InícioSão PauloMUM lança enredo sobre Helena Theodoro e Vila Maria anuncia novo tema...

MUM lança enredo sobre Helena Theodoro e Vila Maria anuncia novo tema no sábado

Quatro escolas do Acesso I de São Paulo divulgaram seu enredo para 2024

A Mocidade Unida da Mooca foi a quarta escola do Grupo de Acesso I a divulgar seu enredo para o carnaval de 2024 e será sobre Helena Theodoro, nome marcante da literatura afro-brasileira. Enquanto a Vila Maria vai anunciar seu novo enredo no sábado.

O enredo da MUM é “Oyá Helena”, na divulgação em suas redes sociais, a agremiação da Mooca, Zona Leste de São Paulo ressaltou em um trecho: “Helena Theodoro que conduzida pelos ventos de Oya, levou o samba para a academia, registrou em inúmeros livros, teses, programas e rádio a história ancestral do samba e também a fundamental relação com os orixás. Oya Helena é a representação da força das mulheres intelectuais através da imagem e do trabalho de Helena Theodoro. Pioneira e visionária sobre a cultura do povo preto. O enredo ressalta a importância do conhecimento e da educação como ferramentas de transformação ante ao racismo, trazendo na figura da homenageada um exemplo de luta por justiça social”.

A escolha do enredo gerou repercussão na comunidade e também na internet. A salgueirense Helena Theodoro contém grandes obras na literatura brasileira, e é referência na pesquisa sobre cultura negra, carnaval, samba e arte.

Vila Maria trocou enredo e divulga o novo neste sábado

Rebaixada para o Grupo de Acesso I, a Vila Maria divulgou que lançará seu enredo neste sábado. A primeira escola a divulgar enredo para o carnaval de 2024, foram eles, iria homenagear Michael Jackson, anunciado ainda em janeiro, antes do desfile.

Mas com a queda para o Grupo de Acesso I, as coisas mudaram, e a escola trocou o seu carnavalesco, Fábio Ricardo assumiu vaga do Cris Bara, assim outro enredo será desenvolvido e anunciado em evento na quadra neste final de semana.

Colorado do Brás, Dom Bosco e Nenê também já tem enredo

Divulgados em matéria no site CARNAVALESCO, vale relembrar os enredos já divulgados do Acesso I, foram da Colorado do Brás, Dom Bosco e Nenê da Vila Matilde.

Buscando retornar para o Grupo Especial, a Colorado do Brás vai cantar: “Os encantos da raiz do Mandacuru”, com base em uma cactácea nativa do Brasil, mais precisamente do Nordeste, e contém diversas funções. Mas a escola não contou maiores detalhes sobre a abordagem.

Estreando no Grupo de Acesso I, a Dom Bosco também segue um enredo nordestino e cantará: “Um causo arretado de um povo pra lá de valente…O cordel de um nordeste independente”.

O carnavalesco da Dom Bosco, Danilo Dantas explicou em postagem na rede social da escola: “Inspirado na música “Nordeste Independente” de Ivanildo Villa Nova e Braulio Tavares, e que posteriormente foi eternizada na voz de Elba Ramalho, nosso enredo trará para a avenida um conto imaginário e utópico de como o nordeste seria se fosse um país, sendo um ode em defesa do orgulho Nordestino, fazendo uma reflexão de quanto o Brasil precisa da região do Nordeste, e o quanto o Nordeste precisa do Brasil. Ambos só são o que são pela existência dos dois”.

Por fim, a Nenê de Vila Matilde tem como enredo: “Cirandando à vida prá lá e prá cá. Sou Lia, sou. Nenê sou de Itamaracá”. Uma homenagem à Lia de Itamaracá, grande compositora e maior cirandeira do Brasil. Em entrevista ao site CARNAVALESCO, Júnior Pernambucano relatou que Nenê e Império da Tijuca farão abordagens diferentes na homenagem para Lia.

Outras escolas sem enredo anunciado

As outras escolas do Grupo de Acesso I que ainda não lançaram enredo são Torcida Jovem Santos, Pérola Negra e Terceiro Milênio. Até o momento da matéria, não foram divulgadas datas através das redes sociais das agremiações.

- ads-

Fotos: Tati Minerato é coroada rainha de bateria da Estácio de Sá para o Carnaval 2025

Tati Minerato, nova rainha de bateria da Estácio de Sá para o Carnaval 2025, apareceu vestindo um look super luxuoso na cor vermelha, cravejado...

Com a comunidade engajada, Tucuruvi veste o manto Tupinambá para o Carnaval 2025

O manto Tupinambá será a tônica da Tucuruvi 2025. Esse manto tem como significado a força dos ancestrais indígenas que habita em cada brasileiro....

Chegou o dia! Imperator recebe neste domingo a festa de premiação do Estrela do Carnaval da Série Ouro e Grupo Especial

O Centro Cultural João Nogueira, o Imperator, equipamento vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, recebe neste...