tem feito com a obra.

Grande Rio20231218 010Outros destaques

Antes do ensaio, a emissora detentora dos direitos de transmissão dos desfiles da Liesa fez uma ação e gravou alguns vídeos. O processo contou com a participação de Milton Cunha que foi bastante tietado pelo público que compareceu ao ensaio. Antes do treino começar, o presidente Milton Perácio desejou feliz natal e agradeceu a comunidade pela dedicação neste final de ano e único de preparação para o carnaval de 2024. Emocionado, o mandatário convocou de forma bastante inflamada o componente não só no ensaio de hoje a mostrar sua garra, mas para a reta final de preparação a partir de janeiro. Algumas beldades chamaram a atenção do público, como a musa da escola Mulher Melão que vinha logo no início e a musa Luciene Santinha, a frente dos passistas que deram um show de samba no pé. No final, uma grande ala de crianças mexia muito com o público pela fofura e vontade com que cantavam o samba. Assim como foi bonito ver a ala de casais mirins defendendo o pavilhão.

Especial Barracões SP 2024: Imperador do Ipiranga convida público a desbravar o imaginário infantil

Imperador do Ipiranga20231218 001 A tradicional série “Barracões” chega para 2024 com uma novidade. Pela primeira vez, o Site CARNAVALESCO visitou as escolas de samba do Grupo de Acesso 2 do carnaval de São Paulo. Inaugurando este novo ciclo, a Imperador do Ipiranga abriu os portões para fazer um convite na forma do título de seu enredo, “Desperte a criança que há dentro de você”, assinado pelo carnavalesco Ivan Pereira. Parte dos colaboradores da direção artística da agremiação, o artista Anselmo Brito recebeu a nossa equipe para uma conversa a respeito do processo criativo em torno do tema.

Inspiração para o enredo

A Imperador do Ipiranga foi fundada em 1968 como uma escola de samba voltada para o público infantil, elevando seu status posteriormente para uma agremiação destinada a todas as idades. Em 2024, a comunidade do Heliópolis se inspira nas suas origens para levar o imaginário infantil ao Sambódromo do Anhembi. De acordo com Anselmo Brito, a ideia é que ao longo do desfile o público tenha o sentimento de voltar a ser criança.

Imperador do Ipiranga20231218 006“A Imperador é uma escola tradicional, mas ela gosta de contar histórias e de respeitar a sua história. Em uma conversa com a diretoria, decidimos trazer um enredo que pudesse resgatar a infância para trazer um saudosismo. Surge a ideia de criar um enredo lúdico, uma história a qual é um convite. A Imperador convidando a você a ser criança novamente. Para isso eu criei um personagem, e esse personagem ele pode ser eu ou pode ser tantos outros velhinhos a relembrar o seu tempo de infância. Esse velhinho vai ter a oportunidade de se encontrar com o Senhor do Tempo, que vai conduzir esse personagem para dentro de uma máquina do tempo e trazer a possibilidade de levá-lo ao mundo da imaginação e voltar a ser criança”, contou o artista.

Imperador do Ipiranga20231218 005Os portais do imaginário infantil

Através da jornada do protagonista, o público se verá diante de diferentes cenários definidos por Anselmo como portais da imaginação, partindo daqueles que representam de forma mais simbólica a identidade infantil.

“Ele vai fazer o que a mente de uma criança faz, que é muito mágico. Uma criança tudo pode, e isso que é gostoso do universo infantil. A criança tem poderes, acredita em poderes, e esses poderes vão abrir portais da imaginação. Essa criança vai conduzir todo mundo na Avenida para uma viagem começando com o riso, com a alegria. A gente acredita que o sorriso de uma criança não tem preço, e nada melhor do que um palhaço para fazer com que a gente possa se divertir e rir. Nós vamos abrir a escola com uma ala de palhaços, um grupo cênico de teatro, que estará fazendo esse convite. ‘Vem, vamos brincar, vamos sorrir’. É o primeiro portal, o portal do sorriso, o portal da alegria”, explicou.

Imperador do Ipiranga20231218 004Uma vez transpassado o primeiro portal, o carro Abre-alas da Imperador trará de maneira condensada os diferentes elementos da parte mais lúdica do imaginário infantil. “Essa criança ainda vai chegar muito além disso, vai materializar no nosso Abre Alas a magia do carrossel. O carrossel é algo que remete ao universo infantil, então vamos ter ali o encanto do carrossel, da roda gigante, do próprio palhaço, dos doces e guloseimas que encantam as crianças. Vamos nos deparar com uma criança, e essa criança vai representar as crianças nossa da comunidade. Nós vamos ter uma escultura que representa o sonho do Imperador. A continuidade da nossa alegoria é uma grande fábrica de brinquedos, para conduzir essa criança ao sonho de qualquer criança de estar dentro de uma fábrica de brinquedos. Mas não para buscar ali um computador ou um celular. Não, é para resgatar os brinquedos de outro tempo, de outra época, que são os peões, que são bolas, cataventos, ursos de pelúcia, bonecas de pano, trenzinhos, e tantos outros elementos”.

Imperador do Ipiranga20231218 003As alas que virão posteriormente serão as responsáveis por compor os diferentes portais desse imaginário que a Imperador almeja apresentar ao público. “Essa criança também vai nos abrir outros portais de imaginação. Toda criança acredita em super-heróis e sonha em ser um super-herói, e nós vamos apresentar alas de super-heróis. Nós vamos ter alas de princesas, reis e rainhas dos contos de fadas. Nós vamos ter também a apresentação de outros portais muito interessantes. A criança também tem medos, e nós vamos ter a ala do bicho-papão. As nossas queridas baianas virão representando o que há de mais gostoso para uma criança, que são os doces e guloseimas. Aqueles docinhos, aquilo que traz a coisa mais meiga da criança”.

Recados às crianças e aos ‘super-heróis da vida real’

O desfecho da história narrada pela Imperador mostra aquele adulto que voltou a ser criança a criar consciência a respeito da necessidade de se preservar a essência do que representa ser criança, além de concluir uma importante reflexão a respeito do papel dos adultos como protetores das crianças.

Imperador do Ipiranga20231218 002“Ele chega à conclusão de que hoje temos que prestar atenção. Nós vamos terminar num grande reino encantado dizendo para a criança: ‘não perca essa coisa mais bonita que você tem de poder sonhar, poder brincar. Você pode acreditar. Não permita que a tecnologia te roube tudo isso’. Da mesma maneira que nós vamos mostrar toda essa fantasia, esse lúdico. No final a gente conclui o quê? Que hoje em dia as bruxas malvadas e todos esses monstros criados na cabeça das crianças ainda existem, só que eles são diferentes. Eles podem estar dentro de um celular, numa tela de computador, na rua, na mente de pessoas que, infelizmente, abusam de crianças. É uma mensagem de dizer assim: “vamos olhar de uma forma especial. Nós, hoje adultos, temos que ser os super-heróis. Nós temos que ser os guardiões dessas crianças.” A mensagem que a gente quer passar é essa. Vamos ter um olhar diferenciado para as nossas crianças e vamos fazer com que elas sonhem mais, que não percam essa essência do acredita”, complementou Anselmo.

Curiosidades do desenvolvimento do enredo

Anselmo Brito revelou algumas curiosidades que envolveram o processo de pesquisa para a concepção do enredo. A primeira delas foi a inspiração para a composição do carro Abre-alas que mostrará a fábrica de brinquedos, que veio após consulta à comunidade sobre sonhos de infância.

“A Imperador do Ipiranga está dentro da maior comunidade de São Paulo que é o Heliópolis, com cerca de 210 mil habitantes, uma cidade. A escola hoje tem um braço muito forte dentro de todas as organizações e entidades do Heliópolis, e tem um trabalho muito sério com crianças. Em uma pesquisa do enredo eu sempre perguntava para um adulto e para uma criança: ‘o que deslumbra ser criança?’, e me deparei com um número muito grande de pessoas dentro daquela comunidade, senhores e senhoras, que gostariam de conhecer uma fábrica de brinquedos”, revelou.

A Imperador do Ipiranga foi fundada no dia de São Cosme e Damião, e tem nos santos gêmeos padroeiros das crianças sua maior inspiração religiosa. De acordo com Anselmo Brito, a presença dessa simbologia no enredo é inevitável, mas em respeito à comunidade eles terão uma abordagem diferenciada no desfile.

“Nós vamos exaltar o maior padroeiro da nossa escola. A Imperador do Ipiranga foi fundada no dia de São Cosme e Damião, e falamos a respeito deles porque também deram inspiração ao nosso enredo. A nossa escola foi fundada numa festa de Cosme e Damião como um presente para as crianças da comunidade. A gente não quis trazer a imagem de Cosme e Damião porque não se faz necessário, são entidades já conhecidas, e como nós temos aqui um trabalho espiritual, então foi solicitado que assim não fosse. Resolvemos colocar de uma forma muito especial, que fosse de uma forma que trouxesse algo a mais junto com eles. Então, ele vai estar portando o nosso pavilhão, o que há de mais nobre na nossa escola, que é o peso de um pavilhão, da nossa bandeira. Então, através de um casal de mestre-sala e porta-bandeira, que vem representando a magia, o amor, a simplicidade de Cosme e Damião. Então, vai estar nas suas vestimentas, de uma forma bem criativa, diferente, para poder estar tendo essa representatividade e a nossa homenagem”, explicou.

A maneira como a comunidade da Imperador do Ipiranga recebeu a proposta do enredo, na visão de Anselmo, o convence de que a escolha foi acertada. “Será que essa temática, ela ainda é abraçada? Tive uma surpresa imensa porque a comunidade abraçou o enredo. Mesmo quando ela não conhecia plasticamente o que nós iríamos apresentar, ela já comprava isso. Eu consegui perceber o quê? Que foi um enredo que veio no momento certo da escola. Uma escola que vem aí batendo na trave, que vem com uma plástica muito bem falada nesses três anos pela opinião pública, pelo júri mais artístico, pela imprensa como a melhor escola desse grupo passando de uma forma fantástica na Avenida. Nós tínhamos o compromisso de fazer algo muito além, a cada ano a gente se preocupa em fazer muito mais e o enredo veio porque ele facilita a plástica, e eu fico percebendo como todo mundo se encanta. Por exemplo, nós estamos agora num processo de construção e materialização aqui no barracão. As pessoas, quando aqui chegam, elas se encantam com o que vêem. Por quê? Porque é um enredo alegre, colorido, ele tem personagens de fácil leitura e de identificação, e isso também será visto nas alas. E um samba incrível, um samba muito bom, que a comunidade canta. É uma escola feliz. O que nós conseguimos perceber é que uma boa escolha de enredo ajuda num bom resultado, e nós temos certeza que nós fizemos a escolha certa”, disse.

‘Como é bom sonhar’

Anselmo Brito encerra a conversa deixando uma mensagem de otimismo e esperança para a comunidade da Imperador do Ipiranga.

“O maior espetáculo da Terra é isso. Ele te proporciona viagens como esse desfile. E podem ter certeza, a nossa escola vem lutando para almejar o próximo desafio. Esse ano foi por muito pouco, mas a gente respeita muito as coirmãs. A gente sabe o quanto é tudo tão difícil, a competição vem crescendo e eu fico feliz porque a gente tem certeza de que vamos fazer um trabalho para buscar essa vitória, e quando conquistarmos vamos ter muito respeito. Se São Cosme e Damião, se a alegria das crianças permitir que assim seja e que a gente volte para o grupo de Acesso 1, a gente vai ter certeza de que a gente brigou com grandes escolas, com grandes pavilhões, todos eles, com os mesmos anseios. Vamos mostrar isso. Como é bom sonhar, né? E nosso sonho também começa com isso”, concluiu.

Ficha técnica

Enredo: “Desperte a criança que há dentro de você”
Alegorias: 2 + 1 tripé
Alas: 13
Componentes: 1200, sendo 220 ritmistas na bateria.
Ordem de desfile: Nona escola a desfilar no dia 3 de fevereiro de 2024 pelo Grupo de Acesso 2

Viradouro finaliza 2023 com comunidade feliz, show da bateria e promete vir com sangue nos olhos na busca pelo título

O ensaio de rua da Viradouro já está marcado no calendário da cidade de Niterói como parada obrigatória para quem deseja curtir um bom samba, uma bateria avassaladora e uma comunidade apaixonada por sua escola. A temporada de ensaios da vermelha e branca rumo ao carnaval 2024 vai dar uma pausa por conta das festas de Natal e réveillon e a despedida da Avenida Amaral Peixoto não poderia ter sido melhor, componentes e segmentos foram fundamentais para que o ensaio fosse mais uma vez espetacular. Um show de organização aliado a uma espontaneidade impressionante deram o tom no ensaio que ainda reforçou a qualidade do samba-enredo e o entrosamento entre Wander Pires e Mestre Ciça. Ao final do ensaio toda essa felicidade foi extravasada da melhor forma, a bateria abriu para que todos os diretores de harmonia, musas e passistas entrassem e fizessem uma grande festa, foi a coroação de uma grande noite e principalmente de um grande pré-carnaval realizado pela agremiação.

O diretor executivo da Viradouro, Marcelinho Calil, falou ao site CARNAVALESCO sobre a qualidade dos ensaios que a agremiação tem feito nesse pré-carnaval, para ele, o fato de ter a Amaral Peixoto a disposição é fundamental para isso, afinal, é possível simular exatamente a Marquês de Sapucaí e planejar tudo que deve ser feito. Marcelinho apontou também que nunca viu a escola ensaiando tão bem nessa altura da preparação, ele reforça que confia na equipe formada e na comunidade. A expectativa segundo ele é que a escola conquiste mais um campeonato para sua história.

“Melhor impossível. Eu falo isso sempre há anos, mas de fato é, muitas coisas no carnaval são imprevisíveis, mas algumas coisas de fato a gente consegue planejar, a gente realmente tem uma rua maravilhosa para ensaio, eu sei que muitas escolas não têm essa condição, mas a gente tem essa condição graças a Deus de simular muito o desfile e a gente de fato vai montando algumas coisas mesmo que superficialmente de estágios até chegar o Carnaval em fevereiro. Vou dividir por meses aí, acho que desde outubro, novembro, dezembro, enfim as coisas vêm acontecendo muito bem. Eu diria que essa escola nunca ensaiou ainda em dezembro como está ensaiando. Em todos os anos que eu estive aqui nenhum ano foi tão potente em dezembro quanto agora, a gente vem superando as expectativas, a gente tá feliz pra caramba, sabemos que temos uma equipe forte, sabemos que a gente tem um conjunto de quesitos fortes e sabemos que a gente tem uma escola feliz. A escola vem com sangue nos olhos mesmo, tanto na parte plástica, quanto na parte comportamental. Enfim, a gente vem pra buscar o título, eu não nego isso pra ninguém, o pensamento sempre vai ser esse”, finalizou Marcelinho.

Viradouro20231218 010Em 2024 a Viradouro levará para a avenida o enredo “Arroboboi, Dangbé”, sobre a energia do culto ao vodum serpente. Criado e desenvolvido pelo carnavalesco Tarcísio Zanon. Assim como no último carnaval, a escola terá a missão de encerrar os desfiles pelo Grupo Especial na segunda noite de espetáculo. O próximo ensaio de rua da vermelha e branca será no dia 07 de janeiro, novamente na Avenida Amaral Peixoto. Porém, na próxima terça a escola realizará em sua quadra a festa de Natal da comunidade.

Comissão de Frente

A comissão comandada brilhante pelos coreógrafos Priscilla Mota e Rodrigo Negri, carinhosamente chamados de “casal segredo”, esteve presente no ensaio de rua pela segunda vez nesta temporada, o grupo formado por homens e mulheres apresentou uma coreografia forte e aguerrida, com vários momentos marcantes. Priscilla contou que boa parte da coreografia oficial já seria mostrada hoje, principalmente a de andamento, porém, a de jurado seria surpresa para o dia. O casal aproveitou para destacar a importância de ensaiar na rua e assim como Marcelinho Calil, pontuou como a Amaral Peixoto valoriza o ensaio e gera um gostinho de Sapucaí. Sobre a apresentação da comissão, o único porém ficou por conta do cabelo de uma componente que ameaçou cair durante a apresentação na segunda cabine de jurado, não comprometeu a dança, mas ficou nítido o desconforto da mesma.

Viradouro20231218 002“O ensaio de rua pra gente é super importante. Aqui na Amaral Peixoto a gente tem na rua que ela é idêntica a Sapucaí. A gente tem dois recuos, tem toda a metragem da Sapucaí, então pra gente é fundamental mesmo quando a gente não traz o grupo, a gente dá folga pra eles, mas a gente vem pra marcar o andamento da escola exatamente como vai ser no desfile, pra hoje a gente trouxe a evolução, vamos fazer todo o andamento do desfile com a comissão, com trechinhos da coreografia oficial, não o jurado, mas dá pra gente sentir, pegar um pouquinho da energia e validar o que a gente vem ensaiando”, pontuou Priscilla.

“O ensaio não é importante só para comissão, ele é válido para a escola como um todo, precisa estudar muito bem esse andamento, a nossa entrada para cabine de julgamento, a nossa saída para entrada do casal, então é importante nesse sentido, além de pegar a energia dessa Amaral Peixoto que é muito bacana pra gente entrar no clima do carnaval”, disse Rodrigo.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira

Nunca é demais elogiar o bailado de Julinho e Rute, experientes e extremamente entrosados, a dupla realizou mais um ensaio impecável, giros precisos, encontros certeiros e coreografia na medida certa, sem perder a espontaneidade que o quesito pede. O casal pontuou a importância da realização do ensaio de rua, disse que a coreografia oficial já está sendo ensaiada e destacou que a dança é primordial para eles.

“Chegamos ao último de 2023, já muito perto do Carnaval. E hoje não vai ser diferente dos outros, a gente vai fazer a coreografia oficial, o que a gente usa é esse ensaio também não só o ensaio da comunidade, mas um ensaio nosso também, a gente sempre faz a coreografia por mais uma coisa mude, aperfeiçoe, mas a gente aproveita também pra ser mais um dia de ensaio pra gente”, disse Rute.

Viradouro20231218 003“Coreofrafia marcada é uma preocupação que a gente sempre tem, graças a Deus, porque eu e Rute somos um casal tradicional, a gente gosta da dança tradicional, por mais a gente crie algo nosso. Realmente que tenha contexto com a dança tradicional do mestre-sala e porta-bandeira, que a gente cria alguma coisa, a gente sempre tem a preocupação de não fugir totalmente as características, mas também que a gente consiga dar uma pincelada em alguma coisa relativa ao enredo, ao samba enredo, mas é uma pincelada, só pra dar uma uma cereja, vamos dizer assim. Mas graças a Deus acho que a gente está no caminho certo. É óbvio que nunca está tudo pronto, fica pronto literalmente no carnaval. Mas a gente está muito feliz com o que a gente preparou até agora e vem ensaiando”, pontuou Julinho.

Samba-Enredo

Como de costume nesta temporada, o samba composto por Claudio Mattos, Claudio Russo, Julio Alves, Thiago Meiners, Manolo, Anderson Lemos, Vinicius Xavier, Celino Dias, Bertolo e Marco Moreno foi um dos grandes destaques da noite. O hino da escola passou de forma avassaladora e se manteve bem durante todo momento, mas na parte “ê alafiou, ê alafiá!”, até o final da estrofe e nos dois refrãos o nível conseguia atingir o ápice, mérito total de Wander Pires e seu carro de som que a cada ensaio demonstram estar mais à vontade na condução dessa obra.

Viradouro20231218 001Harmonia

A apaixonada comunidade da vermelha de niterói tem dado verdadeiros espetáculos nos ensaios de rua da agremiação, neste último não foi diferente, o canto impressionou e foi possível ouvir de longe, da primeira até a última ala o nível do canto não oscilou em nenhum momento, porém, o que mais impressiona é a forma como o componente tem demonstrado estar feliz, todos brincam e cantam com extrema leveza. Para os diretores de harmonia Marcos Mendes e Jeferson Coutinho, tudo isso é fruto da valorização que cada diretor passa para os componentes, a escola valoriza muito sua comunidade, sendo assim, o que se vê na pista é uma troca de carinho e generosidade.

“O trabalho que a gente vem fazendo em quadra com essa integração da harmonia com a comunidade, puxa a comunidade pra gente, trata eles bem e faz com que eles ensaiem felizes. Daí chega aqui e é muito mais fácil o nosso trabalho”, pontuou Marcos Mendes.

“É o que o Marquinho falou, a escola valoriza muito o componente, faz com que ele realmente sinta o protagonista do desfile e do processo. Enquanto harmonia nós deixamos a comunidade totalmente sendo a extensão da escola, eles se sentem assim, nós treinamos exaustivamente, terças ensaios setorizados que culmina nesse ensaio de Amaral Peixoto que sempre é válido frisar, nos dá uma condição diferenciada da gente conseguir aliar a técnica com a evolução, com a harmonia de canto, harmonia de cordas. A escola realmente tá feliz, nós temos um samba aqui que impulsiona, a crítica vem falando também que é um samba realmente de guerra como o nosso enredo pede. É isso, a escola finaliza 2023 com um ensaio de rua de alto nível, vibrante, uma escola feliz, comunidade feliz e vamos dar um descansinho 2024 a gente voltar zero bala pra se Deus quiser a gente brigar mais uma vez por esse título”, disse Jeferson Coutinho.

Evolução

Viradouro20231218 009A comunidade da Viradouro sabe exatamente como desfilar e o trabalho realizado pela escola é de se admirar, não se vê afobação, alas emboladas ou qualquer tipo de problema que poderia acarretar em perda de pontos. Os componentes entram, evoluem de forma organizada, leve, espontânea e saem como a maior naturalidade. No ensaio desta noite não foi diferente, todas as alas foram extremamente compactas, organizadas e leves, tais características foram vistas até mesmo nas alas coreografadas, que exigem um pouco mais de atenção do desfilante. Alguns elementos foram utilizados para demarcar o espaço das alegorias no desfile oficial e nenhum problema foi observado.

Outros Destaques

Destacar a bateria de mestre Ciça é o mesmo que chover no molhado, mas nunca é demais elogiar o trabalho que vem sendo desenvolvido por ele na escola, no próximo ano, como o mesmo prometeu, vai ter muita macumba na avenida, neste último ensaio a Furacão Vermelho e Branco brincou de desfilar, os ritmistas estavam soltos e tudo fluiu com muita naturalidade, até mesmo as bossas mais complicadas.

No final do ensaio a rainha de bateria Erika Januzza caiu no samba ao lado da tia do mestre-sala Julinho, uma imagem muito bonita e que refletiu o que foi o ensaio da Viradouro, a energia lá no alto, com muita vibração e alegria.

‘Fez tremer o chão’! Canto forte e bateria são destaques no quarto ensaio de rua da Mangueira

“Faz tremer o chão”, o verso do samba da Mangueira para o carnaval de 2024 pode ser sentido na prática no quarto ensaio de rua da Verde e Rosa, realizado no último domingo (17), na Avenida Estação Primeira, no bairro do Maracanã. O canto da comunidade mangueirense foi, mais uma vez, o grande destaque da apresentação da escola, alinhado à bateria “Tem que respeitar meu tamborim”, dos mestres Rodrigo Explosão e Taranta Neto. O samba-enredo da escola, em homenagem a cantora Alcione, se provou funcional. O ensaio durou aproximadamente 55 minutos.

Em 2024, a escola levará para a Avenida o enredo “A Negra Voz do Amanhã”, que homenageará a cantora Alcione, dos carnavalescos Guilherme Estevão e Annik Salmon, e será a quarta agremiação a desfilar na Marquês de Sapucaí, na Segunda-Feira de carnaval. No treino deste domingo, a Comissão de Frente, dos coreógrafos Lucas Maciel e Karina Dias e o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Matheus Oliverio e Cintya Santos, não participaram.

“Foi um grande ensaio, mais uma vez. Nós estamos no caminho certo, a cada ensaio está melhorando, tanto a evolução, quanto o canto da comunidade e o nosso samba. A cada ensaio, nós vamos melhorando e evoluindo até o dia do nosso desfile, onde estaremos 100% do que a gente espera”, destacou o Diretor de Carnaval da Mangueira, Junior Cabeça.

Mangueira20231218 015Harmonia

O canto da comunidade da Estação Primeira de Mangueira pôde ser ouvido por todos os cantos da via onde a escola realizou seu quinto ensaio rumo ao carnaval de 2024. Todas as alas da escola, do início ao fim, entoaram, com muita força, o samba-enredo que a Verde e Rosa levará para a avenida. O trecho “Mangueira! de Neuma e Zica// dos versos de Hélio que honraram meu nome// levo a arte como dom// um brasil em tom marrom que herdei de Alcione” era fortemente cantado pela comunidade e marcava o início de uma explosão, até o refrão principal do samba. O carro de som da escola, comandado pelos interpretes Marquinho Art’Samba e Dowglas Diniz teve contribuição fundamental para o bom desempenho da harmonia mangueirense, ao conduzir e sustentar com maestria o samba-enredo da escola. No quesito, destaque também para a ala 4, que entoava com muita força todos os versos da obra que homenageará a cantora Alcione.

Evolução

Mangueira20231218 013Mesmo sem estar com todo seu contingente no ensaio, a evolução dos componentes da Mangueira pela Avenida Estação Primeira ocorreu de maneira fluída, coesa e sem apresentar buracos ou clarões. As alas da escola demonstraram muita leveza, animação e desenvoltura ao longo dos cerca de 55 minutos de treino. Destaque para a ala de passistas da Mangueira, que vestidos no verde e rosa da escola, demonstraram muito samba no pé e simpatia para com o público presente no ensaio.

Samba-Enredo

O ensaio de rua da Mangueira pôde confirmar o crescimento do desempenho do samba-enredo da escola desde a escolha na disputa. A obra, dos compositores Lequinho, Júnior Fionda, Gabriel Machado, Fadico, Guilherme Sá e Paulinho Bandolim, se mostrou extremamente funcional. O refrão principal e, sobretudo, o bis anterior, “Ela é Odara, deusa da canção/Negra voz, orgulho da nação”, foram muito cantados pelos componentes da escola. O grande desempenho do samba da Mangueira só foi possível graças ao belo trabalho musical da bateria “Tem que Respeitar meu Tamborim” e do carro de som da Verde e Rosa.

Mangueira20231218 008“Está sendo muito bom, principalmente pelo fato de estarmos conseguindo colocar em prática todas as nossas ideias musicais. A gente sabe que tem coisas que a gente imagina, mas que, na prática, não acontecem. Tudo que a gente está construindo, a gente pensando e executando com uma qualidade muito boa e esse ano, temos um samba que estamos conseguindo explorar principalmente pelo fato de termos Alcione, que prima pela voz, temos muitos arranjos vocálicos, uma construção musical que estamos fazendo junto com a bateria, pensando principalmente na questão musical que Alcione nos traz, todas as referências que ela tem”, comentou o Diretor Musical da Mangueira, Vitor Art.

“A gente conseguiu trazer Alcione para dentro do nosso samba. A gente conseguiu colocar em praticas as ideias e está dando tudo certo”, completou o Diretor Musical Digão.

Outros Destaques

A bateria da Mangueira, comandada pelos Mestres Rodrigo Explosão e Taranta Neto, foi um dos grandes destaques do ensaio de rua da Verde e Rosa. Ao longo de todo ensaio, os ritmistas da “Tem que Respeitar meu Tamborim”, mesmo sem estar com contingente completo, sustentaram com maestria o ritmo e elevaram o desempenho do samba-enredo e da harmonia da escola. Em um verdadeiro show a parte, a bateria realizou diversos bossas. No trecho em que cita o “Boi de Maracanã” até o refrão do meio, com o “Tambor de Crioula”, a bateria realizava uma bossa que remetia à musicalidade do Maranhão, estado de origem de Alcione. No bis anterior ao refrão, o do “Ela é odara”, era realizado um “apagão”, que era prontamente correspondido pelo canto da comunidade.

Mangueira20231218 019“Gostei bastante do ensaio, hoje a bateria estava com um contingente menor, pois estamos em uma maratona de ensaios. Mas, o contingente que estava hoje foi bastante produtivo e a tendência é melhorar, pois está chegando o carnaval, a rotina de ensaios aumentou e a galera está pegando mais confiança. Se Deus quiser, a gente vai levar tudo de bom para avenida e trazer os 40 pontos”, ressaltou o Mestre Rodrigo Explosão

“O ensaio foi bastante positivo, hoje foi mais para a gente usufruir o canto da escola, sincronizar com a bateria. Está tudo saindo super bem nesses ensaio de rua que fizemos até hoje”, concluiu o Mestre Taranta Neto.

A brilhante rainha de bateria da Mangueira, Evelyn Bastos, marcou presença, mais uma vez e esbanjou simpatia e samba no pé para o público presente. Ao final, Evelyn foi tietada por um grande número de crianças que acompanhavam o treino.