Após ser a quinta escola a desfilar no domingo de carnaval em 2023, os componentes do Acadêmicos do Salgueiro vão para o sorteio, que ocorre nesta terça-feira, com a expectativa de que a agremiação entrará na Marquês de Sapucaí em uma boa posição da segunda-feira de carnaval. Em entrevista ao site CARNAVALESCO, o intérprete Emerson Dias, o coreógrafo Patrick Carvalho e o mestre-sala Sidclei Santos revelaram suas expectativas para a ordem dos desfiles, que será definida nesta noite.

salgueiro desfile 2023 35
Fotos: Nelson Malfacini/CARNAVALESCO

O intérprete Emerson Dias confessou que vai torcer para o Salgueiro fechar os desfiles da segunda-feira de carnaval. Caso não caia domingo, para ele, a expectativa é que a escola não seja a segunda a entrar no domingo.

“Sempre na expectativa de uma posição competitiva. Óbvio que, estatisticamente falando, queremos a segunda-feira. Porém, se não for o nosso destino, espero que não sejamos a segunda escola de domingo. Por causa das estatísticas do campeonato, sem dúvidas, a segunda-feira é a preferência. E por acreditar muito na força do Salgueiro, (espera) que a gente feche os desfiles”, revelou o intérprete.

Para Emerson a ordem do desfile pode sim definir o trabalho realizado ao longo da preparação do carnaval. Confiante, ele comentou sobre a vontade de ver o Salgueiro fechar os desfiles de segunda: “De arrepiar”.

“Com certeza. Principalmente na reta final, para dosar mais ou menos a energia nos ensaios e durante o carnaval. Como eu falei, torço para que o Salgueiro feche os desfiles com esse enredo extremamente pertinente para esse momento. Vai ser de arrepiar”, confiante, comentou Emerson Dias.

O intérprete da vermelho e branco também revelou que gostaria de participar do sorteio: “Para mim esse rito é como bater um pênalti. Tenho vontade de um dia subir e tirar a bola. Acredito na minha sorte e tiraria uma boa posição de segunda-feira”.

salgueiro desfile 2023 02

O coreógrafo Patrick Carvalho falou sobre a expectativa para saber qual será o dia e a hora que o Salgueiro entrará na Passarela do Samba. Assim como grande parte dos sambistas, ele torce para que a agremiação desfile na segunda-feira.

“É uma expectativa gigante! É sempre um grande frio na barriga para os profissionais do carnaval, porque já é nesse momento que você começa a montar suas estratégias. Para nós e para qualquer escola, a segunda-feira é sempre a preferência por ter mais tempo para trabalhar e se preparar melhor”, disse Patrick.

Apesar da expectativa, o coreógrafo contou que não tem nenhuma superstição. Para ele, a ordem do desfile não define o trabalho que será realizado.

“Acredito muito que consegue quem trabalha mais. O dia e a hora que vierem eu tenho que ser o mais preparado de todos. O que define é a força e a magia que você conseguiu idealizar para apresentar neste grande espetáculo. Todos estão esperando o que mais vai te tocar e você tem que estar pronto para tocar a sensibilidade e o coração das pessoas. E isso para mim não se resume em lado ou horário. Eu tenho uma filosofia na minha cabeça que a avenida só aceita o que ela quer, então ache o que ela está esperando” revelou Patrick.

salgueiro desfile 2023 12

Assim como Emerson e Patrick, o mestre-sala Sidclei Santos torce para que a agremiação desfile na segunda-feira. Apesar disso, ele destacou que a posição da escola não definirá o trabalho realizado.

“As melhores (expectativas) possíveis. É um grande passo para um grande espetáculo. A preferência é para a segunda-feira, mas estaremos prontos para qualquer dia. Pedir a Deus e aos orixás o que seja melhor para nossa escola”. Sobre a posição influenciar o trabalho realizado, Sidclei disse: “No meu particular, não. Independente do dia e da colocação, o empenho sempre será o mesmo”, comentou o mestre-sala.