InícioSão PauloEntrega dos componentes da Tom Maior marca primeiro ensaio técnico da escola

Entrega dos componentes da Tom Maior marca primeiro ensaio técnico da escola

Atentos, entrosados com o departamento de harmonia e carro de som, comunidade deu o tom no treino

Por Gustavo Lima e fotos de Fábio Martins

A Tom Maior fez na noite de sábado o seu primeiro ensaio técnico visando o Carnaval 2024. A escola do Sumaré fechou o dia de incríveis oito treinos. Uma maratona que entusiasmou o público presente no Anhembi. O ensaio da vermelho e amarelo ficou marcado pelo forte canto da comunidade. É incrível a entrega que os componentes da Tom, que agora está de casa nova, na Barra Funda, vem mostrando. Outras satisfatórias percepções, como a ala musical e a bateria também devem ser destacadas. A Tom Maior será a segunda escola a desfilar no sábado de carnaval com o enredo “Aysú – uma história de amor”.

De acordo com Bruno Freitas, diretor de carnaval, o ensaio foi totalmente satisfatório, mas ainda estão na busca da perfeição. “Acho que nós já tínhamos boas perspectivas pelo que a gente vem fazendo lá na Rua Sérgio Tomás nos ensaios e na nossa quadra. Como é bom falar isso, mas eu saio daqui muito feliz, muito feliz mesmo. Acho que foi um baita ensaio, não percebi grandes variações de velocidade. Obviamente a gente quer a perfeição. Então agora é voltar para casa, fazer mais alguns ensaios específicos de canto e tem ensaio de rua domingo que vem. A perspectiva é muito boa, tenho certeza que se a gente continuar nessa pegada, vem algo muito grande por aí, respeitando todo mundo, mas sabendo que chegou a nossa hora, porque a gente está trabalhando demais. Hoje foi um grande aperitivo disso. Estou muito feliz mesmo, mas como eu falei, queremos a perfeição e o trabalho não vai parar agora, muito pelo contrário”, declarou.

Comissão de frente

A ala comandada por André Almeida evoluiu pela pista com dois grupos. Um estava vestido nas fantasias de cores laranja e amarelo e outro de branco e dourado. A dança consistia em se movimentar livremente pela pista e saudar o público. Dentro da comissão, também havia um tripé com um componente dançando.

O coreógrafo André gosta de dividir a ala fazendo com que cada representante signifique várias coisas dentro da apresentação da comissão de frente. Não se viu tanta criatividade se comparado ao ano passado, mas pode ser que venha coisa diferente, até pelo criativo enredo.

Mestre-sala e Porta-bandeira

O casal Ruhanan Pontes e Ana Paula tem a característica de priorizar a coreografia dentro do samba. Foi isso o que fizeram neste treino, principalmente marcando os passos dentro da trilha-sonora. Um exemplo de coreografia entre no samba é na “É flecha certeira no peito”, onde o mestre-sala fazia o movimento de arco e flecha na direção da porta-bandeira.

O mestre-sala mostrou total empolgação e se diz pronto para conquistar a nota máxima. “Vão falar que eu não sou modesto, mas, se o desfile fosse hoje, era quarenta pontos com certeza. Que ensaio! Acho que é a temporada de carnaval que a gente mais está ensaiando. Estamos ensaiando quatro dias seguidos”, declarou.

É sabido que o Anhembi está passando por uma série de reformas. Entre elas, a pista é nova. De acordo com a porta-bandeira, o maior desafio são os locais dos jurados. “Eu gostei do piso! Não está escorregando, para mim. Acho que a maior diferença é o campo de visão do jurado. É o que me preocupa mais. Mas em relação ao vento e à pista, acho que as reformas do Anhembi não mudaram muita coisa”, completou.

Harmonia

A comunidade da Tom Maior abraçou totalmente o samba-enredo de 2024. É uma das obras sensações do ano. Foi entoada fortemente no Anhembi neste ensaio por todas as alas. É uma trilha-sonora que tem uma melodia com andamento baixo, mas com alguns picos de elevada no tom. Porém, se observar bem, todos os componentes da vermelho e amarelo estão com o samba na ponta da língua. Contudo, em um determinado momento (não visto o tempo), houve o apagão e as alas se enrolaram. Isso também se deve ao fato de o Anhembi ainda estar sem o som completo. Nesses primeiros ensaios técnicos somente o carro de som serve como base para ouvir a ala musical.

Evolução

Os componentes da escola se mostraram bastante animados, coreografando de um lado para o outro principalmente. Em alguns momentos a escola chega a fazer a coreografia, com destaque para quando se canta “abaeté” – Antes, a comunidade se abaixa e depois saem saltitantes. O refrão do meio: “Numiá, arapiá”, os integrantes da Tom erguem os braços para o alto e mexem de forma vertical. Bexigões nas cores da escola foram levados pelos componentes, o que deu um belo contraste na pista.

Samba-enredo

Como citado acima, é um dos sambas que mais agradou o público que acompanha o carnaval, principalmente pela sua melodia. O povo do Sumaré abraçou e o resultado está chegando. O intérprete Gilsinho, que está indo para o seu terceiro ano na Tom Maior, canta o samba com potência. Vale destacar os apoios e vozes femininas, além de uma introdução que mostra uma participação da bateria, entrosamento e uma comunicação direta com o tema para 2024.

O intérprete Gilsinho enalteceu o ensaio da escola. “Foi muito bom. Um balanço gostoso, sem correria, sem atropelamento, todo mundo cantando feliz e contente. Bateria impecável e carro de som se comportou da melhor maneira possível. Agora vamos assistir, ver como é que foi, ver se teve erros e tentar corrigir”, afirmou.

O cantor falou sobre os apagões e o entrosamento com a ‘Tom 30’. “O entrosamento é perfeito. Não tem o que reclamar. Está tudo muito coeso. Eu confesso que tinha um pouco de medo dessa paradinha. Com o som só do caminhão já deu certo e com o som da avenida, vai melhorar ainda mais”, completou.

Outros destaques

A bateria ‘Tom 30’ de mestre Carlão abusou das paradinhas. Isso foi bem sincronizado com a escola, pois quando seria feito, havia um sinal de mão dos harmonias com os componentes para ter o entendimento. Claro que vale aperfeiçoar para não embolar o canto, mas a ousadia de mestre Carlão deve ser ressaltada.

“Não existe muita diferença pra gente em relação a quadra e ao ensaio em ambiente aberto porque ensaiamos todo domingo na rua Sérgio Tomás. Repetimos o que fizemos lá e foi tudo dentro do planejado. Agora é ver o que precisamos melhorar e trabalhar em cima disso. Temos mais um ensaio técnico, um ensaio específico de bateria e mais dois na rua. Vamos continuar trabalhando, mas o primeiro foi muito bom, na minha opinião”, destacou o mestre e presidente Carlão.

O mandatário aproveitou para falar da nova quadra. “A melhor coisa que está acontecendo em relação à quadra é a melhora na autoestima da nossa comunidade. Tecnicamente, não tem muito o que falar porque o espaço é igual a muitos outros que nós já utilizamos anteriormente. O importante é que a comunidade está com a autoestima alta e está tudo bem”, finalizou.

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