InícioSão PauloMisteriosos, Gaviões da Fiel chegam para escolha da ordem de desfile orgulhosos...

Misteriosos, Gaviões da Fiel chegam para escolha da ordem de desfile orgulhosos e buscando a taça

Com nova diretoria após eleições, 'Torcida Que Samba' não voltava para o Desfile das Campeãs desde 2011 - e já fala em pentacampeonato

Treze anos depois, os Gaviões da Fiel, enfim, retornaram ao Desfile das Campeãs. O quarto lugar obtido no carnaval de 2024 com o enredo “Vou te levar pro infinito”, como não poderia deixar de ser, foi bastante comemorado pela “Torcida Que Samba”. Pouco mais de um mês após a apuração, entretanto, uma mudança importante aconteceu na agremiação: após eleição, a instituição teve alterações na diretoria. E o novo pensamento alvinegro já deu as caras em entrevistas exclusivas pelo CARNAVALESCO para saber a expectativa para a definição da ordem para os desfiles em 2025, em evento que será realizado no próximo sábado (18 de maio).

Foto: Felipe AraújoDivulgação /Liga-SP

Infinitas possibilidades

Fabio Camara, popularmente conhecido como Fantasma, preferiu desconversar sobre a estratégia a ser utilizada pelos Gaviões – que serão a quarta instituição a escolher dia e ordem para se apresentar: “Obviamente que temos nossas preferências. Seja por uma determinada data e horário, até pela estratégia que hoje está bem difundida dentro do carnaval. Mas, em se tratando de Gaviões da Fiel Torcida, em qualquer dia e/ou horário, o peso da nossa escola se sobressaem sobre estas questões”, destacou.

Mostrando que toda a equipe já está alinhada no Bom Retiro, Julio Poloni, que desde 2023 está na instituição, foi ainda mais enfático: “Não posso adiantar nada. O mistério é ingrediente importante nesse novo formato de definição de dias e horários”, pontuou.

Sobre o novo formato

O carnavalesco da agremiação não escondeu o quanto simpatizou com a nova forma para definir a ordem das apresentações: “Gostei bastante do novo formato. Além de, provavelmente, produzir uma distribuição mais equilibrada das escolas nos dois dias, também nos possibilitará entender com mais clareza as estratégias e as jogadas de cada agremiação”, afirmou Poloni.

Fantasma preferiu, mais uma vez, pontuar a força da Torcida Que Samba ao ser perguntado sobre a nova dinâmica para escolher a ordem de desfiles: “O carnaval, hoje, é movido por estratégia e relacionamento dentro da Liga-SP. Obviamente que todos têm os seus interesses – mas, pelo nosso tamanho, expressão e pelo planejamento em ganhar o carnaval, temos e estamos preparados para qualquer definição ou modelo”, ejactou-se.

Buscando mais

Tanto Fantasma quanto Poloni voltam a concordar integralmente (e sem mistério algum) ao falar em retrospectiva sobre o ano de 2024 e sobre as expectativas para o ano seguinte. “No geral, 2024 foi de grande importância para a nossa entidade. Voltamos ao patamar de Desfile das Campeãs! Nosso propósito, quando bloco, foi agregar o corinthiano em geral: disputamos treze títulos e ganhamos doze – isso em meados de 1975. Ou seja: perto da nossa fundação enquanto torcida – em 1969. Logo, tal desfile passa a ser tão importante na nossa história e não há nada que nos diferencie”, buscou o vice-presidente na memória para pontuar o quanto a temporada corrente foi marcante para toda a história dos Gaviões no carnaval.

Falando uma única vez sobre os dois anos perguntados, Poloni mostrou-se orgulhoso e empenhado em buscar a primeira colocação do Grupo Especial – que não é alcançada pela Torcida Que Samba desde 2003, quando a instituição tornou-se tetracampeã de direito: “Fizemos um grande desfile e nossa comunidade voltou a sentir o gosto de estar disputando uma posição entre as campeãs. Então, certamente entraremos ainda mais aguerridos e confiantes de que podemos disputar com as melhores do carnaval de São Paulo. O que vamos buscar ao longo do ano é convencer o nosso povo de que nós podemos. Estamos cientes dos pontos que temos a evoluir, sabemos onde falhamos e estamos concentrados e determinados em corrigir essas falhas. Não tenho dúvidas de que podemos brigar por mais uma taça. Os Gaviões têm uma força natural muito única e isso faz toda a diferença”, prometeu o carnavalesco.

Fantasma comentou que, para a próxima temporada, há um misto de tranquilidade e organização na instituição: “Para 2025, temos grandes perspectivas de um resultado à altura dos Gaviões. Embora os detalhes sejam definidos na avenida, hoje posso afirmar que os Gaviões vêm totalmente estruturados, planejados e, principalmente, com a alma leve que nos impulsionam a acreditar no nosso resultado”, finalizou.

- ads-

Beija-Flor de Nilópolis confiante no sorteio da ordem dos desfiles para o Carnaval 2025; Selminha Sorriso quer a segunda-feira

A maior campeã do Sambódromo, Beija-Flor de Nilópolis, tenta se reorganizar depois do oitavo lugar no Carnaval de 2024, o que tirou a escola...

Barracão da Vila Isabel recebe visita de secretário do maior complexo de museus e pesquisa do mundo

O barracão da Unidos de Vila Isabel recebeu na terça-feira a visita de Lonnie G. Bunch III, secretário da Smithsonian Institution, o maior complexo...

Grande Rio deseja vir segunda ou terça de carnaval para buscar segundo título

Após um desfile de muitas inovações, principalmente, em relação ao uso da luz do Sambódromo, a Grande Rio se prepara para 2025, com grandes...