Fotos: Mariana Santos/CARNAVALESCO

Antes de ser ‘de Pilares’, Xande foi ‘do Salgueiro’. A gravação de ‘Nos Braços do Povo 3’, no Bar do Zeca Pagodinho, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, celebrou as referências musicais essenciais para a formação do cantor e compositor, incluindo sua ligação com o carnaval. Para encerrar a noite, Xande chamou ao palco o grupo Os Puxadores do Samba e o intérprete Ito Melodia, em uma homenagem às escolas de samba e aos clássicos que passaram pela Sapucaí. Formado por intérpretes ligados à história do carnaval carioca: Bruno Ribas, da Portela; Wantuir de Oliveira, do Porto da Pedra; Marquinhos Art’Samba, da Unidos da Tijuca; Tinga, da Vila Isabel; e Serginho do Porto, da Unidos da Ponte, o grupo Os Puxadores do Samba participou da gravação em um encontro que também celebrou a parceria com Xande. Wantuir de Oliveira e Marquinhos Art’Samba destacaram a relação de amizade com o cantor e a expectativa para o próprio audiovisual do grupo, marcado para 7 de dezembro, na Cidade do Samba, no qual Xande será produtor.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

“A nossa participação hoje aqui é uma troca de favores, até porque o Xande é o nosso produtor do nosso audiovisual que a gente vai gravar em dezembro. E ele convidou para participar cantando algum samba-enredo. E lá ele vai participar com a gente, produzindo a gente. A gente não podia deixar de estar aqui. Primeiro porque é o nosso irmão”, afirmou Wantuir.

Marquinhos Art’Samba, intérprete da Unidos da Tijuca, destacou a admiração dos integrantes pelo cantor: “O Xande é um ídolo nosso. Além de ser nosso amigo, é um ídolo da música, é o ícone da música. A gente tinha que estar aqui, o sambista tem que estar aqui”.

Já Serginho do Porto, intérprete da Unidos da Ponte, ressaltou a emoção de participar do encontro: “Momento muito especial para a gente abraçar o nosso irmão. Xande merece de tudo isso que está acontecendo”.

O repertório preparado para a participação reuniu sambas-enredo de diferentes agremiações, incluindo clássicos da Unidos da Tijuca, da Vila Isabel e da Portela, sem deixar de lado a escola do coração, onde Xande foi intérprete e campeão com quatro sambas-enredo: o Salgueiro. O set de ‘carnaval’ terminou com o histórico ‘Peguei um Ita no Norte’, de 1993, e a canção que rendeu sua última vitória na escola, o recordista de reproduções nas plataformas digitais ‘Salgueiro de Corpo Fechado’, de 2025. A apresentação reforçou a proposta de levar as vozes tradicionalmente associadas aos desfiles para outros espaços e repertórios da música brasileira.

Ito Melodia, intérprete da Grande Rio para o Carnaval 2027, também destacou a importância de participar da gravação e de representar os intérpretes das escolas de samba em um projeto dedicado à diversidade musical de Xande de Pilares.

“O Xande é um cara que sempre ajudou muita gente, é um cara que dá valor ao sambista, ao samba de raiz. E poder estar aqui representando o samba carnaval, assim como todos os intérpretes que estiveram presentes, para nós é um orgulho muito grande. É não deixar o samba morrer nunca”, afirmou.

O intérprete também agradeceu pela oportunidade de representar a Grande Rio e o carnaval no evento e ressaltou o papel de Xande na abertura de espaço para os sambistas: “Ao Xande, só parabéns para ele, porque está dando oportunidade de abrir espaço para todos nós. É uma honra. Obrigado ao samba, o qual eu agradeço, devo minha vida ao samba e sou muito grato por tudo o que eu tenho hoje através do samba”.

Como diz a canção “Não existe melhor lugar que os braços do povo”, a noite foi de casa cheia e animação na grande roda de samba no ‘quintal’ de Zeca Pagodinho, comandada por Xande. Em clima de sinergia, o público também recebeu surpresas, como o grupo Sorriso Maroto, que cantou os sucessos ‘Sinais’ e ‘Amizade é Tudo’. Dudu Nobre também subiu ao palco para cantar ‘Quem é Ela?’ e ‘Mini-saia’, além de Dandara Mariana e Liomar.

Passando do forró ao samba-enredo, o repertório de peso exaltou a diversidade de sua essência musical, incluindo a canção ‘Disparada’, de Jair Rodrigues; ‘Nossa Gente (Avisa Lá)’, do Olodum; ‘Lanterna dos Afogados’, dos Paralamas do Sucesso; e ‘Eu Quero É Botar Meu Bloco na Rua’, de Ney Matogrosso, todas em novas roupagens, ao som dos tamborins e tantãs. Também marcaram presença os sucessos autorais do cantor, como ‘Clareou’, tema da novela Três Graças, de 2025, e a contagiante ‘Vento’, lançada em ‘Nos Braços do Povo 1’.

Para encerrar a noite com chave de ouro, ou melhor, diamante, Xande ergueu uma placa em comemoração aos mais de dois bilhões de reproduções em áudio e vídeo nas plataformas digitais. O gesto reforçou o sucesso do cantor e do projeto ‘Nos Braços do Povo’, cujo segundo volume também foi indicado ao Grammy Latino 2026.