Início Site Página 1266

Paes participa de plenária da Liesa, confirma desfiles em abril e pede manutenção dos profissionais das escolas

0
gabriel david
Foto: Reprodução de TV

O prefeito Eduardo Paes compareceu na noite desta segunda-feira na Cidade do Samba onde participou de uma plenária ao lado dos dirigentes das 12 escolas do Grupo Especial e do secretário do planejamentos fazenda, Pedro Paulo. No encontro o mandatário municipal confirmou a realização dos desfiles em abril de 2022, e cobrou a manutenção dos profissionais das agremiações, mesmo com o adiamento dos desfiles.

Ao final da plenária, o diretor de marketing da Liesa, Gabriel David, conversou com o CARNAVALESCO sobre o que foi discutido com o prefeito e os próximos passos da entidade para a realização dos desfiles daqui cerca de 90 dias.

“Não existe se tiver desfile. Vai haver. Esse foi o diálogo nosso com o poder público. Não é a decisão que gostaríamos de tomar. Mas fatores comerciais e sanitários infelizmente nos forçou a tomar essa decisão. Tão logo as obras do Sambódromo estejam concluídas poderemos seguir com o planejamento”, explicou.

O jovem dirigente preferiu observar com um prisma otimista o adiamento dos desfiles e declarou que com a festa acontecendo em abril, os ensaios técnicos irão acontecer em março.

“Definimos muita coisa. Existem vantagens. Teremos um pré-carnaval nos moldes tradicionais. Vamos realizar os ensaios técnicos a partir de março, isso está praticamente sacramentado. Se por um lado tivemos esse adiamento, por outro o nosso pré-carnaval vai acontecer normalmente. Hoje não há protocolo que impeça ensaios de rua. O que houve foi um pedido”, afirmou.

Gabriel também abordou a questão do relacionamento da liga com os consumidores que já adquiriram ingressos para os desfiles em fevereiro.

“O prefeito garantiu os desfiles não só aqui como na nossa última reunião. Dia 20 de abril começam os desfiles de 2022. Todos os ingressos comprados são válidos para as novas datas. Os perdidos de informação na central de vendas da Liesa de pessoas que não poderão comparecer nas novas datas tem sido um percentual mínimo. Os camarotes é que estão com uma demanda um pouco maior”, explicou.

O diretor de marketing da Liesa se disse surpreso com a escolha das mesmas datas pela Liga de São Paulo para os desfiles do Grupo Especial. Gabriel acredita que as datas possam ser revistas para evitar conflitos. Ele também abordou a situação da rede hoteleira com as novas datas.

“A rede hoteleira ficou feliz com as novas datas. Os hotéis do Rio são flexíveis em relação a realocação de reservas. Sobre o posicionamento de São Paulo ficamos surpresos pois havíamos alinhado juntos as novas datas. Respeitamos o espetáculo de São Paulo e esperamos que sejam revistas as datas que eles divulgaram”.

Gabriel David elogiou a condução do prefeito Eduardo Paes e afirmou que o chefe do executivo municipal fez um apelo pela manutenção dos profissionais dos barracões até os desfiles.

“Os repasses da prefeitura estão confirmados. E o prefeito fez um pedido pela manutenção dos profissionais. A Cidade do Samba seguirá funcionando. Não gostaríamos de ter tomado essa decisão de adiar mas já que foi necessário a gente garante a manutenção dos profissionais. O prefeito foi muito parceiro nesse sentido. Nos próximos dias vamos divulgar o que vamos fazer nos dias de carnaval”, concluiu.

Procon-RJ esclarece as dúvidas dos consumidores que compraram ingressos para os desfiles

1

Com o anúncio do adiamento do desfile das escolas de samba, os consumidores que adquiriram os bilhetes para assistir o evento na Sapucaí foram pegos de surpresa. O Procon Estadual do Rio de Janeiro explica que como o evento não será mais realizado na data prevista anteriormente, cabe ao consumidor escolher entre utilizar o ingresso para assistir ao desfile que acontecerá na nova data, ou receber o reembolso integral do valor pago, conforme prevê o Código de Defesa do Consumidor.

vila isabel desfile 2020 136

“Já temos um canal direto de comunicação com a Liesa para solucionar qualquer problema relacionado à aquisição de ingressos para o desfile das escolas de samba. Esta foi uma iniciativa da própria liga que entrou em contato com o Procon-RJ logo que foi noticiado o adiamento do evento”, disse o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho.

Se o organizador do evento fizer o agendamento automático do ingresso para a nova data do desfile, e se a devolução do valor pago for apenas para aqueles que solicitarem, o fornecedor não estará infringindo a legislação. Por isso é importante que o consumidor que quiser o reembolso, entre em contato com o organizador do evento.

Quanto aos pacotes de viagens que possam ter sido adquiridos, o presidente da autarquia pontua que: “No caso da aquisição de pacotes de viagens vinculados à participação no evento adiado, o consumidor também possui o direito à remarcação ou à devolução do valor pago.”

O folião que quiser o reembolso do valor pago deve entrar em contato com o fornecedor que vendeu o ingresso. Caso não consiga a devolução, pode abrir reclamação no Procon-RJ através do site www.procononline.rj.gov.br ou pelo aplicativo Procon-RJ.

Presidente da Imperatriz defende o carnaval e os profissionais das escolas de samba: ‘não vamos esmorecer’

0

A escola de samba Imperatriz Leopoldinense lançou em suas redes sociais uma nota oficial sobre o adiamento dos desfiles. No texto, a agremiação salienta sua preocupação com os funcionários que vivem do carnaval e ressalta a importância de não se deixar desanimar com o adiamento.

samba festa imperatriz 52
Foto: Nelson Malfacini

“O Carnaval é e sempre será resistência, fagulha de esperança no meio dos escombros, luz de sorriso na tristeza e no caos. Digo, com o coração de mãe e de sambista partido, que batalhei junto a minha diretoria e todas as equipes de trabalho para que a Imperatriz Leopoldinense chegasse ao final de fevereiro com um grande carnaval pronto.

Batalhamos, mesmo com toda a dificuldade destes dois anos de pandemia, para apresentar um espetáculo grandioso. Agora, com o nosso projeto praticamente pronto, recebemos a notícia do adiamento de nosso sonho, da prorrogação de nossa espera. Além da frustração, vem o lamento pelas famílias que serão prejudicadas, pela gama imensa de profissionais que tiram do carnaval o seu sustento.

Contudo, não vamos esmorecer. Vamos continuar a produção de nosso desfile e tocar em frente, vamos ensaiar e cantar como se todos os dias fossem o nosso fevereiro. Não deixaremos a cultura popular morrer. Seremos resistência, consciência e ascendência até o fim.

Eterno seja o Carnaval!
Eterna seja a nossa amada Imperatriz!“

Catia Drumond, presidente

‘Apenas nova variante comprometeria e Ômicron não vai ter em abril mais’, garante representante da Saúde

0

Em entrevista para CNN, o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio de Janeiro (Cosems), Rodrigo Oliveira, garantiu que somente o surgimento de uma nova variante poderia ocasionar o adiamento dos desfiles na Marquês de Sapucaí e no Anhembi em abril de 2022.

desfiles
Foto: Divulgação/Liesa

“Ao menos que surja uma nova variante, o Carnaval vai acontecer em abril. Estamos conversando com o município do Rio desde que a Ômicron começou. A decisão de adiar o carnaval foi acertada, a prefeitura está conduzindo com cautela toda a situação. Ômicron não vai ter em abril mais, ela transmite muito rápido, mas sofrerá uma drástica queda nas próximas semanas. Sendo otimista, em três semanas o cenário vai ser bem melhor. Sempre analisamos como exemplo o cenário europeu”, disse Rodrigo Oliveira para CNN.

A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) anunciou que o Carnaval 2022 acontecerá em um novo período, no feriado de Tiradentes, em abril. O calendário oficial ficou assim definido: 20 e 21 (quarta e quinta-feira) desfile do Grupo de Acesso- Série Ouro; 22 e 23 (sexta-feira e sábado) desfile do Grupo Especial; 24 (domingo) desfile das Escolas Mirins; 26 (terça-feira) dia de Apuração e no dia 30 (sábado), Desfile das Campeãs.

Liga-SP define datas dos desfiles e Grupo Especial será nos mesmos dias do Rio

0

Em reunião realizada neste domingo, com os grupos de Acesso e Acesso II, ficou definido que o Carnaval SP 2022 começará no dia 16 de abril, sábado, com os desfiles do grupo de Acesso II, a partir das 20h. No dia 21 de abril, quinta-feira e feriado de Tiradentes, desfilam as escolas de samba do grupo de Acesso, às 20h. Já nos dias 22 e 23 de abril, sexta-feira e sábado, passam pelo sambódromo do Anhembi as 14 agremiações do grupo Especial, mantendo a tradição de mais de 20 anos. A temporada encerra no dia 30 de abril, com o Desfile das Campeãs.

“Há 22 anos, as escolas de samba do grupo especial de São Paulo desfilam na feira e no sábado. Apesar da transferência de dados, de fevereiro para abril de 2022, não há qualquer intenção ou movimento para alterar esses dias, uma vez que são tradicionais entre os sambistas paulistanos”, informa a Liga-SP.

Presidente da Liesa diz que Sambódromo terá ensaios técnicos em março e abril

0

O presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), Jorge Perlingeiro, garantiu que com o adiamento dos desfiles das escolas de samba para o fim de abril será possível realizar os ensaios técnicos no Sambódromo, já que a obra terá sido finalizada.

perlingeiro
Foto: Henrique Matos/Liesa

“Temos que refazer o processo com os nossos fornecedores. São mais três meses de ansiedade. Vamos começar ensaio técnico em março toda semana na Sapucaí”, garantiu Perlingeiro, em entrevista para TV Globo.

O prefeito Eduardo Paes informou que o feriado do carnaval em fevereiro será mantido. “Temos uma visão otimista (sobre os casos de Covid-19). No início ou meados de fevereiro teremos queda da contaminação (segundo informações da secretaria de Saúde). Respeitamos a maior manifestação cultural popular do Brasil”, afirmou Eduardo Paes.

Com o adiamento dos desfiles, o calendário ficou assim: 20 e 21 (quarta e quinta-feira) desfile da Série Ouro; 22 e 23 (sexta-feira e sábado) desfiles do Grupo Especial; 24 (domingo) desfile das escolas mirins; 26 (terça-feira) dia de apuração e no dia 30 (sábado), desfile das Campeãs.

A ordem dos desfiles e horários seguem mantidos e todos os ingressos adquiridos passam a valer automaticamente para as novas datas. A Liesa disponibilizará ainda um canal direto para esclarecer dúvidas e orientar sobre a compra de ingressos.

Saiba como fica o calendário dos desfiles das escolas de samba no Sambódromo

0

A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) informou o calendário oficial dos desfiles no Sambódromo da Marquês de Sapucaí que foram adiados para o feriado de Tiradentes e São Jorge. O esquema fica assim definido: 20 e 21 (quarta e quinta-feira) desfile da Série Ouro; 22 e 23 (sexta-feira e sábado) desfiles do Grupo Especial; 24 (domingo) desfile das escolas mirins; 26 (terça-feira) dia de apuração e no dia 30 (sábado), desfile das Campeãs.

desfile viradouro2020

A Liga esclarece que, mesmo na ocasião, seguirá todas as recomendações dos órgãos competentes e protocolos vigentes, garantindo assim, que os desfiles do Sambódromo aconteçam de forma segura, sem deixar de perder o brilho e a alegria contagiante que tanto o caracterizam.

A ordem dos desfiles e horários seguem mantidos e todos os ingressos adquiridos passam a valer automaticamente para as novas datas. A Liesa disponibilizará ainda um canal direto para esclarecer dúvidas e orientar sobre a compra de ingressos.

“A decisão de transferir as datas dos desfiles das escolas de samba na Sapucaí era um dos cenários já previstos pela organização. Com a proximidade do evento, foi mais prudente adiar a festa, situação alinhada com as autoridades sanitárias estadual e municipal”, informa a Liesa.

Liga-SP emite nota sobre o adiamento dos desfiles

0

A Liga-SP emitiu uma nota sobre o adiamento dos desfiles das escolas de samba de São Paulo e Rio de Janeiro para o feriado de Tiradentes e São Jorge. Confira abaixo.

anhembi

“Pensando na segurança e na vida de nossos componentes, das comunidades e de todas as agremiações carnavalescas, os Desfiles das Escolas de Samba de São Paulo estão oficialmente adiados para abril de 2022. A decisão, tomada em conjunto pelas prefeituras de São Paulo e do Rio de Janeiro, foi baseada nos estudos epidemiológicos das secretarias municipais de saúde das duas cidades e tem total apoio da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo.

Os desfiles no sambódromo do Anhembi devem acontecer no período do feriado de Tiradentes (21 de abril).

Embora o número de pessoas envolvidas seja grande, conhecemos nossos profissionais, artistas, componentes e espectadores por nome. Temos carinho por cada sambista que dedica seu tempo, de muitas formas, para tornar este espetáculo gigante. Para a Liga-SP, preservar a saúde e segurança das pessoas envolvidas no Carnaval paulistano é prioridade.

Neste momento, reafirmamos nosso compromisso com as autoridades no combate à pandemia e acatamos, com a segurança de quem acredita na ciência, a decisão que vai priorizar o coletivo.

Aos sambistas, garantimos que continuamos juntos, trabalhando nos projetos que irão para a avenida em abril, exercendo nossa responsabilidade social e fomentando a economia criativa de São Paulo.

Nos encontraremos para celebrar a vida em abril, com a festa da qual tanto gostamos”.

Jornalistas e personalidades das escolas de samba falam do adiamento dos desfiles em 2022

0

Zé Paulo Sierra, intérprete da Viradouro. “A gente tem q encarar esse adiamento como um alerta e talvez um despertar. Precisamos de coragem, união e representatividade para dar um basta nessa segregação vergonhosa e cruel. Assinaram hj o termo de um crime q ñ cometemos, jogaram na nossa conta um débito q ñ nos pertence”.

vila isabel desfile 2020 131

Mauro Cordeiro, historiador. “É tanta hipocrisia do poder público, debate moralista e amadorismo das gestões das escolas de samba que a nossa sensação é de pura exaustão. O adiamento é incoerente pois outros eventos estão mantidos, e também ineficaz pq não resolve a situação dos trabalhadores do carnaval”.

André Rodrigues, carnavalesco. “Minha sugestão é uma roda d samba só com samba enredo. proibida a entrada de hipócrita e de quem torceu contra. Proibida entrada de dirigente até investigações sobre suas intenções trabalhistas. Proibida entrada da vendedora de ingresso, apenas cambistas. Eu só quero ser feliz”.

Luiz Antonio Simas, historiador. “A única coisa adiada até agora é o carnaval. Acho prudente, com a crise sanitária e o aumento de casos, mas sejam coerentes: cancelem público nos estádios de futebol, shows, marchas pra Cristo, etc. Outra: Tiradentes é o cacete. O feriado de abril, para o samba, é de São Jorge! No mais, reafirmo: não conheço nenhum maluco que defenda fazer carnaval numa escalada de casos de Covid. E urge uma resposta responsável do poder público ao adiamento, com cadastramento imediato e viabilização do auxílio aos trabalhadores e trabalhadoras da festa.”

Fábio Fabato, jornalista. “Medronho medonho, o dono da rua e do “verdadeiro carnaval” (RISOS), venceu: com o feriado mantido, vai ter bloquinho, mas não terá Sapucaí. Dalcomo acaba de abrir seu champs da hipocrisia, que ela comprou logo depois de se aglomerar sem máscara na Rio Innovation Week”.

Marcus Lacerda, jornalista. “Desfiles das escolas de samba adiados para abril. Atitude correta! Imagina uma escola desfilar com menos componentes porque alguns estão infectados com a covid-19? A taxa de confirmação está em 50%. Deixa a curva baixar e voltamos sambar!”

Leonardo Bruno, jornalista. “Prefeitura adia o desfile das escolas de samba na Sapucaí, mas não cancela os feriados do carnaval. Resultado: vai ter todo tipo de carnaval pela cidade, menos o desfile das escolas de samba na Sapucaí”.

Guilherme Estevão, carnavalesco. “Os desfiles tinham que cair no dia 1 de Abril, pra coroar essa graça deles”.

Ralph Guichard, jornalista. “Uma tragédia para o Carnaval está se desenhando. O adiamento para abril inicia uma provável bola de neve. Toda a cidade funcionará e o carioca não vai ficar trancado em casa em fevereiro. Ganham as festas particulares, perde a cultura popular”.