InícioGrupo EspecialCasal e samba-enredo brilham! Ensaio de rua do Tuiuti consolida quesitos da...

Casal e samba-enredo brilham! Ensaio de rua do Tuiuti consolida quesitos da escola para o Carnaval 2024

Com forte participação da comunidade e uma ótima apresentação do casal de mestre-sala e porta-bandeira, o Paraíso do Tuiuti realizou na noite da última segunda-feira seu quinto ensaio de rua. O treino começou em frente ao Colégio Pedro II e foi até a porta da quadra da escola de samba. No final do ensaio os componentes eram recebidos pelo chão da escola em clima de festa, que só terminou por volta de 23h45.

No ensaio desta segunda também ocorreram as gravações para as vinhetas de carnaval da TV Globo, que contaram com a presença de Milton Cunha. No carnaval de 2024, o Paraíso do Tuiuti levará para a Marquês de Sapucaí o enredo “Glória ao Almirante Negro!”, desenvolvido pelo carnavalesco Jack Vasconcelos, e vai homenagear João Cândido. A Azul e Amarela será a penúltima escola a desfilar na segunda escola a desfilar na segunda-feira de carnaval. O diretor de carnaval André Gonçalves avalia uma melhora contínua entre os componentes.

“Foi uma noite maravilhosa. Ressalto que estamos em um ensaio de rua, e a tendência é só lapidar e melhorar. O aspecto hoje foi maravilhoso e acredito que a escola evoluiu muito. Para nós, está sendo muito satisfatório. Hoje foi muito bom (o canto). Estamos prontos para no sábado entrar no minidesfile e arrebentar. Temos o Morro do Tuiuti. É uma comunidade que ‘fez’ essa escola acontecer. Isso para a harmonia é incrível, porque interage muito”, comenta o diretor de carnaval.

Comissão de Frente

Comandada pelos coreógrafos Edifranc Alves e Cláudia Mota, a comissão de frente apresentou uma coreografia muito bem sincronizada. O ponto alto da performance foi quando uma das integrantes era erguida ao alto e se jogava, de costas, nos braços dos outros componentes.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira

No quarto ensaio de rua que participou, o destaque foi para a evolução do trabalho realizado pela dupla Raphael Rodrigues e Dandara Ventapane. Com uma dança mais tradicional, o casal deu um show de sincronia, conexão e troca de olhares. De fato, um dos destaques do ensaio desta segunda-feira. Vale ressaltar que esse foi o primeiro ensaio de rua que contou com a participação dos guardiões. O mestre-sala destaca que a dupla foca na sintonia, que foi uma das justificativas para a penalização do segmento do último carnaval.

“Estamos trabalhando muito. O entrosamento está vindo com muito trabalho para tirar dos jurados essa impressão de falta de sintonia – estamos focando nessa parte. O enredo também ajuda, porque não pede coreografia e muita firula. Ele (o enredo) puxa a gente para a dança tradicional, mais ‘dançada’ e menos coreografada. Estamos testando algumas coisas. O que posso dizer é que o público terá surpresas com o Paraíso do Tuiuti e principalmente com Raphael Rodrigues e Dandara Ventapane”, afirma Raphael.

A porta-bandeira completa: “Estamos em uma crescente muito forte durante os ensaios de rua. Hoje tivemos um novo elemento, que foi a chegada dos nossos guardiões. A gente vem treinando para cada vez mais estar forte e ‘trocando’ ainda mais com a comunidade. Acredito que nossos objetivos estão sendo alcançados e estamos felizes com a trajetória que estamos conseguindo criar. Sempre há mais um pouco para evoluir, e estamos em busca desse pouquinho para alcançar a nota máxima no carnaval”, ressalta Dandara.

Harmonia

A comunidade começou a abraçar os ensaios de rua cada vez mais, e com o samba não foi diferente. Ser uma das escolas mais conectadas com suas raízes facilita a harmonia da Paraíso do Tuiuti. O canto dos componentes foi forte e teve seu ápice no refrão principal: “Salve o Almirante Negro/Que faz de um samba enredo/Imortal!”. Destaque para as alas 4 e 8, que cantaram bastante. Além do ótimo trabalho do intérprete Pixulé, o entrosamento entre carro de som e bateria desenvolve um papel fundamental no fortalecimento do samba.

“Estamos em uma crescente e finalizando o recadastramento dos componentes. Conforme vai chegando o final do ano eles aparecem mais, então a cada semana semana estamos em uma crescente rumo ao nosso objetivo. O ponto alto foi o canto, porque é um samba que tem um canto muito forte. A galera está chegando e compreendendo o que a gente quer que aconteça”, afirma o diretor de harmonia da agremiação, Jeferson Carlos.

Evolução

Apesar da longa duração, a escola evoluiu bem até a rua que dá acesso à quadra, que serviu como segundo recuo para a “Super Som”. Por conta das calçadas estreitas, o público acaba invadindo a pista de ensaio. No geral, as alas conseguiram evoluir bem e o reflexo disso foi percebido ao final do desfile, com a comunidade alegre, sambando e cantando forte.

“O canto evolui cada vez mais. A comunidade está aguerrida e cantando igual curió (risos). Estou muito feliz. A comunidade está cantando muito, e isso é bom para o nosso mini desfile de sábado, para o ensaio técnico de janeiro e para o nosso desfile. A relação entre carro de som e bateria é maravilhosa. É uma sintonia maravilhosa e não tem nada para mexer – está perfeito”, diz o intérprete Pixulé.

Samba

Abraçado pela comunidade, o samba-enredo teve um bom desempenho entre os componentes e o público. O sucesso também se dá por conta da ótima condução feita por Pixulé e pelos demais membros do carro de som do Tuiuti. Mestre Marcão, que gabaritou o quesito no último carnaval, deu um show juntamente com a “Super Som” e animou os componentes e o público presente.

Outros destaques

Destaque para as musas da comunidade e a ala de passistas, que deram um verdadeiro show de samba no pé e simpatia. Vencedor do Prêmio Estrela do Carnaval no quesito, o segmento promete entregar mais um espetáculo na Passarela do Samba.

- ads-

Orgulho do Brasil! Carnaval 2024 do Rio trouxe R$ 5 bilhões para cidade, movimentou 8 milhões de pessoas e gerou 50 mil empregos

Em coletiva na sede da Riotur, na manhã desta quarta-feira, a Prefeitura do Rio, através da Riotur, apresentou os expressivos números do Carnaval 2024...

Igor Sorriso é o novo intérprete do Salgueiro

O Salgueiro anunciou nesta quarta-feira a contratação do intérprete Igor Sorriso. Veja abaixo o comunicado da escola. "Com coração transbordando emoção anunciamos a chegada do...

Mangueira anuncia renovação dos intérpretes para o Carnaval 2025

A Estação Primeira de Mangueira anunciou na tarde desta quarta-feira a renovação dos cantores Marquinhos Art Samba e Dowglas Diniz para o Carnaval 2025....