Veja abaixo o vídeo da apresentação do intérprete Zé Paulo Sierra, na noite de domingo, no bar Baródromo, cantando o samba-enredo de 2022 da Viradouro. Vídeo feito por Wagner Rodrigues.
‘Samba do Império Serrano é muito forte’, garante intérprete Igor Vianna
Ansioso para a estreia no Império Serrano, Igor Vianna, vencedor do Estrela do Carnaval de melhor intérprete em 2020 pela Unidos de Bangu, conta as horas para ao lado de Nêgo, entoar o samba da Serrinha no próximo carnaval. Neste período, Igor, teve até que superar problemas de saúde relativos à hipertensão que o fizeram buscar uma rotina mais saudável após passar mal em outubro do ano passado.
Pronto para a maratona da Sapucaí, um dos microfones oficiais do carro de som da Tradicional Verde e Branca de Madureira, Igor Vianna, em entrevista realizada ao site CARNAVALESCO durante as gravações do CD da Série Ouro, elogiou bastante o samba escolhido pela escola, originalmente para o desfile que seria em 2021.
“O samba foi escolhido em 2020, um samba muito bom, muito forte, que nos dá várias entradas, várias nuances para fazer um bom trabalho junto ao Nego e a Sinfônica. Já é um samba muito forte, com uma aceitação muito grande e com certeza o povo vai chegar com fogo na roupa cantando ‘juntinho’ ao Império Serrano”, explicou Igor.

Outro que não vê a hora de estrear pela Serrinha, é o mestre Vitinho. Anunciado em maio de 2020, com raízes bem profundas na escola, Vitinho é neto de Alcides Gregório, um dos fundadores do Império Serrano, e filho do lendário mestre Faísca. Ex-mestre da Unidos da Ponte, já vem há quase dois anos preparando a Sinfônica do Samba para o desfile que vai homenagear o capoeirista Manoel Henrique Pereira, conhecido como Besouro Mangangá. Em entrevista ao CARNAVALESCO durante as gravações dos sambas do principal Grupo de Acesso, Vitinho falou da ansiedade e da expectativa para o desfile do Império Serrano.
“O samba é esperado, né? Na verdade, a gente escolheu o samba para o carnaval de 2021, mas pelo momento difícil que a gente viveu na pandemia foi adiado, a gente já estava com os arranjos prontos. E, o samba facilitou muito para a criação dos arranjos, eu e a equipe, toda a bateria trouxe alguma ideia e a gente acabou montado um belo trabalho. A minha expectativa para o Carnaval de 2022, se Deus quiser, é o Império campeão e ver o público todo cantando muito o samba sobre o Mangangá”, revela o comandante da Sinfônica do Samba.
Mestre Vitinho também contou um pouco do trabalho mais direto realizado com os ritmistas para melhorar o desempenho na Sapucaí.
“A gente fez um trabalho específico com naipe de caixa que era uma deficiência que a gente tinha na nossa bateria, fazendo um trabalho com o naipe de tamborim também, enfim, na verdade um trabalho com toda a bateria, agregando, trazendo a galera para dentro do trabalho, limpando as batidas, limpando os arranjos que a gente está fazendo para o samba, acredito que vai ser um carnaval que vai marcar a história do Império Serrano. A gente está trabalhando para ficar marcado na história da nossa escola e da nossa vida”, conta Vitinho.

Apresentado na escola em outubro de 2020, durante as gravações da faixa da escola no CD oficial, Wilsinho Alves, diretor de carnaval da Serrinha, falou de como foi recebido pela escola, da relação com a diretoria, além das áreas que gosta de atuar no carnaval.
“A chegada na escola, o pessoal me recebeu muito bem, toda a escola. O Império é uma escola de família. A diretoria, segmentos, todo mundo me mandando mensagem. Isso dá uma certeza de que eu fiz a escolha certa de vir para o Império. Daqui ao carnaval é muito trabalho. O Zé (José Luiz Escafura) é meu parceiro, a gente é amigo há bastante tempo, do carnaval, é um cara que está militando há muito tempo também, não tem problema nenhum, o Império tem uma grande equipe. Não é só o Zé, tem uma equipe muito boa. Cada um faz a sua parte. A minha parte que eu gosto de fazer é de barracão, de ensaio junto à comunidade, junto aos segmentos, vai dar tudo certo”, revelou Wilsinho.
Com o enredo “Mangangá” , o Império Serrano vai encerrar a noite da quinta-feira, dia 21 de abril, segundo dia de desfiles da Série Ouro.
Ingressos de domingo para o evento de abertura do Rio Carnaval 2022 na Cidade do Samba vão para o segundo lote
A Cidade do Samba será palco nos dias 26 e 27 de fevereiro da abertura do Rio Carnaval 2022. O evento contará com apresentações das 12 escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Você já pode garantir seu ingresso (CLIQUE AQUI).

Para o evento de domingo, dia 27 de fevereiro, a venda já foi para o segundo lote. A meia está R$ 40 e a inteira R$ 80. Vão se apresentar: Paraíso do Tuiuti, Unidos da Tijuca, Estação Primeira de Mangueira, Mocidade Independente de Padre Miguel, Acadêmicos do Grande Rio e Unidos do Viradouro.
O de sábado, dia 26 de fevereiro, o valor ainda é do lote 1, ou seja, meia está R$ 35 e a inteira R$ 70. As escolas do dia são: Imperatriz Leopoldinense, São Clemente, Unidos de Vila Isabel, Portela, Acadêmicos do Salgueiro e Beija-Flor de Nilópolis.
Quem optar pelo combo, os dois dias de eventos, o valor sai por R$ 55 meia e R$ 100 inteira.
Como será a festa
O evento está marcado para os dias 26 e 27 de fevereiro de 2022. A abertura do portão será às 19h e a previsão é que o início das apresentações seja às 20h. No entorno da área do evento haverá food trucks.
Cada apresentação terá ritmistas próprios das escolas, além do intérprete, casal de mestre-sala e porta-bandeira, passistas, musas, velha-guarda, baianas e demais componentes. Todos reunidos no palco e no espaço em frente.
Pela programação da Liesa, na frente do palco haverá uma área separada para os componentes de cada escola. Nas laterais da tenda, vão estar os integrantes convidados das agremiações. O corredor central ficará para o público e que poderá interagir na frente do palco também. Haverá também camarotes.
Beija-Flor homenageia profissionais negros de coirmãs com kit oficial da escola
Em comunhão com o enredo, que busca valorizar a contribuição do negro na história da humanidade, a Beija-Flor de Nilópolis decidiu presentear personalidades e profissionais negros do carnaval com um kit contendo boné com a palavra ‘empretecer’, camisa oficial do enredo 2022, além de uma carta assinada pelo presidente Almir Reis falando sobre as contribuições do negro para a humanidade e para o carnaval em especial.

A aposta da Beija-Flor para 2022, foi apresentar um enredo que tem não só a sua cara, mas que fala muito da sua gente e da sua comunidade. “Empretecer o Pensamento É Ouvir a Voz da Beija-Flor”, segundo a própria sinopse, através do empretecimento do pensamento, quer dar a toda a humanidade, uma visão diferente e original, como novos caminhos para o futuro, estabelecendo outras rotas possíveis.
Dessa vez, o homenageado foi Julinho Fonseca, integrante da comissão de carnaval da Imperatriz Leopoldinense. O diretor de carnaval da Beija-Flor, Dudu Azevedo, foi o responsável por entregar a homenagem, representando o presidente Almir Reis e toda a diretoria da Soberana. Através de Julinho, os kits vão chegar outros profissionais negros da Verde e Branca de Ramos, como por exemplo, o mestre Lolo, comandante da Swing da Leopoldina.
O diretor de carnaval Dudu Azevedo explicou um pouco mais sobre a iniciativa e sobre o conteúdo dos kits. “Em todas as escolas, a gente vai entregar para todos os profissionais negros que trabalham nessa cultura popular brasileira. E, a gente quer valorizar os negros que fazem parte do carnaval carioca, para colocar eles no patamar de protagonismo dessa festa, que são a grande maioria. E, isso, muitas vezes não é valorizado. A Beija-Flor, através do presidente Almir Reis, além de empretecer o pensamento, faz um movimento de empretecimento, de valorizar o negro trabalhador, o negro que coloca sua arte em prol da nossa cultura e encanta todos nós do carnaval carioca. Tem um boné, uma camisa, e uma carta assinada pelo presidente Almir Reis falando da história do negro no carnaval, e como é valoroso essas mãos negras nas escolas de samba do Rio de Janeiro”, explicou o diretor de carnaval da Soberana.

Julinho Fonseca, representando todo o corpo de trabalho e de artistas negros da primeira escola homenageada pela iniciativa original da Beija-Flor, agradeceu em nome da diretoria da Imperatriz Leopoldinense e fez questão de valorizar a integração cada vez maior entre todas as escolas de samba do Rio de Janeiro.
“Para mim, eu estou ,até, um pouco emocionado com esse gesto. Mais uma vez, essa iniciativa do Dudu, queria agradecer em nome da família Imperatriz, da Dona Cátia (Drumond), Vinícius (Drumond). Um abraço para o presidente Almir, independentemente de qualquer coisa, somos parceiros, e essa iniciativa, é ótima, maravilhosa. E, enaltecendo a nossa raça, isso é o carnaval, essa é a nossa cultura, e temos que mostrar para todos essa união entre a gente aqui”, entende Julinho.
A iniciativa foi mais uma das ações da Beija-Flor em prol da divulgação do enredo e da causa que será defendida e apresentada no desfile que fechará a primeira noite do Grupo Especial em abril. Além dos kits, a Beija-Flor apresentou o enredo ‘empretecer’ para ativistas dos direitos raciais nesta semana. E, em janeiro, alterou a fachada do barracão para incluir alerta sobre cotas, ensino da cultura negra e intolerância religiosa, entre outros projetos de divulgação.
Melhorias na pavimentação e na drenagem do Sambódromo vão dobrar número de ralos na pista e passarela para os desfiles
A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Conservação e da Riotur, está executando uma série de ações de revitalização no Sambódromo. O serviço ao longo da Marquês de Sapucaí, previsto para terminar na primeira quinzena de fevereiro, inclui melhorias no sistema de drenagem para captação das águas de chuva, bem como fresagem e recapeamento asfáltico da pista. Até o início deste mês, já foram recapeados cerca de 37% da pista da Passarela, totalizando 360 toneladas de asfalto em uma área de 3.250 metros quadrados.

A secretária de Conservação, Anna Laura Valente Secco, explica que o trabalho irá contribuir com a evolução das escolas de samba e de seus componentes durante os desfiles. As equipes da Conservação também estão ampliando o número de caixas de ralo, que vai mais do que dobrar: dos 33 existentes, passará para 70.
“Há mais de dez anos não era feita uma reforma desse porte no pavimento do Sambódromo. O novo piso vai permitir que carros alegóricos e alas que desfilam no chão passem suavemente, evitando acidentes causados por falhas na pavimentação. A melhoria na captação das águas de chuva vai fazer com que bolsões de água escoem rápido, liberando a passagem para as escolas de samba desfilarem”, diz Anna Laura.

Para o serviço no piso do Sambódromo, estão sendo usados os seguintes equipamentos: uma fresadora, duas minicarregadeiras, uma vibroacabadora e dois rolos compactadores de asfalto. O total de massa asfáltica aplicada no local ao fim dos trabalhos será de 1.850 toneladas.
Beija-Flor apresenta enredo sobre ‘empretecer’ para ativistas da luta por direitos raciais
Em uma ação relacionada ao seu enredo sobre “empretecer o pensamento”, a Beija-Flor recebeu, nesta quarta-feira em seu barracão na Cidade do Samba, na Zona Norte do Rio de Janeiro, ativistas representantes de entidades que lutam pelos direitos da população preta no Rio de Janeiro e em todo o Brasil. O encontro teve como objetivo ambientar os visitantes no tema da azul e branca para o Carnaval 2022, uma exaltação à intelectualidade negra.

Na “fábrica de sonhos”, estiveram presentes a coordenadora-executiva da Iniciativa Direito à Memória e Justiça Racial (IDMJR), a economista Giselle Florentino; a coordenadora da ONG Criola, a assistante social Lucia Xavier e o coordenador do Instituto de Defesa da População Negra (IDPN), o advogado Joel Luiz Costa. O trio foi recepcionado pelo carnavalesco Alexandre Louzada e também pelo designer, figurinista e projetista André Rodrigues — ele integra a comissão de artistas negros que desenvolve o desfile.
“Durante o encontro, ouvi a frase: “Se eu pudesse escolher uma maneira de contar a nossa história, seria dessa forma como vocês estão fazendo”. Foi uma reação tão positiva quanto à da Conceição Evaristo (escritora), que também me impactou muito na construção do desfile”, conta André, ao relatar detalhes da visita: “Essas pessoas estão no front ajudando outros irmãos no duro processo de sobreviver neste mundo. São as vozes mais importantes pra nós. Fico feliz por estarmos tocando o coração deles e de todos os que estão conhecendo o projeto”.
Giselle, Lucia e Joel foram convidados pela equipe da Beija-Flor a desfilar na Sapucaí em abril, para quando as apresentações do Grupo Especial foram adiadas em decorrência da pandemia da Covid-19. Assim como eles, a escola está recepcionando no barracão outras figuras ligadas à causa, dia a dia. A expectativa é que elas ajudem a disseminar a mensagem de respeito e igualdade, entre outros valores imprescindíveis, que a Beija-Flor prepara.
Escolas de samba do Grupo Especial e Liesa preparam festa de abertura dos desfiles de 2022; veja imagens do projeto
Esse ano não será igual ao que passou! Esse é o pensamento das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro e da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) que programam para os dias 26 e 27 de fevereiro, uma grande festa de abertura para os desfiles de 2022, que foram adiados para o mês de abril. entrada do público será controlada mediante a apresentação do comprovante de vacinação, como ocorre em todos os eventos na cidade. O site CARNAVALESCO apresenta detalhes do projeto. O diretor de marketing da Liga, Gabriel David, contou o que representa o evento.

“É um grito de resistência. A gente não poderia deixar essa data do carnaval pasar em branco. É claro que não são os desfiles que idealizamos, que vão acontecer em abril. O carnaval passou por muitas dificuldades, diante de todo o cenário, mudamos de datas, mas a gente segue forte por mais que tenha sido difícil. Estamos preocupados em fazer na Cidade do Samba uma grande experiência para quem estiver ali. Ter um bom serviço, no preço acessível, que todo sambista possa se sentir representado. Vamos espalhar alegria. A gente espera abrir cada vez mais as festas da Liesa, que eram só para convidados, em um modelo que todos possam vir, conhecer mais sobre nossas escolas de samba. Tenho certeza que o mundo do samba ficará muito feliz. Será uma grande festa”, garante.

Segundo Gabriel David, a festa em fevereiro na Cidade do Samba, além de ser realizada na data tradicional do carnaval, representa o início de projetos da Liesa para ações das escolas de samba durante o ano inteiro.
“Está no dia a dia da direção da Liesa trabalhar mais o conteúdo das escolas de samba durante o ano inteiro. Assim, a cadeia produtiva estará em ação todo o tempo, saindo somente da produção dos desfiles, gerando atividades ao longo dos meses. A gente precisa de mais eventos de samba e acontecimentos carnavalescos ao longo do ano. A gente se preocupa com isso. É muito importante que tenhamos mais eventos de samba ao longo do ano e vamos buscar isso o tempo inteiro”.

Como será a festa
O evento está marcado para os dias 26 e 27 de fevereiro de 2022. A abertura do portão será às 19h e a previsão é que o início das apresentações seja às 20h. No entorno da área do evento haverá food trucks.

Pela programação da Liesa, na frente do palco haverá uma área separada para os componentes de cada escola. Nas laterais da tenda, vão estar os integrantes convidados das agremiações. O corredor central ficará para o público e que poderá interagir na frente do palco também. Haverá também camarotes.
Cada apresentação terá ritmistas próprios das escolas, além do intérprete, casal de mestre-sala e porta-bandeira, passistas, musas, velha-guarda, baianas e demais componentes. Todos reunidos no palco e no espaço em frente.

Programação
Sábado (26/02): Imperatriz, São Clemente, Vila Isabel, Portela, Salgueiro e Beija-Flor.
Domingo (27/02): Tuiuti, Tijuca, Mangueira, Mocidade, Grande Rio e Viradouro.
Mais projeções de como ficará a Cidade do Samba


Marca ‘Rio Carnaval’ é lançada!
Os presidentes das 12 agremiações do Grupo Especial do Rio de Janeiro conheceram e aprovaram a nova marca dos desfiles das escolas de samba. Hoje, ela é apresentada ao público e oficialmente estará na Cidade do Samba, nos dias 26 e 27 de fevereiro de 2022, quando acontecerá a celebração carnavalesca na data tradicional do carnaval. Ao site CARNAVALESCO, o diretor de marketing da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), Gabriel David, explicou como surgiu a intenção de criar a marca “Rio Carnaval”.

“A marca é criada a partir do bailado de uma porta-bandeira vista de cima. Todo o tracejado dessa marca é criado a partir desse bailado. É a forma da emoção que o carnaval traz para essa marca. Ao longo dos próximos meses, vamos destrinchar todos os detalhes que isso pode proporcionar. É uma marca viva, atual e que representa as escolas como um todo”, disse.

Comercialmente, Gabriel David apontou pontos fundamentais que a criação da marca “Rio Carnaval” gera para os desfiles das escolas de samba.
“O carnaval já entrega muito, mas é difícil de tangibilizar (algo que pode ser sentido, representado, palpável), entender o que é essa entrega. É a TV Globo, prefeitura, Liesa? Fica difícil entender. A ideia da marca chega para dar unidade, poder apresentar para pessoas de forma mais clara quem está ali se apresentando, o que é o carnaval, os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Essa marca é o “Rio Carnaval”. Fica mais fácil de perceber, da mais unidade ao olhar do povo em geral. Para marcas parceiras comercialmente falando é importante. Tangibiliza tudo que a gente pode enquanto marca entregar para uma outra marca parceira, patrocinador”.

A criaçaõ da marca proporciona, segundo Gabriel David, a criação de uma série de ativações. O diretor diz que nos próximos anos isso será apresentado ao público. Neste primeiro momento, a fase ainda é de planejamento financeiro dentro da Liesa e das escolas de samba.
“É uma marca viva e que pode perdurar no tempo. É muito atual. Ela tem inúmeras possibilidades tanto de ativações, quanto de aplicações. Muitas custam dinheiro. A Liga e o carnaval precisam primeira se estabilizarem com o planajamento financeiro. Isso está acontecendo aos poucos. Por isso, a gente tem que ter cautela neste momento. Vamos expor várias ativações ao longo dos anos. É uma marca que muda de cor e formato. Pode ser aplicada em cima imagens, símbolos, logos. Da muita propriedade para cada escola transformar aquela marca em sua. Lógico que isso não vai apagar ou ser maior que a marca da escola. Ela representa todas 12 escolas do Grupo Especial e o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro”.

Quem estiver no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, durante os desfiles em abril, vai conferir uma loja física especial com produtos das escolas de samba e da marca “Rio Carnaval”. Gabriel David conta o que pensa sobre essa comercialização, seja ela presencial ou virtual.

“A loja física é um fato. Até para ajudar as pessoas acharem produtos das escolas de samba. Certamente, ela vai acontecer na Sapucaí. Futuramente, a gente pensa em ter alguns pontos de lojas físicas espalhados na cidade, em ambientes carnavalescos. A loja online é o futuro, mas temos que lançar os produtos. Existe um processo até chegar na loja online, mas com certeza ela também vai acontecer”.

