InícioGrupo EspecialSaiba como foi a votação que definiu os três dias de desfiles...

Saiba como foi a votação que definiu os três dias de desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro no Carnaval 2025

Presidentes já estavam cientes da possibilidade e receberam uma gama de informações, inclusive, com dados colhidos no último carnaval e o ok da Prefeitura do Rio, Estado e TV Globo, tudo pronto para a aprovação de mais um dia dos desfiles

A primeira plenária da nova gestão da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) realizada na última segunda-feira aprovou os três dias dos desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro no Carnaval 2025. O site CARNAVALESCO apurou como foi a votação. Internamente, os presidentes já estavam cientes da possibilidade e receberam uma gama de informações, inclusive, com dados colhidos no último carnaval e o ok da Prefeitura do Rio, Estado e TV Globo, tudo pronto para a aprovação de mais um dia dos desfiles. Assim, o resultado da votação foi unânime para inclusão de mais uma data.

Foto: Eduardo Hollanda/Divulgação Rio Carnaval

Além da já citada pelo presidente da Liesa, Gabriel David, questão de nenhuma escola não desfilar pela manhã, prejudicando o uso da iluminação especial do Sambódromo, que virou referência no andamento dos desfiles, os presidentes souberam que mais um dia de desfiles no Grupo Especial atrai mais receita. Nos bastidores, sem confirmação da Liesa, especula-se entre R$ 1 milhão e até R$ 2 milhões a mais por agremiação. Essa receita, sem dúvida, virá dos patrocinadores, que ganham mais um dia de visibilidade, e, principalmente, da venda dos camarotes.

“Ao longo do ano vamos explicar tudo que vai acontecer. Sei que mudanças são sempre sensíveis, mas também tenho certeza que ninguém consegue imaginar todos os pontos positivos. Acreditem que os três dias vão ser incríveis. A mudança teve influência direta do que aconteceu no desfile das campeãs de 2024. Ali, teve um imprevisto na concentração, no último sábado das campeãs, que atrasou significativamente a última escola a desfilar. Hoje, a iluminação do Sambódromo afeta diretamente pelo menos dois quesitos, como Alegorias e Fantasias, e indiretamente mais alguns. Quando isso acontece e uma escola tem que desfilar durante a luz do dia ela perde o impacto direto da luz. Isso afeta o resultado. Não podemos permitir que isso tenha chance de acontecer. Quem acompanha o carnaval, regulamento e a competitividade das escolas, sabe exatamente o que estou falando. Estamos preservando a competição e que ela tenha um cenário idêntico para todas escolas”, frisou Gabriel David, em vídeo públicado nas redes sociais.

Novo formato de distribuição dos ingressos populares

A inclusão desta receita extra de mais um dia de desfiles vai diminuir o valor dos ingressos das arquibancadas. É possível que a Liesa trabalhe com combos de ingressos para os três dias e também altere o valor de cada dia, podendo custar metade do valor praticado hoje. Nos próximos meses haverá a apresentação da Liesa do sistema de venda de ingressos para o Carnaval 2025 e a presença maior do público no Sambódromo, através de “valores mais populares”. Será revelado um novo formato de distribuição dos ingressos populares.

“Com três dias vamos democratizar ainda mais a ida ao Sambódromo. A gente precisava de um número maior de ingressos disponíveis para mais pessoas terem acesso aos desfiles. É uma forma que encontramos de termos um número maior de ingressos disponíveis, já que não temos dinheiro e nem a Prefeitura tem recursos para aumentarmos a capacidade do Sambódromo. Além disso, os valores dos ingressos de arquibancada vão diminuir”, garantiu Gabriel David.

Votação: fechamento das notas após cada desfile

Outra definição na plenária foi o fechamento das notas após cada dia de desfile. Nesta parte o resultado não foi unânime, mas passou com tranquilidade. Oito escolas foram favoráveis, três queriam manter após a passagem da última agremiação, na madrugada da quarta de cinzas. Uma escola sugeriu fechar o envelope após cada desfile, mas não houve apoio. Detalhe: como são informações de bastidores não informaremos os votos das agremiações.

Os presidentes das 12 escolas de samba do Grupo Especial ainda vão se reunir em mais plenárias para definirem outros pontos do regulamento para os desfiles de 2024. Ainda é possível alterar o tempo mínimo e máximo de desfile, embora, a TV Globo tenha informado que 60 e 70 minutos foram mantidos, a questão não foi tema de debate. O horário de início de cada desfile também não foi discutindo, ficando para próximas plenárias. O número de componentes na comissão de frente também não entrou na discussão e será estudado nos encontros futuros na Liesa.

Mudou! Liesa muda sistema de julgamento do Grupo Especial no Carnaval 2025

- ads-

Porto da Pedra confirma Mauro Quintaes na equipe de 2025

A Porto da Pedra confirmou o nome do carnavalesco Mauro Quintaes no time de 2025. O artista, que assinará seu sétimo trabalho na vermelha...

Sinopse da Beija-Flor de Nilópolis para o Carnaval 2025

Enredo: “LAÍLA DE TODOS OS SANTOS, LAÍLA DE TODOS OS SAMBAS” INTRODUÇÃO / JUSTIFICATIVA "Veje bem", A importância do Laíla para o Samba e o Carnaval é...

Cícero e Lara comentam enredo da UPM para o Carnaval 2025: ‘Foi amor à primeira vista’

Cícero Costa e Lara Mara, pai e filha, são diretores de carnaval da Unidos de Padre Miguel. A escola, em preparação para o Carnaval...