Pelo terceiro ano consecutivo, Carnaval e sustentabilidade vão dar samba na Avenida. Isso porque a Águas do Rio distribuirá 140 mil ecocopos reutilizáveis ao público que for ao Sambódromo nos seis dias de desfiles. Com a iniciativa, 2,3 toneladas de lixo plástico deixarão de ser produzidas ao final da folia. Além disso, a concessionária terá pontos de hidratação em todos os setores da Sapucaí.

Ao todo, quando forem somadas as ações realizadas nesses três anos, os copos ecológicos deixarão de gerar 6,3 toneladas de resíduos no Maior Espetáculo da Terra. A conta é simples: considerando que o ecocopo será usado aproximadamente cinco vezes, as 140 mil unidades distribuídas pela Águas do Rio neste 2024 vão eliminar 700 mil descartáveis. Serão, em média, menos 2,3 mil kg de lixo, já que cada copinho pesa cerca de 3,3 gramas. Vale lembrar que os copos descartáveis podem levar até 400 anos para se decompor.

“O Carnaval é uma festa que envolve milhões de pessoas e é uma grande oportunidade para levar a mensagem de sustentabilidade. A prova disso são os inúmeros enredos que promoveram a consciência da preservação e foram campeões. O intuito de distribuir os ecocopos está nesse sentido, de causar um impacto imediato em prol da natureza e levar às pessoas a reflexão de que cada uma deve fazer a sua parte. Essa é uma das missões da Águas do Rio”, destacou o presidente da empresa, Alexandre Bianchini.

Para incentivar o reuso e promover ainda mais o consumo consciente, a concessionária, em parceria com a Meu Copo Eco, empresa pioneira na produção de copos reutilizáveis, preparou uma ação especial: o folião que levar seu ecocopo da Águas do Rio dos Carnavais anteriores (2022 e 2023) até os estandes da Praça de Alimentação (Setor 2) ou do Setor 9, ganhará de brinde um cordão porta-copo personalizado. A dica é levar o mais cedo possível, já que o estoque é limitado.

Distribuição de água

Para manter o público bem hidratado, a Águas do Rio distribuirá água em todos os setores do Sambódromo. Para aqueles que estiverem nas arquibancadas, haverá pontos de hidratação em todos os 13 setores da Passarela do Samba. Para quem for desfilar, a água estará garantida na concentração e dispersão.