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Império Serrano contrata Leandro Vieira para carnavalesco

Novamente, Leandro Vieira terá jornada dupla como carnavalesco. O artista foi anunciado pelo Império Serrano para desenvolver o desfile de 2021. Ele segue também na Estação Primeira de Mangueira.

A contratação de Leandro Vieira será feita com a eleição da chapa presidencial de Sandro Avelar. A eleição está prevista para acontecer durante o mês de maio.

Veja a declaração de Leandro Vieira para os imperianos.

Acompanhe ao vivo o lançamento do enredo da Viradouro

Ao vivo: acompanhe a missa de São Jorge

    Julgadores de Samba-Enredo apontaram problemas na melodia e nas rimas do Tuiuti

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    O samba do Paraíso do Tuiuti, com compositores renomados como Moacyr Luz e Cláudio Russo, levou apenas uma nota dez, do julgador Eri Galvão. Os jurados apontaram problemas com rimas, que para eles ‘enfraquece’ a riqueza poética da obra.

    “Letra – a insistência nas rimas -ado, -eia/eiro enfraquece a riqueza poética do samba, tornando-o pouco inventivo. (-0,1) Melodia – o samba está construído a partir de frases melódicas muito curtas (inclusive o refrão), tornando-o cansativo durante o desfile. (-0,1) Além disso, os dois refrões apresentam apoio melódico na sensível, acompanhado por acorde de V. Isso tornou os dois muito semelhantes harmonicamente, o que reforçou a ideia de que o samba era pouco variado. (0,1)”, justificou Felipe Trotta.

    Alfredo Del Penho elogiou a melodia da obra mas tirou um décimo por conta da alongamento da notas.

    “Melodia -0,1. Apesar da bela variação melódica em termos de altura das notas, o samba perde ao ser recorrente na duração das notas de “todo 20 de janeiro” até “sem futuro nem passado” e de “tocam liras na favela” até “pede ao santo proteção” soando alongado em alguns trechos”, disse o jurado.

    Alice Serrano apontou problemas na coesão das imagens, do entendimento do enredo através do samba e ainda citou o problema de um samba eufórico para narrar episódios trágicos.

    tuiuti desfile 2020 054

    “Letra: faltam detalhes de coesão das imagens, como por exemplo do 6º verso para o 7º verso da primeira estrofe, não ficando claro como Sebastião chegou no mar. A letra é predominantemente metafórica, fazendo com que sejam necessárias analogias, quase todo o tempo, para que o real significado de cada mensagem passada nos trechos da letra seja compreendido. Não trata de forma compreensível a relação do Sebastião Rei de Portugal e o Santo Sebastião. Um enredo complexo, que ao ler profundamente explorado, gerou uma obra menos popular e de difícil compreensão para o público que precisa compreender o enredo através do que lhe é apresentado visualmente e do samba. (-0,1) A letra é enriquecida com uma proposta poética, mas apresenta excesso de rimas em “ado”, e deixa a desejar em beleza nos refrões, com uma sutileza no refrão do meio, que apesar de funcionar bem apresenta proposta melódica bem contrária, proposta melódica em oposição a proposta dos versos. A melodia é “pra cima” enquanto a mensagem dos versos faz referência a acontecimentos dramáticos, como desfecho trágico: o arraial erguido na terra do protetor, Pedra Bonita e Canudo; ou seja, uma mensagem trágica sustentada numa melodia eufórica. (-0,1)”, explicou Alice.

    “A segunda estrofe tem os quatro últimos versos terminando na tônica “A”, o que destoa de toda a letra”, disse Clayton Fabio de Oliveira.

    Escolas de Samba filiadas à Liesb realizam ações sociais por conta da pandemia

    Vila Santa Tereza

    Em meio a pandemia que estamos vivendo, por conta da Covid-19, as escolas de samba da Intendente Magalhães, filiadas à Liesb, estão realizando mutirões e ações sociais para ajudar quem mais precisa. Com o fechamento de comércios, grande parte da população está em casa sem saber como será o dia de amanhã, por isso a união e solidariedade neste momento é o que mais importa.

    Agremiações como Arranco, Difícil é o Nome, Jacarezinho e Guerreiros Tricolores, Manguinhos e Vila Kennedy iniciaram campanhas de arrecadações de alimentos para construção de cestas básicas, podendo assim distribuir em suas comunidades. Já a Unidos da Vila Santa Tereza está preparando quentinhas e distribuindo para moradores de rua. A comida é feita na quadra, com ajuda de segmentos e amigos.

    Arranco

    “O momento é de solidariedade e o mais precioso nisso é que as escolas da Intendente são consideradas, por muitos, como “pequenas”. Podemos ver que quanto menos estruturas, verbas e ajudas as escolas possuem, mais aumenta a vontade de ajudar o próximo, os seus componentes que estão o ano todo ali ajudando. Isso é gratificante”, revelou o presidente Clayton Ferreira.

    Lucinha Nobre doa 100 máscaras de tecido a integrantes da Portela

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    A porta-bandeira da Portela, Lucinha Nobre, fez uma doação de 100 máscaras de tecido a integrantes da escola. Entre os contemplados, estão membros da Galeria da Velha Guarda, baianas, bateria e Velha Guarda Show. As máscaras foram confeccionadas pela cerimonialista Lucia Pinto, ex-integrante do Departamento Cultural da agremiação e filha do saudoso compositor Colombo. A entrega aos componentes foi feita pelo diretor de bateria Cacau, do time de mestre Nilo Sérgio.

    “Tenho pensado muito na nossa escola e nos nossos amigos. Resolvi fazer essa ação para que sirva de inspiração para quem puder ajudar com qualquer coisa e também para ajudar a quem precisa sair e está em dificuldade de comprar máscara. Essas são ótimas! Se não fosse pela boa vontade da Lucia Pinto, eu não conseguiria”, conta Lucinha, que também enviou bilhetes com mensagens de otimismo no presente.

    Renovada para 2021, a experiente porta-bandeira também tem se engajado em campanhas de cestas básicas promovidas por escolas de samba, diante da pandemia do coronavírus. “Fiz uma doação para a nossa campanha Águia Solidária, que a Portela está promovendo, e outra para a do Leandro Vieira e da Evelyn (Bastos), da Mangueira. Não é muito, mas se cada um puder doar um pouquinho, a gente divide melhor essa demanda”, analisa.

    A maior campeã do carnaval carioca segue arrecadando doações para comprar cestas para moradores de Oswaldo Cruz, Madureira e região. As contribuições podem ser feitas através de transferência bancária e pelo aplicativo PicPay, via cartão de crédito. Cada cesta básica custa R$ 65, no entanto, qualquer valor será muito bem-vindo.

    Campanha Águia Solidária

    Dados para transferência bancária
    Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela
    Banco Bradesco
    Agência 3469
    Conta Corrente 02683-80
    CNPJ: 42.255.075/0001-63

    Link para doações pelo PicPay
    http://bit.ly/portelapicpay

    A diretoria da Portela também está confeccionando máscaras de tecido em seu barracão, na Cidade do Samba. Inicialmente, a escola prepara três mil unidades para sua comunidade, no entanto, a produção deverá aumentar nas próximas semanas. A ação integra uma força-tarefa comandada pela Liesa para auxiliar a população do Rio diante da pandemia.

    Presidente da Tom Maior pede orações para o carnavalesco Flávio Campello que está internado com Covid-19

    Durante a Live do site CARNAVALESCO, na noite desta quinta-feira, no Instagram, a presidente da Tom Maior, Luciana Silva, pediu orações para o carnavalesco Flávio Campello que está internado com Covid-19.

    flavio campello

    “Quero pedir orações para o carnavalesco Flávio Campello que foi confirmado hoje com Covid-19, está internado, falei com ele minutos antes da live, e vamos pedir por ele em uma corrente de orações. Muita fé nesse momento para todos. Meus votos que isso passe muito rápido, que vai passar”.

    O artista foi contratado pela Tom Maior para desenvolver o desfile do Carnaval 2021, inclusive, a escola já anunciou que terá o enredo “O Pequeno Príncipe no Sertão”.

    Viradouro anuncia nesta quinta seu enredo para o Carnaval 2021

    A Unidos do Viradouro, atual campeã do Grupo Especial, anuncia nesta quinta-feira o seu enredo para o Carnaval 2021. Mais uma vez, a dupla Tarcísio Zanon e Marcus Ferreira é a responsável pelo desenvolvimento do desfile.

    O enredo do ano que vem será divulgado em uma live chamada de #viradouroemcasa, que terá início às 18h, feita pela escola que terá as participações dos carnavalescos, diretoria, e do intérprete Zé Paulo cantando diversas obras da vermelho e branco de Niterói.

    23 de abril: o dia em que o profano e o sagrado se unem para exaltar São Jorge

    Por Vinicius Vasconcelos

    Sao Jorge01“Não brinca com filho de Jorge, não brinca com filho de Ogum”. A canção assinada pelos compositores Ronaldo Camargo, Juninho Thybau e Jorjão transmite em seus dois versos iniciais a sensação do devoto. O “filho” de Jorge é confiante, lutador, guerreiro, vencedor. E o do orixá, idem. A história de São Jorge se mistura com a do carioca justamente na hora da dificuldade. É o guerreiro que ajuda seu afilhado a afastar a demanda. Como se não bastasse ser o santo mais querido do povo da cidade de Sebastião, São Jorge também é encarregado de proteger os prostíbulos, bares, clubes de futebol, apontadores de jogo do bicho e principalmente as quadras de escolas de samba. É neste último local que o santo atrai uma legião de devotos. Não à toa, já foi homenageado diretamente em duas ocasiões – Estácio de Sá 2016 e Império da Tijuca 2007 – e indiretamente por dezenas de vezes. O sambista carioca vê na figura dele um lado mais humano e próximo, sem deixar de ser sacro.

    A equipe do site CARNAVALESCO conversou com o historiador Luiz Antonio Simas. a respeito do dia 23 de abril. Data em que se dedica a São Jorge. Seja nas comunidades religiosas, feijoadas e também nos terreiros, onde o santo se assemelha a Ogum. Segundo o escritor, a relação entre o santo e o povo fluminense vem desde a época de sua colonização, junto de Portugal e Dom João VI.

    Sao Jorge02“A celebração chega junto com a colonização de Portugal, onde São Jorge é padroeiro. Quando a corte vem para o Brasil o culto cresce muito graças a devoção que Dom João VI tinha pelo santo. A popularização dele inicia a partir daí. Em seguida, pela forma como foi sincretizado ao orixá Ogum, que é extremamente popular pelos terreiros do Rio de Janeiro. Existem relatos de devoção a Ogum dos negros que lutaram ainda na guerra do Paraguai em 1864. Outro fator que conta muito é a longuíssima tradição de que São Jorge é o santo para as horas difíceis. Santo de quem está no perrengue, no sufoco, de quem corre atrás. Nas macumbas cariocas, ainda na década de 20 e início dos anos 30, a presença de Ogum era muito forte. O fator decisivo que une isso tudo é que São Jorge é profundamente cultuado numa religião muito carioca: a Umbanda”, explica.

    Simas acrescenta que não é possível dissociar o santo das escolas de samba. Isso se deve pelo fato de Ogum ser uma das entidades mais populares que existem. E sua comida, a feijoada, estar presente em grande parte das comemorações em quadras.

    Sao Jorge03“Quando a Umbanda surge em São Gonçalo e se espalha pelo Rio de Janeiro entre as décadas de 20 e 40, ainda não havia muita diferença entre o ambiente de samba e o da Umbanda. Tudo era muito misturado, o samba em si pertencia a um ambiente de macumba e religiosidade. São Jorge acaba sendo a figura de grande destaque, muito vinculado a religião carioca. A feijoada em homenagem ao santo vem do sincretismo. Especificamente no Brasil ela é alimento de Ogum nos terreiros, essa comida está presente nas oferendas que são feitas ao orixá e em alguns terreiros se inclui a cerveja. Essa mesma comida além de oferenda é alimento para as pessoas presentes. Assim, popularizou-se a feijoada. Nas religiosidades afro-brasileiras cariocas não há a separação entre sagrado e profano, elas se misturam o tempo inteiro nas macumbas. Isso é diferente nas tradições rígidas do cristianismo. Nesse aspecto a comida de santo acaba também virando comida de samba”

    Sao Jorge04Inúmeras escolas de samba denominam São Jorge como seu padroeiro. Estácio de Sá, Beija-flor, Império da Tijuca e Império Serrano são algumas delas. Os motivos são diversos, e segundo Simas, não existe um denominador comum que defina o santo como responsável por escola x ou y, apenas as histórias que se entrelaçam ou algumas coincidências.

    “O santo é padroeiro do jogo de bicho, protetor dos botequins, muito ligado as pessoas com dificuldades e é o santo dos bordeis. É muito comum ver uma imagem dele protegendo essa turma toda. Não tem um porquê exato para ele ser denominado padroeiro de determinada escola de samba. Pode ser devoção dos fundadores, coincidir com a data que a escola foi criada, santo padroeiro da bateria. Em geral é um padroeiro da comunidade. Por exemplo, o santo está vinculado a tradição dos estivadores, trabalhadores de porto. São Jorge está vinculado ao Império Serrano, que é fundado por estivadores. É um santo mais abrangente, o Rio é profundamente marcado pelo elemento negro em virtude da escravidão”, finalizou.

    Para driblar pandemia da Covid-19, Beija-Flor promove Alvorada de São Jorge em live no Instagram

    Padroeiro da Beija-Flor, São Jorge será devidamente homenageado na quadra da escola de samba nesta quinta-feira, data em que será mais uma vez celebrado no Rio e em diversas nações mundo afora. Para prestar as honrarias ao santo, como acontece anualmente na azul e branco, a agremiação realizará a tradicional alvorada ao nascer do dia, às 5h da manhã. A cerimônia, no entanto, não será aberta ao público, devido às medidas de distanciamento social que visam combater o avanço do novo coronavírus.

    Missa São Jorge Foto Eduardo Hollanda 11

    Como já tem sido feito pela Beija-Flor nas últimas semanas, uma transmissão ao vivo está sendo preparada para que todos os componentes da escola e moradores de Nilópolis e região possam ter acesso à cerimônia — mesmo que virtualmente. A live também começará às 5h e permanecerá disponível na conta oficial da escola no Instagram (@beijafloroficial). Os portões da quadra estarão fechados e a diretoria peça que a restrição de acesso seja respeitada em prol da saúde de toda a comunidade.