Início Site Página 1265

Intérprete Bakaninha, da Beija-Flor, morre em acidente de carro

0

Uma das maiores revelações da Beija-Flor de Nilópolis, o intérprete Gilson Conceição Junior, o Bakaninha, faleceu na madrugada desta sexta-feira, em um acidente de carro, voltando do ensaio na quadra da azul e branco. O músico perdeu o controle do veículo e colidiu em um muro, na Estrada Dr. Rufino Gonçalves Ferreira, em Nilópolis, na Baixada Fluminense. Filho de Gilson Bacana, o jovem era considerado por Neguinho da Beija-Flor o seu sucessor no carro de som da escola de samba. O artista completaria 31 anos, hoje, dia 28 de janeiro.

Desde 2009, Bakaninha integrava o time de cantores de apoio que dava suporte a Neguinho na Sapucaí – como segundo cantor, era dele a voz que conduzia os ensaios nas eventuais ausências do titular. “Infelizmente acordei hoje com esta triste notícia da morte brutal do Bakaninha, a quem considero meu sucessor, praticamente um filho!! Meu coração está em prantos!! Descanse em paz e que você esteja nos braços do Senhor”, publicou Neguinho da Beija-Flor nas redes sociais.

bakaninha
Foto: Eduardo Hollanda/Divulgação Beija-Flor

A Beija-Flor decretou luto pelo falecimento do cantor. “De luto, a Beija-Flor presta sua última homenagem a Bakaninha reconhecendo mais uma vez, como fez Neguinho, as qualidades de Bakaninha e a legitimidade do amor e da entrega dele à escola em que se formou enquanto artista e cidadão de Nilópolis. A agremiação está solidária à família e aos amigos de Bakaninha e, assim que possível, divulgará informações sobre o funeral e demais desdobramentos dessa dura despedida. Vai com Deus, Bakaninha! A Beija-Flor ouvirá sua voz para sempre”, informa trecho da nota divulgada pela escola.

Sucessor e respeito por Neguinho da Beija-Flor

Apaixonado pela Beija-Flor, Bakaninha estava na escola desde os cinco anos de idade. O cantor, sempre muito querido pelos sambistas de outras agremiações, exalta sempre o profundo respeito por Neguinho da Beija-Flor. Dentro da azul e branco, o jovem conquistava cada vez mais espaço para um dia um dia assumir o posto de intérprete principal da escola de samba.

“O Bakaninha será meu sucessor. Um dia, vou ter que parar. É nascido e criado na Beija-Flor. É dedicado, tem bom comportamento, não bebe, não fuma, é respeitador. Tem outros cantores, mas ele é o que acho que tem todos os predicados para, um dia, me substituir”, disse Neguinho da Beija-Flor, ao site Sambarazzo, em 2016, quando foi homenageado com o prêmio Estrela do Carnaval, do site CARNAVALESCO.

Em fevereiro de 2019, no ensaio técnico da Beija-Flor no Sambódromo, Neguinho não pode comparecer e Bakaninha assumiu a responsabilidade em substituir uma das lendas do carnaval brasileiro, e fez seu papel com brilhantismo. Bastante identificado com a agremiação, Bakaninha não conteve a emoção e foi às lágrimas ao fim do ensaio, orgulhoso da primeira vez que defendeu a Beija-Flor como principal voz na Sapucaí.

“Foi uma emoção muito grande o que vivi hoje. Estar no carro de som do maior intérprete do carnaval de todos os tempos que é meu padrinho Neguinho da Beija-Flor pra mim é uma grande honra. É ele que me dá sempre os conselhos. Hoje estou sem palavras pelo momento vivido. O canto da comunidade que representa tudo desse ensaio. A escola fez o que era pra ser feito: cantar com o coração”, comentou Bakaninha na época para o site CARNAVALESCO.

Liesa acerta com a Riotur início dos ensaios técnicos do Grupo Especial para 06 de março

0

Em reunião hoje à tarde na sede da Riotur, a presidente Daniela Maia e o presidente da Liesa Jorge Perlingeiro definiram as datas que, a princípio, acontecerão os ensaios técnicos da Passarela do Samba. Serão sempre duas escolas por domingo, iniciando no dia 6 de março até 10 de abril, sempre a partir das 20h30. Além delas, a Liga-RJ pretende fazer seus ensaios técnicos na Marquês de Sapucaí. Porém, ainda haverá a conversa para os acertos dos detalhes.

ensaio tecnico riotur1
Foto: Divulgação

Durante o encontro com os presidentes das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro, na última segunda-feira, o prefeito Eduardo Paes explicou que as obras de recapeamento da pista e instalação do novo sistema de escoamento de águas pluviais do Sambódromo já entraram em sua fase final. O presidente da Liesa, Jorge Perlingeiro, falou sobre os ensaios técnicos.

A Viradouro fechará sozinha, como campeã, o teste de som e luz. Vamos divulgar em breve o calendário. Segundo o secretário de Saúde, Daniel Soranz, o pico da pandemia começa a baixar no início de fevereiro e em março aí poderíamos ter público presente. Isso será o maior incentivo para o carnaval. A mídia maior será o ensaio técnico.

A Riotur emitiu nota: “Estamos trabalhando incansavelmente para realizar um Carnaval inesquecível em abril, tanto na Marquês de Sapucaí como na Intendente Magalhães. Para isso, nos reunimos e debatemos com diversos atores dessa maravilhosa festa popular que faz o mundo querer estar no Rio nesses dias de samba, suor e alegria. É importante ressaltar que as datas de ensaio das Escolas de Samba serão avaliadas posteriormente com os órgãos de saúde e serão anunciadas oficialmente no momento devido.”

O que falta para tomar a vacina? Rio tem 600 mil pessoas aptas a tomar o reforço

0

Entre os 5,4 milhões de pessoas da cidade do Rio de Janeiro que já completaram o esquema vacinal básico contra a Covid-19, com duas doses ou a dose única, cerca de 600 mil já estão aptas a receber a dose de reforço, mas ainda não retornaram aos postos.

vacina neguinho

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alertou que a proteção oferecida pelas vacinas diminui ao longo do tempo, por isso há a necessidade de reforçar a imunização após 4 meses da segunda dose, para não colocar a campanha de vacinação em risco.

Os painéis da prefeitura indicam que 456,6 mil pessoas tomaram a primeira dose da vacina e não retornaram aos postos para completar o esquema básico contra a covid-19. Outras 16,7 mil não receberam nem a primeira imunização. Esses números vêm diminuindo gradativamente, já que na semana passada eram 470 mil sem a segunda dose e 19 mil sem nenhuma.

Da população total da cidade, 87,7% receberam a primeira dose, 82,1% estão com a segunda dose ou dose única e 33,5% já tomaram a dose de reforço. Da população elegível para tomar a vacina a partir dos 5 anos de idade, 92,3% receberam a primeira dose e 87,4% estão com o esquema de duas doses completo.

De acordo com a Fiocruz, quem teve covid-19 precisa aguardar 30 dias para se vacinar, contados a partir do início dos sintomas ou da testagem positiva, em caso de assintomáticos.

Situação epidemiológica

Entre os 228 mil casos confirmados apenas este mês de janeiro na cidade, o que já corresponde a 77% de todos os casos registrados de covid-19 em todo o ano de 2021 e ultrapassou em 4% o total dos casos de 2020, 11 mil foram em crianças até 9 anos de idade e 15,2 mil em jovens de 10 a 19 anos de idade. Os casos graves somam 1.071 este ano e os óbitos chegaram a 160.

Das 1.218 pessoas que precisaram de internação na rede municipal este mês por covid-19, 202 foram de pessoas com menos de 40 anos de idade. No momento, o painel da prefeitura indica 750 internados por covid-19.

As informações são da Agência Brasil

Secretário de Saúde: ‘Adiamento foi importante, vai permitir que os ensaios possam acontecer na Sapucaí’

0

Em entrevista para CNN, o secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, falou sobre o adiamento dos desfiles das escolas de samba para o mês de abril. Segundo ele, a medida torna possível a realização dos ensaios técnicos no Sambódromo.

soranz
Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio

“Em todos os modelos de análise não dava para garantir a execução do carnaval com segurança sanitária na data que estava marcado. Então, o adiamento foi importante, vai permitir que os ensaios possam acontecer na Marquês de Sapucaí”, afirmou.

Soranz falou sobre o cenário sanitário previsto para março. “Os números indicam e o que a gente analisa, com as curvas dos outros países, é um cenário muito mais favorável a partir da primeira ou segunda semana de março”.

Ensaios de rua

Não existe nenhuma restrição sanitária da Prefeitura do Rio de Janeiro para que as escolas de samba realizem seus ensaios de rua e se preparem para os desfiles em abril deste ano. A solicitação da Riotur era para uma pausa, não data, mas que segundo o site CARNAVALESCO apurou duraria por 15 dias.

Agora, a previsão é que os ensaios voltem no meio de fevereiro ou início de março, afinal, o custo do aluguel do carro de som e outras demandas impactam no orçamento das agremiações. Porém, quem já quiser treinar imediatamente está liberado.

Sem restrição! Escolas podem fazer seus ensaios de rua

0

Não existe nenhuma restrição sanitária da Prefeitura do Rio de Janeiro para que as escolas de samba realizem seus ensaios de rua e se preparem para os desfiles em abril deste ano. A solicitação da Riotur era para uma pausa, não data, mas que segundo o site CARNAVALESCO apurou duraria por 15 dias.

Agora, a previsão é que os ensaios voltem no meio de fevereiro ou início de março, afinal, o custo do aluguel do carro de som e outras demandas impactam no orçamento das agremiações. Porém, quem já quiser treinar imediatamente está liberado.

Diretor de marketing da Liesa, Gabriel David, confirmou ao CARNAVALESCO que não existe nenhuma restrição sanitária do poder público que impeça os ensaios de rua. “Hoje não há protocolo que impeça ensaios de rua. O que houve foi um pedido”, afirmou.

Durante o encontro com os presidentes das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro, na última segunda-feira, o prefeito Eduardo Paes explicou que as obras de recapeamento da pista e instalação do novo sistema de escoamento de águas pluviais do Sambódromo já entraram em sua fase final. Ao site CARNAVALESCO, o presidente Jorge Perlingeiro revelou a projeção de fazer os ensaios técnicos nos meses de março e abril.

ensaio imperatriz 05 12 2021 12

“Dei a sugestão e o prefeito acatou de fazermos durante durante os meses de março e abril muitos ensaios técnicos. A Viradouro fechará sozinha, como campeã, o teste de som e luz. Vamos divulgar em breve o calendário. Segundo o secretário de Saúde, Daniel Soranz, o pico da pandemia começa a baixar no início de fevereiro e em março aí poderíamos ter público presente. Isso será o maior incentivo para o carnaval. A mídia maior será o ensaio técnico. Essa é uma vantagem de termos adiado os desfiles. O mês de abril não chove, outra vantagem. Não era o que queríamos, mas foi a solução. A gente ainda possui 45% da carga de ingressos para vender e temos certeza que vão esgotar. Com os desfiles garantidos e os ensaios técnicos na Avenida vamos ter uma procura muito grande do público”, afirmou o presidente da Liesa.

Prefeitura começa a colocar asfalto na pista do Sambódromo e Liesa projeta de seis a sete fins de semana de ensaios técnicos

0

Durante o encontro com os presidentes das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes explicou que as obras de recapeamento da pista e instalação do novo sistema de escoamento de águas pluviais do Sambódromo já entraram em sua fase final. Ao site CARNAVALESCO, o presidente Jorge Perlingeiro revelou a projeção de fazer os ensaios técnicos nos meses de março e abril.

paes liesa
Foto: Henrique Matos/Liesa

“Dei a sugestão e o prefeito acatou de fazermos durante durante os meses de março e abril muitos ensaios técnicos. A Viradouro fechará sozinha, como campeã, o teste de som e luz. Vamos divulgar em breve o calendário. Segundo o secretário de Saúde, Daniel Soranz, o pico da pandemia começa a baixar no início de fevereiro e em março aí poderíamos ter público presente. Isso será o maior incentivo para o carnaval. A mídia maior será o ensaio técnico. Essa é uma vantagem de termos adiado os desfiles. O mês de abril não chove, outra vantagem. Não era o que queríamos, mas foi a solução. A gente ainda possui 45% da carga de ingressos para vender e temos certeza que vão esgotar. Com os desfiles garantidos e os ensaios técnicos na Avenida vamos ter uma procura muito grande do público”, afirmou o presidente da Liesa.

Perlingeiro explicou como ficará a divisão de ensaios. “Combinei com o presidente da Liga-RJ (escolas da Série Ouro), Wallace Palhares, que eles vão ter os sábados para ensaiarem e o Grupo Especial ficará aos domingos, com dois horários, 21h e 22h30. A agenda seguirá a ordem crescente de colocação do Carnaval 2020. Daqui para frente, a ideia é recuperar o tempo perdido”.

Gabriel David, diretor de marketing da Liesa, observou com um prisma otimista o adiamento dos desfiles e declarou que com a festa acontecendo em abril, os ensaios técnicos irão acontecer em março.

“Definimos muita coisa. Existem vantagens. Teremos um pré-carnaval nos moldes tradicionais. Vamos realizar os ensaios técnicos a partir de março. Se por um lado tivemos esse adiamento, por outro o nosso pré-carnaval vai acontecer normalmente. Hoje não há protocolo que impeça ensaios de rua. O que houve foi um pedido”, declarou.

Após conflito de datas entre Rio e São Paulo, Vigário Geral dispensa casal

A polêmica envolvendo os desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro e de São Paulo gerou as primeiras dispensas de profissionais envolvidos nas duas cidades. Vale lembrar que não houve acordo e os espetáculos vão ser na sexta e sábado, dias 22 e 23 de abril, impossibilitando que aconteça o intercâmbio profissional entre os artistas. Na noite desta terça-feira, a Vigário Geral dispensou o casal de mestre-sala e porta-bandeira, Jefferson Gomes e Waleska Gomes. Confira abaixo a publicação da escola:

vigario casal
Foto: Divulgação

“Por incompatibilidade nas agendas, devido ao adiamento dos desfiles das escolas de samba do Rio e São Paulo, nosso primeiro casal infelizmente não poderá nos acompanhar em nossa apresentação. Queremos agradecer todo empenho e dedicação em defender nosso pavilhão e deixar nossas portas sempre abertas para vocês. Muito obrigado, @waleskinhapb a e @jeffersongomes_01!”

Waleska Gomes é formada em ballet clássico e atua como bailarina, coreógrafa e professora de ballet. No carnaval já defendeu pavilhões da Unidos de São Lucas, Acadêmicos do Tatuapé, Tom Maior, Independente Tricolor, Morro da Casa Verde e há cinco anos é a primeira porta-bandeira do Acadêmicos do Tucuruvi. A porta-bandeira agradeceu: “uito obrigada pela oportunidade !!!! Carregarei sempre essa Escola com mto carinho e respeito no meu coração”.

Paes para os presidentes do Grupo Especial: ‘Contem conosco. Temos uma responsabilidade grande pela frente’

0

Presente na reunião plenária, na noite de segunda-feira, na Cidade do Samba, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, garantiu a realização dos desfiles das escolas de samba em abril de 2022. Ele assegurou que as escolas continuarão recebendo os repasses da prefeitura, o que permitirá manter o quadro de funcionários nos barracões da Cidade do Samba e nas quadras de ensaios.

paes 1
Foto: Henrique Matos/Divulgação Liesa

“Contem conosco. Temos uma responsabilidade grande pela frente, um compromisso com a nossa Cidade, o Estado e o País. Precisamos reverter este quadro de dificuldades e, juntos, fazer um grande espetáculo, que honre as tradições no nosso Carnaval! É o que peço aos senhores”, disse o prefeito.

Paes explicou que, diante das dificuldades causadas pelo avanço da pandemia, que também provocou a retração do mercado, o adiamento dos desfiles foi a melhor decisão.

“Foi a forma de preservar a saúde dos sambistas, do público e a economia dos parceiros que investem na festa” – destacou, explicando que, com o declínio das estatísticas da doença esperado para as próximas semanas, Prefeitura e Liesa poderão se concentrar na produção de um grande desfile”, frisou.

Obras no Sambódromo não param

Paes explicou que as obras de recapeamento da pista e instalação do novo sistema de escoamento de águas pluviais do Sambódromo já entraram em sua fase final. Ressaltou que haverá tempo para trazer de volta os ensaios técnicos na Passarela, reunindo as agremiações dos Grupos Especial e da Série Ouro, durante seis ou sete finais de semana, de março a abril.