Ao longo das últimas décadas, o trânsito entre os profissionais do Festival Folclórico de Parintins nos barracões das escolas de samba é cada vez mais notável. A tecnologia desenvolvia por esses artistas marcou profundas transformações no fazer alegórico das duas festas. É sobre esse intercâmbio cultural que se dedica o livro “Carnaval e Boi-bumbá: entrecruzamentos alegóricos”, fruto da tese em Artes Visuais do pesquisador e jornalista João Gustavo Melo.

Embora distantes geograficamente, Rio de Janeiro e Parintins apresentam pontos de contato fundamentais na utilização das alegorias como recursos narrativos, visuais e estéticos de suas apresentações. É mergulhado nesse rico universo visual que a obra desenvolve reflexões sobre o processo de construção das alegorias. A pesquisa acompanhou ainda o processo de construção de uma alegoria da Vila Isabel, em 2019, no barracão na Cidade do Samba e mergulhou no galpão de alegorias do boi-bumbá Caprichoso no mesmo ano. Traçando assim diversas inspirações, correspondências visuais, trocas e influências entre os artistas das duas festas.

O livro será a décima primeira publicação do Selo Carnavalize, que vem se dedicando a produzir uma bibliografia sobre o carnaval e escolas de sambas. Para que a publicação seja possível, foi lançada uma CAMPANHA DE FINANCIAMENTO COLETIVO com com vários pacotes de recompensa, a partir de R$10 reais. Além do livro, há ainda brindes temáticos do Garantido e Caprichoso, como marcador do livro, broches, postais e adesivos. Além de uma aula exclusiva com o pesquisador e autor do título.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui