InícioSão PauloAbertura de noite não preocupa presidente do Vai-Vai para o Carnaval 2024:...

Abertura de noite não preocupa presidente do Vai-Vai para o Carnaval 2024: ‘Responsabilidade e honra’

Presidente da escola de samba do Bixiga, Clarício Gonçalves exaltou enredo escolhido pela agremiação

Maior campeã do carnaval paulistano, com quinze títulos, o Vai-Vai passou por anos negativamente inéditos na história. De 2019 até 2023, a escola ou era a lanterna do Grupo Especial ou era campeã do Grupo de Acesso I – divisão em que, antes de 2020, a escola de samba do Bixiga jamais esteve. Em 2024, agremiação volta ao pelotão de elite da folia paulistana – e já tem hora e dia definidos para o desfile.

Assim como acontece desde quando os desfiles em duas noites foram instituídos no carnaval da cidade de São Paulo, em 2000, a campeã do Grupo de Acesso I abrirá os festejos no sábado. E, na visão de Clarício Gonçalves, presidente do Vai-Vai, a missão é para poucos, como dito em entrevista ao CARNAVALESCO.

Aproveitando para elogiar “Capítulo 4, Versículo 3 – Da Rua e do Povo, o Hip Hop: Um Manifesto Paulistano, enredo desenvolvido pela agremiação com a concepção do carnavalesco Sidnei França, estreando de maneira efetiva na agremiação, Clarício falou sobre a posição para desfilar. “O significado de abrir o sábado de carnaval no Sambódromo do Anhembi é uma grande responsabilidade – e não deixa de ser uma grande honra. Graças a Deus temos uma comunidade que nos apoia. E, na escolha do nosso enredo, fomos muito felizes: todo o movimento hip hop nos abraçou, tal qual nossa comunidade. A responsabilidade é proporcional à nossa expectativa de estarmos trabalhando para corresponder e superar o que a comunidade espera de nós”, comentou.

Mudança de pensamento

Em 2022, quando apresentou “Sankofá” ao público, a escola ainda se recuperava de um inesperado e surpreendente rebaixamento em 2019 e passava por momentos administrativos conturbados. A ordem, entretanto, é bem diferente em 2024. “Referente ao carnaval de 2022, nós fizemos um carnaval para que tentássemos nos manter no Grupo Especial, mas não esperava umas notas em determinados quesitos que era de costume tirarmos nota alta. Já quanto à estratégia para repetir o que foi feito no Grupo de Acesso, eu digo que tendo condições financeiras e dando essas condições para que o nosso carnavalesco consiga colocar o projeto dele em andamento no formato em que ele nos apresentou, pode ter certeza que, a partir do momento em que passarmos pela faixa amarela, é procurar errar menos para alcançarmos nosso objetivo. Sempre falo isso”, comentou.

Tranquilidade e felicidade

Voltar ao grupo de elite do carnaval paulistano abre muitas portas – inclusive a de patrocinadores. Isso não impede, entretanto, que a cobrança para que a agremiação tenha a menor quantidade de erros possíveis aconteça, destaca Clarício. “Estar no Especial sempre abre mais possibilidades para buscar investidores. Com o projeto apresentado por esse enredo maravilhoso e abraçado pela comunidade, estamos dando condições para que o carnavalesco faça o projeto. Que venha a ter o impacto, tal qual foi no carnaval 2023. E lógico: independente do projeto, falando por toda a equipe, que todos errem menos para alcançarmos o nosso objetivo”, afirmou.

Horário visto como ingrato por muitos, abrir o desfile não é algo que tire o sono do presidente da Escola do Povo. Clarício prefere pontuar que uma apresentação de destaque não será penalizada caso os integrantes, simplesmente, não errem. “Não preocupa. Temos consciência que trabalhamos pelo resultado, e estamos trabalhando para que ele seja o melhor possível. Sendo assim, confiamos que o jurado fará o que é justo e o que o regulamento permite. Mas não podemos deixar de confiar no nosso chão e acreditar que o desfile estará tão incrível que eles não terão outra alternativa a não ser dar uma nota extremamente positiva”, finalizou.

- ads-

Unidos da Tijuca renova com mestre Casagrande

A Unidos da Tijuca anunciou a renovação com mestre Casagrande para o desfile do ano que vem. Ele segue no comando da bateria "Pura...

Nícolas Gonçalves acerta com Tucuruvi para fazer parceria com dupla de artistas da escola

Além da renovação de Dione Leite e Yago Duarte, o Tucuruvi anunciou a chegada do carnavalesco Nícolas Gonçalves que estará na parceria com a...

Tucuruvi anuncia renovação de carnavalescos para o desfile de 2025

O Tucuruvi anunciou nesta segunda-feira a renovação da dupla de carnavalescos, Dione Leite e Yago Duarte, para o desfile do ano que vem. Confira...