A Grande Rio, atual campeã do Grupo Especial do Rio de Janeiro, apresentou algumas fantasias para o desfile do Carnaval 2023. A agremiação aposta na figura de Zeca Pagodinho para levar o segundo título para Caxias, o enredo: “Ô Zeca, o pagode onde é que é? Andei descalço, carroça e trem, procurando por Xerém, pra te ver, pra te abraçar, pra beber e batucar!” dos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora. Com os figurinos foi revelado também um texto. Confira abaixo.

“Quem vai pela boa estrada…” segue os trilhos e os fios da fé e celebra a alvorada sagrada, quando os fogos explodem no céu do subúrbio carioca e Ogum e o Santo Guerreiro são reverenciados por suas gentes. Romeiros, músicos, malandros, cocottes, todo o povo de axé!

Entre a capela e o bar, o sagrado e o profano, porque santo aqui bebe cerveja, come feijoada, samba na rua e faz festa como ninguém. Eis o começo da busca da Grande Rio pelo homenageado de 2023, Zeca Pagodinho, filho do chão de caquinhos, que admirava as joias dos velhos malandros e fez de Jorge o seu padroeiro. Bem-vindos à alvorada da malandragem!

As imagens que dialogam com algumas fotografias das fantasias são produto dos passeios realizados pela equipe de criação pelos lugares afetivos cantados na obra de Zeca Pagodinho, como a Igreja Matriz de São Jorge, em Quintino, terreiros de Candomblé e Umbanda, a sede do bloco Boêmios de Irajá, o Cacique de Ramos, as esquinas de Xerém, as frestas do dia a dia”.