InícioSão PauloComissão de Frente é destaque em ensaio da Imperador do Ipiranga

Comissão de Frente é destaque em ensaio da Imperador do Ipiranga

A Imperador do Ipiranga abriu o domingo de ensaios técnicos no Sambódromo do Anhembi, em preparação para os desfiles do Grupo de Acesso 2 do Carnaval 2023. A evolução fluída e a bela coreografia da comissão de frente foram os grandes destaques do treino da escola, que finalizou sua passagem pela Avenida com 55 minutos. A agremiação da Vila Carioca será a a quinta a desfilar no dia 11 de fevereiro, com o enredo “Gratidão, Fé e Amor… Vem! Sou Imperador”.

Comissão de frente

A comissão de frente realizou uma dança em dois atos, uma para cada passagem do samba. Utilizando de um elemento alegórico, no primeiro ato, os dançarinos representaram os pescadores que recolheram das águas do Rio Paraíba do Sul a imagem de Nossa Senhora Aparecida, enquanto no segundo ato foram encenadas representações da fé de diferentes etnias. A dança foi marcada pela expressividade dos componentes e pelo uso criativo de materiais para os símbolos religiosos.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira

Será necessário mais empenho no treinamento do primeiro casal da Imperador, formado por Vitor Barbosa e Naiomy Pires. O ritmo da dupla estava muito lento, e a dançarina deixou o pavilhão enrolar em frente ao primeiro módulo de jurados durante uma simples saudação ao público. O guardião da flâmula demonstrou mais vigor em seus passos, mas como não houve grande melhora ao longo da apresentação, o conjunto geral do quesito precisará trabalhar muito até o dia do desfile oficial.

Harmonia

O canto da comunidade da Imperador é outro elemento que precisará ser polido até o dia da apresentação definitiva. As primeiras alas apresentaram canto muito fraco nos primeiros módulos, com alguns componentes nem sequer abrindo a boca. Mas as referências para corrigir o quesito estão em dois agrupamentos que destoaram positivamente, que foram a oitava ala, que vem logo atrás da ala de passistas, e a Velha Guarda da escola, que foi a grande boa surpresa com seus baluartes cantando alto e felizes o samba.

Evolução

O quesito Evolução foi seguramente o mais certeiro da Imperador no ensaio. Apesar de fecharem a apresentação no limite máximo do tempo, a escola não abriu espaços em nenhum momento, e sequer aparentou acelerar o passo em algum momento. Os componentes puderam curtir o momento na Avenida tranquilamente e estavam soltos, com os diretores fazendo poucos apontamentos durante o desfile.

Samba-Enredo

O samba possui refrões fortes, com os quais a bateria brincou em boas bossas durante o ensaio da Imperador. Há muitas referências à graças conquistas pela fé, que certamente muita gente que comparecer ao Anhembi poderá se identificar. Bem conduzido pelo time de canto, a obra da escola é mais um trunfo na manga da comunidade da Vila Carioca.

Outros destaques

A bateria “Só quem é” teve ótimo desempenho no ensaio, mas a Rainha Rhawane Izidoro tomou conta dos holofotes. Linda fantasia, esbanjando simpatia para todos presentes no ensaio, a monarca da Vila Carioca certamente roubou o coração de muitos presentes nas arquibancadas do Anhembi. Outra curiosidade foram as presenças de componentes de equipes de outras escolas durante o ensaio, como o Diretor de Carnaval da Mocidade Alegre, Junior Dentista, que acompanhou a Imperador pelo corredor lateral da Avenida.

Foi o único ensaio técnico agendado até o momento para a Imperador do Ipiranga no Sambódromo do Anhembi. A escola ainda precisa aperfeiçoar quesitos específicos até o dia do desfile oficial, e como uma agremiação tradicional, a expectativa para essas correções é positiva.

- ads-

Jackson Carvalho, Marcelinho Emoção e Fabão Rodrigues assumem Comissão de Harmonia no Arranco

Para o Carnaval 2025, o Arranco contará com uma Comissão de Harmonia formada por Jackson Carvalho, Marcelinho Emoção e Fabão Rodrigues. Jackson Carvalho começou sua...

Vizinha Faladeira será homenageada com conjunto de Medalhas de Mérito Pedro Ernesto

No próximo dia 23 de abril, a histórica Associação Recreativa Escola de Samba Vizinha Faladeira, uma das pioneiras no cenário do carnaval carioca, terá...

Jorge Silveira exalta preparação da Mocidade Alegre para ganhar duas categorias no Estrela do Carnaval: ‘São Paulo cada vez mais competitivo’

Em 2024, a Mocidade Alegre foi bicampeã do Grupo Especial do carnaval de São Paulo, conseguindo unir beleza e facilidade de leitura para tratar...