A Sociedade Rosas de Ouro, escola do Grupo Especial do carnaval paulistano, contará em seu desfile com a presença do jornalista e ativista social, Manoel Soares, que irá representar Zumbi dos Palmares no desfile da Roseira em 2023.

Foto: Rodrigo Godoi/Rosas de Ouro

O convite ao apresentador do programa Encontro, da Rede Globo, foi feito na tarde desta quinta-feira, em uma visita que o artista fez ao barracão da escola, localizado na Fábrica do Samba, região central de São Paulo.

Acompanhado do carnavalesco Paulo Menezes, Manoel conheceu o projeto da escola para o próximo carnaval, que terá o enredo “Kindala – que o amanhã não seja só um ontem com um novo nome”, onde exaltará a luta, a força e as conquistas do povo negro através dos tempos, e agora, terá o apresentador interpretando Zumbi dos Palmares em uma das alegorias.

“Eu estou muito feliz e emocionado porque agora faço parte também da família Rosas de Ouro. Fui escolhido para ser o Zumbi dos Palmares nessa edição do desfile, o que muito me honra, pois vou representar um dos grandes líderes da história brasileira, imortalizado como um símbolo da resistência e luta”, afirma o jornalista.

Neste ano, Manoel foi nomeado Embaixador Cultural da União Africana pelo Conselho Econômico e Cultural da The African Pride, organização que existe desde 2002 e que vem promovendo a integração entre os países do continente africano. Na Rosas de Ouro, o comunicador aceitou também o convite para ser Embaixador do tema que a azul e rosa da Brasilândia levará ao Sambódromo do Anhembi.

“Eu como como Embaixador da União Africana fico lisonjeado. Acho que é muito importante que nós entendamos que esse ano, o enredo da escola tem como principal função naturalizar no nosso cotidiano a palavra Kindala, que em bantu quer dizer “agora”. Precisa fazer parte da nossa vida. E mais que isso. A história negra precisa ser naturalizada, não somente como história de escravizados, mas como história de vencedores. Acho que vai ser um momento muito especial. Um momento de aprendizado“, destaca Soares.

A Rosas de Ouro será a quinta escola a desfilar no Sambódromo do Anhembi, no dia 17/2 (sexta-feira) pelo Grupo Especial do carnaval de São Paulo.