InícioSão PauloSinopse do enredo da Dragões da Real para o Carnaval 2024

Sinopse do enredo da Dragões da Real para o Carnaval 2024

Enredo: ÁFRICA, UMA CONSTELAÇÃO DE REIS E RAINHAS

O G.R.C.E.S. Dragões da Real, a fim de proporcionar um resgate de identidade histórica, vai buscar no continente africano, berço da humanidade, as mais fascinantes narrativas sobre Reis e Rainhas que marcaram o mundo como grandes exemplos de luta e coragem, tornando-se estrelas inspiradoras.

Abertura: Mito da constelação real
O palco do maior espetáculo da terra, o carnaval paulistano, se prepara para receber uma constelação de reis e rainhas que, do berço da humanidade, surgiu para comandar com grandeza e valentia reinos cobiçados e de grande valor espiritual.

Entre os mitos do surgimento do homem, o continente que nos impulsiona a este enredo, conta que de uma cabaça partida ao meio, surgiu a terra e o céu. O céu, regido por espíritos de luz, sob a benção das matriarcas africanas, comandam a constelação real.
Dizem que quando olhamos o céu e vemos o brilho das estrelas, estamos diante daqueles que um dia já reinaram aqui na terra. São os nomes que ficaram escritos na história que nos inspiram nessa homenagem, sendo um verdadeiro tributo aos reis e rainhas africanos.

Setor 1: As Virtudes dos Reis e Rainhas
Ao longo da história africana vimos reis e rainhas que tiveram papéis fundamentais na vida do seu povo, cujas virtudes e valores marcaram seus reinados. Foi a generosidade de um rei que concedeu riqueza e poder ao seu reino, assim como a justiça foi a marca de outro que ouviu e acolheu seus súditos. A diplomacia, fruto da sabedoria, venceu batalhas e enfrentou diversos exércitos através da negociação. E a busca da paz só foi possível com um governo voltado para o bem-estar social. Do mesmo modo, é a inteligência, a coragem, a autoconfiança, a paciência e tenacidade encorpadas com um toque de sedução e poder persuasivo que enalteceram a rainha mais célebre da África e do mundo.

Setor 2: Reis e Rainhas Guerreiros
Valentia, coragem, força e determinação foram as qualidades que se destacaram na guerra, onde os reis e rainhas lutaram pela liberdade, pela expansão, pelo amor, pela paz e pela fé. A valentia foi sempre o escudo que protegeu os monarcas dos perigos e das armas do inimigo. A coragem fez com que eles lutassem sem medo e buscassem a vitória e a glória. Durante uma guerra, cada ação de força e determinação significa a diferença entre vencer ou perder.

Setor 3: Reis e Rainhas expansionistas
A expansão territorial foi um desejo que levou os reis e rainhas a expandirem seus territórios em tamanho, riqueza e poder. Em busca de novas terras houve o encontro com outros povos que passaram a formar uma nova cultura, um novo povo! Foi em nome do progresso que se formou grandes reinos alinhados à preservação da natureza e o respeito da cultura local.

Conhecer essas histórias nos traz o alvorecer da consciência sobre o passado de um território tão importante como o continente africano. Buscamos desmistificar a visão unilateral escravocrata e fazer um resgate histórico para que todos saibam que os reinos africanos foram grandiosos e seus reis e rainhas foram grandes administradores. Todas as vezes que olharmos para o céu saberemos que lá, também há uma grande constelação de estrelas de reis e rainhas africanas!

Jorge Freitas
Carnavalesco

Rafael Villares
Enredista

- ads-

É a bateria do Zaca! Mestre Serginho se diz contente pela proposta diferente e conquista do Estrela do Carnaval

A “Bateria do Zaca” vive uma fase espetacular. É o segundo ano consecutivo em que a batucada comandada por mestre Serginho conquista os 40...

‘Reflete a alma e a ancestralidade que o Salgueiro tanto valoriza’, diz Jorge Silveira sobre o enredo para o Carnaval 2025

O carnavalesco Jorge Silveira falou sobre o enredo do Salgueiro para o Carnaval 2025, que foi divulgado na noite desta sexta-feira. Intitulado "Salgueiro de...

Conheça o enredo do Salgueiro para o Carnaval 2025

“De corpo fechado”: preparo o tacho de óleo de oliva, arruda, guiné, alecrim, carqueja, alho e cravo. Com o sinal da cruz na fronte,...