Compositores: Guga Martins, Passos Júnior, Cristiano Teles, Lucas Macedo, Clairton Fonseca, Davison Jaime, Guilherme Kauã, Abílio Jr., D’Castro, Leandro Gaúcho e Ailson Picanço
Intérprete: Wantuir e Thiago Santos
Awê!
Peço ao povo pra imaginar
A jangada descendo os andes
O viajante no Rio-Mar
Vem conhecer o Reino da Icamiábas
A poesia da encararia nas águas deixou
Por Amazonas, quem lhe chamou?
Dança! Batuque, Rapé, Pajelança!
A máquina em aliança, metal laçado em cipó
Jaci alumia o sonho de quem navegar
Guaraci o destino no Igapó
Seres espreitam a mata
Ameríndio não anda só
A Floresta vai tremer! Ae! Ae!
Bate o pé no chão… Clareia!
A força de Jurupari não é medo tupi
O mal foi trazido pr’aldeia
A viagem na mente do escritor
Posso ver em nossas veias
Misticismo cravado na cor
Costurei tambor na pele vermelha
Mas eu ao ouvir o canto dos pajés
Convoco as tribos, todos os mitos… Bumbás, Çairés
Batalha se vence com luta
Herança dos meus ancestrais
Porto da Pedra é arco e flecha
De guerra e de paz!
Amazônia Tupinambá… Canto aruá!
Resistência Tembé… Sonho Saterê!
Escute o velho caboclo contando no ribeirão
A lenda de um tigre valente e campeão
Compositores: Maia, João Paulo, Fabio França, Ariane Carvalho, Paulino de Carvalho, Arley Beckmann, Leandro cordeiro, Marcelo Caçapa, Isaías Demócrito, Sérgio Alan, Lucas de Medeiros e Franco Cava
Intérprete: Charles Silva e Pavarotti
Surreal!!!
Loucura
Imaginação
Nessa aventura o artista sonha
A invenção da Amazônia
Jangada ê, jangada
Cada folha da floresta, é um página encantada
Jangada é, maquina e delírio, mistérios desse paraíso
No ventre da mata, mulheres guerreiras
Brilha como prata, a luz da lua cheia
Encantaria, energia caruana
Tem poder de cura a força do meu samba
(REFRÃO)
“Nesse Rio que me leva, eu vou navegar
Meu rio Negro abraça o rio Mar
Na pajelança o Tigre bate seu tambor
Índio guerreiro nunca teme a dor”
Amazônia
Magia do Pajé
Nas barrancas de terra caídas
São boitatás, são curupiras
Lutando pra preservar a vida
Contador aumenta um ponto
Yara leva o pescador, boto colhe poesias
Pra levar pro meu amor
É festa, sinfonia de tambores
Piracema de amores, Cunhã Poranga vem dançar
A viagem vai chegando ao fim
Todo artista tem no fundo uma alma curumim
(REFRÃO)
São Gonçalo, é minha tribo
O eldorado é minha escola
No Igarapé, a “vitória”
Porto da pedra, é canto é ritual
Meu destino é um navegar especial
Compositores: Bira, Márcio Rangel, Alexandre Villela, Eric Costa, Rafael Raçudo, Jarrão, Alessandro Sapinho, Rogerio Barcellos, Jailson, Fernando Macaco
Intérprete: Evandro Malandro
A JANGADA VAI PARTIR!
JÚLIO VERNE, O JANGADEIRO (BIS)
CABE SÃO GONÇALO INTEIRO
DENTRO DA EMBARCAÇÃO!
DELIREI…
E VIAJEI NA IMAGINAÇÃO
A AMAZÔNIA É INSPIRAÇÃO
MINHA AVENTURA SEGUE O RIO-MAR
PRA EXPIRAR DA MENTE UM MUNDO DE BELEZA
NESSA JORNADA À NATUREZA
MISTÉRIOS VÃO ME GUIAR
NAVEGO COM A ALMA DESSA GENTE
BRAVURA FOI SEMENTE
ZENEIDA ME ENSINOU
BAKU SE FEZ PAJÉ
MULHER DE FÉ, A REVELAR
QUEM TEM A FORÇA DA FLORESTA
PROTEGE E LUTA POR SEU LUGAR!
CURUMIM NÃO TEME A DOR, É RITUAL
NA PELE O SEU VALOR ANCESTRAL (BIS)
PRESENTE PRA NOVA ERA
RAIZ QUE BROTA NO CHÃO DA TERRA
SONHOS RIBEIRINHOS
NAS MARGENS DO CAMINHO
NO REINO DA MITOLOGIA
LENDÁRIAS ENCANTARIAS
VIVAS POESIAS NA MEMÓRIA
TÃO LINDAS HISTÓRIAS TONZINHO CONTOU
TIGRE, CAPRICHOSO, GARANTIDO
NESSE DEVANEIO, UNIDOS
DO PORTO DA PEDRA EU VIM
CANTAR ESSE AMOR SEM FIM!
Ê CABOCLO Ê!
MEU POVO DANÇA SOB A LUZ DA LUA CHEIA!
Ê CABOCLO Ê!
NA PAJELANÇA ME ENCANTEI NESSA ALDEIA
Compositores: Serginho do Porto, Fernando Gogó de Ouro, Gigi da Estiva e Nelson do Porto
Intérprete: Serginho do Porto
SOU PORTO DA PEDRA, SOU RAÇA, SOU AMOR!
NÃO EXISTE FRONTEIRAS PRA UM SONHADOR
ALÉM DO INFINITO VOU NAVEGAR
PRO SONHO ELDORADO CONQUISTAR
ME LEVA JANGADA, ME LEVA!
MEU TIGRE EMBARCOU NESSA VIAGEM
SOU AVENTUREIRO NA IMENSIDÃO DE RIOS, IGARAPÉS
LENDAS MISTÉRIOS E MAGIAS… FEITIÇARIAS
ENCANTADO EU VOU
MAREJOU OS OLHOS MEUS
ZENEIDA FAZ A SUA PAJELANÇA
A CURA DE TODO MAL
NA DANÇA O RITUAL
RUFAM OS TAMBORES PRA LOUVAR
Ô LUAR, MEU LUAR DE PRATA, Ô LUAR!
SOL ARDENTE, ÁGUAS CRISTALINAS
FLORESTA ENCANTADA
EMANA FORÇA E ENERGIA
SEGUINDO
O CAMINHO DO PULMÃO DO MUNDO
FLORESCE NA ALDEIA A GUERREIRA
MULHER REVELA SEGREDOS
DEFENDE O SEU CHÃO
INVOCANDO A PROTEÇÃO CONTRA MALDADE E A DESTRUIÇÃO
Ê CABOCLO Ê VIM DE SÃO GONÇALO
NESSA VIAGEM DELIRANTE QUE FASCINA
SEM PONTO FINAL MEU DESTINO É ESPECIAL
HOJE VOU CANTAR EM POESIA
Compositores: Zé Maria do Tigre, Marquinhos Coração, Oswaldo Barba, Pc do Samba, Cláudio SO, JJ Thompson, Ademir, Serginho Coelho, Rogério, Denil, Breno, Jefinho Bastos
Intérpretes: Nino do Milênio, JJ Thompson, Débora Cruz, Lissandra, Andinho e Bruno
Sou o mensageiro da imaginação
A desbravar a divina inspiração
O infinito não é longe meu Senhor
Na jangada do inventor vou encontrar
Os segredos de uma terra fascinante
Divinamente delirante, sem limites pra sonhar
Que no seu verbo fecundo o criador fez brotar
Eu vi Zeneida exaltar a flor do igarapé
E a pajelança invocar o Caruana da fé
*Jurupari, o ritual tem Caa-cy e Boitatá
Seres da floresta que protegem seu lugar
Eu sou a fera, curumim, sou natural
No meu Delírio tudo vira carnaval
Senhor de rara beleza
Na tua pureza eu pude sonhar
Amazônia, cenário infinito, tuas cores
Teus mitos, histórias pra se contar
Os mistérios da floresta vão nos guiar
Rufam os tambores anunciam que a ilusão
Vai aportar num lindo cais então
Hoje no Porto do mundo, já posso festejar
Um sonho profundo vai contagiar
Nessa viagem, caminhei lá pelo Norte
Verde Amazônia, a mais bela invenção
Tem no seu filho um guerreiro bravo e forte
Porto da Pedra recriou a criação
A direção da Superliga, que comanda os desfiles das séries Prata, Bronze e Avaliação, na Intendente Magalhães, anunciou nesta segunda-feira, a filiação da Santa Cruz, que foi rebaixada na Série Ouro em 2022. A escola não tinha entrada na Liga no período do sorteio. A ordem de desfile na Série Prata será definida em breve.
Foto: Nelson Malfacini/Site CARNAVALESCO
“A Superliga Carnavalesca do Brasil informa que, após formalização de toda sua documentação e registros nos órgãos competentes, a diretoria do G.R.E.S. Acadêmicos de Santa Cruz se filiou à Superliga. A entidade dá as boas vindas à agremiação, que desfilará na Série Prata, e deseja boa sorte no desfile do próximo carnaval”, informou a Superliga, em publicação nas redes sociais.
Outras cinco escolas, que estavam no grupo Livres, também se filiaram na Superliga. São elas: Engenho da Rainha, Unidos do Cabuçu, Flor da Mina do Andaraí, Unidos de São Cristóvão e Mocidade do Porto.
Série Prata
Ficou definido que as agremiações desfilarão no dia 24 de fevereiro (sexta) e 25 de fevereiro (sábado) de 2023. Assim como em 2022, as escolas da Série Prata buscarão duas vagas para o acesso à Marquês de Sapucaí. Para equilibrar a disputa, novamente haverá uma campeã por dia, sendo assim, a campeã de sexta e a campeã de sábado sobem para Série Ouro em 2024. A quantidade de escolas rebaixadas não foi definida.
Projetando o próximo carnaval, o presidente da Superliga, Clayton Ferreira, em entrevista ao CARNAVALESCO, prometeu melhorias na Intendente Magalhães, principalmente na sonorização, uma das principais queixas das escolas, ele ainda confirmou a TV Alerj na transmissão dos desfiles e contou ter o projeto da criação da TV da Superliga em andamento.
Série Bronze
As agremiações vão desfilar nos dias 20 e 21 de fevereiro, na Intendente Magalhães. As escolas da Série Bronze decidiram recepcionar escolas de samba pela Liga Livres e por conta da tragédia de Petrópolis, as escolas de forma unânime cancelaram o rebaixamento da Série Bronze do Carnaval 2022. * VEJA ORDEM DOS DESFILES
Compositores: Vadinho, Zé Alex, Robinho Porto, Karina Porto, Rejane França, Claudinha Sing, Pedro Dentinho, Arnaldo Bigode, Celinho, Baiano, Marcão e Fabio LS
Intérprete: Carlos Júnior
Sou um servo do delírio
O senhor do imaginário
fui o bálsamo do tempo
Luz de toda inspiração
sou o remo da jangada
rumo à terra inexplorada
onde Deus fez a morada
pele imaculada que restou da criação
eita lar dos homens bons
deita em leito Solimões
Escute o grito que ecoa na floresta
Misture o visgo verdejante e o metal
Eu sou a lágrima de prata, o brilho da lua na mata
Jurupari e bicho folharal
Escute o grito que ecoa na floresta
Misture o visgo verdejante e o metal
Eu sou a lágrima de prata, o brilho da lua na mata
Onde o curumim vira animal
E Amazona, é mulher, bravura
é caruana, e o poder da cura
o arco da piracema
flecha do amor do poema
lança pra eternizar cultura
luzes, bandeirinhas e paixões
Boto sedutor de igarapés,
Zarpa jangadeiro de emoções
Os xamãs, caboclos e pajés
“Dom” de proteger seringueiras
matitas “Pereiras”, “Chicos” e “irmãs” desse lugar
A missão mais deslumbrante por esse rio-mar
Warrãna-rarae, Warrãna-rarae,
Mari-nawa-kenadêe
Ecoam tambores na floresta
Porto da Pedra é nossa hora de vencer
Compositores: Heraldo Farias, Oswaldo Mendes, Robson Ramos, Cara de Macaco, Rafael Coutinho, Rodrigo Couto, Sérgio Careca, Vinicius Xavier e Samir Trindade
Intérprete: Tinga
Sonhei, viajei, delirei
Criei meu mundo
Numa utopia
Sou “Verne” na imaginação
Nessa Indígena visão em fantasia
Do Porto da Pedra foi minha jangada
Ao Rio mar pra Desvendar
Na mente a liberdade dos pajés
A força que vem dos igarapés
A vida refletida nessas águas
Onde vivem as matas
Ô Yara.
Ô Yara, é mulher… é flor…
Amazonas são guerreiras
A magia de Zeneida
A floresta abençoou
Tupis, Guaranis, aruás
Cacique na aldeia clamando por paz
Xamã nos dê proteção
Nos cure da ambição do homem que só causa dor
Levanta pra luta mãe natureza
Convoca seu povo
Nossa ancestralidade
O devaneio se tornou realidade
Ê caboclo, juremá
Sob as bênçãos de Jacy
Ecoou o maracá
Ê caboclo, Juremá
Sob a luz de Guaracy
Vou voltar pro meu lugar
Minha tribo vermelha auê auê
Vem de São Gonçalo okê okê
Onde o Tigre é guardião
Defendendo o nosso chão
Amazônia meu legado
O Governador Cláudio Castro e o pré-candidato a vice-governador Washington Reis participaram de um almoço com representantes da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), nesta segunda-feira (25/07), para tratar sobre o futuro do Carnaval do estado. A reunião foi realizada numa churrascaria no Flamengo e contou com a presença de representantes de todas as 12 escolas de samba do Grupo Especial: Acadêmicos da Grande Rio, Beija-Flor de Nilópolis, Unidos do Viradouro, Unidos de Vila Isabel, Portela, Acadêmicos do Salgueiro, Estação Primeira de Mangueira, Mocidade Independente de Padre Miguel, Unidos da Tijuca, Imperatriz Leopoldinense, Paraíso do Tuiuti e Império Serrano. Além deles, também estavam o prefeito de Belford Roxo, Waguinho, o prefeito de Miguel Pereira, André Português, e o prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable.
“Quando a gente fala que nossa política é ajudar as escolas, não é mais do que nossa obrigação. Não estou falando isso como apaixonado pelo carnaval, estou falando como alguém que olhou as contas e viu o impacto que o carnaval tem na receita do estado. Todo o país que tem uma musicalidade característica valoriza aquilo. Aqui, infelizmente, isso não acontece. Quando o carnaval acaba, a gente deixa o samba ali no cantinho até o outro ano. Eu queria deixar aqui o meu compromisso e do Washington Reis de olhar o carnaval pra frente e fazer com que ele seja valorizado o ano todo”, afirmou o governador Cláudio Castro.
Na ocasião, a Liesa manifestou o apoio das escolas da Liga à gestão do Governo Cláudio Castro. Perlingeiro destacou a atuação do governador no enfrentamento à pandemia e seu protagonismo na retomada do Desfile das Escolas de Samba neste ano.
“Estamos aqui para dizer que a sua colaboração tem sido fundamental para o carnaval e para manifestar nosso apoio incondicional a sua gestão”, declarou o presidente da Liesa, Jorge Perlingeiro.
O Acadêmicos do Tucuruvi esperou dois anos para finalmente voltar ao Grupo Especial do carnaval de São Paulo. E em 2022 ficou em 11ª lugar com um enredo que despertou muitos adeptos na reflexão sobre o carnaval: “Carnavais… De lá pra cá, o que mudou? Daqui pra lá, o que será?”. O site CARNAVALESCO conversou com o diretor de carnaval, Rodrigo Delduque, sobre o resultado da escola de samba neste retorno ao Grupo Especial e já olhando para o futuro do que é necessário fazer para o próximo carnaval.
Foto: Vinicius Vasconcelos/Site CARNAVALESCO
“O balanço do carnaval passado é positivo, onde a Tucuruvi fez um carnaval totalmente seguro. Carnaval para estar brigando ali para a liderança e título. Infelizmente o número não disse isso. Mas nós mostramos o trabalho. Um trabalho difícil, árduo e a comunidade entendeu, comprou a ideia e o que a gente traz para o próximo é um carnaval totalmente irreverente, de novo um carnaval alegre, como pede. E muito trabalho para a gente estar procurando alcançar objetivos mais altos em questões de números”.
A escola vai homenagear Bezerra da Silva, grande personalidade e músico brasileiro que faleceu em 2005. O diretor de carnaval contou de onde surgiu a ideia de trazer um tema diferente do que a escola vinha apresentado no Anhembi. Vale destacar que teve uma troca de carnavalesco, Fernando Dias deixou a escola e Yago chegou, Dione Leite segue e vai para o quarto carnaval na agremiação da zona norte.
“Foi levado por mim a proposta de fazer uma homenagem. Nós tínhamos uma outra linha, o Dione juntamente com o Yago trouxeram esse tema e nos agradou de imediato. Agradou a maioria das pessoas que tem nos falado. E a gente tem muita alegria em reproduzir esse tema, é um ícone do samba, do povo, e através dessa linha, ícone que nós vamos trazer para a avenida o respeito com o público”.
Outra troca que aconteceu na escola foi do intérprete, Leonardo Bessa deixou a escola, e Carlos Júnior assumiu a vaga. Delduque revelou que é amigo pessoal do famoso ‘Carlão’, que ficou 10 anos no comando do carro de som da Império de Casa Verde.
“É um sonho. O Carlão não precisa provar nada para ninguém no carnaval. Tem o nome cravado, querendo ou não é um amigo pessoal. Muitos não sabem, mas ele é um amigo nosso pessoal, do bairro, nascido e criado no bairro. Temos uma amizade antes do carnaval. Fizemos a proposta, mostramos objetivos, e o Carlão acabou optando pela Tucuruvi, é um presente tê-lo do nosso lado”.
Apesar do 11ª lugar no retorno para o Grupo Especial, o Tucuruvi ficou entre as primeiras colocadas durante grande período da apuração, caiu somente nos últimos quesitos. A agremiação da zona norte de São Paulo busca o tão sonhado título, chegou ao vice-campeonato em 2011.