InícioGrupo EspecialBeija-Flor se diz preparada para disputar o título independente do dia que...

Beija-Flor se diz preparada para disputar o título independente do dia que for sorteada para desfilar

Segmentos da azul e branca de Nilópolis acreditam na força da escola e dizem estarem prontos para o título

O caminho da Beija-Flor de Nilópolis no próximo carnaval será definido hoje em sorteio que ocorrerá na Cidade do Samba, o objetivo de todos é desfilar na segunda-feira, porém, no que depender de seus segmentos, a Deusa da Passarela virá para disputar o título independente do dia e da posição de desfile que forem definidos. Grande vencedora na era sambódromo, a Beija-Flor nunca foi campeã desfilando na primeira noite de apresentações, apesar de grandes desfiles, a azul e branca bateu na trave algumas vezes. De acordo com os entrevistados pelo site CARNAVALESCO, a escola está se preparando para fazer um grande desfile visando levar o caneco para Nilópolis, algo que não ocorre desde 2018, quando fechou a segunda noite de desfiles com uma apresentação impactante.

Fotos: Nelson Malfacini/CARNAVALESCO

O diretor de carnaval da azul e branca, Dudu Azevedo, revelou que a expectativa pelo sorteio é boa, para ele, o dia do sorteio é um momento em que os sambistas podem se reencontrar e no caso da Beija-Flor, já é possível traçar o calendário do próximo ano. Dudu não esconde a preferência por desfilar na segunda-feira, segundo ele, essa escolha é somente por conta do número de títulos distribuídos neste dia.

“Expectativa boa. Eu acho que muita gente criou uma certa tensão pro dia do sorteio, eu costumo falar que a gente tem que ir leve, tem que ir normal, é o sorteio, já diz o nome que tem sorte envolvida, e aí quem vai lá bota a mão na bolinha tem que tá com energia boa pra pegar o que a gente normalmente deseja. Todo mundo deseja desfilar na segunda-feira. A expectativa é boa para uma noite onde os sambistas vão se encontrar a gente inicia o calendário do próximo carnaval sempre no sorteio e com a energia boa de pegar a bolinha correta, a bolinha boa, ter a bolinha maior que é a bolinha da segunda, é o dia onde mais escolas de samba saem vitoriosas. A gente tem sempre a expectativa de desfilar na segunda-feira por causa dos números. Nada mais do que isso, é somente pelo fato de mais escolas terem se sagrado campeã na segunda-feira”, conta Dudu.

Sobre ter alguma superstição, o diretor afirma que tem apenas fé e pede a Deus para queo melhor caminho seja o escolhido, ele aproveitou para dizer que a posição de desfile é importante para definir como o trabalho será feito, medidas dos carros e uma melhor concentração dos componentes são fatores pontuados por Dudu.

“Eu não tenho superstição, eu tenho fé, eu tenho sempre fé, coloco na mão de Deus, dou proteção sempre, entrego sempre o nosso trabalho na mão de Deus, para que ele ilumine e venha o melhor pra Beija-Flor, essa é minha energia do dia. A posição de desfile define algumas ponderações, algumas observações de trabalho. Por mais que o viaduto esteja lá há anos, todo mundo sabe a medida, mas tem uma observação que a gente tem que utilizar no barracão quando concentra do lado do Balança, eu prefiro os Correios também para os componentes devido ao índice de roubo aí do lado do Balança, foge dos furtos. Então eu prefiro o lado dos Correios. Claro que também pelo lance da altura dos carros alegóricos, isso define muitas observações pra gente”, disse o diretor de carnaval.

Foto: Allan Duffes e Nelson Malfacini/Site CARNAVALESCO

Porta-bandeira histórica da Beija-Flor de Nilópolis, Selminha Sorriso falou sobre a importância do sorteio para aproximar os sambistas e aumentar a expectativa para o próximo carnaval, segundo ela, desfilar na segunda noite de apresentações é o desejo dela e da maioria, porém, acredita que é possível sim vencer desfilando no domingo, ela cita a Viradouro, campeã em 2020 e deixa para o Deuses do carnaval definirem o melhor caminho para a Deusa da Passarela.

“A minha expectativa sempre é a melhor, pra começar é o encontro dos sambistas, cheios de sonhos, na expectativa da ordem do desfile do próximo carnaval, eu já fico muito feliz só de estar participando dessa festa, a preferência como a maioria é sempre segunda-feira. Mas por que não ser no domingo e ganhar um carnaval no domingo? Já aconteceu. A história é que muitos campeonatos aconteceram nas segundas-feiras, mas tivemos a Viradouro como exemplo há pouco tempo de que pode ganhar um carnaval no domingo, então é deixar os Deuses do samba organizarem direitinho como eles querem que cada um apresente o melhor desfile que puder, todas serão maravilhosas, temos grandes enredos para o próximo carnaval, acredito que todos os dias teremos arquibancadas, frisas e camarotes lotados”, contou Selminha.

Selminha brincou ao dizer que no ano passado acertou em qual posição a escola da baixada iria desfilar, porém, esse ano ela prefere deixar em aberto, segundo ela, quando uma escola está preparada para ser campeã o dia pouco importa, mesmo assim, ela lembra que a Beija-Flor tem um histórico vencedor quando encerra o carnaval, mas prefere deixar a sorte para os deuses do carnaval.

“Ano passado eu acertei que a escola seria a quinta de segunda-feira. Esse ano eu vou deixar para os deuses do samba decidirem, com o ‘Delírio de Carnaval na Maceió de Rás Gonguila’ a Beija-Flor independente de domingo ou segunda fará um grande desfile em busca do título. Quando a escola faz um grande desfile, tem um grande enredo, samba e todos os segmentos estão a altura de um resultado positivo a ordem não mexe muito com isso não, a escola tem que entrar ali pra mostrar que ela vai brigar pelo título. Encerrar a segunda-feira pra Beija-Flor sempre é maravilhoso, por conta realmente dos resultados que ela já obteve sendo a última de segunda-feira. Mas, mais uma vez, eu vou deixar essa definição de 2024 para os deuses do samba que vão estar lá conosco decidindo juntamente com quem estiver ali com a mãozinha no globo tirando a bolinha pra que seja a ordem que tiver de ser”, finalizou a porta-bandeira.

Comandante da bateria “Soberana” ao lado do mestre Plínio, mestre Rodney contou que deseja desfilar na segunda-feira, mas que independente do dia e da posição, a Beija-Flor fará um grande carnaval e irá brigar novamente para ser campeã. Para o mestre, desfilar no segundo dia garante o som da avenida mais adequado e o público esperando com mais empolgação.

“A expectativa é a melhor possível, queremos cair no segundo dia, mas se não cair a gente está preparado para fazer um grande desfile e pode ter certeza, a Beija-Flor quando desce para desfilar ela vai sempre com a intenção de ganhar, não se ganha sempre, mas a gente sempre faz o melhor carnaval possível. Desfilar no segundo dia é melhor porque a pista e o som vão se adequando, vão ficando direito, e o segundo dia tem um glamour maior, a gente qualquer dia vamos ter que fazer um grande, mas o segundo dia é é melhor na minha na minha concepção por isso, porque o som já tá mais adequado, mais afinado, e a galera também tá mais quente esperando”, disse o mestre.

No dia do sorteio Rodney diz que busca sempre pensar positivo para que o melhor caminho seja o escolhido, ele volta a afirmar que a azul e branca de Nilópolis vai em busca do troféu de campeã seja qual for o dia e posição sorteada.

“Sempre pensar em coisas boas, o pensamento positivo é que nós vamos ter uma ordem maravilhosa pra desfilar, mas torno a falar, seja a ordem que que cair, nós vamos fazer um grande desfile, podem ter certeza disso, trabalhar é o nosso lema, vamos fazer um grande desfile e se Deus quiser ser abençoado com mais um caneco pra Nilópolis”, finalizou Rodney.

- ads-

Série Prata: Botafogo Samba Clube e Tradição sobem para Série Ouro e vão desfilar na Sapucaí em 2025

A Botafogo Samba Clube e Tradição venceram seus dias de desfiles na Série Prata e conquistaram o acesso para Série Ouro e vão desfilar...

Mocidade anuncia renovação do casal de mestre-sala e porta-bandeira

A Mocidade Independente de Padre Miguel anunciou na tarde desta terça-feira a renovação do casal de mestre-sala e porta-bandeira, Diogo e Bruna, para o...

Série Bronze: Boi da Ilha é a campeã; sobem para Série Prata também o Império de Nova Iguaçu, Alegria do Vilar e Chatuba de...

Por Lucas Santos e Rafael Soares O Boi da Ilha do Governador foi campeã geral da Série Bronze no Carnaval 2024 e garante o direito...