728x90
InícioGrupo EspecialEmpoderamento feminino nos cargos operacionais de liderança no Camarote Rio Praia

Empoderamento feminino nos cargos operacionais de liderança no Camarote Rio Praia

Líderes femininas em todos os cargos de operação servem de inspiração

O CARNAVALESCO entrevistou a diretora de Comunicação do Camarote Rio Praia, Joice Hurtado. Durante o bate papo foi possível ficar inteirado sobre a iniciativa de um empreendimento que tem se preocupado em colocar mulheres em cargos operacionais de liderança, fazendo dessa escolha uma verdadeira e autêntica filosofia comercial. Confira abaixo a entrevista:

riopraias2

Como você se sente de fazer parte de uma equipe que valoriza e prestigia a mulher com cargos de liderança?

“Eu me sinto extremamente valorizada enquanto profissional. Eu estou no Rio Praia há quatro anos e a cada ano que passa eu vejo o Camarote que vem evoluindo. Toda equipe está sempre preocupada e orientada a buscar sempre o melhor, pro cliente principalmente. Eu acho que eles enxergam a mulher como figura potente capaz de realizar isso, me fazendo sentir ainda mais feliz de trabalhar nesse espaço. Existe por aqui um contexto de valorização de entender o potencial que a mulher tem. Nós temos dentro do Camarote mulheres no comando. No meeting point (atendimento) tem a Flávia, que abraça essa parte comercial e venda. E tradicionalmente a mulher tem mais tato para lidar com atendimento ao cliente e eles enxergam isso. Enxergam isso na Júlia, que é nossa Head de marketing. A gente tem a Iara na produção do camarote. A Ingrid comandando a produção artística, lidando com todos os tipos de personalidades. Cada artista tem sua personalidade e a Ingrid sabe lidar muito bem com isso. Além de mim (Joice Hurtado) na comunicação. Com uma equipe que é metade masculina e metade feminina. A pessoa que chegou agora foi a Júlia, que trouxe todo o seu know-how para a parte de marketing e ativação de marca. E isso tem feito uma grande diferença! A sensibilidade no olhar dos donos (Rodrigo e Bruno) para esses talentos que estão desde o início do camarote. Então quando você confia o seu empreendimento nesse talentos, que são femininos eu acho que você abre uma janela para a discussão que realmente, a mulher tem esse potencial e se deixar ela trabalhar chegará onde quiser. Sem dúvida isso tem capacidade para inspirar outras pessoas”.

joice hurtado

O que você destaca como diferencial feminino dentro dessa liderança operacional de mulheres?

“Na minha área de assessoria de imprensa tem muitas mulheres. E geralmente você tem na mulher, salvo em raríssimas exceções, uma habilidade maior em saber lidar com o conflito. A mulher sabe dizer não de uma maneira mais diplomática. A mulher sabe exercer sua liderança de maneira mais suave dentro dessa diplomacia. Eu costumo a dizer, até mesmo em seminários que participo, que a mulher tem um jeito todo diferente para dizer não. Ela diz ou não ou até mesmo coisas mais duras de uma maneira até que não se entende como chocante ou negativo. Tem até aquele instinto de mãe, não tem jeito. Não que a gente seja fraca, pois as pessoas tendem a confundir a diplomacia e o tato com o cliente com meiguice ou fraqueza. Não é isso e sim a maneira como você sabe lidar com a situação. Existem maneiras de ser mais duras, outras que não precisa ser tão dura. E esse contraponto que é da personalidade feminina ajuda muito num momento conturbado, em gerenciamentos de crises ou mesmo numa negociação”.

O que você acha do Rio Praia motivar sistematicamente dentro da cultura do Carnaval cada vez mais mulheres líderes?

“Eu acho os sócios (Rodrigo e Bruno) dois grandes visionários, no sentido mais amplo da palavra. Eles têm pessoas em que acreditam no potencial. A gente joga como um time, não havendo ninguém maior do que ninguém. Eu acho que o Rio Praia só cresceu por pensar esse camarote junto. Eles são muito abertos a opiniões e a ideias. É óbvio que existem decisões que vem de cima e não contestamos, pela questão da hierarquia. Mas as observações e opiniões de todo o time são sempre colocadas a mesa. E isso foi um fator que fez o Rio Praia se tornar a cada ano mais forte. Esse ano tivemos o primeiro ano com cinco dias de operações e foi muito desgastante. Mas assim, tudo que nos propusemos a oferece para nossos clientes, nós conseguimos alcançar o objetivo. Obviamente nosso objetivo é sempre melhorar. Então o público pode esperar um Rio Praia ainda melhor. Pois essa é a construção e os donos não se estagnam nisso. Está bom? Então vamos melhorar. Esse é o conceito do Rio Praia como Camarote, condizentes com a filosofia do Rodrigo e do Bruno. A de trazer e se preocupar com a felicidade e o prazer do cliente em estar ali, tendo melhor serviço e ambiente possíveis para seu bem estar. Que bom que na linha de frente desse time a gente tenha mulheres, fato que me deixa ainda mais feliz de fazer parte de tudo isso”.

- ads-

Consagração do Rosas de Ouro no Desfile das Campeãs do Carnaval 2025 de São Paulo

Por Gustavo Lima, Naomi Prado, Lucas Sampaio, Nabor Salvagnini e Will Ferreira. Fotos de Fábio Martins O sábado foi especial na cidade de São Paulo...

Debate: resultado do Carnaval 2025 do Grupo Especial do Rio

https://www.youtube.com/watch?v=k7du4TcHYl0

Priscila Motta e Rodrigo Negri renovam com a Viradouro

A Unidos do Viradouro anunciou a renovação do casal de coreógrafos, Priscila Motta e Rodrigo Negri, para o Carnaval 2026. A informação foi veiculada...