O Salgueiro é sempre diferente. Para lançar seu enredo para o próximo carnaval a vermelho e branco criou uma ação nas redes sociais. Causou um alvoroço entre os sambistas. Caso a marca de 300 mil seguidores no Instagram (tinha 294 mil) e 15 mil inscritos no YouTube (tinha 13.300) fossem alcançadas seria divulgado o enredo. As metas foram batidas e a divulgação será às 20h nesta quarta-feira.

Ao site CARNAVALESCO, Nelson de Andrade, diretor de marketing, falou sobre a ação salgueirense.

“Foi ousada. A gente quebrou muito a cabeça até porque precisava prever várias possibilidades e não podíamos errar o “time” da ação. Ela não podia terminar tão rapidamente porque precisávamos preparar tudo, assim como também não podia se arrastar muito para não ficar chata. Foram duas semanas de reuniões online, quase 12 horas de debate. Temos como premissa escutar a voz do outro e, em um grupo de cinco ou seis pessoas, a heterogeneidade de pensamentos e ideias é grande. Desenhamos a campanha para chegar até o dia 10 de julho e conseguimos bater a meta antes”, disse.

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Joice Hurtado, assessora de imprensa do Salgueiro, uma das pessoas responsáveis pela ação explicou que o engajamento alcançado foi totalmente orgânico, ou seja, sem patrocinar ou comprar seguidores nas redes sociais.

“O Salgueiro, desde o início da gestão do presidente André Vaz, sempre trabalhou organicamente, contando muito com o trabalho da equipe, não só da agência, mas da assessoria de imprensa, do marketing, dos segmentos e, principalmente, dos seus fãs. Eles são o nosso termômetro para o que funciona e o que não vai funcionar. Temos também alguns trunfos como a Viviane, que, em um post, recrutou mais de 1500 seguidores para a nossa página, além da MC Rebecca, Erika Januzza, o Xande de Pilares e vários outros artistas que se engajaram nessa estratégia. Temos uma legião de apaixonados pela escola. Realmente, a ansiedade de alguns fez até com que houvesse uma invasão de robôs colocando em xeque a credibilidade do trabalho. Reportamos ao Instagram prontamente e os que foram detectados foram apagados, tanto que houve uma variação de 299 mil para 297k”, explicou Joice, que citou ainda o que já foi conquistado no ambiente digital na gestão do presidente André Vaz.

“Estamos, há exatos 19 meses, trabalhando com os Acadêmicos do Salgueiro e, uma das primeiras atitudes desta gestão, foi tornar as redes responsivas. Não havia conexão real entre os fãs e a escola. Hoje, não há comentário ou mensagem que fique sem resposta rápida e isto nos aproxima cada vez mais do nosso público. Nossas redes saltaram de 156 mil no Instagram, para 298k, organicamente, o que é motivo de muito orgulho para nós. Procuramos estar antenados com a atualidade, saber a opinião dos nossos seguidores e aproximá-los dos nossos segmentos que também têm suas redes orientadas pela equipe. Reativamos o canal do Youtube com um projeto bastante diferenciado e voltado para a memória da escola que será lançado em breve. Estamos, juntamente com o marketing, desenvolvendo novas ações e produtos que serão lançados em diferentes plataformas ao longo do ano. Também mudamos a “cara” do programa sócio-torcedor ampliando as vantagens e garantindo, de fato, a exclusividade para quem faz parte do projeto, uma ideia totalmente pensada pelo nosso diretor de marketing Nelson de Almeida em conjunto com o presidente André Vaz”.

Nelson de Andrade citou o que pode vir pela frente no planejamento digital do Salgueiro.

“Já havia um planejamento para lançamento de produtos em diferentes plataformas e isto vai acontecer gradativamente. Inovamos no ano passado, abolindo os descartáveis da quadra em uma parceria com o Meu Copo Eco, ou seja, estamos caminhando firmes para ser a primeira escola sustentável do Rio de Janeiro. O diretor de marketing fez todo um estudo da marca e dos nossos seguidores nos quatro cantos do planeta e, muito em breve, teremos um e-commerce ativo, com produtos muito interessantes e diversificados no mercado. Acreditamos que esta seja a tendência, não somente por conta da pandemia, mas porque o mundo digital cresce a cada minuto e precisamos estar antenados com tudo isso. Somos uma equipe que busca sempre a inovação, respeitando os princípios éticos e a tradição da nossa escola”.

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