InícioSão PauloDonos do ritmo: mestre Carlão une o amor ao samba com a...

Donos do ritmo: mestre Carlão une o amor ao samba com a Tom Maior e a velocidade nas pistas da Stock Car

Por Matheus Mattos

Podemos facilmente associar a história do Carlos Alves com a da Tom Maior, até porque são 27 anos de envolvimento, sendo 20 deles como mestre de bateria. Porém, a vida do Carlão, apelido pelo qual é conhecido no mundo do samba, não se resume apenas à agremiação vermelho e amarelo. Além de comandar uma bateria de Grupo Especial, ele também carrega em seu currículo experiências como piloto e chefe de equipe da categoria automobilística da Stock Car. Durante anos alternou entre o sambódromo e o autódromo. (Foto: Felipe Araújo)

Além do nome respeitado que tem em São Paulo, Carlão impressiona pela humildade e carisma que tem com todos, dificilmente o encontrará sem o sorriso no rosto. A postura de liderança que adota é admirável, Carlos se doa pela escola, e não é à toa que sua família toda está envolvida nas atividades da agremiação, inclusive, seus dois filhos desfilam como ritmistas e sua mulher, Andreia Gomes, é a atual madrinha da bateria.

A bateria Tom 30 segue a linha de afinação média, tendo o surdo de terceira padronizado seguindo a melodia do samba. Há três anos a bateria usava uma batida de caixa característica da escola, que continha duas rufadas seguidas dentro de um compasso. Para o carnaval de 2017 o Mestre Carlão, junto à direção de bateria, optou pela batida tradicional que se mantém desde então. As bossas seguem a linha de sustentação de ritmo, caixas seguem e os surdos desenham dentro do BPM (batidas por minuto) tocado. Um dos destaques da Tom 30 é a evolução de nível dentro de um curto prazo, reconhecida também por muitos sambistas e críticos da área.

“Acredito que o grande mérito disso é o grupo da diretoria né, eu não faço nada sozinho, nós estamos trabalhando muito. Eu sou um cara que gosta de ensaiar, tenho um grande trabalho de lapidação com os ritmistas, que são os exercícios de repetição, e trabalho bastante a bateria na parte da disciplina também. Tenho uma característica de trabalhar com o pessoal jovem, e isso aí eu trago também do trabalho que eu tenho como chefe de equipe da Stock Car, de estar orientando né”, disse mestre Carlão, que revela também: “Eu sou duro no comando, às vezes um pouco demais, mas acaba o ensaio nós vamos pra resenha, está tudo certo”.

Quarta colocada no último carnaval, a escola de samba Tom Maior traz o enredo: “Penso… Logo existo – As Interrogações do Nosso Imaginário em Busca do Inimaginável”. A agremiação encerra a primeira noite de desfiles de São Paulo, às 05h45.

- ads-

Unidos da Tijuca renova com mestre Casagrande

A Unidos da Tijuca anunciou a renovação com mestre Casagrande para o desfile do ano que vem. Ele segue no comando da bateria "Pura...

Nícolas Gonçalves acerta com Tucuruvi para fazer parceria com dupla de artistas da escola

Além da renovação de Dione Leite e Yago Duarte, o Tucuruvi anunciou a chegada do carnavalesco Nícolas Gonçalves que estará na parceria com a...

Tucuruvi anuncia renovação de carnavalescos para o desfile de 2025

O Tucuruvi anunciou nesta segunda-feira a renovação da dupla de carnavalescos, Dione Leite e Yago Duarte, para o desfile do ano que vem. Confira...