Início Site Página 991

Tatuapé 2022: galeria de fotos do desfile

Imponente, Beija-Flor faz grande desfile plástico, mas acumula erros técnicos que devem interferir na disputa do título

Última escola a encerrar o primeiro dia de desfiles do Grupo Especial, a Beija-Flor voltou aos tempos de imponência e luxo na Sapucaí. Com carros alegóricos gigantes e bem acabados, e com fantasias impecáveis, a escola de Nilópolis foi irretocável na parte plástica. No entanto, a agremiação cometeu alguns erros de evolução, teve ausência de composições na segunda alegoria e somou problemas na apresentação do casal de mestre-sala e porta-bandeira A Beija-Flor cruzou o Sambódromo em 67 minutos. * VEJA FOTOS

desfile beija flor 2022 088
Fotos de Allan Duffes e Nelson Malfacini/Site CARNAVALESCO

Comissão de Frente

Coreografada por Marcelo Misailidis, a Comissão de Frente da Beija-Flor trouxe 15 homens que representavam Macuas, povo originário de Moçambique. A intenção do primeiro quesito da escola foi fazer uma reflexão sobre ações que privam o povo negro de conhecer seu passado, a ancestralidade do povo. Sobre a memória arrancada e o apagamento da cultura do povo preto durante e pós-escravidão. A coreografia se deu toda em cima de um elemento cênico. Homens brancos carregavam um molde de navio em ferragens simbolizando a colonização, enquanto escravos faziam coreografia no chão. Na sequência um painel com imagens acende e o busto de um navegador branco em isopor explode. No lugar, sobe um homem negro, afirmando seu lugar de pertencimento. Toda coreografia demorou cerca de três minutos.

desfile beija flor 2022 007

Mestre-Sala e Porta-Bandeira

Claudinho e Selminha Sorriso vieram representando o ‘Esplendor de Kemet’, que significa ‘terra negra’. A dança dos dois quis passar a ideia da irradiação do poder ancestral, com a movimentação do pavilhão em representação da releitura dos caminhos para o povo preto. A roupa dos dois causou grande impacto visual, com o contraste do preto com o dourado e os detalhes em azul em alusão à escola. A fantasia de ambos também estava muito bem acabada nos quase 2m10s de coreografia.

desfile beija flor 2022 030

Apesar da beleza dos figurinos, Selminha e Claudinho tiveram apresentação problemática no segundo módulo. Os dois tiveram leve esbarrão, o mestre-sala deixou escapar o pavilhão na hora de mostrá-lo aos jurados e no fim, ainda somaram outro erro. A porta-bandeira não estendeu a mão para o mestre-sala quando deveria, e quando o fez, ele recuou e beijou a própria mão. Visivelmente abalados, a dupla não conseguiu reproduzir o mesmo bailado no último módulo e apresentaram pouca coreografia.

Harmonia

desfile beija flor 2022 059

Um dos pontos positivos do desfile da Beija-Flor. A comunidade nilopolitana brilhou com o canto, com destaques para as alas 4 ‘Por que o Negro é Isso que a Lógica da Dominação Tenta Domesticar?’; 14, ‘Machado de Assis: A Mística de Quem Somos na Capa’, e ‘O Balé dos Terreiros: Somos Filhos de Deuses que Dançam’. O canto foi uníssono durante toda Sapucaí, os problemas de evolução não influenciaram no canto.

Enredo

desfile beija flor 2022 035

No primeiro setor, a escola retorna à África, para entender a grandiosidade e a importância do continente, mostrando que lá é onde tudo começou para o povo preto brasileiro, e não na escravidão. As civilizações africanas ganham destaque neste primeiro momento. Na sequência, a Beija-Flor fala sobre a produção intelectual na África, que veio, inclusive antes da Grécia, que é considerada como berço da civilização. O setor traz o questionamento de porque não existirem grandes esculturas pretas, assim como as dos gregos. O colonizador taxa o negro de não inteligente por não ser cristão, e este passa e não entender que também pode produzir intelectualmente.

desfile beija flor 2022 072

No terceiro setor, a Beija-Flor conversa sobre a ancestralidade através das produções do povo preto, sem negar as origens e a religiosidade nas matrizes africanas. Em seguida, a escola mostra que o povo preto pode escrever sua própria história, citando obras literárias pretas que foram apagadas da história, e personagens que tentaram embranquecer, como Machado de Assis. No quinto setor, a escola coloca o povo preto como protagonista nas mais diversas expressões culturais, como o teatro, mostrando a importância de ocupar lugares de visibilidade. O último setor traz ainda o questionamento sobre a questão racial no Brasil e a importância da luta contra o preconceito. A escola fala sobre as mudanças necessárias em um país racista como o Brasil. O enredo foi contado de forma linear e soube passar a mensagem na Avenida.

Evolução

desfile beija flor 2022 082

A Beija-Flor acumulou alguns problemas de evolução durante a passagem pela Sapucaí. Logo no início, a segunda alegoria demorou a entrar no Sambódromo, o que fez com que a escola retardasse o passo na Avenida. O motivo foi a tentativa de colocar algumas pessoas nos lugares de destaque do carro. Assim permaneceu por alguns minutos até o carro avançar e a escola voltar a andar novamente. Por conta do atraso no início, a escola teve que correr no fim, e várias alas e as três últimas alegorias passaram de forma muito rápida nas cabines de jurado do setor 11.

Samba

desfile beija flor 2022 103

O samba da Beija-Flor teve grande rendimento no desfile e a escola cantou bastante a obra. Neguinho da Beija-Flor e o carro de som fizeram bom trabalho, e não deixaram os problemas de evolução abalar a performance. O refrão e o refrão do meio foram as partes mais cantadas. Do verso ‘Foi-se o Açoite e a chibata sucumbiu’ até ‘E o meu povo ainda chora pelas balas do fuzil’. Na sequência, o samba dava uma queda e era menos cantado na parte ‘Quem é sempre revisado é refém da acusação’ até ‘Retirando o pensamento da entrada de serviço’, o que não atrapalhou o desempenho da obra.

Fantasias

Com bastante preto, azul e dourado, as primeiras alas da Beija-Flor passaram com bastante luxo e chamaram bastante atenção. O figurino casou com a primeira alegoria e com o figurino do casal de Mestre Sala e Porta Bandeira. ‘Ancestralidade e Movimento’ e a ‘Monumentalidade Intelectual de Kemet’ foram alas aclamadas pelo público pela beleza. A ala 7, ‘O Tabuleiro Global’, também brilhou em cores branca e dourada, além de uma imagem do geógrafo negro Milton Santos, que escrevia sobre a crueldade da globalização nas camadas mais pobres do mundo, incluindo negros do Brasil.

desfile beija flor 2022 104

Com riqueza de detalhes representando as mais diversas culturas negras, a ala das Baianas ‘Saluba Rosanas’ chamou atenção pela beleza do figurino e imagem de alguns baluartes negros da escola. A ala 27, ‘Asas Para o Sonho’, trouxe vários elementos na fantasia, e estandartes com imagem de alguns personagens negros de importância no Brasil. Ao fim da apresentação, a ala 27, ‘Nkosi’ê: A Espada é a Lei por Onde a Fé Luziu’, também passou arrancando elogios do público pela beleza, com figurino azul, com detalhes em verde e prateado. A ala representou a espada Nkosi’ê, que significa ‘aquela que luta por nós’, reforçando a luta contra o preconceito racial. Na ala 29, ‘A Contagem não Para’, parte do figurino dos componentes tinha luzes azul em neon.

Alegorias

Logo na primeira alegoria, a Beija-Flor mostrou que viria com carros grandes e de muito luxo. O Abre-Alas ‘Traz de Volta o que a História Escondeu’ trouxe um olhar da Beija-Flor para o passado para projetar o futuro negro, vislumbrar a ancestralidade como ponto primordial para desenvolvimento do planeta. A ideia com as cores azul, preto, dourado, além da iluminação dão tom de um Afrofuturismo. O mascote da escola mostrou imponência, assim como uma grande árvore no Abre-Alas.

desfile beija flor 2022 096

O carro tinha ao todo três chassis, mas no segundo módulo, um dos animais projetados no início estava com uma parte quebrada. A segunda alegoria, ‘O Voo Livre do Pensamento Afrosófico’ trata sobre os grandes pensadores negros, que tiveram histórias apagadas, histórias negras que passaram por embranquecimento. O carro tinha imagens africanas esculpidas na cor branca, em alusão ao mármore grego. Um pote dourado, com uma coruja em cima representou a sabedoria ancestral. A alegoria também estava muito bem acabada e luxuosa, mas fez o desfile todo sem três destaques, deixando espaços vazios no carro.

desfile beija flor 2022 076

A terceira alegoria ‘A Arte da Forja de Ser’ trouxe a reflexão sobre saber as origens de ancestralidade e respeitá-las. A escola trabalha em primeira pessoa no carro, onde leva os moldes de Silvestre David da Silva, o Cabana, com imagens de Ogum e Oxum, que é a figura central da alegoria em dourado. O carro, predominantemente roxo possui esculturas feitas pelo artista preto Jorge dos Anjos. O quarto carro alegórico levou para a Avenida uma favela moldada por alguns livros com a crítica do cerceamento da educação e da manifestação cultural do povo preto. A acusação sempre feita aos negros e a limitação do crescimento imposta aos mesmos. Na traseira, um sol simboliza a conquista do povo preto de um lugar ao sol. A alegoria foi bem carnavalizada e não deixou a desejar em relação as outras.

desfile beija flor 2022 008

Na quinta alegoria, a Beija-Flor traz um grande palco onde o negro é coroado e conquista o protagonismo merecido. Composto todo por pretos a composição do carro exibe a cultura, a dança negra em evidência no lugar mais nobre do espetáculo. Uma grande escultura de bailarina preta foi vista na traseira, passando a coroa para o último setor da escola, que representa a luta cotidiana do povo preto. O desfile é encerrado com uma grande alegoria que faz menção à escola, como um grande Quilombo do samba. Uma enorme escultura remete à baluarte Pinah, e o carro, com predominância de cores em azul e dourado, exalta a cultura do povo preto da Beija-Flor, apontando para um futuro de protagonismo dos negros. Laíla também foi homenageado com escultura na alegoria final.

Outros Destaques

Rainha de bateira, Rayssa Oliveira veio com roupa toda em dourado com a fantasia ‘Poétnica’. Os ex-BBB’s Natália Deodato e Babu, o ator Hélio de La Peña também desfilaram na escola. A fantasia da bateria ‘Gramática do Tambor: Nei Lopes’ tinha detalhes em prateado. Grande baluarte da escola e homenageada na Avenida, Pinah veio à frente do último carro.

Análise da bateria da Viradouro no desfile de 2022

A bateria Furacão Vermelho e Branco de Mestre Ciça fez um grande desfile. Uma boa afinação de surdos foi notada, amparando os demais instrumentos numa plataforma grave sólida. O balanço das terceiras se deu de forma irrepreensível. Um naipe de caixas de guerra com batida uniforme, limpa e acrescentando volume à cozinha da bateria da Viradouro. O acompanhamento das peças leves foi consistente. O naipe de tamborins tocou com solidez e firmeza, acrescentando valor sonoro, assim como a ala de chocalhos adicionou volume à cabeça da bateria.

desfile viradouro 2022 075

O trabalho da ala das cuícas também merece menção musical. As paradinhas da escola uniam ousadia rítmica e tentativa de interação popular quase constante. A concepção dos arranjos musicais foi voltada para o aspecto do espetáculo. A paradinha de maior destaque musical, garantindo ovação do público foi a que continha solo de caixas, repiques, com adição sonora de pratos para os momentos de pressão e explosão. Essa bossa ainda conteve um toque de caixas remetendo a marchinhas, numa alusão aos antigos carnavais, além da produção de um clima circense.

Infelizmente, a harmonia não parou a escola para apresentação no primeiro módulo de cabine dupla de julgadores. Sendo assim, a passagem da Furacão Vermelho e Branco na referida cabine, bem como sua avaliação, pode ter sido prejudicada por um erro que não compete a bateria. As demais passagens ocorreram sem qualquer outro transtorno, seja no aspecto musical ou relacionado à evolução. A apresentação da bateria da Viradouro de mestre Ciça na última cabine dupla de jurados ganhou contornos apoteóticos, com aplausos dos jurados e delírio da plateia.

Viradouro mantém desfile padrão de 2020 e carimba passaporte para disputa de título

A Unidos do Viradouro trouxe todo o lirismo do carnaval de 1919 para mais uma vez fazer um desfile com alto padrão de qualidade tanto na parte visual como nos quesitos de chão. A comissão de frente, outro destaque, aliou boa coreografia com efeitos surpreendentes e emocionou ao entregar a chave da cidade voando pela Sapucaí direto até o Rei Momo no alto do elemento cenográfico que representava o mundo renovado pós pandemia. As alegorias eram enormes e as fantasias bastante volumosas. A escola não errou em evolução e apresentou uma boa harmonia. Com o enredo “Não há tristeza que pode suportar tanta alegria”, a Viradouro foi a quinta escola do primeiro dia de desfiles do Grupo Especial encerrando sua apresentação com 67 minutos. * VEJA FOTOS DO DESFILE

desfile viradouro 2022 067
Fotos de Allan Duffes e Nelson Malfacini/Site CARNAVALESCO

Comissão de frente

Coreografada e dirigida por Alex Neoral e Marcio Jahú, a comissão “E o mundo não se acabou” apresentou como como personagem central o pierrô, figura ilustrativa do espírito folião carioca. Na apresentação, ele enfrentava um mundo trevoso, dominado pela passagem da Gripe Espanhola. Os componentes que representam esse mal em suas expressões corporais, tinham movimentos estilizados da cultura hispânica, misturados com outros mais articulados, desconstruídos e bem-humorados. Como efeito, as caveiras desciam o maxilar em expressão de pavor gerando muitas reações no público.

desfile viradouro 2022 005

Em seguida, o pierrô invocou “A Chegada do Carnaval de 1919”, representada pelo elemento cênico que traz a mudança da atmosfera pandêmica para a luz emanada dessa folia histórica. E a dança torna-se aérea e acrobática, expressando leveza e plenitude. Durante a apresentação, o pierrô protege um baú que contém o seu bem mais precioso: o Carnaval. Dentro dessa caixa, a chave da cidade, grande simbolismo na folia, como a esperança e retomada da alegria.

desfile viradouro 2022 086

Por fim, o Carnaval consegue se vingar das restrições que o passado lhe impôs quando essa chave voa do pierrô na pista em direção ao Rei Momo que surgia na alegoria transformada, mais alta e imponente cheia de luz. Na pista outros pierrôs também apareciam para brindar o público com o retorno da maior festa popular. Realmente uma comissão que aliou coreografia, efeitos e principalmente, passou a mensagem positiva do enredo.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira

O primeiro casal, Julinho Nascimento e Rute Alves, vestiu a fantasia “Lumière, meu Rio!”, Representando luz sobre o momento trevoso que a sociedade carioca atravessava. “À luz do celeste” (Sol e Lua) intitulou o tema do primeiro baile pré-carnavalesco do Club dos Democráticos daquele ano. A mistura do prateado com o preto na fantasia estava bem incorporada ao início da agremiação. Na coreografia, a dupla mostrou muita sincronia em uma coreografia bastante intensa.

desfile viradouro 2022 018

Em alguns momentos da dança, os dois abaixavam em reverência e levantavam rapidamente girando de braços dados com velocidade, mas elegância. Alguns pontos do samba eram bem marcados nos passos como “se afastou o mal”, em que faziam alusão a se jogar algo para o lado. Também no trecho “Fui ao terreiro, clamei: Obaluaiê”, com um passo afro. O ponto negativo aconteceu em frente à primeira cabine quando o sapato de Julinho saiu durante a apresentação.

Harmonia

A comunidade da Viradouro que já vinha cantando bastante no ensaio do pré-carnaval manteve o bom nível, não se percebendo alas com a maioria dos componentes sem cantar o samba. A interação com o público aconteceu e o trecho anterior ao refrão principal “carnaval te amo, na vida és tudo pra mim” ficou como o verso da escola cantado com maior intensidade na Sapucaí. O refrão principal “assinado um pierrot: apaixonado…” também se destacou no canto. Entre as alas que mais cantaram estavam “guerreiros paladinos”, do quinto setor, “os oito batutas”, “que além do infinito o amor se renova” e “banho a beira-mar”.

desfile viradouro 2022 080

Enredo

O enredo ” Não há tristeza que pode suportar tanta alegria” apresentou uma ode à alegria de viver trazendo uma narrativa marcadamente histórica, linear, entrelaçada por uma via de sentimentos universais: a alegria, a liberdade e a esperança. O Rio de Janeiro enfrentou, no fim de 1918, a passagem da pandemia da gripe espanhola, que dizimou os sonhos de inúmeras famílias, fazendo brotar a insegurança na não realização da folia. Dividido em seis setores, o início trazia a representação da elite carioca que vestiu luto elegante durante a pandemia de gripe espanhola.

desfile viradouro 2022 061

Em seguida, a escola apresentou os cariocas se vingando da morte, através do deboche no Carnaval de 19, e a vitória sobre a gripe. No quarto Setor a escola agradeceu aos principais heróis que defenderam a vida durante a pandemia. Depois, a Viradouro trouxe a Pequena África, onde acontece o Carnaval mais democrático da capital com foliões mais humildes reverenciando a negritude e o orixá da cura. Por fim, o último setor da escola referenciou o 5 de Março de 1919, com o Rio de Janeiro despertando em uma Quarta-Feira de Cinzas solar, evidenciando também que era no bairro do Barreto, em Niterói, que acontecia o mais importante carnaval da cidade sorriso. Em geral, a Viradouro trouxe fantasias de fácil leitura, aliou irreverência e emoção para contar a história e demarcou as mudanças nos setores com o estilo das fantasias e paleta de cores.

Evolução

Apesar de trazer um desfile grandioso com seis alegorias e dois tripés, além de um elemento cenográfico gigantesco na comissão de frente, a Viradouro teve uma evolução fluida, sem correrias, sem significativas paradas. Também não se observou alas emboladas, e as fantasias mais volumosas não chegaram a gerar nenhum problema de deslocamento. A se destacar a presença de coreografia em algumas alas como “os oitos batutas” e a primeira ” “dou um baile nas trevas” com os integrantes abaixando no trecho do samba “agradecer a saúde”.

desfile viradouro 2022 029

A Viradouro também trouxe alguns grupos performáticos como “Linha de frente da Cruz Vermelha” e “Cirque American-France”, que fazia referência ao picadeiro presente no título da fantasia e no final do desfile “Circo de Março de 1919” que formava com algumas peças a mensagem “carnaval te amo, na vida és tudo pra mim” e a data também citada no samba.

Samba

O samba, que gerou muita discussão no pré-carnaval, passou a sua mensagem, teve um andamento um pouco mais acelerado com o trabalho da “Furacão Vermelho e Branco” de mestre Ciça, o que evitou que a obra ficasse arrastada, ajudando na evolução da escola. As vozes de apoio estavam bem entrosadas, deixando o intérprete Zé Paulo Sierra mais à vontade para trazer os seus costumeiros cacos e gritos de incentivo aos componentes. Uma das frases que mais ganhou destaque no pré-carnaval 2022, “carnaval, te amo, na vida és tudo pra mim” eram entoado com bastante vigor pelos componentes e o público em geral.

desfile viradouro 2022 057

Fantasias

As fantasias da Viradouro foram outro ponto alto do desfile. Volumosas em sua maioria, faziam com que as alas tomassem a pista por completo em largura. E não pareciam oferecer limitações de movimento para os componentes, além de serem de fácil leitura. Importante citar também, o trabalho destacado de maquiagem em praticamente todas as alas, algo que já vem sendo comum nos desfiles da agremiação. No início, a ala “dou um baile nas trevas”, completamente escura, conversava esteticamente com os guardiões do casal que estavam no mesmo tom. As fantasias traziam as máscaras dos profissionais de saúde que foram resignificadas, virando adorno carnavalesco no carnaval de 1919.

desfile viradouro 2022 053

O desfile começou a ganhar mais tons mais claros na ala das baianas “La dansarina”, de vermelho, personificando elementos da cultura hispânica. Do terceiro setor, o destaque ficou para “elite dos corsos”, em tons de laranja e rosa. No quinto setor com as fantasias trazendo mais a religiosidade de matriz africana, há destaque para a ala “guerreiros paladinos” representando um herói errante e destemido. Por fim, o sexto setor foi mais um brinde ao bom gosto com a ala “os trapeiros”, em tons de dourado representando figuras que surgiram na quarta-feira de cinzas envoltos em um mar de confetes e serpentinas, expressando a felicidade daquele carnaval de 1919.

Alegorias

A escola trouxe um conjunto alegórico arrebatador com muita beleza, luxo e tamanho. Foram seis alegorias e dois tripés. O carro Abre-alas “Segui seu olhar numa luz tão linda” apresentou o primeiro baile pré-carnavalesco do Club dos Democráticos, que teve como tema o Sol e a Lua, a alegoria era bem iluminada em tons mais claros e trazia pessoas presas em argolas girando durante todo o percurso da Passarela do samba. A se comentar um ou outro detalhe de acabamento na traseira do carro que poderia ter sido mais caprichado. Outro destaque, o tripé do segundo setor, representava o suposto remédio dado aos convalescidos pela Gripe Espanhola.

desfile viradouro 2022 119

O quinto carro, trabalhado em tons de palha, “Fui ao terreiro, clamei Obaluaiê” trazia o orixá que contribuiu espiritualmente na cura da peste, a escultura da entidade era muito grande e se movia. E não podendo deixar de ser citado, o sexto carro “acordes virão da Viradouro”, o maior em largura, trazia a barca da revanche “Nictheroy-Rio”, levando ao congraçamento entre cariocas e niteroienses. Nas laterais, golfinhos, símbolo do estado do rio, giravam em uma boia. O vermelho da Viradouro e o tons de dourados compunha a belíssima alegoria. A segunda alegoria “o passageiro do talvez” passou na Sapucaí com algumas lâmpadas apagadas.

Outros Destaques

Os “harmonias” da Viradouro vieram vestidos de médicos em uma homenagem aos grandes heróis da pandemia. A bateria de mestre Ciça veio de “tropa do caveira” representando dois dos principais parceiros do fundador do Bola Preta . Mestre Ciça veio de Caveirinha, homenageando o fundador Álvaro Gomes de Oliveira, e a rainha de bateria, a atriz Erika Januza, representava a “Rainha do Bola”, musa que inspirou os fundadores na primeira apresentação do cordão em 1919.

desfile viradouro 2022 113

A Furacão Vermelho e Branco realizou uma bossa com destaque para o naipe de pratos fazendo alusão ao ritmo das bandas de coreto. No quinto carro que homenageava o orixá da cura, mulheres jogavam as “Flores de Obaluaê” para limpar, descarregar e curar todas as mazelas. O único carro trazia um balão acima do grande barco que finalizava o desfile.

Fotos: desfile da Beija-Flor no Carnaval 2022

Fotos: desfile da Viradouro no Carnaval 2022

Soninha Capeta representa Deusa da Passarela em desfile da Beija-Flor

Beija04Quem é nilopolitano lembra da ex-rainha de bateria, Sônia Capeta. Amada por todos que são apaixonados pela Beija-Flor, ela é uma grande figura nos ensaios da escola e também nos desfiles na Marquês de Sapucaí. Como a escola de Nilópolis veio com o enredo “Empretecer o pensamento é ouvir a voz da Beija-Flor”, nada mais justo do que a musa venha vestida como “Deusa da Passarela”.

Representando a deusa, a fantasia era em tons de dourados para simbolizar a realeza ancestral da comunidade nilopolitana. O enredo que prega a reparação histórica, cria uma consciência antirracista quando propaga os feitos, pensadores e artistas negros, ancestrais e contemporâneos que moldam a forma de viver.

A musa conta sobre o que significa esse enredo para ela: “Ele foi muito bem elaborado. Pedimos por isso, a escola e a comunidade precisava dessa temática. Não tem nem muito o que falar, pois estou muito emocionada de ver esse enredo afro no meu amor que é a Beija-Flor”.

Da negritude resplandecente a reparação histórica: A ala 28 e o elemento cenográfico da Beija-Flor

Beija03A Beija-Flor entrou na avenida com o enredo “Empretecer o pensamento é ouvir a voz da Beija-Flor”. Essa temática enaltece as glórias, as histórias dos negros e também retrata a luta contra o racismo. Desenvolvido pelo carnavalesco, Alexandre Louzada, o tema foi um pedido dos componentes da escola que queriam a volta do enredo afro.

Possibilitando o retorno ao legado dos antepassados, restabelecendo a consciência histórica africana, que é baseada por várias pensadoras negras que serviram como influência teórica e estética do desfile da escola.

O elemento cenográfico que a ala 28 “Negritude resplandecente, consciente a se reconstruir”, veio à frente, representa a “Reparação histórica”. Esta alegoria é composta por estátuas de invasores, escravocratas e expoentes do racismo simboliza um mundo colonialista, racista e excludente.

Já a ala 28, é um convite à derrubada de antigas e preconceituosas imagens para que se construa um novo pensamento. Sendo assim, por meio dos corpos negros em movimento, novos ícones possam ser exaltados e que dê ao país “a cara que ele sempre negou”.

Desfilando na escola desde quando tinha 20 anos de idade, o motorista Paulo César, de 60 anos, conta a importância de vir à frente deste elemento: “O Brasil tem muitas questões raciais e políticas e o enredo veio falando sobre isso. É preciso mudar muita coisa ainda. Vir nessa ala e na frente desse elemento foi muito importante para mim como homem negro, pois já passei por diversas situações constrangedoras. E hoje pude representar os homens negros de Nilópolis”.

Muitas escolas trouxeram enredos que contém questões sociais que são de extrema relevância e a Beija-Flor não foi diferente. Em seu samba, a escola enaltece personalidades negras que foram e ainda são importantes na cultura afro-brasileira. Para a técnica de enfermagem, Rosângela Silva, de 48 anos, a instituição acertou em cheio ao fazer esse enredo, ela explica sobre o que ele representa na vida dela:

“Desde que nasci, tenho a Beija-Flor no meu coração. Quando a escola divulgou sobre o enredo desse carnaval me trouxe uma felicidade imensa. Me identifiquei com ele, pois a gente passa por muita coisa e ver alguém olhando por nós e dando visibilidade é muito importante. Como mulher negra, agradeço demais a minha escola por ter feito esse enredo”.

Combater, resistir e existir, é um pouco do que está por trás de empretecer o pensamento. Uma história de luta e resistência do povo negro, pois dada as batalhas diárias que eles passam, é necessário que os governantes tomem atitudes que que combatam os preconceitos.

Para a comerciante Kátia Quintela, é essencial que todos se respeitem, independente de raça e religião. “Respeito e igualdade são muito importantes e é preciso também ter uma troca genuína. Ter mais matérias nas escolas, incentivarem aos outros a ler e saber respeitar também cada pessoa”, afirma.

Vila Maria transmite mensagem de união entre as pessoas, mas tensão inicial e problemas no desfile preocupam

Quinta escola a passar pelo Sambódromo do Anhembi, a Unidos de Vila Maria exalou positividade ao abordar o enredo “O Mundo precisa de cada um de nós. A Vila é porta-voz”. Propondo uma reflexão após as adversidades causadas pela pandemia da Covid-19, a agremiação exaltou os bons ensinamentos deixados pela humanidade de diferentes formas, para que o público possa entender que sim, todos podem fazer a diferença por um mundo melhor. * VEJA FOTOS DO DESFILE

vilamaria desfileoficial2022 66

O desfile foi marcado por problemas desde antes mesmo do seu início, com direito a uma espera de quase uma hora para que a limpeza da pista pudesse ser concluída, após problemas mecânicos justamente do veículo de limpeza. Com os portões abertos, a escola teve um início de desfile forte, com destaque para a comissão de frente e o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, mas começaram a acontecer problemas em sequências em diferentes elementos e colocam a Vila Mais Famosa em situação delicada para a apuração.

Comissão de Frente

Cada componente da comissão de frente vestia uma fantasia diferente, mas que podem ser divididas em três tipos. As primeiras simbolizam anjos que representam diferentes profissões essenciais para a humanidade. O segundo grupo conta com dançarinos representando as principais religiões existentes no mundo. O terceiro veio vestido como povos espalhados pelo mundo. Por fim, um componente segurando um globo terrestre representou o Jovem Sambista do Futuro.

vilamaria desfileoficial2022 67

A apresentação foi impecável. O Jovem Sambista interagiu diretamente com os profissionais da educação e ciência, este último que veio o tempo todo bailando com um grande arco. Com duração de duas passagens do samba, conseguiu passar uma mensagem marcante e foi o ponto alto da escola no desfile.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira

O primeiro casal da escola, Edgar Carobina e Laís Moreira, deu prosseguimento para o excelente começo da escola ao executarem uma dança muito sincronizada e com giros rápidos. A interação com o público foi constante e as arquibancadas corresponderam com muitos aplausos.

vilamaria desfileoficial2022 3

Harmonia

O canto da Vila Maria apresentou andamento correto e constante por todo o desfile. A bateria procurou não se arriscar em muitas bossas, mas com uma comunidade bem ensaiada, a escola conseguiu se manter animada e passou boa impressão no quesito.

vilamaria desfileoficial2022 65

Enredo

Baseado em um samba composto por Dudu Nobre durante a pandemia, o enredo sai em busca de bons ensinamentos deixados pela humanidade desde tempos antigos, passando pelo Império Romano, até as religiões predominantes nos dias de hoje. Os exemplos de vida das pessoas comuns, como trabalhadores da área da saúde, empresários e idosos, e o amor em diferentes formas de expressão tiveram setores próprios dentro do desfile.

vilamaria desfileoficial2022 16

Alguns segmentos tiveram dificuldade em passar a clareza da proposta da escola. As alegorias foram de fácil leitura, mas a história contada no geral foi de difícil compreensão com o andar das alas.

Evolução

vilamaria desfileoficial2022 24

O quesito foi um dos pontos delicados do desfile. Após o recuo da bateria, a parte da frente da escola começou a andar em um ritmo que as alas que vinham atrás demoraram em dar conta de preencher. Em outros momentos a evolução apresentou falhas sensíveis, como a ala Islamismo que causou efeito “sanfona” em alguns momentos. O quarto carro da Vila Maria apresentou problemas e derrubou algumas das grades laterais da avenida, comprometendo ainda mais a passagem da escola.

Samba-enredo

Apesar do próprio samba ser baseado na obra “O mundo parou” de Dudu Nobre, as letras apresentam grande distinção, e da adaptação para o enredo nasceu uma música de qualidade duvidosa. Não há momentos marcantes, e a composição possui andamento pouco convidativo para animar um bom desfile.

vilamaria desfileoficial2022 33

Muito mais ousada nos ensaios, a bateria passou bastante conservadora, com poucas bossas, e nem mesmo contando com a grande estrela Wander Pires no time de canto a escola conseguiu fazer o samba render na avenida. Com uma letra que não ajuda, a leitura do enredo acabou ficando muito nas mãos dos elementos visuais. Nem parece que o enredo foi baseado em torno de uma música.

Fantasias

A apresentação contou com um conjunto de fantasias nas quais, em sua grande maioria, são de leitura fácil. As roupas se encaixam no samba como se fossem uma representação visual do próprio, o que ajuda inclusive a enriquecer a frágil obra da escola. Uma ressalva pode ser feita quanto as alas “Cavaleiros Medievais”, que ficou com simbologia deslocada e só foi inserida para não deixar o setor carente da representação do cristianismo após a entrada no recuo da bateria, que veio caracterizada como São Francisco de Assis, e “Destemidos Empresários”, cuja roupa não ajudou a diferenciar esses profissionais da visão pejorativa de vilania normalmente associada a eles.

vilamaria desfileoficial2022 29

Alegorias

Os carros da Vila Maria tinham tudo para ser o ponto alto do desfile. Ricas e de fácil leitura, foram fundamentais para a compreensão do enredo da escola. A Abre-alas representou com muita qualidade o Império Romano. O segundo carro, “Em sua luz divina a fé nos guia”, conseguiu apresentar uma rara visão harmoniosa do encontro de diversas religiões. A terceira alegoria retratou as dificuldades encontradas pelas comunidades pobres das cidades, mas que mesmo assim conta com pessoas destemidas e dispostas a superarem seus problemas. Por último, quarto carro representou a biodiversidade e procurou passar uma mensagem de como o mundo precisa de cada um de nós.

vilamaria desfileoficial2022 19

Tinha tudo para ser um quesito gabaritado. Porém, o Abre-alas, que já havia sofrido dificuldades para ligar seu sistema de iluminação na concentração, voltou a se apagar na segunda metade do desfile. O quarto carro da escola passou totalmente apagado na pista, e com problemas para se locomover, quase causou um acidente grave, a ponto de grades laterais terem sido arrancadas. Preocupante sinal para a escola.

Outros destaques

Antes mesmo da escola entrar na avenida, um problema inesperado ocorreu após a passagem da escola anterior. Um dos caminhões-aspiradores responsáveis pela limpeza da pista começou a vazar óleo, obrigando toda equipe a fazer uma limpeza mais rigorosa com serragem.

vilamaria desfileoficial2022 26

O imprevisto causou um atraso tão longo que foi preciso apelar para alguns improvisos na apresentação da Vila Maria. Wander Pires tentou manter os ânimos dos componentes cantando alguns sambas e conversando com a imprensa. A rainha de bateria, Savia David, fez a sua parte e andou pelos setores da escola para encorajá-los. Por fim, um problema na manobra do carro Abre-alas fez com que o gerador se quebrasse e causasse um grande susto na equipe. Faltando menos de cinco minutos para abrir os portões, o gerador foi enfim religado, mas infelizmente voltou a apresentar problemas já na pista conforme dito anteriormente.

São Clemente erra em diversos quesitos e fica em situação complicada no Grupo Especial

A São Clemente foi a quarta escola a desfilar na Sapucaí, nesta noite de sexta-feira, homenageando o ator Paulo Gustavo. A agremiação de Botafogo apresentou o enredo “Minha vida é uma peça” cantando a trajetória artística do ator e comediante. As dificuldades na manobra das alegorias no início do desfile e os problemas de evolução acabaram complicando a passagem da escola. Destaque positivo para o canto dos componentes, apesar da oscilação em alguns momentos. A comissão de frente trouxe Dona Déa, mãe de Paulo Gustavo, mas também sofreu com problemas em seus efeitos especiais. O desfile durou 69 minutos. * VEJA FOTOS DO DESFILE

desfile sao clemente 2022 112
Fotos de Allan Duffes e Nelson Malfacini/Site CARNAVALESCO

Comissão de Frente

A comissão de frente da São Clemente foi intitulada “A primeira inspiração veste seu maior sucesso”. A escola trouxe um elemento cenográfico que fazia menção aos camarins, lugar utilizado pelo artista Paulo Gustavo para a transformação de seus personagens. O tripé da comissão era rosa e possuía muitas luzes e espelhos. Ele entrou apagado na avenida, mas ascendeu antes de chegar na primeira cabine de jurados. Os bailarinos vieram com fantasias monocromáticas, representando cada uma das sete cores do arco-íris. Um outro integrante estava vestido de girassol, nas cores da escola. As luzes do tripé passaram apagadas no segundo módulo de julgamento.

desfile sao clemente 2022 005

O grupo executou duas coreografias durante o desfile. A primeira delas, no chão, extremamente sincronizada, com movimentos cênicos expressivos e dinâmicos. No segundo momento, quando a comissão de frente se apresentava em frente aos módulos de julgamento, os integrantes subiam no tripé. No trecho do samba que dizia “Dona Hermínia mandou avisar que pode/ Brincar na avenida e dizer no pé”, oito bailarinos surgiam caracterizados como a personagem ‘Dona Hermínia’, enquanto soltavam uma fumaça do tripé. Porém, o efeito não aconteceu na segunda cabine de jurado. Em seguida, uma estrutura vermelha surgia no alto do tripé com Dona Déa, a mãe do ator. A apresentação da comissão durou cerca de 2m20seg em frente ao módulo de quesitos.

Mestre-Sala e Porta Bandeira

O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira da São Clemente, os irmãos Vinicius e Jack Pessanha, desfilou com a fantasia de “Sacerdotes da alegria”. Eles representaram, na concepção poética do enredo, os guardiões do portal teatro do céu. Munidos de asas e áureas, o casal bailou irradiando a vibração de um céu em festa, ao receber Paulo Gustavo no paraíso da comédia brasileira. Ao redor deles, vinham 10 anjos guardiões alados vestidos de “Seres de Luz”.

desfile sao clemente 2022 026

A fantasia de Jack possuía penas roxas na parte inferior da saia, com algumas máscaras e muitas pedrarias. A roupa de Vinícius era lilás e amarela e também veio repleta de brilho e pedrarias. Ambos carregavam ainda um par de asas no costeiro. O casal esbanjou simpatia, executando um bailado leve e elegante. Porém, no último módulo, a porta-bandeira chegou a enrolar o pavilhão quando o casal parou para se apresentar. A coreografia em frente à cabine de jurados durou por volta de 2min20seg.

desfile sao clemente 2022 062

A São Clemente apresentou certa oscilação de canto. Enquanto os componentes das alegorias cantavam forte o samba-enredo, algumas alas como “Festa no céu”, “Feliz como cena de filme” e “Dermatologista” deixaram um pouco a desejar no quesito harmonia. Em compensação, outras alas como “Entregador de quentinhas”, “PG – Pop Star” e “Ju Fiel escudeira” entoaram com bastante vigor e empolgação o samba escola. As composições do quarto carro, intitulado “220 volts”, também mostraram um canto com muita intensidade, contagiando o público da Sapucaí.

desfile sao clemente 2022 109

Evolução

A escola da Zona Sul evoluiu com muita dificuldade na passarela do samba. A primeira alegoria custou a entrar na avenida, gerando um buraco no setor inicial do Sambódromo, que ainda não é visto pelo julgador, mas que acabou atingindo o setor 3, ou seja, no campo de visão para avaliação do quesito. Mais na frente do desfile, entre a ala “Figura feminina” e o destaque de chão que representava a diversidade, que vinha logo atrás, abriu-se um buraco em frente ao setor 6. Um dos integrantes da ala desfilou ao lado do destaque. A ala das baianas, “Luz da eternidade”, encontrou dificuldades para evoluir na passarela. Quando a bateria entrou no recuo a escola acelerou o passo para não estourar o tempo máximo de desfile.

desfile sao clemente 2022 113

Enredo

A escola realizou uma emocionante homenagem ao ator Paulo Gustavo, morto em maio de 2021, vítima da covid-19. O enredo “Minha vida é uma peça” percorreu toda a trajetória de vida do ator-comediante. A São Clemente abriu o desfile com o “Céu de Paulo Gustavo”, onde o ator era recebido por anjos de perucas coloridas no “Paraíso da comédia brasileira”. O segundo setor da escola de Botafogo trouxe o “Triunfo de Dona Hermínia”, para contar um pouco da influência de Dona Déa na construção das personagens elaboradas por Paulo.

desfile sao clemente 2022 120

No terceiro setor, “O amor de Thales: o que é bom vira perfeito”, a São Clemente passou a falar da vida amorosa de Paulo Gustavo, considerando justa toda e qualquer forma de amor. Como diz o samba: “Mulher com mulher tudo bem/ Homem com homem também/ O negócio é amar alguém”. Em seguida veio o setor “Bondedazamiga” com alas representando diversos personagens interpretados pelo ator. Por fim, o setor “Família é o alicerce onde a vida começa e o amor nunca termina” encerrou o desfile da escola em alto astral, lembrando que rir é um ato de resistência.

Alegorias

O carro abre-alas da São Clemente simbolizou o “Paraíso da comédia brasileira”, com nuvens em formas de gigantescos arabescos, raios irradiando tons lilases por debaixo da alegoria e luas de balanço. Duas esculturas de flamingos decoravam a parte frontal. No setor 1, o carro encontrou dificuldades para manobrar e precisou ser desacoplado para entrar na pista de desfile. Depois do susto, o carro passou sem maiores problemas.

desfile sao clemente 2022 108

A segunda alegoria foi chamada de “Minha mãe é uma peça”, em referência à Dona Hermínia, uma das principais personagens da carreira de Paulo Gustavo. O cenário é um prédio barulhento localizado na cidade de Niterói. Cenas engraçadas do filme, que leva o mesmo nome do carro alegórico, puderam ser vistas pelo público. À frente da alegoria, duas gruas faziam alusão a um set de filmagem.

desfile sao clemente 2022 101

O terceiro carro alegórico da Preto e Amarelo recebeu o nome de “Thales e as crianças”. Thales foi o grande amor da vida de Paulo, juntos, eles oficializaram o sentimento e construíram uma família, gerando os filhos Romeu e Gael. A quarta alegoria foi denominada “220 volts”, misturando dois espetáculos teatrais do ator: a comédia dramática “Minha mãe é uma peça” e o stand up “Hiperativo”. E o último carro, “Valeu PG”, celebrava a brilhante carreira do ator que a todos nós fazia sorrir. As duas últimas alegorias apresentaram falhas de acabamento na parte traseira.

Fantasias

desfile sao clemente 2022 105

A primeira ala da São Clemente era toda em branco e prata, representando uma espécie de “Festa no céu”, que celebrava a chegada do astro eternizado no paraíso. A quarta ala, “Niterói de minha infância”, fez alusão aos primeiros anos de vida de Paulo Gustavo. A fantasia era colorida e tinha um belo volume que propiciava um lindo efeito visual. A ala “Meu carrinho de bebê” trouxe drag queens empurrando carrinhos de bebê, representando a semente que gerou os filhos Romeu e Gael. A escola encontrou soluções irreverentes para contar a vida de seu homenageado.

Samba-Enredo

desfile sao clemente 2022 088

O samba-enredo composto pela parceria de Arlindinho Neto teve um bom rendimento na avenida, impulsionando o canto da escola. A letra trazia versos de duplo sentido como “São Clementes aqueles que amam/ Que cuidam, que sentem” e “De Thales, o amor venceu/ O sentimento mais fiel”. O refrão do meio foi a parte cantada com mais intensidade pela comunidade da escola. Os intérpretes Leozinho e Maninho seguraram o canto e mantiveram o alto astral até o fim da passagem da São Clemente.

desfile sao clemente 2022 074

Outros destaques

A São Clemente trouxe um tripé simbolizando a “Barca de Niterói”, cidade de origem do ator. A ex-bbb Thelminha Assis desfilou como musa da escola, fantasiada de “O balacobaco da Ivonete”, à frente da ala de passistas, que homenageou as mulheres negras das comunidades periféricas e das escolas de samba. Muitos artistas, amigos de Paulo Gustavo, desfilaram na São Clemente, como Regina Casé, Fábio Porchat, Marcos Veras, Rodrigo Pandolfo, Mariana Xavier e Marcelo Adnet. A rainha de bateria, Raphaela Gomes, desfilou com a fantasia “Angels – A dona da banca”.