Na noite da última quinta-feira, 1 de setembro, o site CARNAVALESCO completou 15 anos de existência e a celebração não poderia ser diferente: ao lado dos sambistas. O evento foi realizado no restaurante “Vizinhando Mané”, em Vila Isabel, e contou com a presença de várias personalidades do samba, do Grupo Especial e da Série Ouro, além da presença de Danielle Barros, secretária estadual de Cultura, e Bruno Mattos, presidente da Riotur. Durante o evento alguns sambistas destacaram a importância do CARNAVALESCO para o carnaval e desejaram muitos anos de cobertura pela frente.
Danielle Barros, secretária estadual de Cultura: “Chegou o dia de dançar a valsa, o site está debutando numa festa linda, num lugar super emblemático que fala da nossa cultura, que fala do chão e a gente tá muito feliz de participar dessa festa especialmente porque a gente olha pro site, entende a importância não só pro carnaval e não somente pra cultura carioca, mas para a cultura fluminense. É um site que fala de boas notícias, tem um potencial enorme de educação exatamente com a nossa tradição, com a nossa ancestralidade e não não é um site que trabalha exatamente no momento ele fala do Carnaval 365 dias do ano e fala da cultura, mas fala do próprio carnaval, fala da própria economia criativa que está atrelada ao samba. É por isso que a gente tá aqui, é por isso que a gente tem admirado tanto esse trabalho e tem torcido pra que tenha vida longa esse site, vida longa pra cultura, vida longa pras pessoas que resistem e são resilientes em fazer o seu trabalho acontecer”.
Bruno Mattos, presidente da Riotur: ” O site CARNAVALESCO merece todo o nosso respeito, todo o nosso apoio, tem muita importância tratando do nosso carnaval. A gente sabe da dificuldade, dos obstáculos, de tudo que precisa ser feito, mas não só o Alberto João, mas toda a sua equipe, estão sempre de parabéns, podem contar sempre com a nossa Riotur, com a prefeitura do Rio, ainda mais agora que a gente tem um prefeito, Eduardo Paes, apaixonado por esse carnaval como nós. É com certeza o prefeito mais apaixonado que o carnaval já teve. E o site CARNAVALESCO tem essa importância, uma vez que o carnaval é o nosso maior evento. Um evento de grande importância cultural, que mexe com a cidade toda. Hoje, o Rio de Janeiro exporta e importa essa grande festa porque ele conseguiu se solidificar, ele conseguiu fazer ser uma marca forte”.
Fábio Pavão, presidente da Portela: “Eu acho que a internet ela revitalizou a cobertura carnavalesca, assim como ela tá revitalizando a cobertura de qualquer coisa da nossa sociedade, né? A política, o entretenimento, tudo isso é coberto de uma outra forma, de uma forma bem mais intensa, bem mais democrática e a mídia da internet possibilitou o mundo do samba se popularizar, e democratizar, todos tem acesso 24 horas por dia qualquer informação de escola de samba e do mundo inteiro, graças a vida carnavalesca. E o CARNAVALESCO é a grande referência dessa mídia carnavalesca, constituída logo nos últimos 15 anos, eu tive a eu digo até que o sambista ficou mal acostumado pela cobertura que é sempre uma cobertura completa, vai privilegiar o artista que leva a o ponto de vista desse artista, cobertura de carnaval no modo geral, vários apaixonados pelo mundo do samba do planeta inteiro. Então isso aqui já é muito importante, é consolidação dessa vida carnavalesca, e o site CARNAVALESCO é importantíssimo para isso”.
Alexandre Louzada, carnavalesco da Beija-Flor: “Hoje nós devemos aos site especializados do carnaval como uma forma de a gente poder se expressar melhor, explicar melhor os nossos enredos, os nossos carnavais, porque a televisão tem um tempo mínimo e um site como o CARNAVALESCO acompanha a gente desde o início dos trabalhos, não é uma imprensa que só se interessa pelo nosso assunto quando está chegando perto, quando tem os ensaios técnicos. Eu tenho uma gratidão a todos vocês que nós acompanham, que sabem do sofrimento, dos pormenores, que conhecem até mesmo os bastidores, a preparação não só da parte plástica do carnaval, mas também das escolhas de sambas-enredo. Eu acho que vocês são a alma que mexem com essa panela toda do carnaval”.
Fernando Horta, presidente da Unidos da Tijuca: “Eu quero dar meus parabéns porque é 15 anos e hoje no Brasil, Rio de Janeiro, é difícil qualquer coisa permanecer 15 anos. O João (Alberto) está de parabéns porque vir dessas dificuldades todas que a gente tem enfrentado, a própria pandemia, e ele conseguir manter esse site sempre no ar, e cada vez aperfeiçoando, com mais audiência. É muito bom para o carnaval, eu dou todo o apoio ao site, como a outros, hoje é a imprensa que mais tem no dia a dia e original dentro das escolas”.
Bianca Monteiro, rainha de bateria da Portela: “É sempre muito importante a gente ter um espaço em que o sambista pode ser visto e respeitado, o CARNAVALESCO se tornou uma grande família, o samba se sente abraçado e faz com que a gente esteja aqui comemorando esse sucesso todo”.
Marcelinho Calil, presidente da Viradouro: “Eu sou suspeito de falar, tenho já uma amizade com muita gente do site. Acho que vocês assim como nós são guerreiros em uma luta que a gente sempre tem de valorização do samba. O site CARNAVALESCO tem um respeito dos sambistas principalmente pelo fato de cobrir o ano inteiro, de estar junto em todas as horas, de não ser sazonal, e aqui não estou me referindo a nenhum outro não, estou só elogiando, fazendo questão de dizer que é algo que a gente valoriza como sambista, como escola. E a gente torce para que dure muitos e muitos anos, sabemos da dificuldade que tem o jornalismo de carnaval, não é fácil fazer. A gente só tem a agradecer a vocês pela imparcialidade, pelo carinho com as escolas, e o que precisar poder contar com a gente, assim como a gente sabe e tem contado com vocês ao longo dos anos. Parabéns e muitos anos de vida”.
Edson Pereira, carnavalesco do Salgueiro e da Unidos de Padre Miguel: “É o que eu sempre digo, a mídia, principalmente do carnaval é a extensão do nosso trabalho, como artista é muito importante a gente ter a divulgação do nosso trabalho perante a tudo que vocês fazem dando continuidade ao que a gente faz pra o grande espetáculo. Então, é cada vez mais gratificante ver, ganhar força, ganhar a mídia, ganhar proporção, todas as atividades que prevalecem para o carnaval e multiplicam”.
Elmo José dos Santos, diretor de carnaval da Liesa: “Dá pra destacar por gentileza a importância do CARNAVALESCO e de toda mídia especializada em Carnaval. A mídia é importantíssima, mas o site eu costumo dizer que faço parte da família, porque eu vi o nascer, eu vi a luta, eu vi a batalha e o site tem uma coisa especial, ele não vive só o dia do espetáculo, ele vive o dia a dia do carnaval, ele dá voz ao carnaval, seja na chuva, seja no sol. Ao site e toda equipe meu máximo respeito e parabéns pelos 15 anos de história”.
Fafá, mestre de bateria da Grande Rio: “O que eu vou dizer aqui agora, eu acho que todo mundo deveria dizer, o aniversário é do site CARNAVALESCO, mas o presente é nosso, por tudo que vocês fazem, pela defesa que vocês tem pelos sambistas, a luta de vocês diária, eu sei que não é fácil, eu sei que não é, não é algo que a gente consegue assim diariamente, a gente sabe o quanto é difícil, o quanto o sambista é marginalizado e tem um site desse desse quilate, dessa cobertura, do tamanho e agradeço ao site. É muito importante não só pra gente que é uma classe nova que tá chegando no carnaval, eu e toda essa galera que vem. Acho que não só eu como todos os sambistas, só tenho a agradecer ao CARNAVALESCO, parabenizar pelo trabalho, trabalho do Alberto, de toda a sua equipe, dizer o quanto é importante pra gente, o quanto vocês impulsionam o nosso trabalho mundo afora, eu fiz uma uma pequena turnê agora na Europa dando alguns workshops e eu devo isso muito ao site de carnaval no Brasil sempre tão postando, sempre tão dizendo, tão divulgando o nosso trabalho, a nossa arte, isso é muito importante e é o que eu disse, o aniversário é de vocês e, mas o presente é nosso. Parabenizar todo mundo e bora Carnaval 2023″.
João Vitor Araújo, carnavalesco do Paraíso do Tuiuti: “Eu cresci profissionalmente, ainda tenho muita coisa para aprender, e eu tenho o site CARNAVALESCO como parte disso, afinal de contas, além de ter sido pioneiro em uma série de situações que me deu tanta visibilidade, nos melhores momentos, e nos momentos que não eram tão bons, a página sempre esteve comigo, e me trouxe a grande conquista que é o sonho de todo artista, receber o prêmio mor de melhor conjunto de alegorias e fantasias, eu tive esse privilégio e reconhecimento na minha carreira”.
Sidclei Santos, mestre-sala do Salgueiro: “Muito legal estar aqui, assim, eu acho que o site CARNAVALESCO é um dos sites remanescentes do carnaval atual hoje que através das redes sociais, da internet que as coisas chegam muito rápido. O site fazendo 15 anos é uma resistência, o carnaval se fala o ano todo, vocês estão sempre juntos com todos os segmentos da escola, então tem um fator muito importante dentro do Carnaval e está fazendo 15 anos hoje espero que vá fazer 30, 50, 100 anos por aí”.
Tarcisio Zanon, carnavalesco da Viradouro: “Parabéns ao site, é um veículo importantíssimo, está sempre trazendo notícia com clareza, todo conteúdo que o carnaval precisa. É parabenizar, estou feliz demais por estar aqui abraçando os amigos, reencontrando nossos amigos sambistas. Sucesso ao site e que viva muitos e muitos anos”.
Marcella Alves, porta-bandeira do Salgueiro: “Eu acho que o site tem uma importância maravilhosa pra vida de todos os sambistas, em especial pra minha vida, eu tive o privilégio de receber muitos prêmios do site e pra mim tem uma importância diferenciada por ser um site construído por sambistas e que vive o dia a dia de cada um de nós, são pessoas que sabem de fato a realidade de fato como é que é essa batalha ai do do carnaval. Estou muito feliz em poder tá aqui junto de todo mundo comemorando 15 anos de glória”.