Maior campeã da Era Sambódromo, a Beija-Flor virou o bicho papão da avenida a partir dos anos 2000. Os sambistas eram unânimes, para ganhar o carnaval, era preciso superar a Deusa da Passarela. Mas nos últimos anos isso mudou um pouco. Apesar de campeã duas vezes na última década, segundo o levantamento da série “De olho nos quesitos”, a escola não gabaritou nenhum quesito nos últimos cinco anos.

Acostumada a comemorar notas 10 na apuração, a azul e branca nilopolitana tem na sua bateria o quesito de maior sucesso, com apenas um décimo perdido desde 2016. Enredo vem sendo o calcanhar de aquiles da escola, com 1,2 ponto perdido no período. Foi um total de 47 penalizações, a maioria no catastrófico desfile de 2019.

Confira o desempenho quesito a quesito da Beija-Flor:

Alegorias e Adereços

Reconhecida por sua opulência volumétrica, a Beija-Flor perdeu sua pujança de alegorias nos últimos desfiles, até mesmo naquele em que foi campeão. A última nota 30 em alegorias foi no ano de 2017, quando a escola impressionou com um conjunto alegórico belíssimo. Em 2018 e 2020 dois décimos ficaram pelo caminho e em 2019 foram três, totalizando sete em cinco carnavais.

Bateria

Acostumada a impulsionar o canto e a dança nilopolitana, a bateria da Beija-Flor é um dos quesitos mais fortes da escola no levantamento feito pela reportagem do site CARNAVALESCO. Apenas um décimo perdido em 2016 e mesmo assim houve muita polêmica à época com as notas aplicadas para os ritmistas de mestre Rodney. Desde 2017 a escola alcançou a pontuação máxima em bateria.

Comissão de Frente

Não fosse a catastrófica comissão de frente no desfile de 2019, que perdeu impressionantes seis décimos nos módulos de julgamento, o quesito também seria um dos melhores da Beija-Flor nos últimos carnavais. Porém a equivocada concepção daquela apresentação vitimou este quesito, que só não perdeu mais décimos que alegorias, fantasias e enredo.

Enredo

Muito criticada por concepções de enredo equivocadas nos últimos anos, a Beija-Flor sente nas notas as falhas apresentadas neste quesito na avenida. No título de 2018 a escola perdeu um décimo e em 2020 mais um. Nos polêmicos desfiles de 2016, 2017 e 2019 os jurados puniram bastante a escola com um total de 1 ponto de desconto, fazendo com que enredo seja o pior quesito da Beija-Flor desde 2016.

Evolução

Acostumada a dar aula de evolução na avenida, já fazem dois carnavais em que a Beija-Flor não consegue sair da apuração com a excelência no quesito. Mais uma vez o desfile de 2019 contamina a média geral, uma vez que foi meio ponto perdido de uma vez, que viram seis décimos se somados com o décimo perdido em 2020.

Fantasias

Com propostas estéticas diferentes em cada ano, a Beija-Flor não agradou os jurados com seus figurinos nos últimos desfiles. A estética indígena de 2017 respondeu pela perda de 40% dos décimos do levantamento dos últimos cinco anos. Foram mais três décimos em 2017, um em 2018 e dois em 2019. Apenas enredo teve desempenho inferior no período estudado. Em 2020 a escola conseguiu os 30 pontos, totalizando 1 ponto perdido desde 2016.

Harmonia

Assim como bateria, harmonia também beirou a excelência nos últimos desfiles da Beija-Flor. Não chega a ser novidade, já que o canto nilopolitano é reconhecido como um dos mais fortes da avenida. Apenas em 2019 a escola saiu da apuração sem os 30 pontos, quando perdeu um décimo.

Foto: Eduardo Hollanda/Divulgação Beija-Flor

Mestre-Sala e Porta-Bandeira

Claudinho e Selminha Sorriso são um dos maiores casais da história do carnaval e refletem isso em notas alcançadas. Desde 2016, perderam apenas um décimo desde 2016, também no acidentado desfile de 2019. Ao lado de bateria e harmonia o melhor desempenho da escola.

Samba-Enredo

Desempenho irregular da Deusa da Passarela em um dos quesitos tradicionais historicamente. Até mesmo o samba de 2017, muito premiado, não obteve os 30 pontos, perdendo um décimo. Com os dois décimos perdidos em 2019, totalizam três de penalização total nos últimos cinco anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui