InícioSão PauloBateria criativa é destaque em ensaio da Unidos de Santa Bárbara

Bateria criativa é destaque em ensaio da Unidos de Santa Bárbara

A Unidos de Santa Bárbara realizou seu ensaio técnico na noite de sábado, no Sambódromo do Anhembi, em preparação para o Carnaval 2023. Uma apresentação fria e com evolução irregular, compensada por um belo desempenho da bateria, marcaram o treino da escola, que foi concluído em 53 minutos. Este foi o único ensaio técnico previsto até o momento para a agremiação do Itaim Paulista, que será a nona escola a desfilar pelo Grupo de Acesso 2, no dia 11 de fevereiro, com o enredo “Kosi Ewe — Salve as Folhas. Sem Folhas, Não Tem Orixás”.

Comissão de Frente

A comissão de frente da Santa Bárbara apresentou uma dança forte, com passos complexos mas muito bem ensaiados. Um dos componentes parecia encarnar um orixá e verbalizou com gritos em diferentes momentos da coreografia, que dura uma passagem completa do samba.

De acordo com o coreógrafo Luiz Romero, a comissão representará a chegada dos escravos ao Brasil, que são conduzidos por Exu para que Ossanhe realize seu ritual de cura.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira

Assim que o portão se abriu para iniciar o ensaio da Santa Bárbara, a comunidade parou para dar boas-vindas ao novo primeiro casal da escola. Ainda na concentração, a dupla recebeu o pavilhão principal no tradicional ritual de desenrolar com pétalas de rosas, sendo abençoados por baianas da agremiação.

Dentro da pista, o casal mostrou que ainda precisa aperfeiçoar alguns movimentos, em especial a sincronia dos giros um com o outro. Ainda há tempo de preparação, e para seus primeiros momentos defendendo o manto da Santa Bárbara, a dupla mostrou que tem potencial para trazer os 30 pontos para a escola.

Harmonia

A Santa Bárbara precisará fazer com que a comunidade corresponda mais na Avenida no dia do desfile oficial. Durante o ensaio, o canto das alas foi discreto, com exceção de momentos em que o público interagia com os membros, mostrando que saber o samba eles sabem. A Ala 1 da escola destoou positivamente, tendo mais momentos de brilho e animação. Em geral, muitos apagões no canto, com componentes evoluindo calados por mais que o andamento não fosse acelerado.

Evolução

Quesito com o qual a Santa Bárbara passou aperto no Carnaval de 2022, a evolução mostrou que ainda tem muito o que trabalhar. Abertura de buracos sem o menor sentido, a ponto do primeiro casal ocupar quase um setor inteiro da avenida sozinho. Foram observadas várias aberturas entre alas e os espaços das alegorias. Será importante darem atenção especial ao elemento nos ensaios até o dia do desfile oficial.

Samba-Enredo

A obra que a Santa Bárbara cantará no Carnaval de 2023 não é das melhores do ano. Carregada de clichês e com versos mal encaixados, exigiu grande esforço da talentosa intérprete da escola, Elci Souza, que fez o que pode com o samba que tem em mãos. O desempenho na Avenida foi regular, com as alas não demonstrando grande empolgação para fazer a música ganhar força.

Outros destaques

A bateria “Ritmo Tempestade” foi ponto de destaque no ensaio. Apostando em muitas bossas certeiras, mostrou ser um dos quesitos mais fortes da escola. A rainha Renata Treme Tudo deu seu espetáculo à frente dos ritmistas, levantando o público presente no Sambódromo do Anhembi.

A Unidos de Santa Bárbara passou apuros no Carnaval de 2022, terminando com o 11º lugar, por pouco não rebaixando para o Especial de Bairros da UESP. O desempenho geral da escola do Itaim Paulista mostrou que o caminho será difícil, e que não será esse ano que a agremiação despontará como candidata ao título. Mas ainda há tempo de corrigir erros e surpreender c seu excelente enredo.

- ads-

Jackson Carvalho, Marcelinho Emoção e Fabão Rodrigues assumem Comissão de Harmonia no Arranco

Para o Carnaval 2025, o Arranco contará com uma Comissão de Harmonia formada por Jackson Carvalho, Marcelinho Emoção e Fabão Rodrigues. Jackson Carvalho começou sua...

Vizinha Faladeira será homenageada com conjunto de Medalhas de Mérito Pedro Ernesto

No próximo dia 23 de abril, a histórica Associação Recreativa Escola de Samba Vizinha Faladeira, uma das pioneiras no cenário do carnaval carioca, terá...

Jorge Silveira exalta preparação da Mocidade Alegre para ganhar duas categorias no Estrela do Carnaval: ‘São Paulo cada vez mais competitivo’

Em 2024, a Mocidade Alegre foi bicampeã do Grupo Especial do carnaval de São Paulo, conseguindo unir beleza e facilidade de leitura para tratar...