InícioSão PauloMUM lança enredo sobre Helena Theodoro e Vila Maria anuncia novo tema...

MUM lança enredo sobre Helena Theodoro e Vila Maria anuncia novo tema no sábado

Quatro escolas do Acesso I de São Paulo divulgaram seu enredo para 2024

A Mocidade Unida da Mooca foi a quarta escola do Grupo de Acesso I a divulgar seu enredo para o carnaval de 2024 e será sobre Helena Theodoro, nome marcante da literatura afro-brasileira. Enquanto a Vila Maria vai anunciar seu novo enredo no sábado.

O enredo da MUM é “Oyá Helena”, na divulgação em suas redes sociais, a agremiação da Mooca, Zona Leste de São Paulo ressaltou em um trecho: “Helena Theodoro que conduzida pelos ventos de Oya, levou o samba para a academia, registrou em inúmeros livros, teses, programas e rádio a história ancestral do samba e também a fundamental relação com os orixás. Oya Helena é a representação da força das mulheres intelectuais através da imagem e do trabalho de Helena Theodoro. Pioneira e visionária sobre a cultura do povo preto. O enredo ressalta a importância do conhecimento e da educação como ferramentas de transformação ante ao racismo, trazendo na figura da homenageada um exemplo de luta por justiça social”.

A escolha do enredo gerou repercussão na comunidade e também na internet. A salgueirense Helena Theodoro contém grandes obras na literatura brasileira, e é referência na pesquisa sobre cultura negra, carnaval, samba e arte.

Vila Maria trocou enredo e divulga o novo neste sábado

Rebaixada para o Grupo de Acesso I, a Vila Maria divulgou que lançará seu enredo neste sábado. A primeira escola a divulgar enredo para o carnaval de 2024, foram eles, iria homenagear Michael Jackson, anunciado ainda em janeiro, antes do desfile.

Mas com a queda para o Grupo de Acesso I, as coisas mudaram, e a escola trocou o seu carnavalesco, Fábio Ricardo assumiu vaga do Cris Bara, assim outro enredo será desenvolvido e anunciado em evento na quadra neste final de semana.

Colorado do Brás, Dom Bosco e Nenê também já tem enredo

Divulgados em matéria no site CARNAVALESCO, vale relembrar os enredos já divulgados do Acesso I, foram da Colorado do Brás, Dom Bosco e Nenê da Vila Matilde.

Buscando retornar para o Grupo Especial, a Colorado do Brás vai cantar: “Os encantos da raiz do Mandacuru”, com base em uma cactácea nativa do Brasil, mais precisamente do Nordeste, e contém diversas funções. Mas a escola não contou maiores detalhes sobre a abordagem.

Estreando no Grupo de Acesso I, a Dom Bosco também segue um enredo nordestino e cantará: “Um causo arretado de um povo pra lá de valente…O cordel de um nordeste independente”.

O carnavalesco da Dom Bosco, Danilo Dantas explicou em postagem na rede social da escola: “Inspirado na música “Nordeste Independente” de Ivanildo Villa Nova e Braulio Tavares, e que posteriormente foi eternizada na voz de Elba Ramalho, nosso enredo trará para a avenida um conto imaginário e utópico de como o nordeste seria se fosse um país, sendo um ode em defesa do orgulho Nordestino, fazendo uma reflexão de quanto o Brasil precisa da região do Nordeste, e o quanto o Nordeste precisa do Brasil. Ambos só são o que são pela existência dos dois”.

Por fim, a Nenê de Vila Matilde tem como enredo: “Cirandando à vida prá lá e prá cá. Sou Lia, sou. Nenê sou de Itamaracá”. Uma homenagem à Lia de Itamaracá, grande compositora e maior cirandeira do Brasil. Em entrevista ao site CARNAVALESCO, Júnior Pernambucano relatou que Nenê e Império da Tijuca farão abordagens diferentes na homenagem para Lia.

Outras escolas sem enredo anunciado

As outras escolas do Grupo de Acesso I que ainda não lançaram enredo são Torcida Jovem Santos, Pérola Negra e Terceiro Milênio. Até o momento da matéria, não foram divulgadas datas através das redes sociais das agremiações.

- ads-

Sambistas rasgam elogios ao espetáculo ‘O Som do Morro’, de Patrick Carvalho

Durante a estreia do espetáculo “O Som do Morro”, do coreógrafo Patrick Carvalho, no SESC Copacabana, diversos sambistas estiveram marcando presença e reverenciando o...

Conheça o enredo da Acadêmicos de Vigário Geral para o Carnaval 2025

A Acadêmicos de Vigário Geral invoca as letras de Francisco Guimarães, vulgo Vagalume, jornalista descendente de escravizados que jogou luz sobre as frestas da...

Imperatriz Leopoldinense atualiza calendário de concurso de samba-enredo

Com a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) indicando que o "calendário do carnaval" será antecipado em um mês, por exemplo, com os...