InícioGrupo EspecialRepresentantes do carnaval concorrem a vagas no Conselho Municipal de Cultura do...

Representantes do carnaval concorrem a vagas no Conselho Municipal de Cultura do Rio de Janeiro

Está ocorrendo o processo de escolha dos candidatos da Sociedade Civil para o Conselho Municipal de Cultura da Cidade do Rio de Janeiro, que é uma instância de representação na Gestão Pública da Cultura no Município. Órgão colegiado deliberativo e consultivo, integrante da estrutura básica da Secretaria Municipal de Cultura, com composição paritária entre Poder Público e Sociedade Civil, se constitui no principal espaço de participação social institucionalizada, de caráter permanente, na estrutura do Sistema Municipal de Cultura.

Entre os dias 18 e 23 de julho ocorreram as etapas regionais, referentes as cinco áreas de planejamento em que a cidade do Rio de Janeiro está dividida, os candidatos e candidatas nesta etapa eram dos bairros, territórios e comunidades da região, o objetivo é garantir a que todas as grandes áreas estejam representadas na segunda fase, agora correspondendo a todo o município, realizada de forma virtual, para se habilitar como eleitor, é necessário clicar no link: https://eleicaocmpcrio.com.br/ e fazer a inscrição é necessário inserir documento de identidade e comprovante de residência, as inscrições vão até o dia 31 de julho e a votação ocorre nos dias 4 e 5 de agosto, sexta e sábado respectivamente.

Conheça o mapa geral da cidade e quem são os representantes das escolas de samba na Eleição do Conselho Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.

Audiovisual, comunicação e novas mídias – AP4
Vinicius Moraes
Baiano de nascimento, carioca de alma, mangueirense apaixonado, frequentador assíduo dos ensaios do Palácio do Samba, componente da Ala de Comunidade, Vinicius é produtor audiovisual, designer, empresário.
Para se inscrever na cadeira de audiovisual e votar em Vinicius clique no link: https://eleicaocmpcrio.com.br/

Carnaval
Gabriella Neves – AP1
Nascida, criada e vivendo em Morro de Mangueira, Gabriella é neta do lendário Hélio Turco maior compositor de sambas-enredo de Mangueira, e seu presidente de honra recentemente falecido. Neves é bacharel em direito, começou a desfilar com um ano de idade, atualmente é passista de Mangueira.

Para se inscrever na cadeira de carnaval e votar em Gabriella Neves clique no link: https://eleicaocmpcrio.com.br/

Cultura popular e artesanato
Carol Souza – AP2
Bacharel em direito, graduanda em pedagogia, educadora popular, ativista social e cultural em defesa das favelas, é presidenta da Favela.Ong que realiza diversas ações pelas comunidades do Rio.
Nascida no Morro do Borel é mangueirense apaixonada

Para se inscrever na cadeira de cultura popular e artesanato e votar em Carol Souza clique no link: https://eleicaocmpcrio.com.br/

Dança
Evelyn Bastos – AP1
Rainha de Bateria de Mangueira, com dez anos de mais absoluto e irretocável reinado colocado em defesa dos oprimidos, educadora física, graduanda em história, é atual presidenta da Mangueira do Amanhã escola de samba mirim fundada em 1987 pela cantora Alcione.

Para se inscrever na cadeira de dança e votar em Evelyn Bastos clique no link: https://eleicaocmpcrio.com.br/

Economia criativa e empreendedorismo cultural
Vitor Art – AP1
Um dos jovens talentos de Mangueira, Vitor Art desfilou na escola mirim pela primeira vez com 6 anos, foi ritmista da Bateria e instrumentalista da Orquestra Adro Brasileira. Atualmente é músico, cantor, compositor, produtor musical, já tendo sido Mestre de Bateria, sendo atual Diretor Musical de Mangueira.

Para se inscrever na cadeira de dança e votar em Evelyn Bastos clique no link: https://eleicaocmpcrio.com.br/

Identidade afro
Claudiene Esteves – AP1
Uma das mais famosas e populares Rainhas de Bateria que Mangueira já teve, Claudiene é pedagoga, ocupa o cargo de Musa além de ser atual Vice-Presidente Social da agremiação.

Para se inscrever na cadeira de identidade afro e votar em Claudiene Esteves clique no link: https://eleicaocmpcrio.com.br/

Infância, cultural material e imaterial e memória
Guesinha – AP1
Filha de Dona Neuma e neta de Saturnino Gonçalves, fundador e primeiro presidente da escola. Márcia Silva Machado, a Guesinha é umas das figuras mais populares de Mangueira, sendo conhecida pelo seu bom humor e aparência física com a mãe. Recém alçada ao posto de baluarte, possui toda uma vida de dedicação a verde e rosa.

Para se inscrever na cadeira de infância, juventude e idoso e votar em Guesinha clique no link: https://eleicaocmpcrio.com.br/

Selma Couto – AP2
Presidenta de Ala, atua com projetos sociais de crianças há mais de trinta anos, voluntária da Mangueira do Amanhã.

Patrimônio cultural material, imaterial e memória
Paulo Ramos – AP1
Filho de um dos mais importantes personagens da Estação Primeira, seu pai, Zé Ramos, é um dos fundadores da Ala de Compositores, Paulo Ramos, escreveu a sua própria, Vice-Presidente Social, por mais de dez anos realizou diversos projetos, na década de 60, como amigo de Hélio Oiticica foi um dos construtores das pontes que aproximaram o Morro do asfalto.

Para se inscrever na cadeira de patrimônio cultural material, imaterial e memória e votar em Paulo Ramos clique no link: https://eleicaocmpcrio.com.br/

- ads-

Vai-Vai busca emoção e quer fechar o sábado de carnaval

Maior campeã do carnaval paulistano, com quinze títulos do Grupo Especial, o Vai-Vai está prestes a começar o ciclo do carnaval de 2025 com...

Camisa Verde e Branco comemora permanência no Especial e tem escolha de horário traçada

O Camisa Verde e Branco será uma das últimas escolas a decidir o dia e horário para o desfile no segundo ano consecutivo no...

Conheça o enredo da Botafogo Samba Clube para estreia na Marquês de Sapucaí

A Botafogo Samba Clube divulgou o seu enredo para o Carnaval de 2025 no início da noite desta quinta-feira, data em que se comemora...