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Beija-Flor cancela ensaio de domingo

Beija Flor Ensaio de rua Crédito Foto Eduardo Hollanda 11Em virtude do luto estabelecido pelo falecimento dos atletas e funcionários do Clube de Regatas Flamengo, a Beija-Flor de Nilópolis cancelou o ensaio que aconteceria no domingo na Avenida Atlântica. A agremiação está a em oração pelos familiares e amigos dos entes que se foram.

Mocidade cancela ensaio de sábado

mocidade final2019 087A Mocidade Independente de Padre Miguel informa que o ensaio-show que aconteceria neste sábado, dia 09 de fevereiro, foi cancelado. A agremiação respeitará o estado de luto instituído no Rio de Janeiro pelo poder público. A diretoria da escola e todos os seus componentes se compadecem com os familiares e amigos dos que infelizmente faleceram no trágico episódio.

Vídeo: ensaio de bateria da União da Ilha no Sambódromo

Por Vinicius Vasconcelos

Saiu o calendário: Tijuca, Vila e Mocidade abrem os ensaios técnicos no domingo na Sapucaí

    sambodromoO sambista voltou a ter sua maior diversão. Após um ano sem ensaio técnico no Sambódromo, as escolas de samba do Grupo Especial voltam a partir do próximo domingo para Avenida. A partir das 19h será vez da Unidos da Tijuca, Vila Isabel e Mocidade.

    Confira abaixo o calendário completo:

    10/02: Unidos da Tijuca, Vila Isabel e Mocidade

    16/02: Viradouro, Grande Rio e Salgueiro

    17/02: São Clemente, Portela e Mangueira

    23/02: Ilha, Império Serrano, e Imperatriz

    24/02: Tuiuti e Beija-Flor

    A divisão das escolas de samba foi feita pelas agremiações na noite de quarta-feira, durante plenária, na sede da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa). No dia 24 de fevereiro será feito o teste de som e luz da Avenida com a Tuiuti, vice-campeã de 2018, e a Beija-Flor, a atual campeã do Especial. Porém, Império Serrano, Ilha e Imperatriz já vão poder treinar na pista com o som oficial do Carnaval 2019.

    Em suas páginas nas redes sociais, as escolas já anunciam os ensaios no Sambódromo. Veja abaixo:

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    Aconteceu na Sapucaí: os 30 anos de ‘Ratos e urubus, larguem minha fantasia’, a maior obra de João 30

    ‘Pobre gosta de luxo. Quem gosta de miséria é intelectual’. A frase foi dita por João Jorge Trinta, o maior gênio da história do carnaval. Joãosinho Trinta teria dito a célebre frase após receber muitas críticas pelo seu desfile no Carnaval de 1988, quando a Beija-Flor tirou o 3º lugar com o enredo ‘Sou negro, do Egito à liberdade’. O desfile foi apontado à época como o mais luxuoso da história dos desfiles.

    As críticas ao estilo de Joãosinho Trinta vinham de sambistas que consideravam que os antigos bambas estavam ficando fora das escolas. A resposta para os críticos nasceu no verão europeu de 1988, mais especificamente em Londres, onde a Beija-Flor fazia uma excursão, como conta o jornalista Aydano André Motta no livro ‘Maravilhosa e soberana: histórias da Beija-Flor’.

    ratos urubus 3“A santa maluquice de um enredo sobre o lixo surgiu no verão europeu de 1988. A Beija-Flor foi fazer uma apresentação em Londres e tarde da noite Joãozinho passeava com a sua principal assistente, Marly Das Graças Alvarenga, quando os dois avistaram uma mendiga. A roupa dela estava em tiras, o que lhe conferia certa elegância. Serviu como epifania para o carnavalesco: ‘já sei qual é o meu enredo. olha ali’, avisou a acompanhante. ‘O João encheu o mesmo a escola de mendigos, que não tinham ligação com a Beija-Flor. A gente recolheu na rua’, relata Marly, que depois migrou para a velha-guarda e graças à memória prodigiosa é um arquivo vivo”.

    ‘Ratos e Urubus, larguem minha fantasia’ foi um claro recado de Joãosinho Trinta aos seus críticos. Com o enredo ele provaria definitivamente que seus luxuosos carnavais nada mais eram que uma reunião de materiais simples, que reunidos davam uma conotação de riqueza. Mas para fazê-lo era preciso a sensibilidade, o talento e a genialidade de João.

    ‘Quem não seguiu o mendigo Joãsinho Beija-Flor?’

    Em 1989 a Proclamação da República completara 100 anos. O grande samba daquela safra é até hoje o maior da história da Imperatriz Leopoldinense. ‘Liberdade, liberdade. Abre as asas sobre nós’. As temáticas políticas dominaram aquele desfile, afinal além da efeméride centenária, o Brasil escolheria no fim do ano o seu presidente em votação direta pela primeira vez depois do fim do regime militar.

    Eram impressionantes 18 escolas que desfilavam no domingo e na segunda-feira de carnaval. No sorteio a Deusa da Passarela foi sorteada para ser a oitava a passar pela avenida. O dia já estava claro na terça-feira de carnaval, 07/02/19, quando a agremiação cruzou a avenida com uma imagem que certamente é uma das mais fortes da história dos desfiles. E até hoje suscita uma enorme polêmica entre dois grandes astros da festa.

    Luiz Fernando Ribeiro do Carmo, o Laíla, estava afastado da Beija-Flor, desde 1980. Mas foi o experiente sambista quem evitou que Joãosinho tivesse deixado a azul e branca antes do desfile de 1989, após uma briga do artista com a cúpula da família Abraão David. A condição para a permanência na agremiação, segundo o próprio João, era o regresso de Laíla na função de diretor de carnaval. Começava ali uma das grandes polêmicas da história do carnaval, como relata Aydano André Motta em seu livro.

    ratos urubus 2“Os dois (Laíla e João) mais Viriato Ferreira, figurinista e carnavalesco festejado, começaram a desenvolver o tema. Entre os componentes o clima era de angústia diante da nova maluquice de Joãosinho. Um enredo sobre o lixo. O abre-alas teria os Arcos da Lapa cercados por uma imensa favela. ‘Eu repentinamente olhei, chamei o João e falei que tal um Cristo mendigo? Fui eu que falei. Fui eu’. Joãozinho não pareceu se animar. ‘Laíla, eu acho que isso não vai caber’. O diretor de carnaval conta que naquela mesma noite haveria o ensaio da comissão de frente, que seria formada por esfarrapados que jogariam moedas para o povo. ‘Estava todo mundo reunido, eu junto e o João de repente falou: eu tive uma ótima ideia. Tive uma ideia excelente e continuou, que tal um Cristo mendigo saindo de dentro da favela?’, todo mundo aplaudiu e eu fiquei com cara de trouxa’. Fevereiro chegou e o Cristo mendigo da Beija-Flor vira o assunto da cidade, até demais. No sábado de carnaval chegou no barracão um oficial de justiça com uma liminar assinada pelo juiz Carlos Davidson de Menezes Ferrari da 15ª Vara Cível do Rio que, a pedido da Cúria Metropolitana, proibia a exibição pública da alegoria. Joãosinho enfurecido quase entrou em órbita. Laíla estava na casa de Anísio quando recebeu a notícia. Os dois entraram no carro do patrono e rumaram para o barracão. ‘Na saída do túnel em frente ao Shopping Rio Sul falei: tive uma ideia. Não precisa o Cristo deixar de sair, vamos cobrir e escrever uma frase: ‘mesmo proibido, olhai por nós’. A frase também é minha’, sublinha o diretor de carnaval. O barracão estava mais movimentado do que a Sapucaí em dias de desfile. Imprensa, curiosos e toda a fauna. João alvoroçado repetia aos internos ‘ninguém bota mão no meu Cristo. ninguém bota mão no meu cristo’. ‘Anísio sugeriu que o carnavalesco cruzasse avenida acorrentado à imagem mas ele não aceitou, foi quando eu dei a minha ideia’, relembra Laíla. ‘O João se trancou numa sala do barracão e quando voltou fez a mesma coisa: tive uma ideia excelente vamos cobrir e lançou a frase que é minha’. Começava ali uma ruptura inevitável”.

    De quem foi a ideia do Cristo Mendigo? Somente Anísio Abrahão David pode contar. O fato é que a alegoria entrou na avenida e o que se viu no Sambódromo daquela manhã foi um desfile impressionante. A Beija-Flor ofereceu ao público naquele carnaval um verdadeiro banquete de conceitos artísticos e cada imagem daquela apresentação se tornou imortal, como conta o jornalista Fred Sabino, no blog Ouro de Tolo.

    ratos urubus 1“Com este choque inicial, a Beija-Flor, quem diria, entrou na avenida com mendigos, sucatas e farrapos. Apenas depois, conforme o desfile entrava na parte do ‘lixo do luxo’, a divisão cromática mudou, com tons de rosa, preto, dourado e azul tomando conta de fantasias e carros, todos super pertinentes ao enredo. Os componentes, evidentemente, empolgados com a catarse que acontecia, cantaram o samba por toda a pista com muita vontade, e o público acompanhava. Samba que, diga-se de passagem, não era tão poético como os de Imperatriz e Salgueiro, por exemplo, mas deu conta do recado com valentia. Outro ponto emocionante do desfile foi a apresentação simultânea de oito casais de mestre-sala e porta-bandeira, que no fim se uniam numa roda e saudavam o público. Joãozinho Trinta e outros componentes da diretoria desfilaram fantasiados de garis da Comlurb e o carnavalesco se divertiu com uma mangueira de água. Extasiado, João 30 chegou à Praça da Apoteose com a escola recebida com gritos de ‘é campeã'”.

    O cantor e compositor Caetano Veloso eternizou o desfile daquele ano da Beija-Flor na canção ‘Reconvexo’. Em um determinado momento da letra a música levanto o questionamento pertinente: ‘Quem não seguiu o mendigo Joãosinho Beija-Flor?’.

    Duelo com a Imperatriz termina empatado e Beija-Flor perde no desempate

    Terminada a maior segunda-feira de carnaval da história a expectativa se volta para a apuração. O duelo na leitura de notas opôs dois estilo antagônicos de carnaval. Um mais clássico, de Max Lopes e outro transgressor, de Joãosinho Trinta. Toda a imprensa repercutia qual das duas agremiações levariam o campeonato. Qualquer resultado diferente disso soaria como um escândalo sem precedentes.

    Não deu outra. A apuração se mostrou um duelo ponto a ponto entre Ramos e Nilópolis. Eram três jurados por quesito e a menor nota era descartada. Entretanto em caso de empate, haveria a soma de todas as notas para conferir a vencedora. A Beija-Flor não alcançou os 30 pontos em bateria, conjunto, evolução, mestre-sala e porta-bandeira e samba-enredo. A rival Imperatriz gabaritou a apuração somente com notas 10 de todos os jurados e em todos os quesitos.

    A revolta tomou conta de Nilópolis pela nota aplicada pelo jurado João Máximo. De acordo com a justificativa do julgador, o samba merecia a nota 9 pelo verso “Leba larô, ô ô ô ô/ Ebo lebará laiá laiá ô” ser ofensivo à língua portuguesa. Ocorre que as palavras reunidas formavam um canto africano. Aconteceu na Sapucaí um desfile em que Joãosinho Trinta chocou o mundo e definitivamente mostrou ser o maior gênio da história do carnaval.

    Inocentes de Belford Roxo perde fantasias e materiais com chuva

    Por Diogo Cesar Sampaio

    chuva inocentes 1O Rio de Janeiro sofre com as perdas e danos na cidade causados pelo forte temporal, que começou na noite de quarta-feira e seguiu por toda madrugada de quinta-feira, e atingiu também os barracões da Série A. Uma das agremiações que passou por mais perdas com a chuva foi a Inocentes de Belford Roxo. A escola da Baixada Fluminense teve problemas com algumas telhas do barracão, que não resistiram à chuva e acabaram cedendo. Com isso, houve perdas de fantasias e outros materiais.

    A reportagem do site CARNAVALESCO entrou em contato com o diretor de carnaval da escola, Luiz Carlos Amâncio, que explicou os prejuízos que a escola teve e o atual estado do barracão.

    “Todo mundo pode acompanhar pela mídia, nas últimas horas, os efeitos da chuva pela cidade. Em nosso barracão não foi diferente. Tivemos alguns problemas com a cobertura do barracão, o que ocasionou o alagamento de algumas partes, perda de algumas fantasias e materiais diversos como madeira”.

    chuva inocentes 3Com a possibilidade de acontecer mais chuva nas próximas horas, a escola trabalha contra o tempo para prevenir outras perdas.

    “Estamos consertando o telhado que a chuva com vento levou. Infelizmente, é mais um gasto para escola. Mas, temos que fazer”.

    O diretor de carnaval, porém, se mostrou otimista. Para ele, apesar dos danos, o carnaval da escola não deve ser impactado. Segundo Luiz Carlos, o momento é de reconstruir o que foi perdido.

    “Nós estamos tendo todo o apoio da comunidade nesse momento. Temos uma equipe muito dedicada e talentosa e iniciamos a recuperação do que foi perdido imediatamente. Esse foi apenas mais um dos desafios que a Inocentes teve ao longo do ano para esse carnaval. Tenho a certeza que vamos vencê-lo como fizemos com os outros. Nossa comunidade pode se tranquilizar porque estamos trabalhando com seriedade e vamos fazer um excelente carnaval”.

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    Com o enredo “O frasco do bandoleiro – Baseado num causo com a boca na botija”, a Inocentes de Belford Roxo será a sexta agremiação a desfilar pela Marquês de Sapucaí na sexta-feira de carnaval. O desfile é assinado pelo carnavalesco Marcus Ferreira, estreante na escola.

    Feijoada do Salgueiro leva Reinaldo ao palco da Academia do Samba

    feijoada 1A última feijoada antes do Carnaval vai levar ao palco da Academia do Samba, o cantor Reinaldo. Considerado o Príncipe do Pagode e arrastando uma legião de fãs fiéis, o cantor se apresenta neste domingo, 10, no evento que começa às 13h.

    Na abertura, o Grupo Pegada Brasileira, recebe o público com um repertório da melhor qualidade, reunindo clássicos do samba e do pagode, sempre em alto astral. A cantora e compositora Yeda Maranhão, salgueirense de berço, também participa da roda de samba, levando alguns de seus sucessos lançados no último CD.

    Para finalizar, a bateria Furiosa agita os sambistas em uma apresentação empolgante. Os ingressos antecipados com direito a feijoada custam R$40 e a entrada avulsa sai a R$20. No dia do evento, os valores sofrerão reajustes sendo a entrada antecipada com direito ao prato do feijão vendida a R$50 e a entrada avulsa R$30. Informações e reservas de mesas através do telefone (21) 2238 9226. A quadra do Salgueiro fica na Rua Silva Teles, 104- Andaraí.

    Serviço:
    Feijoada do Salgueiro
    Data: 10 de fevereiro, domingo
    Horário: a partir das 13h ( feijoada servida até as 16h30)
    Valor antecipado com direito a feijoada R$40; só a entrada R$20
    Valor no dia do evento com direito a feijoada R$50; só a entrada R$30
    Informações: (21) 2238 9226
    Classificação: Livre

    Show de Verão da Mangueira ganha data extra no dia 21 de fevereiro, também no Vivo Rio

    chico2O sucesso da volta do Show da Mangueira foi tão grande, que a apresentação especial ganhou uma data extra, no dia 21 de fevereiro, também no Vivo Rio. É uma nova oportunidade para ver Chico Buarque, Maria Bethânia, Alcione, Leci Brandão, Mart´nália e Pretinho da Serrinha juntos no mesmo palco. Só mesmo a força da escola de samba Estação Primeira de Mangueira para reunir alguns dos mais importantes nomes da música popular brasileira. O tradicional Show de Verão da Mangueira chega a sua 16ª edição e conta ainda com a participação especial da bateria ‘Tem que respeitar meu tamborim’, que encerra a noite, com sambas enredos clássicos da escola.

    O espetáculo tem direção de Túlio Feliciano, produção geral de Vinícius França e arranjos de Pretinho da Serrinha e traz números solos e alguns duetos, especialmente criados para a ocasião. O roteiro final ainda está sendo costurado, mas a inspiração é sempre o enredo da verde e rosa, que este ano leva para a avenida ‘Histórias pra ninar gente grande’, mais uma vez com a assinatura do carnavalesco Leandro Vieira. “É um olhar para os índios, negros, gente do povo que fez e faz a história, mas não está nos livros. É a Mangueira reafirmando sua tradição popular”, explica o carnavalesco.

    chicoO show de verão da Mangueira foi criado para o carnaval de 1998, ano em que Chico Buarque foi enredo da escola, levando a verde e rosa a mais um campeonato. Maria Bethânia, outra mangueirense apaixonada, foi duplamente homenageada: em 1994, com o enredo sobre os Doces Bárbaros; e, depois, na estreia de Leandro Vieira na escola, sagrando-se campeão no carnaval de 2016, com o tema ‘Maria Bethânia: a menina dos olhos de Oyá’.

    Mangueirenses tradicionais como Alcione e Leci Brandão não poderiam ficar de fora do evento. Este ano, Leci tem um motivo a mais para estar emocionada com sua escola. Ela é citada no samba enredo no trecho: “Mangueira, tira a poeira dos porões/ Ô, abre alas pros teus heróis de barracões/ Dos Brasil que se faz um país de Lecis, Jamelões/
    São verde e rosa as multidões”. O samba vem sendo apontado como o melhor do carnaval de 2019 e ganhou as ruas do Rio de Janeiro.

    Como dizem os versos escritos pelo portelense Paulinho da Viola, ‘a Mangueira é tão grande, que nem cabe explicação’. Por isso, Mart´nália e Pretinho da Serrinha se vestirão de verde e rosa por uma noite para celebrar a mais popular escola de samba do país, com licença de suas agremiações de coração.

    A apresentação conta ainda a participação de outros segmentos da escola, incluindo o casal de mestre-sala e porta-bandeira, Matheus Olivério e Squel Jorgea , filho e neta do lendário Xangô da Mangueira.

    Com direção musical de Pretinho da Serrinha, o show terá banda formada por Rodrigo Tavares (piano), Cesinha (bateria), Jorge Hélder (baixo), Claudio Jorge (violão), Dirceu Leite (sopros), Quininho (percussão), Thiaguinho da Serrinha (percussão/cavaco), Bira Show (percussão).

    Serviço:

    Show de verão da Mangueira com Chico Buarque, Maria Bethânia, Alcione, Leci Brandão, Mart´nália, Pretinho da Serrinha e bateria da Mangueira
    Data: 19/02/2019
    DATA EXTRA: 21/02/2019

    Local: Vivo Rio
    Endereço: Av. Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo, Rio de Janeiro, RJ
    Horário do evento: 21h30
    Abertura dos portões: 19h30
    Classificação etária: 18 anos. Menores de 18 anos entram acompanhados dos pais/responsável.
    Atenção: para setores com mesa, a compra de um ingresso garante um assento na mesa selecionada, mas não em uma cadeira específica. Os assentos são ocupados por ordem de chegada.

    Preços:

    Camarote A: R$380,00
    Camarote B: R$260,00
    Balcão: R$160,00
    Frisa: R$200,00
    Setor Vip R$400,00
    Setor 1: R$ 320,00
    Setor 2: R$ 260,00
    Setor 3: R$ 200,00
    Setor 4: R$ 180,00
    Setor 5: R$ 140,00

    BILHETERIA OFICIAL – SEM COBRANÇA DE TAXA DE CONVENIÊNCIA

    Vivo Rio
    Av. Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo, Rio de Janeiro, RJ
    Terça a sexta-feira 11h às 18h
    Sábados e domingos das 15h às 18h
    Venda e retirada de ingressos dos eventos do Vivo Rio.

    PONTO DE VENDA – SUJEITO A COBRANÇA DE TAXA DE CONVENIÊNCIA

    FNAC – Barra Shopping
    Av. das Américas, 4666 – Barra da Tijuca
    Piso Lagoa – Loja B101-114
    Segunda a sábado das 10h às 20h
    Domingos das 13h às 19h
    Feriados das 15h às 19h
    Apenas venda de ingressos. Não realiza retirada.

    MEIA-ENTRADA E INGRESSOS PROMOCIONAIS

    Confira aqui as leis de meia-entrada, identificando quem tem direito ao benefício e os documentos comprobatórios. 25% de desconto sobre o valor da inteira para clientes Vivo Valoriza na compra de até 02 ingressos. Para comprovar seu cadastro no programa, basta enviar um SMS para o número 1058 com a palavra VALORIZA. Para clientes Vivo Fixo, Vivo Internet e Vivo TV, basta apresentar a última conta paga. Disponível apenas para compra na bilheteria do Vivo Rio.