728x90
InícioSérie OuroInocentesInocentes de Belford Roxo faz desfile luxuoso, mas com problemas de evolução

Inocentes de Belford Roxo faz desfile luxuoso, mas com problemas de evolução

Por Raphael Lacerda e fotos de Nelson Malfacini

Com o enredo “Debret pintou, camelô gritou: ‘Compre 2, leve 3! Tudo para agradar o freguês”, a Inocentes de Belford Roxo foi a quarta agremiação a desfilar nesta sexta-feira de Carnaval. Marcada por um desfile luxuoso com grandes alegorias e bem acabado, a Caçulinha da Baixada também teve como destaques o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira e a alegria da comunidade. Apesar do bom desfile, a escola de samba apresentou problemas de evolução e chegou a ter um buraco em frente ao primeiro módulo de jurados, que é uma cabine dupla.

inocentes desfiles24 35

Comissão de Frente

Comandada pela coreógrafa Juliana Frathane, a comissão de frente representou o primeiro baile imperial realizado por Dom João VI. Entre os ilustres convidados, surgia um camelô que apresentava o comércio ambulante da época. Com 15 bailarinos – sete mulheres e oito homens -, a equipe fez uma apresentação rica em detalhes. Destaque para a troca de roupas durante a transição entre os momentos da apresentação.

inocentes desfiles24 05

Apesar da ótima performance, o tripé do segmento travou no primeiro módulo e ocasionou um buraco ao final da apresentação. Já no terceiro módulo, um adereço da fantasia caiu da cabeça de uma das componentes.

Mestre-sala e Porta-bandeira

A dupla fez uma homenagem à Nossa Senhora do Carmo e São Sebastião. Luxuosa, a fantasia do mestre-sala Matheus Santos homenageou o padroeiro do Rio de Janeiro, enquanto a da porta-bandeira Jaçanã Ribeiro representou Nossa Senhora do Carmo. Com um estilo mais clássico, o primeiro casal apresentou muita sincronia, e expressão entre os dois. Experiente, Jaçanã conduziu o pavilhão com muita classe. Destaque, também, para os torneados e o maneio do mestre-sala. A apresentação foi muito positiva em todas as cabines de julgamento. A dupla foi apresentada pelo primeiro casal do Paraíso do Tuiuti, Raphael Rodrigues e Dandara Ventapane.

inocentes desfiles24 08

Enredo

Com o enredo “Debret pintou, camelô gritou: compre 2 leve 3! Tudo para agradar o freguês”, dos carnavalescos Marco Falleiros e Cristiano Bara, a Caçulinha da Baixada levou para a Avenida a arte dos camelôs e a importância do comércio ambulante ao longo da história do país. A agremiação usou as pinturas de Debret como inspiração para o desfile. Os carnavalescos abusaram da criatividade e conseguiram passar a mensagem do enredo de forma bem simples e alegre.

inocentes desfiles24 13

Alegorias

A Inocentes desfilou com três alegorias e três tripés – sendo um deles na comissão de frente. O abre-alas, que representou “A embarcação e a visão do paraíso tropical”, levou para a Avenida a chegada da missão francesa em terras brasileiras e o cenário tropical deslumbrante. À frente da embarcação, a mulher sereia – que segundo a lenda levava sorte, pacificava os deuses do mar e garantia o bom tempo – chamou atenção pelo bom acabamento. Destaque para a terceira alegoria, que representou o comércio ambulante nos trens do ramal Belford Roxo e retratou com fidelidade o dia a dia dos trilhos fluminenses. Passando pelo bairro de Madureira – representado pelo mercadão e pelas bandeiras do Império Serrano e da Portela -, Pavuna e, finalmente, a Central do Brasil. O segundo tripé representou o Baú da Felicidade, e trouxe a representação de Silvio Santos – que foi camelô da Zona Norte do Rio de Janeiro.

* LEIA AQUI: Inocentes abraça comércio popular de todo o país com setor sobre imigrantes e mercados populares

inocentes desfiles24 40

Fantasias

Assim como as alegorias, as fantasias chamaram atenção pela luxuosidade, riqueza de detalhes e pelo bom acabamento. Os destaques foram as baianas, que representaram a mãe de Dom João VI – à época apelidada de louca devido aos seus surtos psicóticos -, e a ala nove, que fez referência aos comerciantes chineses. Cada ala representou fielmente a diversidade do comércio ambulante no país.

inocentes desfiles24 32

Harmonia

Comandante do carro de som de Belford Roxo, o intérprete Thiago Britto conduziu o desfile da agremiação com muita maestria. A comunidade abraçou o samba-enredo e mostrou um canto regular – para bom – e cantaram de forma muito satisfatória. Ao todo, a harmonia da escola fez um bom trabalho e não mostrou discrepância entre as alas.

inocentes desfiles24 22

Samba-enredo

A obra, de autoria dos compositores Cláudio Russo, Thiago Brito, Zé Luíz, Chico Alves, André Félix e Altamiro, apresentou um bom rendimento na avenida e realçou o tom alegre da mensagem do enredo. O ápice entre os componentes foi no refrão “Você não vai comprar a minha alegria”. A melodia do samba também facilitou o canto da comunidade.

inocentes desfiles24 14

Evolução

Ainda na primeira cabine, o tripé da comissão de frente enfrentou dificuldades, o que resultou em buraco de frente aos jurados. No terceiro módulo, o tripé que representou Debret também evoluiu com dificuldades, mas não ocasionou grandes espaços. Já os componentes fizeram jus ao enredo, e desfilaram com muita alegria e leveza. Outro destaque negativo foi o grande número de pessoas com camisa de diretoria, que caminhavam pela lateral de diversas alas. O desfile foi encerrado aos 55 minutos.

inocentes desfiles24 11

Outros Destaques

Destaque para o bom entrosamento entre o carro de som e a bateria do mestre Washington Paz, que foi fundamental para levantar o canto da comunidade da Caçulinha da Baixada.

- ads-

X-9 emociona e vence a chuva em grande noite do carnaval de Santos

A primeira noite dos desfiles das escolas de samba de Santos trouxe inúmeras emoções para os presentes na Passarela do Samba Dráusio de Cruz,...

Beija-Flor homenageia em ensaio técnico 14 figuras essenciais na trajetória da escola

Em um ano marcado pelo reencontro com suas raízes, pela homenagem ao eterno mestre Laíla no enredo do Carnaval 2025, pela despedida da sua...

Acabou o caô! Sambódromo recebe alvará definitivo do Corpo de Bombeiros

A Riotur informa que, pela primeira vez, a estrutura do Sambódromo da Marques de Sapucaí recebeu alvará definitivo para a realização de qualquer evento,...