Por Naomi Prado e fotos de Fábio Martins
A Primeira da Cidade Líder realizou seu primeiro ensaio técnico no Sambódromo do Anhembi para o carnaval de 2025. A garra e o canto da comunidade surpreenderam o público, mesmo debaixo de chuva os componentes não se deixaram abater com a condição climática e evoluíram do começo ao fim. Com um discurso emocionante na concentração da escola, a diretoria transmitiu para os integrantes muita força e gratidão, sentimentos esses que foram demonstrados durante o ensaio. A agremiação será a oitava escola a desfilar no sábado de carnaval no grupo de Acesso 2, levando o enredo “ÀJÒDÚN ODÉ, EM SEUS 40 ANOS DE AXÉ PAI TINHO CELEBRA OXÓSSI”, que é assinado pelos carnavalescos Ewerton Visotto e Cristiano Oliveira.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp
Comissão de Frente
Composta por 15 integrantes a comissão de frente dirigida por Jonathan Paulino apresentou coreografias coincidentes com o enredo. Tendo cinco elementos principais que entendemos como representações de orixás, eles vieram segurando instrumentos característicos de orixás nas mãos. A ala realizou num ato uma espécie de renascimento ou iniciação, quando uma componente estende uma esteira no chão e toca um sino enquanto outro componente se ajoelha na esteira e faz a interpretação. A comissão vestiu-se com um tecido africano, em modelos também africanos. Contudo, a ala cumpriu os requisitos, demonstrando coesão e precisão nas apresentações.
Mestre-sala e Porta-bandeira
Mesmo enfrentando uma tempestade o casal Fabiano e Sandra, prosseguiram com a apresentação para os jurados, executando a coreografia com muita parceria. O mestre-sala optou por desfilar sem os sapatos para melhor se adaptar a pista escorregadia e molhada e, a porta-bandeira tentou ao máximo manter o pavilhão desfraldado mas as condições climáticas não colaboraram. Vestindo um figurino verde e estiloso a dupla realizou um ensaio de superação.
Harmonia
A harmonia da Líder foi o grande destaque da escola. Embora a escola tenha desfilado com muita chuva, os componentes mostraram que questões climáticas não são um problema.
A agremiação está claramente com muita gana e vontade de vencer o campeonato. O canto foi acima do esperado para as condições em que se encontravam. O carro de som liderado pelo intérprete Thiago Melodia incentivou o canto da comunidade e influenciou positivamente neste ensaio.
Evolução
Em bom sincronismo com a harmonia, a evolução também foi um ponto positivo. Como citado acima os integrantes da Cidade Líder não se acanharam com a forte chuva. A movimentação corporal esteve presente, o samba-enredo possui uma melodia que ajuda o componente a dançar e a evoluir como o regulamento pede. As alas se apresentaram compactas com os componentes em suas devidas posições mas sem perderem a liberdade de evoluir.
Samba
A Líder tem um dos melhores sambas do grupo de Acesso 2, facilitando a evolução da comunidade e podendo atrair a atenção do público. Thiago Melodia junto com sua ala musical, realizou um excelente trabalho neste ensaio ao que se refere a afinação e interação com a comunidade. O carro de som num modo geral também se destaca pela harmonia com a bateria principalmente no momento em que a bateria realiza bossas.
Outros Destaques
A bateria regida por mestre Alexandre também é uma das melhores baterias do grupo de Acesso 2. Às bossas foram executadas de maneira autêntica e clara. Ainda que a chuva prejudique, em partes, a afinação dos instrumentos, não foi um fator prejudicial para a “Batucada de Primeira”. Os diretores seguiram o objetivo do ensaio e realizaram muitas bossas ao longo da pista mostrando que realmente se preocupam com os desenhos, com o regulamento e o andamento da escola.
A rainha de bateria Amanda Martins acompanhou com maestria seus ritimistas, com um figurino laranja e azul Amanda interagiu muito bem com o ritimo da bateria.
O primeiro ensaio técnico da Primeira da Cidade Líder demonstrou a força e a determinação da comunidade, que não se deixou abalar pelas condições climáticas adversas. Com uma harmonia envolvente, uma evolução bem executada e um samba-enredo potente, a escola mostrou que está preparada para a disputa no grupo de Acesso 2. Se o ensaio já foi marcado por emoção e garra, a expectativa para o desfile oficial é ainda maior.
Veja mais imagens do ensaio