InícioSérie OuroDestaques do abre-alas comentam do enredo do Cubango: 'Mais importante é essa...

Destaques do abre-alas comentam do enredo do Cubango: ‘Mais importante é essa homenagem a Chica Xavier’

Segunda escola a desfilar nesta quarta-feira, o Acadêmicos do Cubango trouxe a história de Chica Xavier, atriz, produtora e importante personagem brasileira. Falecida em 2020, a artista, que também era mãe de santo e devota de Santo Antônio foi homenageada pela agremiação, que levou para avenida um abre-alas com a imagem do padroeiro. No carro também foi trazido a imagem de Nossa Senhora. Responsável pela iluminação do carro, Vinicius Almeida, de 28 anos falou sobre a alegoria.

“O enredo em si é muito forte, e esse carro é maravilhoso, muito bonito, que traz a nossa devoção a esses santos. Temos que prezar muito por eles, não só pela importância para nossa escola, mas como para a sociedade como um todo. É a força da escola que está representada na imagem destes santos”, disse Vinícius.

Alguns dos destaques do carro trouxeram a representação de iaôs, filhos de santo que passaram pela iniciação no candomblé. O abre-alas foi predominantemente na cor verde da escola, com detalhes em dourado, com esculturas de anjo, além das imagens de Santo Antônio dos dois lados. Léo Chocolate, que é mestre-sala da Mocidade Unida da Cidade de Deus, desfilou como destaque e falou sobre a representação.

“O carro abre-alas é o nosso enredo, falando sobre a história da Chica Xavier e da iniciação dela. Traz o sincretismo religioso, o candomblé e todos os santos. É minha primeira vez desfilando em alegoria, então dá um nervoso. Mas o carro é muito bonito todo verde, aí vem o nosso contraste, todo de branco, dá um visual muito legal. A alegoria mostra toda a história da nossa personagem principal”, disse o mestre-sala de 35 anos.

“O mais importante eu acho que é essa homenagem a Chica Xavier, e toda essa religiosidade em torno dela. Foi uma pessoa muito importante na cultura, na tv, na religião. O carro está um espetáculo, vamos correr para a vitória, a intenção é essa. Está tudo muito bem confeccionado, bem legal, não está riquíssima, até porque não tem. Mas mediante ao que pode, está muito bom”, comentou Rejane Sabino, que também representou iaô.

- ads-

Fotos: Tati Minerato é coroada rainha de bateria da Estácio de Sá para o Carnaval 2025

Tati Minerato, nova rainha de bateria da Estácio de Sá para o Carnaval 2025, apareceu vestindo um look super luxuoso na cor vermelha, cravejado...

Com a comunidade engajada, Tucuruvi veste o manto Tupinambá para o Carnaval 2025

O manto Tupinambá será a tônica da Tucuruvi 2025. Esse manto tem como significado a força dos ancestrais indígenas que habita em cada brasileiro....

Chegou o dia! Imperator recebe neste domingo a festa de premiação do Estrela do Carnaval da Série Ouro e Grupo Especial

O Centro Cultural João Nogueira, o Imperator, equipamento vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, recebe neste...