O Império da Tijuca lançou na tarde desta terça-feira, em sua quadra, o seu enredo para o Carnaval 2020. O título é “Quimeras de um eterno aprendiz” e será desenvolvido pelo carnavalesco Marcus Ferreira, que fez o desfile da Inocentes de Belford Roxo em 2019.
“O pedreiro Evandro dos Santos de 59 anos conhecido como Carteiro Literário, semianalfabeto, morador da Vila da Penha, que recolheu 55 mil livros do lixo e criou uma biblioteca comunitária com assinatura de Oscar Niemeyer, será o tema do enredo”, disse Marcus na síntese.
Confira abaixo o texto completo da síntese do enredo:
“Quem mora na Vila da Penha ou redondezas dos subúrbios cariocas já conheceu uma figura vestida de escritas e fragmentos de grandes literatos da educação brasileira. O Homem Livro ou o Carteiro Literário, já viajou o país pregando o saber na distribuição de livros retirados do lixo. Evandro dos Santos – 59 anos, semianalfabeto, pedreiro, retirante. Hoje bibliotecário, poeta, escritor, profeta e recitador da educação brasileira. A partir do projeto do arquiteto Oscar Niemeyer, fundou a biblioteca Tobias Barreto que possui um acervo de 55 mil livros, extraídos do lixo.
O Império da Tijuca nasceu há 80 anos dentro de uma escola de ensino no morro da formiga. Dá voz aos sonhos do “Homem Livro” ou ao “Carteiro Literário”, que panfleta grandes literatos da nossa cultura por bancos e muros das ruas brasileiras.
O pedreiro Evandro dos Santos de 59 anos conhecido como Carteiro Literário, semianalfabeto, morador da Vila da Penha, que recolheu 55 mil livros do lixo e criou uma biblioteca comunitária com assinatura de Oscar Niemeyer, será tema de enredo no próximo carnaval.
Quimeras de um eterno Aprendiz – é o título do enredo da Império da Tijuca para o Carnaval 2020″.