InícioGrupo EspecialPesquisador conta como descobriu a existência de Rosa Maria Egipcíaca, enredo da...

Pesquisador conta como descobriu a existência de Rosa Maria Egipcíaca, enredo da Viradouro para o Carnaval 2023

Luiz Mott também revelou o que mais o impressionou quando teve contato com a história

O pesquisador Luiz Mott, autor do livro “Rosa Egipcíaca: Uma Santa Africana no Brasil”, vem contribuindo com o carnavalesco Tarcísio Zanon para contar a vida de Rosa Maria Egipcíaca na Marquês de Sapucaí. Pioneiro na descoberta da existência dessa história, ele contou detalhes da sua pesquisa que vem sendo a base do enredo da Viradouro.

Foto: Nelson Malfacini/Site CARNAVALESCO

Em entrevista ao CARNAVALESCO, Mott relembrou o primeiro contato dele com documentos históricos que comprovavam a existência da homenageada pela Vermelho e Branco de Niterói.

“Na verdade, ninguém tinha conhecimento da Rosa até que eu descobri o processo lá em Portugal”.

Luiz Mott também revelou o que mais o impressionou quando teve contato com a história da mulher negra tema do enredo da Viradouro.

”O que mais me impressionou foi essa adaptação. Ela foi de escrava a uma santa adorada pela população do Rio de Janeiro. De modo que a escravidão, apesar de muito cruel, havia brechas, havia espaços para a escrava se tornar uma senhora”.

Sobre o fato da vida de Rosa Maria Egipcíaca não ter sido contada nos livros de história, o pesquisador falou em “falta de conhecimento”.

”Ninguém teve acesso ao processo. Não foi uma censura. Foi falta de conhecimento mesmo”, citou.

- ads-

Mauro Quintaes estreia ‘Quintas Com Quintaes’ na TV Alerj

Fazendo parte das comemorações de seus 20 anos de fundação, a TV Alerj através de seu diretor geral, Luciano Silva, traz para a sua...

Rodrigo Meiners não é mais carnavalesco dos Gaviões da Fiel

A direção dos Gaviões da Fiel anunciou a saída do carnavalesco Rodrigo Meiners. Confira abaixo a publicação da escola. "Gostaríamos de informar que o carnavalesco...

Viradouro: arte do enredo de 2025 virá de Pernambuco

A arte do enredo da atual campeã do Carnaval do Rio de Janeiro será escolhida através de um concurso cultural promovido pela Viradouro em...