InícioSérie OuroSérie Ouro Carnaval 2024 começa nesta sexta-feira com tradição da Estácio e...

Série Ouro Carnaval 2024 começa nesta sexta-feira com tradição da Estácio e ‘juventude’ da Acari e Maricá

Cultura Afro, ciranda, ambulantes, homenagem, São João, religião e festejos. Tem de tudo um pouco na abertura da temporada dos desfiles de 2024. A ordem dos desfiles do dia 09 de fevereiro é União do Parque Acari, Império da Tijuca, Vigário Geral, Inocentes de Belford Roxo, Estácio de Sá, União de Maricá e Acadêmicos de Niterói e Unidos da Ponte. Os desfiles iniciam às 21 horas e a cobertura jornalística, conta com a transmissão de áudio, diretamente da pista do Sambódromo. A partir das 20h, é só conferir no site CARNAVALESCO por meio da plataforma do YouTube o primeiro dia de desfiles da Série Ouro. Te esperamos!

De acordo com o regulamento os desfiles irão iniciar às 21h. Cada escola tem o tempo mínimo de 45 minutos e máximo de 55 minutos. Além disso, elas precisam ter no mínimo 900 integrantes, entre eles, pelo menos 35 baiana, sendo proibida a presença de pessoas do sexo masculino na ala, apenas justificando. Na bateria, é necessário ter o mínimo de 130 ritmistas, vestidos iguais.

A comissão de frente, por exemplo, precisa ter entre 10 e 15 pessoas, pode ou não ter um elemento cênico, ou alegoria que componha. A agremiação na totalidade precisa desfilar com ao menos 2 ou 3 alegorias, sendo permitido até dois tripés opcionais e que não podem passar de 6 metros de largura. Lembrando, que nesse ano, é permitido colocar propagandas de patrocínios durante o cortejo das escolas.

21h – G.R.E.S União do Parque Acari

acari et2024 30

A União do Parque Acari estreia duplamente. Primeira vez na Sapucaí e a primeira a desfilar nos desfiles de 2024. Trazendo a Avenida o enredo “Ilê Aiyê – 50 anos de luta e resistência” desenvolvido pelo carnavalesco André Tabuquine, no horário início de vinte e uma hora. A escola vai celebrar o bloco mais antigo afro do Brasil, na avenida vão ter representações valorizando a cultura afro-brasileira, e irão mostrar como esse bloco contribuiu para a preservação das culturas e da igualdade. Com a comissão de frente de Valci Pelé, o casal de Mestre Sala e Porta Bandeira, Layne Ribeiro e Vinicius Jesus, os intérpretes Leozinho Nunes e Tainara Martins, todos estarão representando muito bem a comunidade do Acari. Além disso, a bateria comandada por Daniel Silva e Erik Castro com a Rainha Rose Nascimento e o Rei Anderson Reis

* LEIA AQUI SOBRE O BARRACÃO

21h55 – G.R.E.S Império da Tijuca

imperiodatijuca et24 3

O Morro da Formiga vai descer para desfilar na Sapucaí por volta das nove e quarenta e cinco e nove e cinquenta e cinco da noite, sendo a segunda a desfilar. A homenagem vai ser feita à Rainha da Ciranda. “Sou Lia de Itamaracá Cirandando a Vida na Beira do Mar”, enredo desenvolvido por Junior Pernambucano, trará vida a Lia de Itamaracá que teve grande importância na cultura popular, sobretudo, de Pernambuco. O primeiro império carioca é cantado por Daniel Silva, potência do carnaval, o primeiro casal de Mestre Sala e Porta-bandeira, responsáveis por apresentar o pavilhão aos jurados são Renan Oliveira e Lais Lúcia e Jardel Augusto Lemos representante do espetaculo da comissão. Além do tima que conta o mestre Jordan Pereira e a rainha Layanara Teles.

* LEIA AQUI SOBRE O BARRACÃO

22h45- G.R.E.S Acadêmicos de Vigário Geral

vigario et2001 26

Mais um ano na Série Ouro, a Vigário aborda sobre o maior São joão da terra, “ Maracanaú – Bem-vindos ao maior São João do planeta. Os carnavalescos Alexandre Costa, Lino Sales e Marcus do Val vão apresentar na Sapucaí os dois santos padroeiros dessa festança tradicional, como um todo. A escola vai ser a terceira a desfilar, no horário em média de dez e meia e dez e cinquenta. Quem irá defender o pavilhão da Vermelho, Azul e Branco será Diego Jenkins e Thainá Teixeira pelo terceiro ano consecutivo. Já a representando o bateria o mestre Lugui e a rainha Egili Oliveira. No microfone da Zona Norte o intérprete Danilo Cezar e abrindo todo o espetáculo da escola Handerson Big, à frente da comissão de frente.

* LEIA AQUI SOBRE O BARRACÃO

23h30 – G.R.E.S Inocentes de Belford Roxo

inocentes et24 7

“Compre 2, Leve 3. Tudo para agradar o Fregues”, o enredo desenvolvido pelos carnavalescos Criastiano Barba e Marco Falleiros é popular e representativo. Ele vai contar a história de milhares de ambulantes e trabalhadores que contribuíram para o desenvolvimento do país. O comércio informal é uma realidade e vai ser referenciada na Sapucaí. Matheus Machado e Jaçanã Ribeiro trazem o pavilhão da Caçulinha da baixada muito bem representados e encantadores. A comissão de Juliana Frathane. Por fim, no som que ecoa da escola Thiago Brito o intérprete, e razão de todo o samba e batuque, o Mestre Washington Paz e Malu Torres, Rainha à frente da bateria. A agremiação é a quarta escola a desfilar.

* LEIA AQUI SOBRE O BARRACÃO

00h15- G.R.E.S Estácio de Sá

estacio et2024 8

O Berço do Samba é representado pelo casal Feliciano Junior e Thais Romani, estreando neste ano com a coordenação de Rute Alves, grande porta-bandeira no carnaval. A Estácio vai ter uma áfrica diferente, o enredo “Kianda e Mwana Ya Sanza tem dois nomes importantes: Cambinda e Maria Conga.” Como uma homenagem, é retratado a frente da bateria do mestre Chuvisco e próximo à realeza do leão, Nathalia Hino. A voz do “Na Estácio tem Mandiga, a Estácio tem Mironga” é Tigana e Charles Silva, abrindo o desfile está Ariadne Lax, na comissão de frente, que vem emocionando o público.

* LEIA AQUI SOBRE O BARRACÃO

01h35 – G.R.E.S União de Maricá

marica et24 2

A estreia oficial da União de Maricá, na Série Ouro, está programada para ser entre meia-noite e quarenta e cinco e uma hora e trinta e cinco da noite. “Maricá é meu país, meu país é marica!”, samba de 2024 cantado por Nino do Milênio e Matheus Gaúcho, é uma inspiração em uma grande homenagem aos compositores, o enredo se chama “O esperançar do Poeta” desenvolvido por André Rodrigues, conta a história também de Guaracy Sant´ana, o famoso Guará, compositor. Fundada em 2015, a escola vem subindo e se estruturando com os anos, o pavilhão é protegido e cortejado por Giovanna Justo e Fabricio Pires e o coreogrado de comissão é Patrick Carvalho. A bateria Maricadencia do mestre Paulinho Steves e rainha Rayane Drummond.

* LEIA AQUI SOBRE O BARRACÃO

02h30 – G.R.E.S Acadêmicos de Niterói

niteroi barracao24 5

A Acadêmicos de Niterói vai exaltar a cultura popular da festa de Catopês, que acontece em Montes Claros (MG). Tiago Martins, carnavalesco, desenvolveu o enredo “Catopês – Um céu de fitas” para comemorar os 174 anos do folclórico e a cultura popular de muita resistência. Fitinhas e o colorido estarão por toda parte na penúltima escola do primeiro dia de desfiles. Entre uma hora e meia da manhã e duas e meia, o desfile vai iniciar com a comissão de Fabio Batista. Após a comissão, o casal Vinicius Pessanha e Jack Pessanha carregam a bandeira Azul e branco. A voz que representa Niterói, nada menos e nada mais do que Tuninho Junior. O mestre de bateria Demétrius e o samba no pé com Heater Anchieta e Jorge Amarelooh.

* LEIA AQUI SOBRE O BARRACÃO

3h25 – G.R.E.S Unidos da Ponte

ponte et24 7

Unidos da Ponte fecha a primeira noite de desfiles por volta de duas e quinze e três e vinte cinco da noite. A Azul e Branco com o time, comissão de frente de Deia Rocha, primeiro casal Emanuel Lima e Thainara Mathias e o intérprete Kleber Simpatia aborda o tema “Temdendém – O axé do Epô pupa”. Executado por Renato Esteves, conta a história do dendê na África até a chegada no Brasil. E na bateria tem tudo, tem Lili Tudão como rainha e a marca do mestre Blanco Ribeiro.

* LEIA AQUI SOBRE O BARRACÃO

- ads-

Capitão Guimarães revela possibilidade de todos ensaios técnicos para 2026 na Sapucaí com sistema de som oficial

Durante participação no podcast "Só se for agora", de Jorge Perlingeiro, na última segunda-feira, o ex-presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa)...

Arranco anuncia renovação com a carnavalesca Annik Salmon

O Arranco anunciou a manutenção da carnalesca Annik Salmon para o desfile de 2026. Veja o texto da escola: "ELA FICA, BRASIL! 💙✨ * Seja...

Unidos da Tijuca anuncia renovação com o casal Matheus e Lucinha

A Unidos da Tijuca anunciou nesta quinta-feira a renovação do casal de mestre-sala e porta-bandeira, Matheus e Lucinha. Veja abaixo o texto da escola. *...