Na noite da última quinta-feira, 1 de setembro, o site CARNAVALESCO completou 15 anos de existência e a celebração não poderia ser diferente: ao lado dos sambistas. O evento foi realizado no restaurante “Vizinhando Mané”, em Vila Isabel, e contou com a presença de várias personalidades do samba, do Grupo Especial e da Série Ouro, além da presença de Danielle Barros, secretária estadual de Cultura, e Bruno Mattos, presidente da Riotur.  Durante o evento alguns sambistas destacaram a importância do CARNAVALESCO para o carnaval e desejaram muitos anos de cobertura pela frente.

Fotos de Allan Duffes e Nelson Malfacini

Danielle Barros, secretária estadual de Cultura: “Chegou o dia de dançar a valsa, o site está debutando numa festa linda, num lugar super emblemático que fala da nossa cultura, que fala do chão e a gente tá muito feliz de participar dessa festa especialmente porque a gente olha pro site, entende a importância não só pro carnaval e não somente pra cultura carioca, mas para a cultura fluminense. É um site que fala de boas notícias, tem um potencial enorme de educação exatamente com a nossa tradição, com a nossa ancestralidade e não não é um site que trabalha exatamente no momento ele fala do Carnaval 365 dias do ano e fala da cultura, mas fala do próprio carnaval, fala da própria economia criativa que está atrelada ao samba. É por isso que a gente tá aqui, é por isso que a gente tem admirado tanto esse trabalho e tem torcido pra que tenha vida longa esse site, vida longa pra cultura, vida longa pras pessoas que resistem e são resilientes em fazer o seu trabalho acontecer”.

Bruno Mattos, presidente da Riotur: ” O site CARNAVALESCO merece todo o nosso respeito, todo o nosso apoio, tem muita importância tratando do nosso carnaval. A gente sabe da dificuldade, dos obstáculos, de tudo que precisa ser feito, mas não só o Alberto João, mas toda a sua equipe, estão sempre de parabéns, podem contar sempre com a nossa Riotur, com a prefeitura do Rio, ainda mais agora que a gente tem um prefeito, Eduardo Paes,  apaixonado por esse carnaval como nós. É com certeza o prefeito mais apaixonado que o carnaval já teve. E o site CARNAVALESCO tem essa importância, uma vez que o carnaval é o nosso maior evento. Um evento de grande importância cultural, que mexe com a cidade toda. Hoje, o Rio de Janeiro exporta e importa essa grande festa porque ele conseguiu se solidificar, ele conseguiu fazer ser uma marca forte”.

Fábio Pavão, presidente da Portela: “Eu acho que a internet ela revitalizou a cobertura carnavalesca, assim como ela tá revitalizando a cobertura de qualquer coisa da nossa sociedade, né? A política, o entretenimento, tudo isso é coberto de uma outra forma, de uma forma bem mais intensa, bem mais democrática e a mídia da internet possibilitou o mundo do samba se popularizar, e democratizar, todos tem acesso 24 horas por dia qualquer informação de escola de samba e do mundo inteiro, graças a vida carnavalesca. E o CARNAVALESCO é a grande referência dessa mídia carnavalesca, constituída logo nos últimos 15 anos, eu tive a eu digo até que o sambista ficou mal acostumado pela cobertura que é sempre uma cobertura completa, vai privilegiar o artista que leva a o ponto de vista desse artista, cobertura de carnaval no modo geral, vários apaixonados pelo mundo do samba do planeta inteiro. Então isso aqui já é muito importante, é consolidação dessa vida carnavalesca, e o site CARNAVALESCO é importantíssimo para isso”.

Alexandre Louzada, carnavalesco da Beija-Flor: “Hoje nós devemos aos site especializados do carnaval como uma forma de a gente poder se expressar melhor, explicar melhor os nossos enredos, os nossos carnavais, porque a televisão tem um tempo mínimo e um site como o CARNAVALESCO acompanha a gente desde o início dos trabalhos, não é uma imprensa que só se interessa pelo nosso assunto quando está chegando perto, quando tem os ensaios técnicos. Eu tenho uma gratidão a todos vocês que nós acompanham, que sabem do sofrimento, dos pormenores, que conhecem até mesmo os bastidores, a preparação não só da parte plástica do carnaval, mas também das escolhas de sambas-enredo. Eu acho que vocês são a alma que mexem com essa panela toda do carnaval”.

Fernando Horta, presidente da Unidos da Tijuca: “Eu quero dar meus parabéns porque é 15 anos e hoje no Brasil, Rio de Janeiro, é difícil qualquer coisa permanecer 15 anos.  O João (Alberto) está de parabéns porque vir dessas dificuldades todas que a gente tem enfrentado, a própria pandemia, e ele conseguir manter esse site sempre no ar, e cada vez aperfeiçoando, com mais audiência. É muito bom para o carnaval, eu dou todo o apoio ao site, como a outros, hoje é a imprensa que mais tem no dia a dia e original dentro das escolas”.

Bianca Monteiro, rainha de bateria da Portela: “É sempre muito importante a gente ter um espaço em que o sambista pode ser visto e respeitado, o CARNAVALESCO se tornou uma grande família, o samba se sente abraçado e faz com que a gente esteja aqui comemorando esse sucesso todo”.

Marcelinho Calil, presidente da Viradouro: “Eu sou suspeito de falar, tenho já uma amizade com muita gente do site. Acho que vocês assim como nós são guerreiros em uma luta que a gente sempre tem de valorização do samba. O site CARNAVALESCO tem um respeito dos sambistas principalmente pelo fato de cobrir o ano inteiro, de estar junto em todas as horas, de não ser sazonal, e aqui não estou me referindo a nenhum outro não, estou só elogiando, fazendo questão de dizer que é algo que a gente valoriza como sambista, como escola. E a gente torce para que dure muitos e muitos anos, sabemos da dificuldade que tem o jornalismo de carnaval, não é fácil fazer. A gente só tem a agradecer a vocês pela imparcialidade, pelo carinho com as escolas, e o que  precisar poder contar com a gente, assim como a gente sabe e tem contado com vocês ao longo dos anos. Parabéns e muitos anos de vida”.

Edson Pereira, carnavalesco do Salgueiro e da Unidos de Padre Miguel: “É o que eu sempre digo, a mídia, principalmente do carnaval é a extensão do nosso trabalho, como artista é muito importante a gente ter a divulgação do nosso trabalho perante a tudo que vocês fazem dando continuidade ao que a gente faz pra o grande espetáculo. Então, é cada vez mais gratificante ver, ganhar força, ganhar a mídia, ganhar proporção, todas as atividades que prevalecem para o carnaval e multiplicam”.

Elmo José dos Santos, diretor de carnaval da Liesa: “Dá pra destacar por gentileza a importância do CARNAVALESCO e de toda mídia especializada em Carnaval. A mídia é importantíssima, mas o site eu costumo dizer que faço parte da família, porque eu vi o nascer, eu vi a luta, eu vi a batalha e o site tem uma coisa especial, ele não vive só o dia do espetáculo, ele vive o dia a dia do carnaval, ele dá voz ao carnaval, seja na chuva, seja no sol. Ao site e toda equipe meu máximo respeito e parabéns pelos 15 anos de história”.

Fafá, mestre de bateria da Grande Rio: “O que eu vou dizer aqui agora, eu acho que todo mundo deveria dizer, o aniversário é do site CARNAVALESCO, mas o presente é nosso, por tudo que vocês fazem, pela defesa que vocês tem pelos sambistas, a luta de vocês diária, eu sei que não é fácil, eu sei que não é, não é algo que a gente consegue assim diariamente, a gente sabe o quanto é difícil, o quanto o sambista é marginalizado e tem um site desse desse quilate, dessa cobertura, do tamanho e agradeço ao site. É muito importante não só pra gente que é uma classe nova que tá chegando no carnaval, eu e toda essa galera que vem. Acho que não só eu como todos os sambistas, só tenho a agradecer ao CARNAVALESCO, parabenizar pelo trabalho, trabalho do Alberto, de toda a sua equipe, dizer o quanto é importante pra gente, o quanto vocês impulsionam o nosso trabalho mundo afora, eu fiz uma uma pequena turnê agora na Europa dando alguns workshops e eu devo isso muito ao site de carnaval no Brasil sempre tão postando, sempre tão dizendo, tão divulgando o nosso trabalho, a nossa arte, isso é muito importante e é o que eu disse, o aniversário é de vocês e, mas o presente é nosso. Parabenizar todo mundo e bora Carnaval 2023″.

João Vitor Araújo, carnavalesco do Paraíso do Tuiuti: “Eu cresci profissionalmente, ainda tenho muita coisa para aprender, e eu tenho o site CARNAVALESCO como parte disso, afinal de contas, além de ter sido pioneiro em uma série de situações que me deu tanta visibilidade, nos melhores momentos, e nos momentos que não eram tão bons, a página sempre esteve comigo, e me trouxe a grande conquista que é o sonho de todo artista, receber o prêmio mor de melhor conjunto de alegorias e fantasias, eu tive esse privilégio e reconhecimento na minha carreira”.

Sidclei Santos, mestre-sala do Salgueiro: “Muito legal estar aqui, assim, eu acho que o site CARNAVALESCO é um dos sites remanescentes do carnaval atual hoje que através das redes sociais, da internet que as coisas chegam muito rápido. O site fazendo 15 anos é uma resistência, o carnaval se fala o ano todo, vocês estão sempre juntos com todos os segmentos da escola, então tem um fator muito importante dentro do Carnaval e está fazendo 15 anos hoje espero que vá fazer 30, 50, 100 anos por aí”.

Tarcisio Zanon, carnavalesco da Viradouro: “Parabéns ao site, é um veículo importantíssimo, está sempre trazendo notícia com clareza, todo conteúdo que o carnaval precisa. É parabenizar, estou feliz demais por estar aqui abraçando os amigos, reencontrando nossos amigos sambistas. Sucesso ao site e que viva muitos e muitos anos”.

Marcella Alves, porta-bandeira do Salgueiro: “Eu acho que o site tem uma importância maravilhosa pra vida de todos os sambistas, em especial pra minha vida, eu tive o privilégio de receber muitos prêmios do site e pra mim tem uma importância diferenciada por ser um site construído por sambistas e que vive o dia a dia de cada um de nós, são pessoas que sabem de fato a realidade de fato como é que é essa batalha ai do do carnaval. Estou muito feliz em poder tá aqui junto de todo mundo comemorando 15 anos de glória”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui