Início Site Página 1462

CARNAVALESCO revela bastidores da gravação da Unidos de Padre Miguel para o CD da série A

UPM Gravação 9Quase dez dias depois de escolher seu samba-enredo em grande festa na quadra, a Unidos de Padre Miguel gravou no estúdio Companhia dos Técnicos em Copacabana a base para o hino que vai defender na Marquês de Sapucaí em 2020.

Com o enredo”Ginga!”, a Unidos de Padre Miguel vai levar para a Avenida a história da Capoeira.

* OUÇA O SAMBA DA UPM PARA O CARNAVAL 2020

Diego Nicolau, em seu primeiro ano a frente do carro de som da UPM, falou à reportagem do CARNAVALESCO, durante a gravação da voz para guiar os outros instrumentos, e elogiou o hino da escola para 2020 contando o que mais lhe chamou a atenção na obra.

“Lógico que o samba-enredo que a Unidos da Padre Miguel escolheu é um samba sobretudo que tem muita capoeira na melodia. É importante, é uma melodia que fala junto com a letra. Isso é importantíssimo, que tem a áurea do enredo. A gente vê vários momentos que a melodia realmente dialoga com o enredo, com a capoeira. Sobretudo, eu acho que é muito bacana com uma melodia inusitada, um samba todo em maior e chega no final as pessoas acham que virá um outro refrão em tom maior e ele vai para o menor. Acho que é algo bem bacana”.

UPM Gravação 11Mestre Dinho, que durante a disputa de samba-enredo adiantou para a reportagem do CARNAVALESCO que virá com 250 ritmista em 2020, falou sobre o andamento para o CD e sobre a bossa preparada especialmente para o álbum.

* GALERIA DE FOTOS DA GRAVAÇÃO

“O andamento para o CD é o 142 bpm, porém eu gosto de mais pra frente um pouco. Mas agora é para ficar uma coisa mais identificável, como o pessoal do mundo do samba ainda está aprendendo, depois a gente vai colocar do nosso jeito mediante os ensaios. Na realidade já tínhamos três bossas prontas e aqui escolhemos uma, ela valoriza o refrão de baixo, o segundo refrão, é uma bossa de todos os naipes, eu procuro sempre fazer minhas bossas em cima de todos os naipes, todos juntos. Ela valoriza a parte segunda da música. A gravação foi ótima, o clima está muito bom, já estivemos gravando com toda a equipe que é bem atenciosa”.

* CONFIRA COMO FOI A FINAL DA UPM

A gravação na Companhia dos Técnicos em Copacabana contou com a presença dos compositores do samba de 2020 da Unidos de Padre Miguel. A obra foi produzida por Samir Trindade, JR Beija-Flor, Guto Biral, Davi Show Serrinho, Ricardo da G. Braga, Dilson PS Medeiros e Rômulo Presidente. Ribeirinho apontou as qualidades que fizeram com que o samba fosse o escolhido.

UPM Gravação 6“Eu acho que o mais importante do samba, assim de cara, é o contexto do samba. Ele atua dentro do enredo realmente. Nós propomos uma melodia jogada para a capoeira. Acho que foi isso que pegou para o pessoal da escola e nas apresentações a gente colocava uma roda de capoeira”.

Já Davi show, em 2019, entrou para o time seleto dos campeões, foi sua primeira vitória em uma final de samba.

“Foi algo inexplicável, um sentimento legal por a gente estar em um projeto com todo mundo. Um grupo unido demais. Uma parceira só de amigos, uma amizade boa. Ainda estou viajando e a sensação ainda vai durar por muito tempo” conta Davi.

Galeria de fotos: bastidores da gravação do Império Serrano no CD da Série A

Leandro Vieira convida e Iza aceita ser a nova rainha de bateria da Imperatriz

EF81A11A 1B1A 443F B9E3 DE19992CA558A cantora Iza é a nova rainha de bateria da Imperatriz. A beldade atendeu ao convite do carnavalesco Leandro Vieira. Ela vai substituir a militar Flávia Lyra no posto.

“Ela entendeu a importância de termos uma mulher negra, linda e com tamanha representatividade à frente da bateria. Iza nasceu em Olaria, bairro da região da Leopoldina, mesma região da escola. Vai ser um reinado incrível”, declarou Leandro ao jornalista Léo Dias.

CARNAVALESCO revela bastidores da gravação da Cubango no CD da Série A

Cubango Gravação 20A vice-campeã da Série A, Cubango, aposta novamente em seu samba para realizar o sonho do inédito campeonato no acesso. A verde e branca de Niterói gravou as bases de bateria para sua faixa no CD na Companhia dos Técnicos, em Copacabana. Mídia parceria da Lierj, o site CARNAVALESCO acompanhou os bastidores da gravação da faixa, produzida por Leonardo Bessa.

O intérprete Thiago Britto falou das qualidades so samba e reiterou que a obra deve novamente disputar para ganhar prêmio no carnaval do ano que vem.

“Viemos de um samba premiado em 2019 e acredito que vamos brigar por isso novamente. Quem escolheu esse samba foi a comunidade. A escola canta muito forte. Fizemos uma guia excelente aqui, acho que será uma das grandes faixas do CD. É um dos grandes sambas deste carnaval. E a Cubango vai brigar novamente pelo título”, disse.

Cubango Gravação 17

Thiaguinho falou sobre ser um cantor branco em uma escola eminentemente negra. Segundo o intérprete existem vários grandes vozes brancas no carnaval que marcaram época.

“Esse lance de cor e raça eu acho que hoje em dia está ultrapassado. A essência da escola é negra mas eu fui abraçado. Tive propostas para sair e o presidente me segurou e também não tenho vontade de deixar a escola. Fico lisonjeado em ser a voz da escola no melhor desfile de sua história. Depois de Luizito, Zé Paulo, Carlinhos de Pilares, acabou essa coisa de que o cantor precisa ser negro e ter aquela voz grave. O carnaval hoje está muito técnico”, opinou.

Considerada uma das melhores baterias da Série A, a Ritmo Folgado terá novamente o comando do mestre Demétrius. Ele explica o andamento adotado junto da produção do CD e a bossa implementada na faixa.

“O andamento foi 140. Eu fiz uma bossa bem simples para dar uma ressalva no refrão de entrada. Fica um silencio com o canto e depois a bateria vira. O samba é muito bom, tem bastante conteúdo musical para a bateria trabalhar, além da parte do desenvolvimento do enredo”, explicou.

Por infringir o regulamento, Mangueira elimina samba da parceria de Deivid Domênico

classificados manga 1O Conselho de Carnaval da Estação Primeira de Mangueira, em reunião realizada nesta segunda-feira, 23 de setembro, após analisar a divulgação, nas redes sociais de um vídeo, com uma gravação do samba 15, dos compositores, Deivid Domênico, Tomáz Miranda, Mama e Márcio Bola, entendeu que a mesma não seguiu a orientação do Regulamento da Disputa de Samba Enredo para o Carnaval 2020, e, portanto, decidiu por unanimidade afastar essa composição da terceira eliminatória, a ser realizada neste sábado, 28.

Lamentando a necessidade dessa medida, o Conselho de Carnaval lembra que desde o princípio do novo modelo, foi amplamente divulgado que novas versões das obras inscritas eram vetadas ao longo do processo de seleção. Reforça, ainda o Conselho de Carnaval, sua confiança no novo processo estabelecido e permanece atento para que tudo transcorra de forma tranquila.

CARNAVALESCO revela bastidores da gravação da faixa da Vigário Geral para o CD da Série A

Vigario Gravação 3

De volta à Sapucaí em 2020, a Acadêmicos de Vigário Geral foi mais uma escola a levar sua comitiva ao estúdio Companhia dos técnicos, em Copacabana, para gravação do samba-enredo de 2020 para o CD da Lierj. E a campeã da Série B de 2019 trouxe para a gravação da faixa duas das suas principais novidades para o carnaval do ano que vem: o intérprete Tem Tem Jr e o mestre de bateria Luygui Silva. O cantor estava na Unidos de Bangu dividindo a responsabilidade do carro de som com outras vozes e na Vigário será a voz oficial pela primeira vez. Já mestre Luygui estava há três anos à frente da bateria da Unidos da Ponte.

Durante a gravação foi ajustado alguns detalhes como introdução do samba e questões de tom. A obra da Vigário Geral vem representar o enredo “O conto do Vigário” que trará para a Avenida uma narrativa de fatos relevantes que podem ter impedido o Brasil de “dar certo”.

Vigario Gravação 7

Em entrevista a reportagem do CARNAVALESCO, mestre Luygui não quis revelar muito do que preparou para o CD, mas falou em fazer a bateria gerar sentimento através da sonoridade e valorizou os integrantes da bateria que estão juntos no projeto para 2020.

”A gente optou por um andamento mais cadenciado de 140 BPM (batidas por minuto). Eu fiz uma bossa que pega da segunda parte do refrão principal e vai até a volta do samba na ‘cabeça de cima’. É uma bossa que mescla diversos instrumentos, de surdo, de caixa. Ela diz um sentimento que eu tive junto com a diretoria em que acreditamos que traga sentimento para o samba. Pra mim estar aqui é um sentimento único, estar aqui gravando é inesquecível, é isso que representa pra mim junto com essa rapaziada que abraçou esse projeto comigo”.

Vigario Gravação 10

Para o intérprete Tem Tem Jr, a obra gravada tem a sua cara. Ele valorizou a qualidade da música sem esquecer de ser um hino de fácil aprendizado pronto para ser cantado pela escola.

“Primeiramente só tenho a agradecer aos compositores que foram muito felizes na obra. Uma obra que não sendo ‘puxa saco’ demais é a minha cara. A escola vem forte, samba aguerrido, melodia forte, fácil, bonita. A escola vai cantar. Nada muito difícil, nem ‘esporrento’. Hoje vim determinado para ajudar e dar a minha contribuição no trabalho da escola”.

Galeria de fotos: bastidores da gravação da faixa da Vigário Geral no CD da Série A

Secretário de Cultura diz que acordo do Sambódromo está próximo e explica investimento no carnaval

    O secretário de Cultura e Economia Criativa, Ruan Lira, participou de um debate na TV Alerj, ao lado do presidente da Lierj, Wallace Palhares e o vice-presidente da Liesb, Hélio José Alves Júnior. O secretário rebateu a possibilidade de o Sambódromo não ser cedido ao Governo do Estado. O vereador Thiago Ribeiro, do MDB, que preside a Comissão de Justiça e Redação do parlamento municipal, entrou com uma petição no Tribunal de Contas do Município (TCM) para impedir a mudança de gestão do Sambódromo. O secretário classificou a ação como uma ‘fake-news’ em uma de suas falas no debate.

    “Isso é uma fake-news. Essa informação é improcedente. As duas procuradorias (do estado e do município) estão conversando e um estudo está sendo feito baseado na legislação municipal e também na estadual nessa questão. Os instrumentos jurídicos envolvidos são legais e constitucionais. Está tudo sendo cuidado para fazer tudo dentro da lei. Em breve será anunciado esse acordo. A prefeitura continuará sendo parceira do carnaval, através de suas administrações indiretas. O Sambódromo é um equipamento público de cultura, não é só o carnaval que ocorre ali. Qualquer manifestação cultural deve acontecer ali ao longo do ano”, afirmou Ruan.

    ruan lira

    O presidente da Lierj, Wallace Palhares, focou sua participação no debate em deixar claro que a prioridade da entidade que preside é colocar na rua o desfile da Série A. De acordo com o dirigente a situação das escolas do grupo é mais dramática que aquelas que desfilam na Intendente Magalhães.

    “A Liesa consegue fazer o carnaval mesmo com o corte da prefeitura, pois ela tem os recursos da Globo e da venda de ingressos. A situação da Série A é a mais complicada. O prefeito deu uma declaração que não iria dar ajuda financeira. Nossa subvenção, sem a prefeitura, não passa de R$ 250 mil. Isso enfraquece muito o espetáculo. Com a gestão do Eduardo Paes a verba era de R$ 1,2 milhões. Com essa postura irredutível dele nós estamos com o pires na mão e esperamos que ele entenda que nós não somos o Grupo Especial. As escolas já estão devendo fornecedores e mão-de-obra há dois anos”, alerta.

    wallace lierj

    Hélio José Alves Júnior, vice-presidente da Liesb, afirmou que a entidade é quem tem o aval da Prefeitura e da Riotur para a organização do espetáculo e afirmou que a liga LIVRES, uma dissidência da Liesb quer levar os desfiles da Intendente para a Sapucaí.

    “Temos dois grupos dentro da Intendente. Do especial subirá uma escola para a Série A. Unificamos as escolas dos grupos B, C e D para tornar os desfiles mais atrativos. O Grupo E é uma divisão de avaliação. Agora são apenas dois grupos na Intendente: os antigos B e C são o Especial e o D é o Acesso. Com relação a essas sete escolas dissidentes, elas queriam desfilar na Sapucaí. Nosso foco é valorizar cada vez mais a Intendente. Como o Sambódromo comportará mais um dia de desfiles se nem as escolas da Série A têm barracões direito?”, afirmou.

    Secretário afirma que para cada real investido em cultura, Estado recebe R$ 13 de retorno

    Ainda em sua participação no debate, Ruan Lira usou o termo investimento para tratar do aporte financeiro no carnaval. De acordo com dados apresentados por ele, a cada real investido na indústria cultural no estado, 13 voltam como retorno do valor investido inicialmente.

    “Desde a transição temos recebido todas as escolas e ligas na disposição de ajudar. O governo do estado não dá subvenção, ele investe. Isso movimenta a cadeia produtiva. Fornecedores, comércio, produção cultural, tudo isso movimenta a economia criativa. Chamar carnaval de gasto é leviano. Vamos investir em 2020 bem como investimos em 2019, através do mecanismo da lei de incentivo à cultura. A gente não tira da educação ou da saúde. Tiramos da cultura. A cada real investido na indústria cultural do Rio de Janeiro, são 13 reais que retornam. Se isso não é prioritário, eu não sei o que é”, enfatizou.

    Ruan Lira falou ainda sobre a proposta do governador Wilson Witzel de realizar um carnaval fora de época no Rio de Janeiro e passar a ocupar o Sambódromo o ano todo.

    “A gente quer tornar qualquer manifestação carnavalesca mais perene ao longo do ano. A partir de 2020, 2021, vamos exportar esse ativo. O carnaval fluminense é a grande caixa de ressonância cultural desse país. Vamos apostar, o governador entende dessa forma. É dessa forma que pretendemos retomar as receitas do nosso estado”, finalizou.