InícioGrupo EspecialBeija-Flor de Nilópolis anuncia mudanças na disputa de samba-enredo para o Carnaval...

Beija-Flor de Nilópolis anuncia mudanças na disputa de samba-enredo para o Carnaval 2025

A Beija-Flor de Nilópolis revelou nesta terça-feira, novidades para a disputa de samba-enredo para o Carnaval de 2025, onde homenageará o grande diretor de Carnaval, Luiz Fernando Ribeiro do Carmo, o Laíla. Dentre as novidades, cada parceria poderá ter no máximo seis compositores, sem participações especiais, e apenas um cantor do Grupo Especial por samba.

Foto: Eduardo Hollanda/Beija-Flor de Nilópolis

Além disso, o palco das apresentações contará com cinco microfones, incluindo o do intérprete oficial, e três cordas. Continuará sendo proibida a divulgação de gravações não autorizadas pela escola, visando a igualdade de condições na avaliação dos sambas concorrentes. A disputa ainda contará com audições exclusivas antes da apresentação para a comunidade.

“A disputa da Beija-Flor é reconhecida há décadas como uma das melhores do Carnaval, não só pela quantidade, como também pela qualidade das obras. Com o enredo sobre o Mestre Laíla, a expectativa é de aumento no número de obras. Então, optamos por fazer algumas audições internas para uma avaliação mais criteriosa da letra, melodia, harmonia e das interpretações, para depois levarmos os sambas para as apresentações na quadra, para que toda a comunidade e segmentos possam opinar e participar, o que é uma tradição da Beija-Flor”, contou o diretor de Carnaval, Marco Antônio Marino.

Para dar início ao processo, no dia 27 de maio, segunda-feira, às 20h, os compositores terão a oportunidade de absorver a essência do enredo proposto, com a divulgação da sinopse e uma explanação do carnavalesco, tudo isso diretamente na quadra da agremiação. As inscrições dos sambas ocorrerão no dia 25 de julho, quinta-feira, das 18h às 23h, na quadra. Os candidatos devem entregar 30 letras impressas e uma versão em pen drive, obrigatoriamente em formato Word, e sem qualquer arte.

O cronograma das apresentações é rigoroso, com audições exclusivas para compositores e músicos nos dias 29, 30 e 31 de julho, e 1° de agosto, no barracão da escola. O lançamento oficial na quadra acontecerá em 8 de agosto, seguido por eliminatórias nos dias 15, 22 e 29 de agosto e 5 de setembro. A semana de 9 a 14 de setembro será dedicada à gravação em estúdio dos cinco sambas selecionados, com as eliminatórias finais ocorrendo em 19 e 26 de setembro. A grande final está marcada para o dia 3 de outubro, quando serão apresentados os três melhores sambas, determinando o hino oficial da Beija-Flor para o Carnaval 2025.

“Torço muito para que os compositores acertem a mão e tragam para o barracão para algum acerto com o carnavalesco antes de irem para a disputa. Essa sintonia fina é importante para que não tenhamos um grande samba, mas fora da proposta que será apresentada. Estou muito confiante de que teremos grandes sambas para o Mestre Laíla. Até aqui, tudo está sendo feito com muito carinho e cuidado, então precisamos da melhor trilha sonora possível”, concluiu Marino.

- ads-

Torrão amado quer o décimo título! Diretor deseja que Salgueiro encerre uma das noites de desfiles no Carnaval 2025

Após retornar ao desfile das campeãs em 2024 com o quarto lugar conquistado, o Salgueiro já se prepara para o Carnaval de 2025. Um...

Unidos de Padre Miguel preparada para brilhar e abrir os desfiles do Grupo Especial no Carnaval 2025

A Unidos de Padre Miguel venceu a Série Ouro do Carnaval 2024 do Rio de Janeiro e estará de volta ao Grupo Especial (já...