InícioEspecialMuseu do Samba oferece visita virtual guiada pelo historiador Luiz Antonio Simas

Museu do Samba oferece visita virtual guiada pelo historiador Luiz Antonio Simas

O Museu do Samba disponibilizou em seu canal no YouTube uma visita guiada à exposição “Semba/Samba: Corpos e Atravessamentos – Brasil e África: Traduzindo o Nosso Samba”. Quem conduz o “passeio” é o escritor e historiador Luiz Antonio Simas, que assina a curadoria textual da mostra, ao lado do escritor e compositor Nei Lopes.

A exposição celebra os saberes da ancestralidade africana e suas conexões socioculturais e religiosas com o universo das escolas de samba, reunindo obras de artistas como Rosa Magalhães, Milton Cunha, Lícia Lacerda, Bruno César, Ana Bora, Alessandra Reis, Marina Vergara, Mulambö, entre outros.

Idealizada por Aloy Jupiara, Felipe Ferreira, Nilcemar Nogueira e Rachel Valença, a mostra, que entra em sua segunda fase, tem curadoria artística e projeto expográfico assinados por Leonardo Bora e Gabriel Haddad, carnavalescos da escola Acadêmicos do Grande Rio.

Em tempos de pandemia, o tour virtual, totalmente gratuito, é uma grande oportunidade para cariocas e turistas conhecerem o Museu do Samba. A instituição, no entanto, continua recebendo visitas presenciais mediante agendamento. A marcação pode ser feita através do e-mail [email protected] ou pelo telefone (21) 3234-5777.

A atividade conta com patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Lei Municipal de Incentivo à cultura – Lei do ISS, e apoio do Ministério do Turismo, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

- ads-

Compositores do Tucuruvi festejam Estrela do Carnaval de ‘Melhor Samba do Especial de SP em 2024’

Muitos pensam que o encerramento dos desfiles de escolas de samba de São Paulo em 2024 não teria arquibancadas cheias nem emoção já na...

Flávio Campello celebra prêmio Estrela do Carnaval de 2024 da Tom Maior: ‘Nossa escola tem uma alma guerreira’

No carnaval de 2024 a Tom Maior realizou no Sambódromo do Anhembi um desfile que se destacou pela exuberância plástica. A criatividade no uso...

Rock in Rio e Diogo Nogueira levam projeto do Clube do Samba para o Global Village

Novidade na Cidade do Rock, o Global Village vai emocionar todo o público presente nesta edição que celebra os 40 anos de história do...