Início Site Página 1275

Samba didático: Imperatriz celebra seu casamento vitorioso com Arlindo Rodrigues, fundamental para estética clássica da escola

0

“Volta pro seu lugar” é um dos versos do samba da Imperatriz Leopoldinense para 2022. De volta ao Grupo Especial, a escola sabe da dificuldade de se manter na elite desfilando como primeira no domingo de carnaval, mas ainda assim sonha em um futuro próximo afirmar não só a sua presença no Grupo Especial, mas retornar ao seu protagonismo nos desfiles do grupo mais importante da folia carioca. Campeã pela última vez em 2001, a escola traz de volta sua última carnavalesca vitoriosa para falar de um enredo que é a própria história da Imperatriz.

Arlindo Rodrigues foi o carnavalesco que trouxe elementos da cenografia do Teatro Municipal, uso de espelhos nos carros alegóricos, etc… Suas contribuições vão além da Imperatriz, mas são fundamentais para a história da escola que conheceu seu primeiro campeonato justamente com Arlindo, responsável pelo desfile de 1980.

Para 2022, o samba, desenvolvido para o enredo “Meninos, Eu Vivi… Onde Canta o Sabiá, Onde Cantam Dalva e Lamartine”, é de autoria solo do compositor Gabriel Mello. Gabriel conta que o samba busca ressaltar esse casamento entre Imperatriz e Arlindo que foi tão feliz para o carnaval carioca.

“O Arlindo fala para essa juventude, para essa nova geração da Imperatriz Leopoldinense da história dele com a escola, com essa construção da Imperatriz que a gente conhece. É um samba que vem falar para a Imperatriz que vem falar sobre esse amor, sobre esse casamento carnavalesco maravilhoso, sobre essa caraterística, porque Imperatriz? Porque tão bela, porque tão necessária, porque tão alinhada, tão bem arrumada, romântica em seus enredos. Porque a renda, porque o luxo, porque a costura, porque ser Imperatriz, e não se curvar a outro estilo e não tentar ser aquilo que está fora de sua essência”, entende o compositor.

compositor gabriel melo
Foto: Leandro Ribeiro/Divulgação TV Globo

O site CARNAVALESCO dá continuidade à série de reportagens “Samba Didático” pedindo ao compositor Gabriel Mello para esclarecer um pouco mais dos significados e das representações por trás dos versos e expressões presentes no samba da Imperatriz Leopoldinense para o carnaval de 2022:

“EU AINDA ERA MENINO/À LUZ DE UM NOBRE DESTINO/O DOM DE TOCAR CORAÇÕES”

“O samba enredo parte dessa conversa do Arlindo com a Escola.Ele era um menino que começava a se descobrir pra vida chegando no teatro municipal descobrindo seu dom, porque Arlindo era auto de data, Arlindo não fez faculdade nem cursos. Arlindo tinha o dom natural de costurar, de criar, de desenhar”.

“E VOCÊ ERA MENINA, SUSPIRANDO POESIAS/ENTRE VERSOS E ESTAÇÕES/QUANDO A MÃO DO GRANDE PROFESSOR/NOSSO CAMINHO EM OURO ENFEITOU”

“É exatamente neste momento, final dos anos 50, em que Arlindo desabrocha para vida. Descobre sua vocação em que a Imperatriz também está sendo formada, em que ela está nascendo no subúrbio carioca, com seus primeiros sambas, com seus primeiros sambas de roda, com as primeiras reuniões daquela turma que fez a fundação da escola. Então, o destino dos dois se cruza pela primeira vez. Fernando Pamplona se torna amigo de Arlindo Rodrigues no teatro municipal e leva Arlindo para fazer as decorações de rua do carnaval. Arlindo e Fernando Pamplona são os responsáveis, curiosamente, pela decoração de rua do primeiro carnaval em que a Imperatriz tem um grande resultado. Depois, Arlindo, como jurado, vai colaborar para o primeiro campeonato da Imperatriz dos grupos de acesso”.

“FUI DA RIBALTA À AVENIDA/VOCÊ TÃO LINDA, FOI CENÁRIO DE AMOR (LÁ LÁ LÁ LÁ LAUÊ)”

“Ele vai do teatro para as folias carnavalescas e a Imperatriz começa a se desenhar como a escola dos sambas românticos. Como a Romântica do Subúrbio. Com seus enredos monárquicos e históricos, que vão ter como ápice o desfile de 1972 do Martin Cererê”.

“FIZ DA ORQUESTRA DA FOLIA/O MANEQUIM DAS FANTASIAS/QUE JOÃO NOUTRO TEMPO RASGOU”

“Ele chega ao carnaval carioca fazendo revolução, levando todo esse conhecimento que ele tinha de trabalhar com o guarda roupa e com a cenografia do Teatro Municipal para dentro das escolas de samba. Ele veste pela primeira vez a bateria com fantasia, transforma batuqueiros e passistas em manequins para desfilar as fantasias daquilo que a gente chama de protótipo e cria esse carnaval clássico, com essa estética clássica que hoje a gente chama de Barroco e tradicional. Ele é o pai do barroco no carnaval. Aí, João, que era assistente dele, cria dele dentro do barracão, é o seu filho pródigo, o filho rebelde. Eu faço essa menção no samba porque é neste momento, quando Arlindo está no Salgueiro, que João começa a se envolver com carnaval. E, depois, ele sucederia o próprio Arlindo no Salgueiro e se tornaria uma febre do carnaval moderno”.

“PEGA NA SAIA RENDADA! PRA VER O QUE EU VI/NO ESPELHO DA RAÇA ENCARNADA… XICA E ZUMBI! E DESCOBRIR /NOVOS BRASIS NA IDENTIDADE/CANTA SALGUEIRO, Ô, SALVE A MOCIDADE!”

“A gente vai brincar com esse capricho do Arlindo, com essa marca que o Arlindo imprime nos desfiles. Com as rendas, com os bordados. O uso dos espelhos que é muito importante, que foi ele que introduziu isso para substituir as luzinhas que eram muito usadas no carnaval e que davam muitos problemas aos carros alegóricos. E ,essa frase ‘Espelho da raça encarnada’, ela se refere não só ao uso do espelho, mas também da visualização da raça, porque Arlindo participa desse momento em que se introduz os personagens populares, as figuras pretas dentro dos enredos. E que personifica pessoas como Isabel Valença, como Mercedes Batista, que vão incorporar grandes personagens. Xica e Zumbi, talvez os mais famosos aí, que vão ser vividos nesse tempo de Salgueiro. E, esse Brasil que é descoberto no Salgueiro, vai ganhar uma tônica muito grande na Mocidade porque o Arlindo chega a Mocidade em 1972 fazendo enredos brasileiríssimos e conquista o primeiro campeonato da Mocidade em 1979 com um enredo sobre o descobrimento do Brasil que ele já havia feito no Salgueiro. Mas, ele traz uma nova versão para o enredo com novas hipóteses, com novas informações sobre a história do Brasil. Esse desfile é a síntese dos enredos que o Arlindo fez”.

“LEMBRO QUE O IMPERADOR/ME LEVOU PRA SER REI EM SUA ASSÍRIA/AMANHECEU E NÓS DOIS/FOMOS UMA SÓ VOZ NO ALTAR DA BAHIA

Então, Luizinho Drummond, que era chamado, pelos jornais da época, de imperador, convence o grande arquiteto do carnaval, o grande elaborador dos grandes carnavais a ser o rei, a ser o mentor da sua Ramos, da sua Assíria, do seu Império. O casamento se concretiza. Arlindo desenvolve “O que a Bahia tem” que é um carnaval emblemático, a escola é campeã no sol da manhã com um desfile esfuziante, dos mais bonitos da história, em um dos casamentos mais importantes da história do carnaval carioca, do glamour e do luxo, do romantismo do Arlindo com o glamour e o luxo da Imperatriz Leopoldinense.

“BRILHEI… NO SEU PALCO ILUMINADO/DANCEI… SABIÁ CANTOU MEU APOGEU”

“Então, ele brilha no palco iluminado da Imperatriz com o desfile de Lamartine que vai torná-lo consagradíssimo. Quando a gente fala em brilhar, a gente se refere ao próprio desfile, a abertura deste desfile talvez tenha sido uma das aberturas mais impactantes em termos de brilho da época por conta do uso dos espelhos e pela incidência de luz solar. Sabiá cantou meu apogeu é uma referência ao desfile de 1982 que é considerado um dos mais bonitos da história, auge do Arlindo em termos de figurino e de estética”.

“NUMA DERRADEIRA SERENATA/SONHEI COM DALVA E FUI MORAR COM DEUS”

“Derradeira serenata porque é a última e o Arlindo depois de 1983 quando ele faz Chica da Silva e o Rei da Costa do Marfim ele tem várias idas e vindas com a Imperatriz. E, em 1987 ele tem seu último encontro de amor com a Imperatriz. Ele morreu logo depois do desfile da Dalva de Oliveira, que também era um espetáculo que estava no Teatro João Caetano. Arlindo era muito amigo de Dalva, muito fã de Dalva. Então, ele parte, mas deixa a marca da estética dele na Imperatriz. Essa marca vai ser replicada por outros carnavalescos. Todos aqueles que vão passando pela escola, vão respeitando, tanto Max, quanto Viriato, como a própria Rosa Magalhães, então se diz que houve uma ligação que permaneceu incólume por um tempo”.

“SEU SAMBA NASCENDO NO MORRO/ECOA DO POVO E RESSOA NO CÉU/DESPERTO EM SEUS BRAÇOS DE NOVO/NO MAIS BELO TRAÇO DA FLOR NO PAPEL/SE A SAUDADE É CERTEZA/UM DIA A TRISTEZA SERÁ CICATRIZ/ETERNA SEJA! AMADA IMPERATRIZ!”

“ Nessa parte, faz-se a passagem da Dalva de Oliveira para o celeste. A música Ave Maria do morro diz que quem mora mais em cima do morro, vive mais perto do céu. E a Imperatriz é a escola do complexo do Alemão, a escola cercada pelos morros do subúrbio. Arlindo ainda se conecta com essa gente, com esses sambistas, todas as vezes que o seu pavilhão é empunhado. E que ele desperta nesses traços de Rosa Magalhães, neste ano, Rosa, sua mais aplicada pupila, talvez a grande continuadora de sua obra e de seu estilo, pra mostrar que laços de afeto são eternos. Independente da saudade que exista, a Imperatriz deve ser eterna. A escola de samba permanece, ela fica, ela deixa seu legado histórico”.

“VEM ME ENCANTAR!/VOLTA PRO SEU LUGAR!/SEU MANTO É MEU BEM QUERER/E LÁ DO ALTO O PAI MAIOR MANDOU DIZER/QUEM VIVEU PRA TE AMAR, SEGUIRÁ COM VOCÊ”

“Ele pede que ela o encante, que ela o faça vibrar de novo, de volta ao seu lugar, que não é simplesmente voltar ao Especial, é voltar ao protagonismo do Grupo Especial. Se declara sobre o bem-querer e manda uma mensagem do céu. De que aqueles que viveram para amar seguirão para sempre com a escola. É uma mensagem de esperança, de amor e de carinho, de abraço a todos aqueles que perderam as pessoas e a Imperatriz sofreu perdas muito importantes. A família que perdeu seu Luizinho, a escola como um todo que perdeu seu Luizinho, que foi seu grande líder, seu grande patrono, grande patriarca. Mas a todos aqueles que passaram por esse ano tão difícil, e que precisam encontrar forças para continuar. É uma mensagem do Arlindo evoluído, iluminado que traz essa noção de que seremos para sempre aquilo que construímos. O que nos faz imortal é o legado que deixamos”.

Primeiro dia do ano com ensaios da Mangueira e do Salgueiro

0

As quadras do Salgueiro e da Mangueira recebem os primeiros ensaios comerciais do ano. A partir das 20h deste sábado, a Academia do Samba abre suas portas para realizar seu primeiro ensaio do ano. Com pagode comandado pelo grupo Pegada Brasileira e apresentação do elenco show salgueirense, a bateria Furiosa, Emerson Dias e Quinho do Salgueiro darão as boas-vindas a 2022 já em clima de carnaval.

manga sal

Os ingressos são vendidos diretamente na bilheteria da quadra e a classificação etária é 18 anos. O uso de máscara e apresentação do certificado de vacinação são obrigatórios para acesso ao local. Informações e vendas de camarotes pelo telefone (21) 2238 9226.

A quadra da Verde e Rosa também vai ser palco da primeira grande festa, uma celebração para comemorar o “Ano Novo no Palácio”. Todos os segmentos já estão confirmados para este samba da virada. Vai ter show da Bateria da Mangueira “Tem Que Respeitar Meu Tamborim”, sob o comando do Mestre Wesley Assumpção; presença dos intérpretes oficiais, comandados pela voz principal de Marquinhos Art Samba; baianas, passistas, velha guarda, o bailado campeão do casal de mestre-sala e porta-bandeira, Matheus e Squel, defendendo e empunhando o pavilhão verde e rosa da Mangueira; nossa ala da comunidade, o canto forte da Estação Primeira soltando a voz com garra e emoção, e claro, ela, a rainha Evelyn Bastos, sempre um show à parte, esbanjando beleza e muito samba no pé. A abertura é com o grupo Samba Faz Bem.

Garanta já o seu lugar nessa festa. Os ingressos já estão à venda no site ingresso.mangueira.com.br. Ingresso pista está 40 reais. O camarote para 10 pessoas sai por 1.000 reais. Já o camarote VIP, 250 reais por pessoas e inclui água, cerveja, refrigerante, drinks, petiscos e caldos. A venda de mesas para a pista poderá ser adquirida na hora do evento, e custará 60 reais.

Personalidades do samba aguardam que 2022 seja um ano novo de paz, prosperidade e muito carnaval

0

O ano de 2021 foi muito difícil para o mundo do samba. Pela primeira vez em 100 anos, o carnaval, principal manifestação cultural deste país, não foi realizado. Mas, também foi um ano de esperança, retomada. As quadras reabriram, eventos foram realizados, os sambas para 2022 foram escolhidos, e as comunidades aos poucos foram retomando sua rotina de ensaios e festas, ainda que com restrições e cuidados.

O nascimento de um novo ano traz para muito dos componentes, daqueles que vivem, respiram carnaval, uma nova luz no fim do túnel, uma alternativa, um caminho para manter a chama do samba acesa e para que milhares de profissionais da folia possam ter a garantia de um ano mais tranquilo, com a possibilidade de manter suas obrigações financeiras em dia.

As expectativas já estão rolando em relação ao início de uma programação da folia que já deve ter início com os ensaios técnicos que deverão estar de volta a partir de janeiro. Por isso, o site CARNAVALESCO conversou com algumas personalidades do carnaval para saber como estão lidando com a espera até o carnaval e sobre também, superstições e promessas que costumam ter e fazer na virada do ano.

O intérprete Zé Paulo Sierra, da Viradouro, por exemplo, comentou um pouquinho sobre a ansiedade para voltar a viver essa paixão por uma preparação mais intensa para um carnaval depois de quase dois anos.

ze

“A expectativa que a gente vive agora é muito maior do que para qualquer carnaval, pelo menos na minha geração, que a gente já tenha vivido. Porque a gente nunca passou por um hiato tão grande. Um ano sem a festa, então, mesmo sendo confirmado agora, tivemos um tempo para aguardar se ia ter ou não, aí surge uma nova variante e fica esse impasse. Então, é totalmente diferente. É algo muito novo para a gente. Acredito que vai ser um carnaval fantástico, muito disputado, as escolas têm muita vontade. Acredito, talvez, o carnaval mais disputado de todos os tempos, pelo menos que eu tenha vivido. Em relação aos ensaios técnicos, para nós, especificamente, gera uma expectativa muito grande. Em 2018 nós fizemos e ficamos fora em 2019, 2020, aí veio a pandemia. Não sabíamos se íamos ter agora, mas foi anunciado. E a expectativa é boa, principalmente para o público que estavam com saudade, principalmente essa festa, para esse público do carnaval que muitas vezes não tem grana para o desfile, esperam o ensaio técnico para poder festejar, fazer sua farra, eu acho que isso é bem legal. E o ensaio técnico é benéfico pois aproxima as escolas de samba de um público que ama o carnaval e que muitas vezes está de fora da Sapucaí por não ter condições financeiras de participar” entende o cantor.

Em relação às superstições de fim de ano, Zé Paulo conta que não tem uma roupa específica e que não gosta de colocar promessas como algo que ele tenha uma obrigação, mas sim como algo que ele faz consigo mesmo

“Não tenho roupa especial não, eu tento colocar alguma peça nova, mas pra mim de superstição ou cultural, mas não fico nessa paranoia de que se não usar vai acontecer algo diferente (risos). Tenho outras preocupações. Vou com a roupa que dá. Não fico preocupado com isso de ter que colocar uma cueca da sorte, uma peça da sorte, isso não faz diferença para mim. Não faço promessas, eu faço tratos comigo (risos). Eu me imponho algumas coisas, mas não é promessa. É porque eu não vejo como algo se eu conseguir tem que pagar. As coisas acontecem por uma naturalidade, por merecimento, então, meu compromisso é comigo. É naquilo que eu me proponho a fazer, no foco que eu tenho, nas coisas que eu abdico, mas nada visando troca, nada para pagar depois. É uma coisa interna minha e fica guardada comigo. Vai muito do merecimento e do que você precisa fazer. Sou tranquilo em relação a isso, o que pode te levar ao sucesso é o trabalho, é a repetição das coisas que você faz”, acredita Zé Paulo.

A porta-bandeira Bruna Alves, em 2020, estreou no posto principal da Mocidade ao lado de Diogo Jesus que retornou à Verde e Branca de Padre Miguel. Bruna aguarda ansiosamente pelo seu segundo desfile e conta que 2021, apesar dos pesares de não ter acontecido a folia, foi um ano mais produtivo para ela que boa parte de 2020.

campeas mocidade 49

“O ano de 2021 com certeza foi melhor que o de 2020. Foi um ano muito produtivo em todos os aspectos pra mim , tanto na questão profissional quanto na vida pessoal . Que o ano de 2022 seja ainda melhor para todos nós. Estou “mega” ansiosa para a volta dos ensaios técnicos e principalmente para o desfile ainda mais por não ter tido o carnaval de 2021, então acredito que a expectativa de todos está bem grande”, entende a porta-bandeira da Mocidade.

Em relação a roupa que vai usar na virada, Bruna conta um pouquinho de suas superstições e tradições de ano novo.

“Siiim … Toda virada do ano passo de branco e tenho uma superstição de sempre usar o mesmo cordão (risos). Minha promessa sempre é a mesma de todos os anos ! Prometo me dedicar em tudo em que eu me proponho a fazer. E assim está sendo” conta Bruna.

Outra porta-bandeira que aguarda esse 2022 e toda a rotina de carnaval que virá com ele, é Marcella Alves do Salgueiro. No posto de casal principal ao lado do mestre-sala Sidclei Santos desde 2014 na Academia, os dois obtiveram todas as notas máximas dos jurados no último carnaval. Com a expectativa de viver momentos como esse em 2022, Marcella enxerga o próximo carnaval como um momento que vai ser de grande emoção.

salgueiro selecao

“Acho que a principal diferença é que em 2021 tivemos uma luz no fim do túnel e conseguimos, mesmo que com dificuldades, seguir em frente. Será um grande momento. Onde poderemos matar a saudade é preparar o coração para aguentar a emoção que será o Carnaval 2022”, acredita a porta-bandeira do Salgueiro.

Em relação a virada de 2022, Marcella não gosta de fazer promessas, mas a roupa é bem tradicional.

“Sim! Gosto de usar roupa branca com detalhes dourados sempre! Agora em relação à promessa de fim de ano… não. Não me lembro de ter feito promessa de ano novo não”.

Também do Salgueiro, Emerson Dias vive a expectativa de passar mais uma virada de ano, ao mesmo tempo curtindo a família e fazendo aquilo que ama, ou seja, cantando samba por aí.

“Eu adoro réveillon, eu adoro a virada de ano. Geralmente eu tenho passado cantando, mas passo com a família até meia noite e depois vou fazer o show que eu tenho que fazer com o Salgueiro. E, esse ano não vai ser diferente, vou passar levando alegria para as pessoas, entretenimento e isso é bom demais” conta Emerson.

emerson quinho
Foto: Ewerton Pereira/Divulgação Salgueiro

O intérprete da Academia deixou também o desejo e a esperança por um ano de 2022 com as pessoas mais próximas, unidas e curtindo o carnaval.

“A minha expectativa para o Carnaval 2022 é a melhor possível. Um carnaval de superação, um carnaval de recomeço. Uma nova situação, pós pandemia, que deixou um monte de ensinamentos humanitários, digamos assim. A gente precisa retornar com força total a humanização das pessoas novamente. Então, acho que o carnaval está aí para levar esse tipo de coisa para as pessoas, vamos com tudo e se Deus quiser com Salgueiro campeã”, espera o intérprete.

Faltam menos de 60 dias para o maior espetáculo da terra, o desfile das escolas de samba, o carnaval da retomada.

Retrospectiva 2021: histórico ‘Seleção do Samba’ e a saudade de Monarco

0

Para quem ama carnaval e as escolas de samba não há como negar a ambiguidade de sentimentos vividos nesse ano de 2021. Se por um lado foi reconfortante ver sambistas aos poucos sendo imunizados contra a Covid-19, por outro lado foi doloroso receber a confirmação de que não haveria carnaval nesse ano. Foi a primeira vez, desde a criação do desfile das escolas de samba em 1932, que não houve carnaval. Nem durante a segunda guerra mundial a maior celebração da cultura popular brasileira deixou de acontecer.

Seguindo a tradição dos finais de ano, o site CARNAVALESCO dá sequência à série de reportagens com a retrospectiva do ano de 2021. Na última reportagem da série é hora de relembrarmos os meses de outubro, novembro e dezembro. O programa ‘Seleção do Samba’ foi ao ar na TV Globo, os ensaios das escolas foram retomados e a venda de ingressos de arquibancada bateu recorde.

Outubro: Está no ar o ‘Seleção do Samba’

Com todos os sambas escolhidos pelas 12 escolas do Grupo Especial, os sambistas finalmente puderam matar a curiosidade e acompanhar o programa ‘Seleção do Samba‘, que mostrou as escolhas dos hinos em um estúdio construído na Cidade do Samba. Luiz Roberto foi o apresentador e Milton Cunha e Teresa Cristina os comentaristas. Apesar do horário escolhido para a exibição a audiência obteve um acréscimo significativo.

selecaosamba
Foto: Leandro Ribeiro/TV Globo

Com o carnaval praticamente confirmado, a roda do samba voltava a girar na expectativa pelos desfiles em fevereiro de 2022. A Liesa bateu recorde nas vendas de arquibancadas para as apresentações do Grupo Especial. A Série Ouro concluiu a produção do álbum das agremiações do acesso. A Unidos da Tijuca promoveu a cantora Wic Tavares, filha de Wantuir, a intérprete oficial da escola ao lado do pai.

Em outubro alguns jovens sambistas perderam a vida em trágicos acidentes de trânsito. O passista Jhonata Henrique, da Nenê de Vila Matilde, morreu após um acidente de moto. A passista da Beija-Flor, Kianne dos Santos, também nos deixou após um atropelamento. Além deles o compositor da Portela, Beto Fininho, faleceu em outubro.

Novembro: Regulamento para 2022 é o mesmo de 2020

Quem acompanhou esta série de reportagens com atenção pode atestar que não foram poucas as vezes em que o poder público acenou positivamente para a realização do carnaval, em caso de taxa de imunização elevada no Rio de Janeiro. Em novembro Eduardo Paes voltou a garantir a realização da festa e chegou até a participar da reabertura da quadra da Mangueira.

Com a situação praticamente definida, as escolas através de seus dirigentes aprovaram o regulamento para o Grupo Especial em 2022, com os mesmos critérios de 2020, ano do último desfile. Durante o ano surgiram possibilidades de mudanças, como fechar os envelopes no domingo de carnaval e abolir o descarte de notas. Mas ambas as possibilidades foram rejeitadas em plenária.

O julgador Eri Galvão, um dos mais antigos da Liesa, e que era responsável pelo quesito samba-enredo, foi uma sentida perda para o mundo do samba no mês de novembro.

Dezembro: A saudade de Monarco da Portela

O ano de 2021 chegará ao fim trazendo um paradoxo de sensações. Se por um lado a esperança de uma vida melhor com a vacina e o controle da pandemia, que permitirão a realização do carnaval, por outro, em dezembro demos a notícia que ninguém gostaria: o mestre Monarco, presidente de honra da Portela, nos deixou aos 88 anos de idade. O jornalista Robson Aldir, imperiano e amante das escolas de samba, faleceu no mesmo dia do mestre. E o integrante da comissão de carnaval da Beija-Flor, Léo Mídia, foi brutalmente assassinado.

Mas nem só de tristeza viveu o sambista no último mês do ano. A Liga SP e a Liga RJ brindaram os sambistas no final de semana do Dia Nacional do Samba com eventos grandiosos em São Paulo e no Rio de Janeiro para divulgar o lançamentos de seus CDs para o Carnaval 2022. O site CARNAVALESCO premiou na quadra do Salgueiro os destaques do ano de 2021. E o prefeito Eduardo Paes confirmou mais uma vez em suas redes sociais a realização dos desfiles na Marquês de Sapucaí em 2022.

Retrospectiva 2021: Império Serrano Esporte Clube

0

Para quem ama carnaval e as escolas de samba não há como negar a ambiguidade de sentimentos vividos nesse ano de 2021. Se por um lado foi reconfortante ver sambistas aos poucos sendo imunizados contra a Covid-19, por outro lado foi doloroso receber a confirmação de que não haveria carnaval nesse ano. Foi a primeira vez, desde a criação do desfile das escolas de samba em 1932, que não houve carnaval. Nem durante a segunda guerra mundial a maior celebração da cultura popular brasileira deixou de acontecer.

Seguindo a tradição dos finais de ano, o site CARNAVALESCO dá sequência à série de reportagens com a retrospectiva do ano de 2021. Na terceira reportagem da série é hora de relembrarmos os meses de julho, agosto e setembro, quando a prefeitura assinou o contrato com as escolas, a TV Globo confirmou a realização do programa especial das finais de samba enredo e as agremiações retomaram suas atividades.

Julho: Enfim, o mês das grandes notícias

Se em janeiro o prefeito Eduardo Paes confirmou o cancelamento dos desfiles que aconteceriam em julho, a chegada do sétimo mês do ano de fato veio com notícias espetaculares para os sambistas. A mais importante delas, e quiçá de todo o ano de 2021, foi a confirmação de que a TV Globo faria um programa especial com as escolhas do samba das 12 escolas do Grupo Especial. Outra grande notícia foi a assinatura do contrato das agremiações e da Liesa com a prefeitura para a realização não só do carnaval em 2022 como até o fim da gestão de Eduardo Paes, em 2024.

plenaria paes2

Com um norte de certezas no horizonte, as escolas puderam reiniciar suas programações rumo aos desfiles de 2022. O Salgueiro e a Beija-Flor iniciaram as suas disputas de samba e a Cidade do Samba foi finalmente liberada ao retorno das atividades nos barracões. A Liesa mudou para o local a sede de suas plenárias que decidiriam os rumos do carnaval. A Beija-Flor de Nilópolis anunciou que após 20 anos o seu lendário casal de mestre-sala e porta-bandeira, Claudinho e Selminha, desfilaria em outra posição no desfile da escola.

Agosto: Zeca Pagodinho dá susto e Império Serrano é eliminado do Carioca

O mês de agosto trouxe um pouco de apreensão para os sambistas. O cantor e compositor Zeca Pagodinho foi internado com a Covid-19. Tão logo a notícia se espalhou o próprio intérprete fez questão de tranquilizar os fãs. Vacinado, Zeca foi liberado do hospital alguns dias depois, tranquilizando a todos.

O projeto de disputar a Série C do Campeonato Carioca com um time de futebol não deu certo para o Império Serrano. Apesar de uma excelente campanha na competição, a equipe da verde e branca da Serrinha acabou eliminada na semifinal, interrompendo o sonho do acesso.

serrano barcelona1
Fotos: Emerson Pereira/Divulgação

Em Vila Isabel, alegria com o retorno de Sabrina Sato ao posto de rainha da bateria Swingueira de Noel. Grande Rio e São Clemente iniciaram as suas disputas de samba. Cátia Drumond foi reeleita presidenta da Imperatriz e vai comandar a escola até 2024. As agremiações do Grupo Especial receberam o primeiro repasse da prefeitura e puderam iniciar a construção de seus desfiles para 2022.

Setembro: Escolas escolhem sambas e CARNAVALESCO reforça o DNA da opinião

O mês de setembro de 2021 marcou os 14 anos do site CARNAVALESCO. O veículo que nasceu com o DNA da opinião, reforçou seu compromisso com os sambistas ao apresentar durante todo o mês lives com as finais de samba não-oficiais das 12 escolas do Grupo Especial. E nos dias das escolhas oficiais, uma parceria histórica com a Rádio Arquibancada levou a opinião dos dois veículos aos amantes de carnaval.

No âmbito da Liesa, a entidade anunciou a antecipação da divulgação das justificativas dos jurados após o Carnaval 2022 e a transmissão do Sábado das Campeãs pelo Globoplay e o Multishow, veículos do grupo Globo. As frisas bateram recorde absoluto de reservas para os desfiles de domingo e segunda de carnaval.

O carnavalesco Paulo Barros sofreu um infarto em sua casa em Niterói e foi internado às pressas. Alguns dias depois foi liberado. Morreram a filha de Candonga, Cristina Candonga, o ex-rei momo, Marcelo Reis e o compositor da Estação Primeira de Mangueira, Leandro, um dia após a escolha do samba da escola.

LIGA-SP divulga calendário dos ensaios técnicos no Anhembi para o Carnaval 2022

0

Vai começar a temporada de ensaios técnicos para o Carnaval SP 2022. Em janeiro, as 34 agremiações filiadas à Liga-SP ocupam o sambódromo do Anhembi às quintas, sextas, sábados e domingos, até o dia 18 de fevereiro. Os ensaios técnicos gerais são abertos ao público e a entrada é gratuita. A grade está sujeita à alteração. Veja a programação:

anhembi

JANEIRO

15/01 – SÁBADO
19H15 – NENÊ DE VILA MATILDE
20H30 – CAMISA VERDE E BRANCO
21H45 – ROSAS DE OURO
23H30 – IMPÉRIO DE CASA VERDE

16/01 – DOMINGO
18H00 – GAVIÕES DA FIEL

20/01 – QUINTA-FEIRA
21H45 – TORCIDA JOVEM
23H00 – UNIDOS DE VILA MARIA

21/01 – SEXTA-FEIRA
20H30 – DOM BOSCO DE ITAQUERA
21H45 – CAMISA VERDE E BRANCO

22/01 – SÁBADO
18H00 – MOCIDADE ALEGRE
19H15 – ÁGUIA DE OURO
20H30 – MORRO DA CASA VERDE
21H45 – UNIDOS DO PERUCHE
23H30 – VAI-VAI

23/01 – DOMINGO
19H15 – PÉROLA NEGRA

24/01 – SEGUNDA-FEIRA
21H45 – CAMISA 12
23H00 – IMPERADOR DO IPIRANGA

27/01 – QUINTA-FEIRA
20H30 – GAVIÕES DA FIEL
21H45 – ROSAS DE OURO

28/01 – SEXTA-FEIRA
20H30 – TOM MAIOR
21H45 – MOCIDADE ALEGRE
23H00 – INDEPENDENTE TRICOLOR

29/01 – SÁBADO
16H45 – VAI-VAI
18H00 – DOM BOSCO DE ITAQUERA
19H15 – ESTRELA DO TERCEIRO MILÊNIO
20H30 – BARROCA ZONA SUL
21H45 – MANCHA VERDE
23H30 – IMPÉRIO DE CASA VERDE

30/01 – DOMINGO
17H00 – UNIDOS DE SANTA BÁRBARA
18H00 – AMIZADE ZONA LESTE
19H15 – COLORADO DO BRÁS
20H30 – TRADIÇÃO ALBERTINENSE

FEVEREIRO

03/02 – QUINTA-FEIRA
20H30 – ÁGUIA DE OURO
21H45 – MOCIDADE UNIDA DA MOOCA

04/02 – SEXTA-FEIRA
20H30 – X-9 PAULISTANA
21H45 – DRAGÕES DA REAL
23H00 – BARROCA ZONA SUL

05/02 – SÁBADO
18H00 – TORCIDA JOVEM
19H15 – LEANDRO DE ITAQUERA
20H30 – CAMISA VERDE E BRANCO
21H45 – UNIDOS DE VILA MARIA
23H30 – GAVIÕES DA FIEL

06/02 – DOMINGO
16H45 – PRIMEIRA DA CIDADE LÍDER
18H00 – NENÊ DE VILA MATILDE
19H15 – ACADÊMICOS DO TUCURUVI
20H30 – INDEPENDENTE TRICOLOR

10/02 – QUINTA-FEIRA
20H30 – MORRO DA CASA VERDE
21H45 – PÉROLA NEGRA
23H00 – UNIDOS DO PERUCHE

11/02 – SEXTA-FEIRA
20H30 – COLORADO DO BRÁS
21H45 – IMPÉRIO DE CASA VERDE
23H00 – VAI-VAI

12/02 – SÁBADO
15H30 – UIRAPURU DA MOOCA
16H45 – CAMISA 12
18H00 – X-9 PAULISTANA
19H15 – TOM MAIOR
20H30 – ÁGUIA DE OURO
21H45 – MOCIDADE ALEGRE
23H30 – ROSAS DE OURO

13/02 – DOMINGO
15H30 – BRINCO DA MARQUESA
16H45 – IMPERADOR DO IPIRANGA
18H00 – MOCIDADE UNIDA DA MOOCA
19H15 – ACADÊMICOS DO TATUAPÉ
20H30 – DRAGÕES DA REAL

17/02 – QUINTA-FEIRA
20H30 – LEANDRO DE ITAQUERA
21H45 – ACADÊMICOS DO TATUAPÉ
23H00 – ESTRELA DO TERCEIRO MILÊNIO

18/02 – SEXTA-FEIRA
20H30 – ACADÊMICOS DO TUCURUVI
21H45 – MANCHA VERDE
23H00 – UNIDOS DE VILA MARIA

Protocolos anticovid-19

Para assistir aos ensaios técnicos gerais, o público deve apresentar o Passaporte da Vacina ou outro comprovante de imunização contra a covid-19, com ao menos duas doses. A temperatura será aferida na entrada, o uso de máscara cobrindo nariz e boca é obrigatório durante toda a permanência no sambódromo do Anhembi e a higienização adequada das mãos é recomendada.

Carnaval SP 2022

Os Desfiles das Escolas de Samba de São Paulo acontecem nos dias 25, 26, 27 e 28 de fevereiro, no sambódromo do Anhembi. O ciclo encerra no dia 5 de março, com o Desfile das Campeãs. Participam da última noite a campeã do grupo de Acesso II, a primeira e a segunda colocada do grupo de Acesso e as cinco escolas com as maiores somas de notas do grupo Especial, incluindo a grande campeã do ano. Os ingressos para as cinco noites de evento estão à venda no site da Eventim.

Governador sanciona lei que reconhece o Império Serrano como Patrimônio Imaterial e Cultural do Rio de Janeiro

O governador Cláudio Castro sancionou a Lei nº 9529, de autoria do deputado estadual Dionísio Lins (Progressistas), que torna o Império Serrano Patrimônio Imaterial e Cultural do Rio de Janeiro. Anteriormente, o então Projeto de Lei havia sido aprovado de maneira unânime pela Assembleia Legislativa, a Alerj.

sandro castro
Foto: Emerson Pereira/Divulgação Império Serrano

Segundo o deputado Dionísio Lins, a proposta é para resguardar a história do Reizinho de Madureira, uma das entidades carnavalescas mais tradicionais do país. Para o presidente Sandro Avelar, a sanção da lei é uma grande conquista:

“A aprovação do projeto que torna o Império Serrano Patrimônio Imaterial e Cultural do Rio de Janeiro é motivo de muita alegria para todos nós. Somos uma instituição grandiosa, com uma linda história e nomes importantes para a cultura popular brasileira. Estamos buscando transformar o Império novamente numa escola forte, competitiva e que corresponda à altura de suas tradições. Agradecemos ao deputado Dionísio Lins pela criação do projeto, ao plenário da Alerj pela aprovação por unanimidade e ao governador Cláudio Castro por sancionar a lei”, afirma Sandro.

O Império Serrano será a oitava escola a se apresentar no sábado de carnaval, 26 de fevereiro, na Marquês de Sapucaí, com o enredo “Mangangá”, de autoria do carnavalesco Leandro Vieira.

Mudanças na Vila Isabel: Luiz Guimarães pede licença da vice-presidência e Capitão Guimarães também se afasta da escola

0

A Unidos de Vila Isabel passa por mais uma mudança política. Dessa vez, o vice-presidente Luiz Guimarães pediu licença e Capitão Guimarães também comunicou o afastamento da azul e branco. A informação foi divulgada na coluna do jornalista Ancelmo Gois, nesta quinta-feira, e confirmada pelo site CARNAVALESCO.

quadra capitao3

Entre diversas questões alegadas, a principal é de divergência de pensamento e ações com o presidente Fernando Fernandes. No documento enviado ao Conselho Deliberativo da Vila Isabel, a razão da licença temporária é a incompatibilidade com o atual mandatário da azul e branco.

Procurado pelo site CARNAVALESCO, o presidente Fernando Fernandes disse desconhecer a ruptura com Capitão Guimarães. “Não fui comunicado. Não sei de nada disso. Tenho admiração pela família (Guimarães) toda. Só tenho palavras para elogiar. Não tenho raiva de ninguém. Estou na escola para ajudar”, disse.

Em agosto desse ano, o ex-presidente da Vila Isabel e da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), Aílton Guimarães Jorge, o Capitão Guimarães, foi homenageado pela sua escola de coração, ao dar seu nome para a quadra da azul e branco do bairro de Noel.

quadra capitao

Encerrando seu discurso, Ailton Guimarães Jorge falou do Carnaval 2022 da Vila Isabel. “Vamos homenagear a figura mais marcante desta escola, que é o Martinho da Vila. A Vila Isabel apresentará um carnaval maravilhoso, posso garantir isso para vocês. Estive com o Martinho e ele falou que a safra de sambas está maravilhosa e teremos um grande conjunto de fantasias”.