InícioSão PauloConjunto impecável marca ensaio técnico da Dom Bosco de Itaquera

Conjunto impecável marca ensaio técnico da Dom Bosco de Itaquera

A Dom Bosco de Itaquera abriu a noite de ensaios técnicos para o Carnaval 2023 neste domingo. Mostrando atributos variados e muita disposição para brigar pelo título, a escola realizou um treino praticamente impecável, acertando com êxito em todos os quesitos presentes, fechando os portões com tranquilos 46 minutos. O Condor da Zona Leste será a 12ª e última a se apresentar pelo Grupo de Acesso 2, no dia 11 de fevereiro, com o enredo “Sinfonia Brasileira, uma aquarela em poesia”, em homenagem ao maestro Heitor Villa-Lobos.

Comissão de Frente

Antes de entrarem na Avenida, os componentes da comissão de frente da Dom Bosco fizeram uma homenagem à coreógrafa Luana Poletti, celebrando seus 10 anos sob comando da equipe. Todos ensaiaram com camisas com uma foto da artista e uma mensagem de felicitação.

Dentro da pista, a comissão mostrou ousadia ao realizar uma coreografia que dura três passagens completas do samba, mas ao mesmo tempo com muita dança, sincronia e disposição. De acordo com Luana, seus dançarinos, oriundos de um projeto social da própria escola, virão representando a brasilidade presente nas obras de Villa-Lobos e contarão com acessórios não utilizados neste treino, que podem ficar como elemento surpresa para o desfile.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira

Sincronia e movimentos limpos marcaram a apresentação do primeiro casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira da Dom Bosco, Leonardo Henrique e Mariana Vieira. Interagindo sempre com o público, a dupla mostrou estar preparada para realizar um grande desfile, com destaque especial para Leonardo, que dançou com uma rara leveza, digna dos grandes do ramo.

Harmonia

Uma comunidade vibrante, que atiçou a bateria e correspondeu em dois momentos de apagões, credenciam a Dom Bosco como grande candidata a receber nota 30 no quesito Harmonia. Dos componentes de ala aos marcadores de alegoria, todos pareciam dispostos a mostrar união pelo ideal da escola. Os diretores vibraram após o segundo apagão da bateria, executado com maestria.

Evolução

A escola fluiu como um rio em dia de Sol. Constante, leve, sem abrir espaços ou entrelaçar alas. Para finalizar, concluíram o ensaio mais próximos do tempo mínimo do que do tempo máximo de desfile. Excelente apresentação.

Samba-Enredo

Quando o assunto é homenagear Villa-Lobos, o maestro parece se tornar sinônimo de grandes sambas. Foi assim com a Mocidade Independente de Padre Miguel em 1999, e em 2023 se repete com a Dom Bosco de Itaquera. Letra rica em detalhes, versos bem encaixados e com interpretação de alto nível da equipe liderada pelo intérprete Rodrigo Xará fazem parte da obra defendida com vigor por toda a comunidade. O samba favorece bossas da bateria e é mais um elemento de grande valor a favor do Condor de Itaquera.

Outros destaques

A Dom Bosco de Itaquera tem um conjunto coeso e de alto nível para o Grupo de Acesso 2. Em 2022, a escola sofreu duro golpe com o estouro de tempo do desfile, e neste primeiro ensaio técnico mostrou que aprendeu com os erros do passado. Mesmo em um ano com tantas grandes escolas, não será de se surpreender caso a Escola do Padre, como a própria se refere a si mesma, se aproveite da vaga extra e suba para o Acesso 1.

Para dizer que o ensaio não foi 100% perfeito, há uma menção necessária a ser feita. A Rainha de Bateria, Mayra Barbosa, que este ano desfilará grávida, sofreu uma entorse no joelho durante a entrada da bateria “Gloriosa” no recuo. Foi prontamente socorrida e recebeu os primeiros socorros no próprio Sambódromo. Felizmente, Mayra se manifestou nas redes sociais garantindo que foi só um susto.

- ads-

Série Prata: Botafogo Samba Clube e Tradição sobem para Série Ouro e vão desfilar na Sapucaí em 2025

A Botafogo Samba Clube e Tradição venceram seus dias de desfiles na Série Prata e conquistaram o acesso para Série Ouro e vão desfilar...

Mocidade anuncia renovação do casal de mestre-sala e porta-bandeira

A Mocidade Independente de Padre Miguel anunciou na tarde desta terça-feira a renovação do casal de mestre-sala e porta-bandeira, Diogo e Bruna, para o...

Série Bronze: Boi da Ilha é a campeã; sobem para Série Prata também o Império de Nova Iguaçu, Alegria do Vilar e Chatuba de...

Por Lucas Santos e Rafael Soares O Boi da Ilha do Governador foi campeã geral da Série Bronze no Carnaval 2024 e garante o direito...