O pré-carnaval carioca terá mais um grande evento no fim de semana rendendo homenagens a grandes figuras da maior festa popular a céu aberto do país. A oitava edição do Baile Glam, festa realizada por Milton Cunha, no domingo, na quadra da Vila Isabel, resgata a atmosfera do luxo e do glamour dos antigos concursos de fantasia, através do desfile dos principais destaques de luxo do carnaval, que exibirão seus trajes na quadra da com entrada franca a partir das 17h.

Além de manter viva a atmosfera de requinte que envolve estes personagens, Milton aproveita para celebrar a existência de grandes nomes que fizeram a história dos desfiles ultrapassar as fronteiras nacionais através do belíssimo trabalho desempenhado por nomes como Haroldo Costa e Rosa Magalhães, eleitos rei e rainha do baile desta edição.

A presença maciça de destaques, reis, rainhas de bateria, musos e musas da folia, além da Corte do Carnaval, está confirmada no evento que tem patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Cultura, com apoio da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) e da Rio Carnaval.

Como já é tradição do Baile Glam, a cada edição, uma personalidade do segmento dá nome à celebração e, este ano, a homenageada é Iracema Pinto, que escreveu seu nome na galeria de destaques dos Acadêmicos do Salgueiro por quase meio século.

Nascida em 1941, Iracema Pinto deixou sua marca no mundo do samba ao fazer sua estreia triunfante na vermelha e branca em 1973. Sua primeira aparição foi na Ala dos Estudantes, a mais antiga e tradicional da escola onde demonstrou sua paixão contagiante pelo Carnaval e por seu Torrão Amado.

Já em 1974, desfilou como destaque de ala, atraindo os olhares admirados dos espectadores e dos colegas foliões. No Carnaval de 1975, Iracema ganhou ainda mais destaque ao integrar a ala de Max Lopes, o célebre carnavalesco que também presidia uma das alas da escola. Sua chegada ao grupo de destaques aconteceu neste mesmo ano quando desempenhou o papel de uma das mulheres que compunham a corte do Rei Salomão, uma interpretação magistral trazida à vida pelo icônico Jésus Henrique. Essa atuação singular marcou a estreia de Iracema como destaque, coincidindo com a conquista do bicampeonato da escola.

Em 1996, ela desfilou pela última vez como destaque, deixando uma trajetória brilhante nas passarelas do Carnaval. Com a mesma dedicação e comprometimento que exerceu ao longo de sua trajetória como destaque de luxo assumiu a presidência dos Destaques do Salgueiro, uma posição de honra que ela ocupou com orgulho e devoção até seu falecimento em 2019.

Sua história é um testemunho vivo do amor apaixonado pelo Carnaval, da dedicação à cultura brasileira e do papel fundamental que os destaques desempenham na criação de memórias inesquecíveis no carnaval das escolas de samba.

A festa terá apresentação do trio formado por Milton Cunha, Laiza Bastos e Meime dos Brilhos e o show ficará por conta do GRUPO SER, levando o que há de melhor nos sambas de enredo que marcaram a história do Carnaval

Serviço: VIII Baile Glam
Data: 27 de agosto
Horário: a partir das 17h
Local: Quadra da Unidos de Vila Isabel
Entrada Franca
Classificação Livre
Atrações: desfiles dos destaques e grupo SER