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Cidade do Samba e quadras das agremiações do Grupo Especial serão pontos de doações para o Rio Grande do Sul

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As escolas do Grupo Especial e a Liesa estão unidas em prol das vítimas da chuva que atinge o Rio Grande do Sul. A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) está abrindo a Cidade do Samba, local onde funcionam os barracões das agremiações, para receber donativos, que serão encaminhados aos desabrigados.

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Foto: Divulgação/Liesa

Poderão ser doados, entre 10h e 18h, itens como alimentos não perecíveis, materiais de higiene pessoal, ração para gatos e cachorros, brinquedos, roupas, cobertores e travesseiros. Todo o material arrecadado será encaminhado para as autoridades e instituições que atuam diretamente na distribuição às vítimas.

Além da Cidade do Samba, que fica na Rua Rivadávia Correa, 60, na Gamboa, as quadras das escolas de samba do Grupo Especial também estarão disponíveis para coletar as doações. A lista completa com os endereços pode ser conferida nas redes sociais do Rio Carnaval.

Conheça o enredo da Independentes de Olaria para o Carnaval 2025

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Para o Carnaval 2025, a Independentes de Olaria prepara um desfile sobre o olhar cronista de Francisco Guimarães, o “Vagalume”, um dos raros jornalistas negros de seu tempo e principal cronista carnavalesco das ruas do Rio Antigo. Conhecido pelos seus enredos culturais, o lobo forte da Leopoldina embarca em mais uma viagem ao passado em busca do seu campeonato na Série Prata.

Vagalume

Vagalume viveu no Rio de Janeiro, entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, documentando os aspectos sociais de uma cidade em constante transformação. Atuante nos principais jornais da cidade, ele foi um homem da noite, fazendo do breu das madrugadas a sua grande redação. Notívago e atento aos contrastes do Rio, o cronista transitava entre ricos e pobres, entre o centro e o subúrbio, entre o morro e o asfalto. Em um período histórico em que os negros geralmente só apareciam nos jornais em páginas polícias, Vagalume lançou luz para a população afro-carioca até então marginalizada pela imprensa nacional. Em breve a escola divulgará o título e o logo do enredo.

Em sua coluna de jornal intitulada “Ecos Noturnos”, Vagalume mergulhou na noite, tendo a lua como testemunha e a caneta como companheira. Ele documentou os carnavais de rua, os clubes dançantes, a vida dos trabalhadores portuários, os terreiros de candomblé, as rodas de samba e muitas outras manifestações cotidianas, destacando a primazia negra e colocando-a no centro da vida cultural da cidade. Contrariando a lógica excludente e confrontando seus pares, ele revelou para o mundo saberes e sociabilidades até então ignorados.

Enredar a produção de Francisco Guimarães é resgatar o trabalho de um homem que dedicou sua vida a lançar luz sobre os que não tinham vez. Recordar seus caminhos e escritos é voltar aos primórdios do carnaval urbano e compreender a cidade, ruas e praças através de sua madrugada. Assim, a Independentes de Olaria lhe convida também a ser notívago, admirador da noite, pois, como certa vez disse o próprio Guimarães: “Notívagos são apelidados vagalumes. Por isso, sejamos todos vagalumes também”.

Viradouro recebe Mocidade Alegre e Délcio Luiz na feijoada deste sábado

A próxima edição da Feijoada da Viradouro, que vai acontecer neste sábado, terá como convidada a Mocidade Alegre. O encontro das atuais campeãs do Rio e de São Paulo, que será a partir de 14h na quadra da agremiação de Niterói, vai reunir os principais segmentos das duas escolas. O intérprete Wander Pires vai receber Igor Sorriso, enquanto mestre Ciça será o anfitrião da bateria da escola paulistana, liderada por mestre Sombra.

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Foto: Divulgação

O evento contará ainda com show do cantor e compositor Délcio Luiz, criador de sucessos como “Hoje eu vou pagodear”, “Gamei” e “Cartão Postal”. A cantora Gau Silva também subirá ao palco.

O ingresso custa R$ 30 e pode ser comprado antecipadamente na secretaria da quadra, que fica na Avenida do Contorno, 16, no Barreto, Niterói. O prato de feijoada, servido até 17h, sai por R$ 25. A classificação etária é de 6 anos, com menores acompanhados por responsáveis. Informações pelo 21-28280658.

Viradouro recebe Mocidade Alegre e Délcio Luiz
Data: 11/05
Horário: 14h
Local: Quadra da Viradouro, Av, do Contorno, 16, Barreto, Niterói
Atrações: Shows da Viradouro, Mocidade Alegre, Délcio Luiz e Gau Silva
Ingresso: R$ 30
Prato de feijoada (servido até 17h): R$ 25
Classificação etária: 6 anos, com menores acompanhados por responsáveis
Informações: 21-28280658

Beija-Flor de Nilópolis anuncia mudanças na disputa de samba-enredo para o Carnaval 2025

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A Beija-Flor de Nilópolis revelou nesta terça-feira, novidades para a disputa de samba-enredo para o Carnaval de 2025, onde homenageará o grande diretor de Carnaval, Luiz Fernando Ribeiro do Carmo, o Laíla. Dentre as novidades, cada parceria poderá ter no máximo seis compositores, sem participações especiais, e apenas um cantor do Grupo Especial por samba.

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Foto: Eduardo Hollanda/Beija-Flor de Nilópolis

Além disso, o palco das apresentações contará com cinco microfones, incluindo o do intérprete oficial, e três cordas. Continuará sendo proibida a divulgação de gravações não autorizadas pela escola, visando a igualdade de condições na avaliação dos sambas concorrentes. A disputa ainda contará com audições exclusivas antes da apresentação para a comunidade.

“A disputa da Beija-Flor é reconhecida há décadas como uma das melhores do Carnaval, não só pela quantidade, como também pela qualidade das obras. Com o enredo sobre o Mestre Laíla, a expectativa é de aumento no número de obras. Então, optamos por fazer algumas audições internas para uma avaliação mais criteriosa da letra, melodia, harmonia e das interpretações, para depois levarmos os sambas para as apresentações na quadra, para que toda a comunidade e segmentos possam opinar e participar, o que é uma tradição da Beija-Flor”, contou o diretor de Carnaval, Marco Antônio Marino.

Para dar início ao processo, no dia 27 de maio, segunda-feira, às 20h, os compositores terão a oportunidade de absorver a essência do enredo proposto, com a divulgação da sinopse e uma explanação do carnavalesco, tudo isso diretamente na quadra da agremiação. As inscrições dos sambas ocorrerão no dia 25 de julho, quinta-feira, das 18h às 23h, na quadra. Os candidatos devem entregar 30 letras impressas e uma versão em pen drive, obrigatoriamente em formato Word, e sem qualquer arte.

O cronograma das apresentações é rigoroso, com audições exclusivas para compositores e músicos nos dias 29, 30 e 31 de julho, e 1° de agosto, no barracão da escola. O lançamento oficial na quadra acontecerá em 8 de agosto, seguido por eliminatórias nos dias 15, 22 e 29 de agosto e 5 de setembro. A semana de 9 a 14 de setembro será dedicada à gravação em estúdio dos cinco sambas selecionados, com as eliminatórias finais ocorrendo em 19 e 26 de setembro. A grande final está marcada para o dia 3 de outubro, quando serão apresentados os três melhores sambas, determinando o hino oficial da Beija-Flor para o Carnaval 2025.

“Torço muito para que os compositores acertem a mão e tragam para o barracão para algum acerto com o carnavalesco antes de irem para a disputa. Essa sintonia fina é importante para que não tenhamos um grande samba, mas fora da proposta que será apresentada. Estou muito confiante de que teremos grandes sambas para o Mestre Laíla. Até aqui, tudo está sendo feito com muito carinho e cuidado, então precisamos da melhor trilha sonora possível”, concluiu Marino.

União de Maricá renova com dupla de intérpretes para 2025

A União de Maricá acertou nesta terça-feira mais duas renovações para o Carnaval 2025. Nino do Milênio e Matheus Gaúcho seguem como intérpretes oficiais para o próximo ciclo carnavalesco, quando a escola vai buscar o título da Série Ouro e o acesso ao Grupo Especial com o enredo “O cavalo de Santíssimo e a coroa do Seu 7”. A dupla foi formada no último ano.

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Foto: Raiane Gomes/CARNAVALESCO

Nino do Milênio chegou na União de Maricá após defender o microfone oficial da Mocidade Independente de Padre Miguel no Carnaval 2023. O intérprete iniciou a sua carreira na Inocentes de Belford Roxo e também defendeu o Paraíso do Tuiuti, por onde foi vice-campeão do Grupo Especial em 2018. Ele falou mostrou felicidade com a continuidade

“Agradeço a toda a diretoria da União Maricá, em especial ao presidente de honra Washington Quaquá, ao diretor executivo João Birigu e ao prefeito Fabiano Horta por toda confiança no meu trabalho. Que tenhamos uma temporada ainda mais especial e um desfile vitorioso em 2025”, afirmou Nino.

Já Matheus Gaúcho é intérprete da escola maricaense desde a fundação, em 2015. Ele participou de todos os desfiles da história da agremiação, com as conquistas da Série Bronze e da Série Prata, em 2018 e 2023, respectivamente. O intérprete comemorou a possibilidade de defender mais uma vez o microfone oficial da agremiação na Sapucaí:

“Estou aqui desde o primeiro ano e é muito gratificante ver a crescente da União de Maricá. A escola vai completar 10 anos em 2025, temos uma ótima equipe e tenho certeza que faremos um grande carnaval para buscar esse acesso ao Grupo Especial, que é o sonho de todos. Ao lado do Nino, irei me dedicar muito para que esse objetivo possa ser alcançado”, garantiu Gaúcho.

Para o próximo ano, a União de Maricá manteve boa parte da equipe que conduziu a escola ao quarto lugar da Série Ouro. Foram renovados o diretor de carnaval Wilsinho Alves, o diretor geral de harmonia Junior Cabeça, o diretor de barracão Rodrigo Foca, o coreógrafo da comissão de frente Patrick Carvalho, o chefe de ateliê Julio Cerqueira, a coordenadora da ala de passistas Kellyn Rosa, além da contratação do carnavalesco Leandro Vieira.

Escolas mirins vão decidir nova data dos desfiles no Carnaval 2025

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A mudança para três dias de desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro no Carnaval 2025 alterará também a data dos desfiles das escolas mirins, que até este ano, ocuparam a terça-feira. O presidente da Liesa, Gabriel David, revelou em vídeo publicado nas redes sociais, que está em contato com a liga mirim e manifestou o desejo de dar mais visibilidade para apresentações das crianças e jovens na Marquês de Sapucaí.

desfile mirim
Foto: Hanna Beyla/Divulgação Riotur

Foi sugerido pela Liesa para a Associação das Escolas de Samba Mirins (AESM-RIO) a data de sexta-feira, antes do sábado das campeãs, mas existe o interesse do presidente Edson Marinho de levar para quinta-feira, na véspera dos desfiles da Série Ouro. A definição será dos presidentes das escolas mirins em reunião plenária.

“Temos carinho e cuidado muito grande com os desfiles mirins. Liguei para o presidente Edson Marinho (da AESM-RIO). Falei da mudança de data. Conversamos sobre qual seria a nova data. Deixei bem claro que a nossa intenção é participar muito mais ativamente dos desfiles mirins, inclusive, é uma das grandes pautas que a Evelyn (Bastos, diretora cultura da Liga) trouxe para dentro da nossa diretoria. Queremos fazer uma colaboração direta com eles. Engrandecer, dar ainda mais visibilidade e incorporar para dentro do Rio Carnaval. A ideia é ter o dia mirim dentro do Rio Carnaval. Temos uma sugestão de data dos desfiles para sexta-feira, antes do sábado das campeãs, foi ressaltado pelo presidente que seja na quinta-feira, antes da Série Ouro. Foi deixar em aberto essas duas datas para que os presidentes das escolas mirins possam decidir em reunião plenária”, explicou o presidente da Liesa.

Saiba como foi a votação que definiu os três dias de desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro no Carnaval 2025

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A primeira plenária da nova gestão da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) realizada na última segunda-feira aprovou os três dias dos desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro no Carnaval 2025. O site CARNAVALESCO apurou como foi a votação. Internamente, os presidentes já estavam cientes da possibilidade e receberam uma gama de informações, inclusive, com dados colhidos no último carnaval e o ok da Prefeitura do Rio, Estado e TV Globo, tudo pronto para a aprovação de mais um dia dos desfiles. Assim, o resultado da votação foi unânime para inclusão de mais uma data.

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Foto: Eduardo Hollanda/Divulgação Rio Carnaval

Além da já citada pelo presidente da Liesa, Gabriel David, questão de nenhuma escola não desfilar pela manhã, prejudicando o uso da iluminação especial do Sambódromo, que virou referência no andamento dos desfiles, os presidentes souberam que mais um dia de desfiles no Grupo Especial atrai mais receita. Nos bastidores, sem confirmação da Liesa, especula-se entre R$ 1 milhão e até R$ 2 milhões a mais por agremiação. Essa receita, sem dúvida, virá dos patrocinadores, que ganham mais um dia de visibilidade, e, principalmente, da venda dos camarotes.

“Ao longo do ano vamos explicar tudo que vai acontecer. Sei que mudanças são sempre sensíveis, mas também tenho certeza que ninguém consegue imaginar todos os pontos positivos. Acreditem que os três dias vão ser incríveis. A mudança teve influência direta do que aconteceu no desfile das campeãs de 2024. Ali, teve um imprevisto na concentração, no último sábado das campeãs, que atrasou significativamente a última escola a desfilar. Hoje, a iluminação do Sambódromo afeta diretamente pelo menos dois quesitos, como Alegorias e Fantasias, e indiretamente mais alguns. Quando isso acontece e uma escola tem que desfilar durante a luz do dia ela perde o impacto direto da luz. Isso afeta o resultado. Não podemos permitir que isso tenha chance de acontecer. Quem acompanha o carnaval, regulamento e a competitividade das escolas, sabe exatamente o que estou falando. Estamos preservando a competição e que ela tenha um cenário idêntico para todas escolas”, frisou Gabriel David, em vídeo públicado nas redes sociais.

Novo formato de distribuição dos ingressos populares

A inclusão desta receita extra de mais um dia de desfiles vai diminuir o valor dos ingressos das arquibancadas. É possível que a Liesa trabalhe com combos de ingressos para os três dias e também altere o valor de cada dia, podendo custar metade do valor praticado hoje. Nos próximos meses haverá a apresentação da Liesa do sistema de venda de ingressos para o Carnaval 2025 e a presença maior do público no Sambódromo, através de “valores mais populares”. Será revelado um novo formato de distribuição dos ingressos populares.

“Com três dias vamos democratizar ainda mais a ida ao Sambódromo. A gente precisava de um número maior de ingressos disponíveis para mais pessoas terem acesso aos desfiles. É uma forma que encontramos de termos um número maior de ingressos disponíveis, já que não temos dinheiro e nem a Prefeitura tem recursos para aumentarmos a capacidade do Sambódromo. Além disso, os valores dos ingressos de arquibancada vão diminuir”, garantiu Gabriel David.

Votação: fechamento das notas após cada desfile

Outra definição na plenária foi o fechamento das notas após cada dia de desfile. Nesta parte o resultado não foi unânime, mas passou com tranquilidade. Oito escolas foram favoráveis, três queriam manter após a passagem da última agremiação, na madrugada da quarta de cinzas. Uma escola sugeriu fechar o envelope após cada desfile, mas não houve apoio. Detalhe: como são informações de bastidores não informaremos os votos das agremiações.

Os presidentes das 12 escolas de samba do Grupo Especial ainda vão se reunir em mais plenárias para definirem outros pontos do regulamento para os desfiles de 2024. Ainda é possível alterar o tempo mínimo e máximo de desfile, embora, a TV Globo tenha informado que 60 e 70 minutos foram mantidos, a questão não foi tema de debate. O horário de início de cada desfile também não foi discutindo, ficando para próximas plenárias. O número de componentes na comissão de frente também não entrou na discussão e será estudado nos encontros futuros na Liesa.

Mudou! Liesa muda sistema de julgamento do Grupo Especial no Carnaval 2025

Confira a sinopse do enredo da Mocidade Independente de Padre Miguel para o Carnaval 2025

Enredo: ‘Voltando para o futuro, não há limites pra sonhar’

logo mocidade2025

… Os astrônomos dizem que as estrelas estão muito longe da Terra e que ao observá-las no céu, à noite, estamos olhando para o passado. Isso ocorre porque a luz de uma estrela que chega até nós foi emitida há muito tempo atrás…”

“Olhei pro céu
Vi a estrela que me fez sonhar,
Olhei pra ela e então pedi que iluminasse as viradas da minha vida.
Por tantas águas eu atravessei, em corda bamba eu andei, de corpo e alma na Avenida. Com sua luz, sobre um espelho ela iluminou.
Um Universo de mistérios, um livro aberto cheio de fascinação, Vejo nos astros minha luz na escuridão!”

SEGUINDO A MINHA ESTRELA GUIA
Para o carnaval de 2025, A MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL faz uma viagem intergaláctica até sua estrela guia, onde ela se reconecta com seu brilho mais intenso, o de uma estrela ainda jovem despontando na passarela do samba, saltando mais uma vez para o futuro, trilhando caminhos desenhados pelas estrelas. Se voa para o céu ou dispara como num sprint pela Terra, haverá irremediavelmente de se defrontar com o passado, com a própria identidade, soberana, singular e visionária.

SOMOS POEIRA DE ESTRELAS
“O cosmos está dentro de nós. Somos feitos de matéria estelar. Somos uma forma do universo conhecer a si mesmo”.

O que nos dizem as estrelas quando cintilam no céu? Dizem em silêncio que querem nos fascinar, espalhar o mistério, querem fazer a imaginação trabalhar. Na música silenciosa da luz estelar está a nossa guia e o nosso alento. A estrelas nos ajudam a dar sentido ao cosmos, a beleza do céu profundo, a dúvida sobre o que há de desconhecido neste mundo de distâncias infindáveis…

Todas as substâncias que vemos à nossa volta foram fabricadas no interior das estrelas. O oxigênio que respiramos, o ferro de nossas montanhas, o carbono das plantas e o nosso corpo. Tudo foi feito no interior das fornalhas atômicas das estrelas. Portanto, toda a vida na Terra está intimamente interligada, possuímos uma química orgânica e uma herança evolutiva comum e qualquer que seja o caminho no qual enveredemos, nosso destino estará indissoluvelmente ligado a ela.

SONHANDO COM O FUTURO
“Eu sou um Pierrô Lunar, pego um trem-bala e posso sonhar na Lua. Ziguezaguiando eu vou, sou passageiro espacial, no paraíso da folia.

Vem nessa amor, o futuro é aqui, deixe o sonho te levar pra nova era que virá.”

Povoado de mistérios, o Universo reúne uma infinidade de elementos que sempre intrigou a humanidade. Das crenças e histórias mitificadas pelas antigas civilizações aos estudos de pesquisadores e cientistas da idade média, passando por obras literárias e cinematográficas.

Da maçã de Adão e Eva à maçã que cai de Isaak Newton, Marte, a “maçã vermelha gigante”, torna-se uma obsessão. A lista de filmes sobre marcianos, seres alienígenas e posteriormente sobre Robôs é longa, e passa fascinar o imaginário do homem moderno. Vários filmes do gênero ficção científica surgiram e continuam a surgir, sempre explorando a tecnologia e ambições futurísticas da humanidade, desde as mais fantasiosas, com enredos de guerras e futuros distópicos, até as mais próximas da realidade, com seres parecidos com os humanos.

Seres alienígenas e robóticos habitam as profundezas do nosso inconsciente coletivo, as representações ficcionais passam a refletir o que sabemos do mundo, de nós, do bem e do mal que somos capazes de fazer, de nossos medos e expectativas de um futuro sempre incerto e ameaçador.

O HOMO SAPIENS QUEBRA AS PEDRAS DA INOVAÇÃO
Dinossauros estiveram por aqui há 150 milhões de anos e foram aniquilados pela colisão de um asteroide há 65 milhões de anos atrás. De lá pra cá, as coisas mudaram: nós entramos na história.

Toda essa sabedoria em busca do progresso foi retratada inúmeras vezes, de forma lúdica, por séries de animação. Em 1960 a série de desenho criada por William Hanna e Joseph Barbera1, os Flintstones, traduzia um mundo moderno para idade da pedra. Eles aproveitavam os recursos dos animais e da natureza para criar conforto e criar uma sociedade extremamente funcional. Na mesma época contrapondo a pré-história dos Flintstones, Hanna-Barbera partem para a futurologia, e criam os Jetsons, outra série de desenhos, com personagens vivendo em um mundo espacial e altamente tecnológico ficcional, antecipando para o mundo há 64 anos atrás, ideias que hoje começam a se materializar; como robô assistente na casa de qualquer pessoa, a tele- presença e outras inovações tecnológicas. Ambos os desenhos mostravam muito claramente conceitos de inovação na solução de problemas do dia a dia com soluções criativas, sejam elas rudimentares ou altamente tecnológicas.

Hoje a fixação do homem pela robotização, se torna real, sai da ficção e se materializa. O Homem da pedra lascada avançou, seguiu em frente, deu um salto quântico e chega a “Era Tecnológica”. O mundo das máquinas o fascina, cada vez mais ele cria, flerta e dialoga com esses “seres automatizados” para usá-los a seu favor, a seu bel-prazer. As máquinas, os computadores, drones, satélites espaciais e robôs, tornam-se seus “brinquedinhos favoritos”. Com um “click”, têm-se um mundo na palma das mãos, seja através de celulares e tantos dispositivos disponíveis. Redes sociais são criadas onde todos estão conectados, livres para ir e vir, viajar pra lugares distantes, ver tudo, ter vidas expostas, ouvir e falar o que quiser, ler tudo entre tantas outras facilidades, sem limites, basta ter uma cadeira confortável, um sofá e um bom Wi-FI. Sem um celular, você não é mais você, vamos criando personalidades virtuais, ativas na internet, “…outros “Eus” interagindo o tempo todo, permitindo que nossas vidas sejam transferidas para uma espécie de éter digital, baixáveis em qualquer lugar do mundo. Somos criações remotas, “transumanos”2, onipresentes e oniscientes que, metaforicamente, nos aproxima de uma existência divina: sem um corpo e cientes de tudo o que ocorre no mundo.”(GLAISER, Marcelo, livro O caldeirão Azul, p. 207).

A internet banda larga chegou para nos conectar em uma espiral infinda que ambiciona a perfeição em curtos intervalos de tempo. A humanidade globalizada, cada vez mais ávida por informações instantâneas, busca nas redes sociais, um

“pertencimento” como instrumento central de sobrevivência, numa adesão cega que nos impede a percepção do outro. As experiências presenciais e afetivas sucumbem ao virtualismo e nesse comportamento extremo, parece não haver espaço para crescer, para olhar e aprender com o que existe fora. Chegamos ao ápice da crise criativa com o advento da Inteligência Artificial. Quem ganha? O Homem ou o robô? Não há dificuldade na resposta para essa pergunta. Onde só o robô triunfa, o humanismo morre.

AQUI SE NASCE JOGANDO, PERDENDO OU GANHANDO, EM BUSCA DE FELICIDADE.
“… Já enfrentamos as viradas dessa vida e rodamos igual pião…”

O Homem com seu joystick na mão continua o jogo! Muitos jovens, hoje homens feitos, foram atraídos para a MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL, pela imagem do menino do joystick.

Anos se passaram e os GAMES, cresceram em profusão, a geração “Z” como é conhecida, ama estar desafiando esses jogos, agora, através de suas telas, sejam elas de smartfones, tablets ou de computadores. Para os jovens das décadas de 1980 e 1990, que viviam com joysticks na mão dos videogames, o jogo atual é mais complexo.

1 William Hanna e Joseph Barbera eram cartunistas norte-americanos e fundadores do estúdio de desenho animado Hanna-Barbera em 1957.

2 transumano, trasumanismo – expressão conhecida e muito utilizada em livros e filmes de ficção científica que significa a junção do humano com a máquina.

Abandonar as telas de led que orbitam o cotidiano nos encontros familiares, nas reuniões entre amigos nas mesas de bar, nos colégios, nas plataformas de streaming, é uma missão quase impossível. Ninguém se desconecta. Estamos tão perto, mas, paradoxalmente, tão longe uns dos outros. A pele que habito está em constante mutação por causa da tecnologia. Dá-se o enfrentamento entre o real e o virtual, o natural e o artificial. Será que continuaremos em uma eterna luta do bem contra o mal? Que progresso é esse que não nos apazigua a alma? Pelo contrário, só nos angustia. Que o GAME DA MIPM, os estimule a voltar a olhar para o carnaval, que possamos desafiá-los a atravessar a MATRIX, a viajar na Sapucaí e cair na folia sem desanimar.

O PASSADO, O PRESENTE E O AMANHÃ
“… Dominou o fogo e soube se armar, Conquistou o Mundo e o Espaço também, Veio iluminado para inventar,
Pena que nem tudo foi para o Bem…”
(trecho da letra de um dos sambas concorrentes em 1996 – Autor: Marquinhos PQD)

Um pixel, no coliseu de uma galáxia…

Em 1990, a sonda espacial Voyager 1, tirou uma fotografia da Terra há uma distância recorde. Na foto, nosso planeta mal preenche um pixel, um “pálido ponto azul” na vasta imensidão do espaço. Em um pronunciamento público no dia 13 de outubro de 1994, proferido na universidade de Cornelll, onde lecionava, Carl Sagan3 refletiu sobre o significado da imagem: “Ela deveria inspirar mais compaixão e bondade nas nossas relações, mais responsabilidade na preservação desse precioso pálido ponto azul, nossa casa, a única que temos. Quando medido contra as distâncias cósmicas, e considerando a enorme quantidade de mundos espalhados pelo vazio do espaço sideral, esse pequeno planeta é insignificante, apenas mais um, um entre trilhões de outros. Por outro lado, essa esfera girando em torno do Sol é tudo o que temos. Somos os únicos seres inteligentes no universo até que se prove o contrário” A ciência nos capacitou a maravilhar- nos com o mundo, e cada vez mais a nos engajarmos com o mistério da criação. Se continuaremos a viver em um mundo virtual, se nosso futuro é incerto e indefinido, se alienígenas e robôs dominarão o Mundo? ainda não sabemos. Por enquanto, temos tempo para pensar criticamente sobre as escolhas que fazemos, na possibilidade de nos tornarmos agentes das transformações que queremos ver aqui. Assim como o ar cada vez mais poluído e aquecido, a água é primordial para nossa sobrevivência e não estão pra “um mar de rosas”, vivem nos alertando constantemente que já estão com a paciência transbordando e é quesito urgente de preocupação. O uso indiscriminado de recursos naturais pelo progresso da humanidade tem dado indícios que o “bicho vai pegar”. O planeta pega fogo por causa do aquecimento global, as tsunamis e as chuvas torrenciais colocam cidades inteiras submersas nos cinco continentes, os furacões e os terremotos nada deixam de pé, as guerras de nacionalidades e territoriais traduzem a desumanização do único ser racional de que se tem conhecimento. Onde isso vai parar? Na poeira das estrelas. As descobertas científicas dão conta, no entanto, de maneira otimista, que o futuro do homem, em função da nanotecnologia, da biologia celular e da engenharia genética, estará condicionado à existência eterna, à imortalidade. A superação da morte é a esperança e a nova guerra travada pela humanidade no próximo século e vão constar nas nossas “faturas futuras” batendo em nossas portas. A Natureza é caprichosa, parece querer nos dizer que tiveram seu espaço roubado e os quer de volta, afinal, respeito é bom e ela agradece. Tudo o que devemos fazer é cuidar do nosso planeta, a casa que habitamos, e que as incertezas não nos paralisem, devemos isso às gerações futuras. Estamos vivendo aqui e continuaremos a viver por muitas gerações. Não temos qualquer indicação de que teremos alguém para nos salvar de nós mesmos. A responsabilidade do que ocorre aqui é inteiramente nossa.
E assim seguiremos…O homem investigando a vida, se fecha em laboratórios, pensa no homem artificial, constrói e destrói deixando escapar de seu controle a razão dos seus inventos. “Descansa na rede” meio atravessado; acordado, vislumbra suas invenções e quando dorme sonha temendo o amanhã. A mão que fez a bomba ainda faz um samba, mas onde vai dar esse carnaval? Isso não se descobriu.

Renato Lage e Márcia Lage

Desfiles do Grupo Especial no Carnaval 2025 vão seguir com o mesmo tempo mínimo e máximo

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A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) definiu na plenária desta segunda-feira a realização de três dias de desfiles no Grupo Especial no Carnaval 2025. Segundo a TV Globo, o tempo mínimo e máximo de cada apresentação seguirá o mesmo até este ano, ou seja, 60 minutos a 70 minutos.

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Foto: Dhavid Normando/Divulgação Rio Carnaval

A Unidos de Padre Miguel, atual campeã da Série Ouro, abrirá o domingo, em 2 de março, com a Unidos da Tijuca, 11ª colocada do Grupo Especial no ano anterior, iniciando a segunda-feira, 3 de março, e a Mocidade, 10ª de 2024, abrindo a terça. As demais serão divididas em trincas, com a ordem sendo definida no sorteio do próximo dia 23, na Cidade do Samba: Mangueira, Portela e Beija-Flor / Grande Rio, Viradouro e Salgueiro / Paraíso do Tuiuti, Vila Isabel e Imperatriz Leopoldinense.

Mudou! Liesa muda sistema de julgamento do Grupo Especial no Carnaval 2025

Presidente da Liesa fala sobre três dias de desfiles no Carnaval 2025: ‘queremos viabilizar uma redução no preço das arquibancadas’

Mudou! Liesa muda sistema de julgamento do Grupo Especial no Carnaval 2025

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Na plenária que definiu o Grupo Especial do Rio de Janeiro com três dias (domingo, segunda e terça) de desfiles no Carnaval 2025 ficou acertado também uma mudança profunda no sistema de julgamento. A partir de agora os julgadores vão fechar suas notas após cada dia de desfile na Sapucaí.

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Foto: Fábio Costa/Liesa

As notas eram dadas, até o Carnaval 2024, após a passagem da última escola de samba do Grupo Especial, já na manhã de terça-feira. Isso gerava a polêmica das agremiações fugirem do domingo, afinal, os julgadores poderiam acompanhar no hotel as notícias das apresentações do primeiro dia, já que só fechavam os envelopes no fim do último dia.

Dentro da configuração aprovada, que já valerá para 2025, quatro escolas se apresentarão em cada dia. Dessa forma, também em decisão inédita, as notas dos julgadores passarão a ser fechadas ao final de cada dia.

Saiba quais escolas vão abrir cada dia de desfile no Carnaval 2025 do Grupo Especial

Presidente da Liesa fala sobre três dias de desfiles no Carnaval 2025: ‘queremos viabilizar uma redução no preço das arquibancadas’