InícioEspecialMinidesfiles das escolas de samba do carnaval capixaba acontecem sexta e sábado,...

Minidesfiles das escolas de samba do carnaval capixaba acontecem sexta e sábado, em Vitória

Durante dois dias, as sete escolas do grupo especial do carnaval, mais a Andaraí, rebaixada em 2023, terão 30 minutos para se apresentar numa pista de 80 metros, construída exclusivamente para o evento

‘Um evento que já nasce grande sem ainda acontecer’. É assim que o diretor de carnaval da Liesge (Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial do Espírito Santo) João Filipe resume os minidesfiles que acontecerão neste final de semana. Anunciado publicamente em maio, a ideia de um desfile reduzido colaborou massivamente para que o calendário das escolas fossem antecipados e ensaios intensificados.

Diretor de carnaval da Liesge (Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial do Espírito Santo) João Filipe

“O minidesfile articulou e movimentou todas as escolas de samba que farão parte dele. Cada escola precisou construir seu enredo e samba antecipadamente. Consequentemente os ensaios também se anteciparam, se comparados a outros carnavais. Querendo ou não, movimenta e fomenta as comunidades para preparação. É costureira, sapateiro, ferreiro e etc. Para a Liga também é importante porque atrai imprensa e os olhares se voltam para o carnaval. É uma movimentação que eu nunca tinha visto nessa época do ano”, explica João Filipe.

Pelas redes sociais os comentários positivos sobressaem alguns poucos negativos. Porém, uma questão que alguns sambistas se perguntam é porque chamar de ‘minidesfile’, e porque não acontecer dentro do sambão do povo, casa do folião capixaba. Sobre isso, o diretor é sucinto na resposta.

Estrutura para os mini desfiles em Vitória

“O parque Tancredão também é a casa de todo sambista. Ali são construídas alegorias de diversas escolas de samba, nós temos afinidade com aquele espaço. Sobre o nome, não é de forma a reduzir o evento, e sim pelo formato. É menor desde sua criação. Uma pista reduzida, número de componentes reduzidos, regras reduzidas, não terá alegorias. No Tancredão é um ambiente fechado, temos controle total e a burocracia é menor”, acrescenta João.

Não tem competição, mas…

Ainda em maio, quando foi anunciado, a regra principal do minidesfile é de que não haveria uma disputa entre as escolas. Porém todos conhecemos a competitividade entre sambistas. E João garante que as escolas brindarão os presentes.

Estrutura para os mini desfiles em Vitória

“Nós gostamos de ver coisas de qualidade. Até porque haverá transmissão e isso fica eternizado para sempre, é mais um motivo para a qualidade ser elevada. Desde o primeiro dia estou me empenhando junto da equipe da Liga no sentido de orientar as escolas de que não é um ensaio técnico. O minidesfile é próximo a um desfile, só que reduzido. As expectativas são grandes para assistir escolas organizadas e com qualidade”, completa.

Campeã do carnaval 2023 promete um show ‘padrão MUG’

Oito estrelas ornam o pavilhão vermelho e branco do Leão da Glória. Ao longo de todos esses títulos, a Mocidade Unida da Glória estabeleceu um padrão de qualidade para si mesma e para seus componentes. No minidesfile não será diferente. Segundo Slin Ribeiro, diretor geral de harmonia da escola. MUG vai presentear os presentes com um grande show.

Slin Ribeiro, diretor geral de harmonia da MUG

“É uma oportunidade para o sambista exaltar sua cultura, para além dos ensaios das escolas. O minidesfile é o carvão que botamos na fogueira para iniciar os trabalhos se preparando para 2024. A MUG tem um emblema de que não sai de casa para perder. Não sabemos brincar quando o quesito é carnaval. Tentamos mostrar nosso melhor sempre. O público merece, Vitória merece. E a gente investe em todos os segmentos da escola. Vai ser um carimbo padrão MUG”, finaliza Slin.

Estrutura para os mini desfiles em Vitória

Serviço
Minidesfile das Escolas de Samba do Grupo Especial de Vitória
Dias: sexta-feira, dia 25 de agosto, e sábado, dia 26 de agosto
Local: Tancredão – Avenida Dário Lourenço de Souza, Vitória

- ads-

Série Prata: Botafogo Samba Clube e Tradição sobem para Série Ouro e vão desfilar na Sapucaí em 2025

A Botafogo Samba Clube e Tradição venceram seus dias de desfiles na Série Prata e conquistaram o acesso para Série Ouro e vão desfilar...

Mocidade anuncia renovação do casal de mestre-sala e porta-bandeira

A Mocidade Independente de Padre Miguel anunciou na tarde desta terça-feira a renovação do casal de mestre-sala e porta-bandeira, Diogo e Bruna, para o...

Série Bronze: Boi da Ilha é a campeã; sobem para Série Prata também o Império de Nova Iguaçu, Alegria do Vilar e Chatuba de...

Por Lucas Santos e Rafael Soares O Boi da Ilha do Governador foi campeã geral da Série Bronze no Carnaval 2024 e garante o direito...