Início Site Página 1292

Estácio renova com coreógrafa da comissão de frente e dispensa mestre-sala

A Estácio de Sá anunciou nesta quinta-feira a renovação com a coreógrafa da comissão de frente, Ariadne Lax, para o Carnaval 2021. Ela também segue como responsável pela preparação do casal.

Aliás, a Estácio revelou que mestre-sala Zé Roberto não seguirá para o ano que vem. Ele ficou quatro carnavais na agremiação.

Veja abaixo as publicações da escola:

Wander Pires: ‘Tinha certeza que a Mocidade não decepcionaria seu público e a Elza’

O intérprete da Mocidade Independente de Padre Miguel, Wander Pires, conversou com o site CARNAVALESCO após o desfile de 2020 e enalteceu a apresentação da escola e a homenageada Elza Soares. A Verde e Branco da Zona Oeste terminou na terceira colocação no Grupo Especial do Rio.

mocidade desfile 2020 117 Copy

O cantor aprovou o rendimento do samba-enredo e o desfile apresentado pelo carnavalesco Jack Vasconcelos.

mocidade desfile 2020 152 Copy

“Tinha certeza que a Mocidade não decepcionaria seu público e sua homenageada”, afirmou o cantor.

Ouça abaixo a declaração de Wander Pires ao site CARNAVALESCO:

‘Duelo dos Desfiles’: Beija-Flor 1989 x Beija-Flor 2007

O “Duelo dos Desfiles” da Beija-Flor de Nilópolis é pesado. De um lado, o considerado maior desfile da história do carnaval, “Ratos e Urubus, Larguem Minha Fantasia”, de 1989, mas do outro lado está o estonteante “Áfricas: Do Berço Real à Corte Brasiliana”, de 2007. Difícil escolher? Você pode ver a opinião dos nossos debatedores e depois deixar seu voto. O resultado será divulgado no sábado.

“Celebrar a África é, acima de tudo, um momento de memória, o resgate da herança que vem reafirmar o nosso compromisso genético”, está na justificativa do enredo de 2007 da Beija-Flor. “Áfricas” venceu o carnaval e consagrou a comissão formada por Alexandre Louzada, Fran Sérgio, Laíla, Shangai e Bira.

Joãosinho Trinta, apontado como o maior carnavalesco da história, fez algo inimaginável na Marquês de Sapucaí. Década de 1980, precisamente o ano de 1989. “Este enredo é um protesto. Vamos tentar, também, mostrar por outro lado, o luxo que servirá de contraste. Será o LIXO DO LUXO”, dizia um trecho da sinopse.

bf89 2

Beija-Flor 1989 (Por Renato Palhano): “Um desfile repleto de polêmicas e êxtase coletivo, “Ratos e Urubus, larguem minha fantasia”, provocou completamente o conceito estético de um desfile de escola de samba. Levando o lixo e a miséria, misturadas com religiosidade e protesto, a Beija-Flor sucumbiu os críticos naquela madrugada recheada de simbolismo popular. O ousado Joãosinho Trinta, que teve sua maior escultura censurada, o Cristo Mendigo não agradou a cúria e foi vetada pela mesma. Mas o que parecia uma censura pura e simples, se transformou num dos maiores símbolos do carnaval até hoje. Aquela alegoria coberta com plástico preto trazia a frase “mesmo proibido, olhai por nós” fez uma verdadeira revolução no carnaval, fazendo a imagem rodar o mundo e a Beija-Flor trouxe para si o protagonismo daquele carnaval. Enquanto o desfile rolava, os componentes da escola, com sangue nos olhos e cheios de orgulho, iam retirando o plástico preto da escultora e cantando a plenos pulmões o samba da escola, atravessaram a avenida emocionados e levando o público com eles. Até o lendário carnavalesco Fernando Pamplona, na época comentarista, fez um discurso emocionado em defesa da Beija-Flor e de Joãosinho Trinta, entrando para os anais da TV brasileira. A escola ficou com o vice-campeonato, mas o desfile está marcado para sempre na história do carnaval e da escola de Nilópolis”.

bf2007 1

Beija-Flor 2007 (Por Alberto João) – “Áfricas” é um desfile totalmente inesquecível. É a Deusa da Passarela em seu estado puro de rolo compressor do carnaval. A “cabeça da escola” espetacular. As girafas e o beija-flor no abre-alas lindos demais, compondo o cenário hegemônico da escola, mostrando a África pujante e com sua realeza cultural, exibindo um desfile diferente de outras apresentações vistas no carnaval. Fantasias com leitura fácil, além de riqueza impressionante no uso dos materiais. Trabalho primoroso de Alexandre Louzada, que chegava na escola após o título de 2006 na Vila Isabel. A comissão de frente sem nenhum trambolho dando visibilidade para o casal de mestre-sala e porta-bandeira e o carro abre-alas. O samba-enredo, um dos melhores da história da Beija-Flor, e com Neguinho da Beija-Flor arrepiando no comando da comunidade. Ah… e a bateria? Inconfundível esse ritmo de Nilópolis”.

Julgadores despontuam fantasias da Portela por repetição no uso de materiais

O conjunto de fantasias da Portela perdeu décimos por conta da repetição de material (acetato) nas fantasias, tornando as soluções propostas muito parecidas. Além disso, os julgadores Regina Oliva e o Paulo Paradela despontuaram as fantasias por conta de peças danificadas. Eles elogiaram mas enfatizaram a importância da diversidade de materiais e soluções.

Para Helenice Gomes, o problema foi a repetição do material em alas seguidas. “Concepção – 4,9. O casal de carnavalescos, ao propor cabeças e costeiros de mesmo material, acetato, e formas semelhantes, apresentou um conjunto de fantasias regular, mas repetitivo. Por exemplo a sequência de alas: 06, 07, 08, 09, 10, 11”, explicou Helenice.

portela desfile 2020 108 Copy

O jurado Paulo Paradela falou da repetição do material e ainda citou alas com fantasias danificas. “Concepção: Ala 10, 11, 12 – Mesma solução de costeiro utilizado e de forma sequencial; ausência de criatividade. Ala 22 – apesar de ser uma fantasia de bela concepção não foi possível identificar nos elementos escolhidos e na sua solução a proposta original, que era o Cauim, bebida sagrada destinada aos adultos. Ala 07 e 21 – vários componentes com elementos do costeiro quebrados. Ala 27 – Em algumas fantasias o elemento do costeiro estava danificado. Em outros, o costeiro estava dobrado ou amarrado”, explicou Paradela.

“Ala 12: vários adereços das pernas soltos, inclusive arrastando; ala 20: apresentou o mesmo problema: adereços das pernas soltos e alguns arrastando. As fantasias estavam contextualizadas. Concepção (-0,1)”, justificou Regina Oliva.

portela desfile 2020 047 Copy

“Concepção – A opção foi para um material que desse efeito durante o dia. A proposta das cores (cromáticas) eram boas. Mas mereciam mais diversidade, ficou muito uniforme. A indígena teve um colorido original, com características fortes. Faltou nos figurinos um colorido natural, mas dentro do contexto da etnia. O material utilizado na sua totalidade ficou genérico”, explicou Sergio Henrique da Silva.

Wagner Louza elogiou os tons e cores usados no desfile mas despontuou a falta de variações nas fantasias. “Realização: 4,9. A escola desenvolveu um rico estudo em termos de cor e suas passagens harmônicas de tons cromáticos ao longo de todo o desfile. Contudo, a modelagem da indumentária indígena apresentava poucas variações em termos de formas, volumes e texturas, em determinadas alas, as fantasias eram muito semelhantes, como por exemplo, as alas 01 e 07, 24 e 25 e as alas 28 e 29. Na ala 15, o “remo”, adereço fundamental, ficou encoberto pelo volume do adereço de cabeça”.

Nota 40! Casal do Império Serrano fala do desfile no Carnaval 2020

Após o desfile do Império Serrano, o casal de mestre-sala e porta-bandeira, Matheus e Verônica, conversou com o site CARNAVALESCO sobre a apresentação da escola.

imperio serrano desfile 2020 058

A dupla citou que desfilou com confiança e firmeza nas apresentações para os julgadores. Na quarta-feira de cinzas, eles foram premiados com a nota 40.

imperio serrano desfile 2020 116

Ouça abaixo a entrevista com o casal imperiano:

 

Alex Neoral diz que comissão de frente da Viradouro conseguiu sintetizar o enredo e apresentar ineditismo

O coreógrafo da comissão de frente da Viradouro, Alex Neoral, conversou com o site CARNAVALESCO, após o desfile campeão em 2020. O artista, que está com contrato renovado para 2021, citou que o trabalho foi feito em conjunto com sua equipe, a dupla de carnavalescos da escola, e que o grupo conseguiu sintetizar o enredo e ainda trouxe o ineditismo.

viradouro desfile 2020 090 Copy

Na apresentação, a escola levou uma mulher, atleta de nado sincronizado, que fazia função de uma sereia, nadando em um tubo com 7 mil litros de água.

viradouro desfile 2020 055 Copy

Ouça abaixo a entrevista com Alex Neoral:

Cubango renova com o 1º casal de mestre-sala e porta-bandeira

A direção do Acadêmicos do Cubango, através de seu presidente, Rogério Belisário, anuncia a renovação de contrato com o primeiro casal de mestre-sala e porta bandeira, Diego Falcão e Patrícia Cunha, para o carnaval de 2021.

Diego irá completar o sexto ano como guardião do pavilhão da verde e branca de Niterói, já Patrícia é cria da escola, começou a desfilar na ala mirim de porta-bandeira aos sete anos de idade e está indo para o quarto desfile como 1ª porta-bandeira da agremiação.

cubango desfile 2020 35

O casal está junto desde 2019 e está muito feliz com a renovação para o próximo desfile.

“É mais um ano de resistência, de luta, de trabalho intenso, de amor e dedicação à escola mais querida de Niterói. Me sinto muito honrado pela confiança da escola no nosso trabalho e tenho certeza que iremos nos superar mais uma vez e apresentar um belíssimo trabalho em 2021”, diz Diego Falcão.

“Eu estou muito feliz por continuar defendendo o pavilhão da escola que é a minha casa. É uma alegria imensa representar esse povo aguerrido, essa comunidade que nos enche de orgulho. Vamos continuar fazendo o melhor para ajudar nossa escola chegar ao Grupo Especial”, conta Patrícia Cunha.

O Acadêmicos do Cubango ainda não tem enredo definido para o Carnaval de 2021.

Beija-Flor escala time de estrelas para rodada de lives durante quarentena

Apesar de quaisquer incertezas sobre a situação do Brasil e do mundo nos próximos meses, componentes e torcedores da Beija-Flor podem confiar que a escola de samba segue cumprindo a própria missão. Para manter todos os apaixonados reunidos em torno de sua bandeira (mesmo que à distância), a azul e branca escalou para participar de transmissões ao vivo em suas redes sociais o time de estrelas que costuma encantar o público da Marquês de Sapucaí a cada Carnaval.

Na primeira live da semana, promovida pelo Instagram da agremiação nesta quarta-feira, o convidado será o intérprete Neguinho da Beija-Flor. O artista responderá a perguntas do público, de profissionais da imprensa e de setores da escola, transmitidas durante a conversa pelo diretor de carnaval da escola, Dudu Azevedo. Ele será o responsável por conduzir os papos com toda a equipe, programados para acontecer até o próximo dia 24 de abril. Nesta quinta-feira, o participante será Gabriel David, membro da administração da instituição e um dos líderes mais jovens da folia carioca. As transmissões acontecerão sempre às 19h.

neguinho

O calendário inclui ainda encontros virtuais com a porta-bandeira Selminha Sorriso (sexta, dia 17); o mestre de bateria Rodney (segunda, dia 20); os diretores gerais de harmonia Valber Frutuoso (terça, dia 21) e Simone Sant’anna (quarta, dia 22) e o coreógrafo da comissão de frente Marcelo Misailidis (sexta, dia 24). Haverá também momentos ao vivo para tratar de temas específicos com os carnavalescos da escola: Alexandre Louzada falará sobre alegorias e adereços (sábado, dia 18) e enredo (quinta, dia 23) e Cid Carvalho responderá a questões sobre fantasias (domingo, dia 19).

Todas as transmissões ocorrem no Instagram e podem ser encontradas na conta @beijafloroficial.

Prefeitura do Rio participa da campanha Ritmo Solidário e cede setor 10 do Sambódromo para recebimento de alimentos e distribuição de cestas básicas

    A Prefeitura do Rio, por meio da cessão do Sambódromo, espaço gerido pela Riotur, participa de campanha promovida por sambistas das 27 agremiações do Grupo Especial e do Acesso do Carnaval carioca. A partir desta sexta, o setor 10 do Sambódromo estará destinado ao recebimento e armazenamento de alimentos e à montagem e distribuição das cestas básicas. A Empresa de Turismo do município do Rio também vai disponibilizar o espaço para fazer a limpeza das embalagens dos produtos, vai ajudar na organização da fila, mantendo o distanciamento e a segurança de todos, e captou doadores de alimentos.

    A CAMPANHA

    Durante esta pandemia da Covid-19, um grupo de mestres e diretores das mais variadas baterias das escolas de samba do Rio de Janeiro decidiram se mobilizar para ajudar os colegas que estão em situação difícil e criaram a campanha “Ritmo Solidário”. Organizada pelo sambista China do Estácio, a campanha vem mobilizando mestres de bateria de várias agremiações com o objetivo de arrecadar alimentos e produtos de limpeza e higiene para ajudar seus integrantes que estão em situação vulnerável.

    Imagem 2

    “Muitos componentes moram em comunidades e estão passando por um momento delicado em suas residências. A intenção é que nós possamos nos unir nessa ação de solidariedade”, explica China, organizador do projeto.

    Cada mestre de bateria fará um cadastro dos seus ritmistas que necessitem da ajuda para o recebimento das doações, que podem ser entregues por toda a população a partir de sexta-feira, das 10h às 18h, no Setor 10 do Sambódromo.

    Mais informações e contato para doações podem ser realizados através do e-mail [email protected]

    Ruan Lira diz que sonha com carnaval fora de época para celebrar fim da Covid-19

      Ainda não temos nenhuma previsão para o fim da quarentena contra o Coronavírus. Porém, as pessoas já imaginam como vão festejar quando o vírus não tiver mais força entre a população e que todos vão ter permissão oficial para saírem de suas casas com segurança e encontrarem familiares e amigos em festas, shows e bares.

      Ruan Lira014

      O subsecretário de Grandes Eventos do Rio de Janeiro, Ruan Lira, participou de uma live do CARNAVALESCO e disse que sonha com uma grande festa quando a pandemia acabar.

      “Queria mesmo o carnaval fora de época. Meu sonho é que aconteçam dois carnavais em um ano. Seria surreal de bonito ver o povo comemorando nas ruas, sem preocupação de contaminação, já com vacina e tratamento robusto. O carioca gosta de abraçar e de estar junto com o outro”.