InícioGrupo EspecialVem aí o prêmio Resenha dos Sambistas

Vem aí o prêmio Resenha dos Sambistas

Premiação terá 14 categorias. Cerimônia será realizada em março

Foto: Diego Mendes/Rio Carnaval

Depois de quatro anos do programa Resenha dos Sambistas com debates sobre samba e carnaval os responsáveis decidiram criar o prêmio homônimo. Idealizado por Junior Escafura e Dudu Azevedo a premiação tem por objetivo enaltecer ainda mais o trabalho dos profissionais do segmento.

A premiação será dividida em 14 categorias: Comissão de Frente; Mestre-Sala e Porta-Bandeira; Harmonia; Direção de Carnaval; Bateria; Intérprete; Diretor de Barracão; Samba-Enredo; Passistas; Rainha de Bateria; Enredo; Ala de Baianas; Comunicação/Marketing e Assessoria de Imprensa. O primeiro ano será voltado apenas para o Grupo Especial, mas a ideia é que a partir da segunda edição, a Série Ouro também seja contemplada.

O grande diferencial deste prêmio está no modelo de votação conforme esclarece Junior Escafura.

“O Resenha dos Sambistas vem chegando no carnaval para premiar os melhores do Rio Carnaval pelo olhar dos próprios artistas que fazem o maior espetáculo a céu aberto, da Terra. Inspirado na forma desenvolvida pela FIFA quando escolhe o melhor jogador de futebol do mundo, os artistas das escolas de samba irão escolher os melhores, mas não podem escolher artistas de suas próprias agremiações”, frisa.

Cada escola de terá direito a dois formulários que serão entregues ao Diretor de Carnaval. Um formulário será a escolha direta do Diretor de Carnaval e, o outro formulário, o Diretor de Carnaval solicitará que o representante de cada categoria do prêmio da sua agremiação escolha o melhor do RioCarnaval. E o diferencial do prêmio não para por aí, os três indicados serão comtemplados com troféu de ouro, prata e bronze.

Dudu Azevedo, que também está à frente do projeto, explica que o objetivo não é acirrar a competição entre os profissionais, e sim reconhecer a importância do trabalho dessas pessoas e a dedicação às suas escolas ao longo de todo o processo que envolve o desfile.

“A acho que será o prêmio com o olhar dos artistas do carnaval. De quem vive o ano inteiro dentro do carnaval, que sabe as tarefas, dores e satisfações que o desfile proporciona. Será bonito ver votarmos em artistas que não são das nossas escolas.”, pontua Azevedo.

O resultado será anunciado na terça-feira de carnaval. A entrega dos prêmios acontecerá em março. A data e o local serão divulgados em breve. Selminha Sorriso irá comandar a cerimônia de entrega dos troféus ao lado de Junior Escafura.

- ads-

Vai-Vai busca emoção e quer fechar o sábado de carnaval

Maior campeã do carnaval paulistano, com quinze títulos do Grupo Especial, o Vai-Vai está prestes a começar o ciclo do carnaval de 2025 com...

Camisa Verde e Branco comemora permanência no Especial e tem escolha de horário traçada

O Camisa Verde e Branco será uma das últimas escolas a decidir o dia e horário para o desfile no segundo ano consecutivo no...

Conheça o enredo da Botafogo Samba Clube para estreia na Marquês de Sapucaí

A Botafogo Samba Clube divulgou o seu enredo para o Carnaval de 2025 no início da noite desta quinta-feira, data em que se comemora...