
A Grande Rio prepara novidades para a gravação do álbum oficial do Carnaval 2027. Com uma introdução pensada para emocionar o público logo nos primeiros segundos, a escola de Duque de Caxias aposta em novos recursos vocais e instrumentais para valorizar a história de Gana e a relação entre o samba escolhido e o enredo. O trabalho também marca a estreia de Rafael Prates como diretor musical da agremiação, função que, segundo o profissional, ainda não existia na estrutura da escola. A preparação inclui o reforço das vozes femininas, pesquisas musicais e a utilização de timbres inspirados na sonoridade ganesa. A proposta é construir uma identidade musical conectada à narrativa que a Grande Rio levará à avenida, sem perder a essência da obra escolhida pela comunidade.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp
“Até de acordo, sempre como arranjador, a gente sempre pensa: o que manda é o samba, e o enredo também. Então tem todo um preparo de acordo com o que o samba e o enredo pedem. Eu dei um reforço a mais nas vozes femininas, para poder atingir mais o vocal, equilibrar também as vozes, ter novos timbres. Eu pesquisei algumas músicas de Gana. Acho que também é bom dar uma enfatizada nisso, porque a gente tem que ouvir o enredo. O que o enredo pede, a gente coloca. Nessa gravação, eu vou colocar um teclado, vai ter uns timbres também ali que remetem a Gana. Coisas que têm um elemento do próprio samba e o enredo pede”, explicou Rafael Prates.

Rafael Prates na direção musical da Grande Rio
Com passagens por escolas como Beija-Flor, Vila Isabel, Salgueiro e Paraíso do Tuiuti, Rafael Prates assume a responsabilidade de integrar os diferentes elementos musicais da Grande Rio, aproximando o carro de som, as vozes, as cordas e a bateria. O trabalho envolve não apenas a gravação do álbum, mas também a preparação dos arranjos para o desfile.
“A função do diretor musical tem essa de fazer essa ligação do carro de som, essa parte harmônica, do canto, das cordas, junto com a bateria. Eu já conheço o mestre Fafá há muitos anos, por também trabalhar na Liesa, sempre fiz as produções, gravações, os arranjos, é uma felicidade imensa”.
A parceria de longa data com o intérprete Ito Melodia também contribui para o desenvolvimento do trabalho. Rafael destacou a afinidade construída com o cantor ao longo dos anos, desde o período em que atuava na preparação musical da União da Ilha do Governador.

“O Ito tem sido maravilhoso, um ser humano incrível, intérprete que não precisa nem expressar comentários. Eu já venho trabalhando com o Ito há muitos anos, não tocando com ele, mas quando a Ilha estava no Especial, quem sempre fez o arranjo fui eu. Sempre tive essa conexão boa com ele, e na Grande Rio está sendo diferente”.
Entre as novidades da gravação estão intervenções vocais distribuídas ao longo da faixa e o reforço das vozes femininas, com o objetivo de ampliar a variedade de timbres e contribuir para o equilíbrio vocal. A parte percussiva também recebeu atenção especial, em um trabalho desenvolvido em conjunto com Mestre Fafá.
“Em relação à orquestração dos instrumentos, eu conversei com o Fafá. Ele também vai acrescentar uns instrumentos nessa parte percussiva, para dar mais molho, mais balanço, tudo ali referente ao enredo. Quando você aperta o play, acho que naqueles segundos, vamos dizer, em cinco segundos, dez segundos, você já tem que se arrepiar e se emocionar. Então a introdução realmente é bem diferenciada”, explicou Rafael.
A expectativa é que a introdução conquiste o ouvinte logo nos primeiros segundos e estabeleça a atmosfera musical que acompanhará o samba. A proposta também considera a possibilidade de reproduzir na avenida os elementos apresentados na gravação, aproximando a versão do álbum da experiência do desfile.
Mestre Fafá mantém mistério sobre andamento da gravação
À frente da bateria da Grande Rio, Mestre Fafá preferiu não revelar o andamento utilizado no registro oficial. O comandante explicou que a divulgação desse número costuma provocar polêmica e manteve o mistério sobre a marcação escolhida.
“Não falo, toda vez que digo o andamento vira polêmica, não falo mais. Pensamos em algumas coisas para trabalhar na quadra e ensaio de rua. Expectativa é boa, a bateria está feliz e confiante com o samba escolhido. Gostamos da melodia do samba e ele é o espelho do nosso enredo, esperamos fazer uma boa gravação e depois disso, é trabalhar quietinho no nosso canto para recuperar a pontuação da nossa bateria”, respondeu.

A preparação para o desfile seguirá com o desenvolvimento de bossas e outros recursos que poderão ser apresentados nos ensaios de quadra e de rua. A bateria terá como um dos objetivos recuperar a pontuação no próximo carnaval, apostando na identificação dos ritmistas com a obra escolhida.
Derê chega à 11ª vitória na Grande Rio
A conquista do samba campeão também foi motivo de celebração para Derê. Com 11 vitórias na Grande Rio, o compositor comemorou mais um resultado positivo na disputa e dividiu o mérito com os parceiros que participaram da construção da obra.
“É um sentimento muito feliz, muito alegre. Graças a Deus, deu tudo certo. Eu agradeço aos compadres, aos companheiros, aos meus parceiros. Tenho a felicidade de ser o maior ganhador da escola, e, para mim, foi ótimo”, declarou.

A vitória também representa mais um capítulo da parceria entre Carlos Eduardo e Rafael Ribeiro, que completará 15 anos em 2027. Os compositores destacaram a ligação com a comunidade e a emoção de transformar em samba a história retratada pelo enredo, relacionada aos tabons, ao povo africano escravizado e à formação da comunidade na região conhecida como Costa do Ouro, em Gana.
“Particularmente, a nossa parceria já está junta há 14 anos. Ano que vem, a gente vai fazer bodas de debutantes, 15 anos de parceria. Isso ajuda bastante nesse processo construtivo. E tem uma outra coisa ainda mais importante: todo mundo é cria da comunidade. A gente só escuta samba aqui na nossa escola. A emoção e o amor que colocamos no samba são diferenciadas. Foi uma felicidade imensa fazer esse samba, contando essa história e desse povo que veio da África, escravizado, e fundou a comunidade. A comunidade está lá na Costa do Ouro, conhecida como Gana, e ali botou um pezinho do Brasil. Foi uma emoção imensa”, contou Rafael Ribeiro.

Carlos Eduardo também ressaltou a repercussão da vitória, especialmente depois da final realizada em uma tarde de domingo, com a quadra lotada. Segundo o compositor, a recepção do público nas redes sociais ampliou a alegria pela conquista.
“Todo ano é uma emoção muito grande, e essa final foi diferente de todas para a gente. Foi em um domingo à tarde, a quadra ficou superlotada, e foi uma coisa que a gente não imaginava que teria tanta repercussão na internet. Depois que o samba ganhou, graças a Deus, caiu na graça do público e está sendo considerado um dos três melhores sambas do carnaval. Para a gente, está sendo muito gratificante”, afirmou.
Grande Rio reúne comunidade e segmentos no estúdio
A gravação do álbum oficial também reuniu diferentes segmentos da Grande Rio, reforçando a participação da comunidade na construção do registro. Além dos ritmistas e do carro de som, estiveram presentes baianas, integrantes da velha-guarda, passistas, musa, rainha de bateria e o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira.
O diretor de carnaval, Thiago Monteiro, destacou a participação da rainha de bateria e o trabalho desenvolvido por Rafael Prates na preparação musical. Para o dirigente, a gravação representa mais uma etapa importante na caminhada rumo ao desfile de 2027.

“A gente fez algumas surpresas aqui. Temos a nossa rainha, que também tem uma participação importante nessa faixa, a nossa bateria e o nosso responsável do projeto musical, Rafael Prates, que fez um trabalho bacana também. Essa gravação é mais um grande passo que estamos dando para, se Deus quiser, alcançar bons resultados no carnaval. Trouxemos o que temos de bom e importante para abrilhantar a nossa festa”, afirmou.
Ao acompanhar mais uma etapa da preparação, Thiago Monteiro também celebrou a oportunidade de participar de um momento importante para a escola e destacou a ligação construída ao longo dos anos com a agremiação.
“É uma honra muito grande. Já são alguns anos aqui na Grande Rio e, a cada ano que passa, fico mais feliz, mais honrado e mais agradecido por poder compartilhar esses momentos tão importantes da escola”.










