InícioSão PauloConheça os sete enredos já lançados em São Paulo para 2024

Conheça os sete enredos já lançados em São Paulo para 2024

Agremiações paulistas vão divulgando seus enredos para o próximo ano

O carnaval de 2024 já segue sendo preparado pelas agremiações de São Paulo, cinco escolas já anunciaram seu enredo para o próximo ano. A Mancha Verde no Grupo Especial, Colorado do Brás, Dom Bosco e Nenê da Vila Matilde no Grupo de Acesso I, e Amizade Zona Leste, Camisa 12 e Imperatriz da Paulicéia no Grupo de Acesso II. Os temas foram divulgados, mas em geral não com as sinopses detalhando os enfoques.

Foto: Jose Cordeiro/ SPTuris.

Grupo Especial

Somente a Mancha Verde divulgou seu enredo para o carnaval de 2024, dentre as escolas do Grupo Especial, e será: “Do nosso solo para o mundo: o campo que preserva, o campo que produz, o campo que alimenta”, e foi divulgado no Dia de São José, conhecido como “pai do terreno”. O tema abordará o homem do campo e também o trabalho.

Outras escolas já divulgaram data para o lançamento de seu enredo, a próxima pelo cronograma será a Vai-Vai no dia 19/04, em seguida Mocidade Alegre será no dia 13/05, e por fim dos divulgados até o momento da matéria, a Dragões da Real no dia 27/05.

Grupo de Acesso I

A Colorado do Brás brigando pelo seu retorno ao Grupo Especial vai trazer o enredo: “Os encantos da raiz do Mandacuru”. O mandacuru é uma cactácea nativa do Brasil, mais precisamente do Nordeste, e tem diversas funções, como fitoterápica.

Chegando no Grupo de Acesso I pela primeira vez, a Dom Bosco vai cantar: “Um causo arretado de um povo pra lá de valente…O cordel de um nordeste independente”. Uma aposta nordestina da comunidade.

A terceira escola do Grupo de Acesso I, a divulgar seu enredo foi a Nenê de Vila Matilde que trará “Cirandando à vida prá lá e prá cá. Sou Lia, sou. Nenê sou de Itamaracá”. Uma homenagem para Lia de Itamaracá, compositora e maior cirandeira do Brasil. Que também será enredo no Rio de Janeiro, na Império da Tijuca, mas vale citar que a agremiação da Zona Leste de São Paulo já tinha definido o tema há algum tempo.

Grupo de Acesso II

No Grupo de Acesso II, apenas Amizade da Zona Leste lançou seu enredo e será “Eduardo Basílio. Um Mar de Rosas de Ouro do Quilombo da Brasilândia para o Mundo”. Ou seja, uma homenagem ao fundador e ex-presidente da Rosas de Ouro, também um dos fundadores da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, e o primeiro presidente da instituição em 1986.

A primeira escola a anunciar enredo em São Paulo foi a Imperatriz da Paulicéia que cantará “Maracatu – Bendito é o seu rito”, com isso trará a forte manifestação cultural de Recife para o Anhembi.

Por fim, a Camisa 12 lançou o enredo: “Meu Black é de Rei, Minha Coroa é de Chico. Chico Rei Entre Nós”. Um personagem lendário na história mineira no século XVIII, sem comprovação da sua existência, mas ele teria sido um rei de uma tribo no reino de Congo e veio para o Brasil através de um navio negreiro.

- ads-

Nícolas Gonçalves acerta com Tucuruvi para fazer parceria com dupla de artistas da escola

Além da renovação de Dione Leite e Yago Duarte, o Tucuruvi anunciou a chegada do carnavalesco Nícolas Gonçalves que estará na parceria com a...

Tucuruvi anuncia renovação de carnavalescos para o desfile de 2025

O Tucuruvi anunciou nesta segunda-feira a renovação da dupla de carnavalescos, Dione Leite e Yago Duarte, para o desfile do ano que vem. Confira...

Elogiado e recomendado no passado por Laíla, Marquinho Marino fala da chegada na Beija-Flor: ‘sei do tamanho e magnitude’

Considerado um dos melhores diretores de carnaval do Rio de Janeiro, Marquinho Marino chegou na Beija-Flor. Em entrevista especial para o site CARNAVALESCO, ele...